Fenadi Virtual mostrou a diversidade étnica e cultural de Ijuí para o mundo - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Fenadi Virtual mostrou a diversidade étnica e cultural de Ijuí para o mundo

            

A Unijuí abriu as portas para acolher a Festa Nacional das Culturas Diversificadas neste momento de pandemia, em uma comunhão de esforços com a União das Etnias e a Prefeitura de Ijuí, dando início ao projeto da Fenadi Virtual. O evento aconteceu durante os dias 12 e 19 de outubro,com muita cultura, gastronomia, música, debates e educação, simultaneamente em 10 salas culturais, mais o Talk Show, tendo o Salão de Atos do Campus Ijuí como palco principal de atividades. 

Dessa forma, a Universidade mobilizou professores, estudantes e técnicos-administrativos e de apoio. A reitora Cátia Nehring ressalta a importância da inserção da Unijuí no Projeto. “Nossos estudantes aprenderam com a Fenadi Virtual, nossos técnicos administrativos se colocaram para transformar esses oito dias no mais perfeito possível, e os nossos professores aceitaram o desafio de transformar de fato a Fenadi em uma Fenadi Virtual”, disse.

O professor Fernando Jaime González, Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, um dos principais articuladores das atividades pela Instituição, destaca: “uma Fenadi em casa, aqui na Unijuí, que é uma instituição que abriu suas portas para um abraço à comunidade de Ijuí e região. Foi uma bela oportunidade para transmitir ao mundo a alegria deste movimento étnico, desta vivência da multiculturalidade, desta expressão, da cultura, aconchego e confraternização”, complementou.

Por sua vez  o produtor cultural da Fenadi Virtual, Francisco Roloff, destaca a força e a união das instituições para a realização do evento, que foi pioneiro. “Gostaria de agradecer a todos os técnicos, todos os trabalhadores que nos oportunizaram, em um grande trabalho nesses últimos 60 dias, esta grande evento. Meu sentimento é de agradecimento a todos que fazem parte desta grande festa”, disse.

No encerramento do evento, o prefeito de Ijuí, Valdir Heck, observou “em uma época difícil, desta pandemia que nos desafiou, fomos corajosos, não tememos, fomos a luta e aqui está um legado, seguramente”. Por sua vez, o presidente da União das Etnias de Ijuí (UETI), Nelson Casarin, complementou: “o sentimento é de dever cumprido, pois foi um trabalho especialíssimo, de qualidade acima da média. Levamos ao mundo um trabalho maravilhoso que temos na nossa comunidade de Ijuí”, finalizou.

A universidade com a mão na massa 

A campanha publicitária e os materiais de produção de conteúdo do evento foram desenvolvidos por estudantes dos cursos de Publicidade e Propaganda e de Jornalismo da Unijuí, com a orientação da professora coordenadora dos cursos Rúbia Beatriz Schwanke. Ao todo, nove equipes participaram do desafio durante duas semanas tendo como vencedoras, na categoria Criação de Campanha, a equipe Cool Tour, integrada por Davi Covari, Fidel dos Santos, Ianka Rüdell, Marcelo Barbosa, Márcio Mayer e Marjory Mayer. E o vencedor da categoria de Produção de Conteúdo foi a equipe Fuzz Coworking, formada por Amanda Calegaro Thiel, Lucas Junges, Natalia Langer, Pedro Person e Vitor Mohr. 

Os cursos de Gastronomia e Nutrição disponibilizaram os laboratórios e professores para o preparo de receitas típicas das etnias ao vivo. A chef de cozinha Tiana Maxine Kronbauer Hintz, a professora Eilamaria Libardoni Vieira e a coordenadora Adriane Huth, orientaram e auxiliaram os estudantes no preparo de receitas típicas. 

Para o desenvolvimento do projeto da sala com conteúdo exclusivo para público infantil, o curso de Pedagogia auxiliou na curadoria dos conteúdos, com o envolvimento de estudantes e a orientação da professora Eulália Marin, que acompanhou as estudantes Francis Helena Mendonça e Alana Vieira, envolvidas na montagem da sala e durante as gravações. 

Para a produção do palco principal, onde ocorreu Talk Show, houve a inserção dos cursos de Design e Arquitetura e Urbanismo, além da marcenaria da Universidade, com orientação dos professores Diane Meri Weiller Johann e do professor Igor Norbert Soares. O Projeto foi elaborado pelo Escritório de Design, composto por Laura Allebrandt, funcionária e egressa do curso de Design, Franciele Zientarski Engerroff estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo e Jonas Herbert, do curso de Design.

Para viabilizar a transmissão, a Coordenadoria de Informática da Universidade disponibilizou  da estrutura de conexão e os computadores, preparou as salas do Youtube e dos profissionais da área. Para uma maior aproximação com o público, foi criado um site para a Fenadi Virtual, elaborado pelo professor Sandro Sawicki, do curso de Ciência da Computação.

O Museu Antropológico Diretor Pestana, com a coordenação da diretora Vivian Stroschein, contribuiu com conteúdo para a sala História e Cultura, trazendo assuntos ligados ao município de Ijuí e à cultura do estado do Rio Grande do Sul e do Brasil. Este trabalho também tem a inserção dos Grupos Culturais da Universidade: Cia. Cadagy e Coral Unijuí.

 

Uma das atrações diferenciadas do evento foi o Festival Gastronômico, em que uma rede de profissionais e restaurantes preparou os pratos típicos de cada uma das etnias. Durante os dias de Feira foi possível saborear as receitas no sistema drive thru e delivery. Este projeto foi conduzido pela professora Fernanda Pasqualini, com a inserção dos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis. 

Já a produção da marca do Festival Gastronômico, o material para o aplicativo Aiqfome, adesivo para as entregas e imagens que foram divulgadas na mídia e redes sociais, foi desenvolvida pelo estudante do curso de Design Eduardo Rubin Deutschmann, com o  auxílio do professor-orientador do estágio obrigatório de Design, José Paulo Medeiros da Silva e da técnica-administrativa Laura Allebrandt, que supervisionou o trabalho. 

A Unijuí também prestou todo amparo de patrimônio, fornecendo limpeza e suporte para conferência de temperatura, manutenção dos espaços, entre outros serviços. Além disso, a Universidade ainda cedeu os espaços de laboratórios e estacionamento para drive-in durante o evento. 

Produção: Susan Pereira, estudante de Jornalismo da Unijuí.

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.