Grupo de Teatro da UNIJUÍ apresenta a peça Inspetor Geral no SESC - Unijuí

Grupo de Teatro da UNIJUÍ apresenta a peça Inspetor Geral no SESC

O Grupo de Teatro da UNIJUÍ apresenta no próximo dia 21 de agosto, domingo, às 20h, no Teatro do SESC, a comédia adulta O Inspetor Geral. Os ingressos antecipados podem ser adquiridos com integrantes do grupo, a R$ 5,00 e no local a R$ 10,00.

A peça se passa na antiga Rússia, em um vilarejo comandado por um Governador totalmente corrupto e por seus colaboradores também da mesma índole: a Chefe dos Correios, a Diretora das Escolas, o Juiz, as Comerciantes Gêmeas, o Diretor do Hospital e sua médica-chefe.

Eles mantêm as instituições públicas sem as mínimas condições de saúde, organização ou humanidade e tratam os moradores como se fossem animais, pensando apenas nos lucros pessoais.

Tudo transcorre desta forma, até que recebem a notícia de que o governo enviou um inspetor para averiguar as condições dos órgãos públicos locais. Todos ficam apavorados e resolvem fazer uma faxina na cidade, os médicos eliminam alguns doentes e trocam as roupas de cama, o juiz manda tirar a criação de gansos do tribunal, a Diretora das Escolas pede para os professores pararem de bater nos alunos, etc.

Enquanto isso, um malandro jogador de cartas, Klestakov, está hospedado no hotel local, confundido com o tal inspetor é levado à presença do Governador e demais chefes e é tratado com as mais altas regalias, inclusive recebendo grandes somas de dinheiro em forma de propina. “O Inspetor Geral de Nicolai Gogol, apesar de desenrolar-se no século XIX, tem um tema bastante atual que é a corrupção nos órgãos públicos e apesar de transcorrer na Rússia tem muito de Brasil nesta história. Por isso, na adaptação feita pelo Grupo de Teatro da Unijuí foram inseridos elementos da cultura brasileira, tais como o samba, o Carnaval e as cores Verde, Azul, Amarelo e Branco em todo o figurino e cenário do espetáculo”, revela Alberto Rodrigues, diretor da peça.

O espetáculo já realizou inúmeras apresentações pelo estado e participou de festivais, sendo indicado em diversas categorias tais como caracterização, direção, atores e atrizes, figurinos, cenário e neste ano concorreu com outros grupos de teatro nos festivais de Rolante (prêmios de ator coadjuvante para Diego Verri, ator para Lucimar Costa) e no Festival de Rosário do Sul (prêmios de caracterização e ator para Lucimar Costa).