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Visando capacitar os profissionais na área da produção e tecnologia de sementes para analisar, conceber e manejar sistemas de produção de sementes de espécies graníferas, forrageiras, olerícolas e florestais, a Pós-Graduação Lato Sensu em Produção e Tecnologia de Sementes chega ao seu primeiro ano como uma alternativa efetiva na formação dos profissionais da região.
Engenheira agrônoma e estudante da especialização, Graziela Corazza ressalta a importância de se manter qualificado. “O mercado competitivo e dinâmico exige cada vez mais a busca por informação atualizada”, afirma, acrescentando que “a Pós-Graduação na Unijuí veio em um momento oportuno e está agregando muito conteúdo e valor aos profissionais que estão participando."
A coordenadora do curso, professora Gerusa Massuquini Conceição, afirma que mesmo com a pandemia de covid-19, a Pós-Graduação manteve seu planejamento inicial e conseguiu efetivar as atividades propostas, completando o primeiro ano da qualificação dos profissionais que compõem a turma. “Conseguimos aplicar a teoria de forma online e realizar todas as visitas técnicas previstas. Então os estudantes tiveram tanto as aulas práticas nos campos de produção e nas unidades de beneficiamento e armazenamento de sementes, quanto a teoria - aí, sim, aplicada de maneira remota”, comenta a professora, acrescentando que “as aulas práticas só foram possíveis graças à colaboração das empresas parceiras, que receberam os nossos estudantes."
Gerusa salienta, ainda, que a região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul se destaca pelo número de empresas destinadas à produção de sementes, impulsionando o agronegócio no Estado e fazendo com que as sementes aqui produzidas sejam comercializadas em diversos estados do Brasil. É dentro deste contexto que a Unijuí se insere com o compromisso de formar profissionais altamente qualificados e capacitados para atuar nesse importante segmento do agronegócio, que é o setor sementeiro. “A nossa especialização aborda assuntos que vão desde a legislação até a análise e o controle de qualidade de sementes. Assim, os acadêmicos passam por todas as etapas de produção, desde o manejo de campo até o laboratório, para que as sementes cheguem ao consumidor final com elevada qualidade,” destaca.
O estudante Giordano Goi Dezordi afirma que, para ele, havia uma lacuna entre o aprendizado na formação acadêmica e a continuidade da qualificação profissional na área, enfatizando a importância de ofertas como a pós-graduação. “Era um curso que estava em falta porque existem diversas empresas que trabalham com a produção de sementes. Acredito que quem fizer o curso vai ter um ganho muito grande na sua vida e no seu currículo”, afirma.
Egresso da Universidade, o acadêmico Pedro Mastella diz que foi motivado pela vontade de manter-se atualizado e pela busca de novos aprendizados. “É sempre bom acrescentar novas experiências sobre os processos de produção e acerca das novas tecnologias que estão surgindo nesse meio,” comenta. “Avalio a especialização como uma ferramenta de ensino que traz um significado e uma importância muito grande para nós, profissionais,” finaliza Pedro.
Para 2022, uma segunda edição da especialização será ofertada pela Unijuí. Interessados em participar da nova turma devem manifestar o interesse na página da especialização ou com a Vice-reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, pelo e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br ou pelo telefone 55 3332-0553.
Gabriel R. Jaskulski, estagiário de Jornalismo da Unijuí

Por meio do Ensino Superior, o estudante pode realizar seus maiores sonhos e transformar sua realidade. Os avanços do mundo moderno fazem com que o mercado se torne mais competitivo, exigindo profissionais cada vez mais qualificados. Os cursos de graduação, nesse contexto, se apresentam como uma solução para esse gargalo, tendo em vista a formação e preparação desses futuros profissionais por meio do desenvolvimento de habilidades e competências.
Com o intuito de formar profissionais multitarefas, capazes de lidar com a diversidade de demandas de maneira dinâmica e com os desafios do mercado de trabalho, a Unijuí oferece laboratórios e equipamentos para que os estudantes possam treinar na prática as teorias aprendidas em sala de aula. Além disso, oportuniza atividades em conjunto com a comunidade, preparando-os para o mercado de trabalho.
“Entrei para Unijuí no Vestibular de Verão de 2004, em primeiro lugar no curso de Jornalismo. A Unijuí foi minha primeira e única opção. Na época, eu não cogitei cursar Jornalismo em outro lugar. Havia visitado, com a escola, os laboratórios de Comunicação, como parte de um programa de orientação vocacional, e me apaixonei, sobretudo pelo laboratório de foto”, comenta a egressa de Jornalismo e Relações Públicas, Leila Martina Baratieri Endruweit, que atualmente atua como jornalista na Deutsche Welle, empresa pública de comunicação com redações em mais de 30 idiomas, em Bonn, Alemanha.
Leila viveu intensamente o ambiente universitário chegando cedo na Universidade e saindo apenas após a aula, à noite. Foi estagiária na Sala de Exposições Java Bonamigo e bolsista no Núcleo de Eventos do curso de Educação Física. Ainda, durante o curso de Jornalismo, apaixonou-se pelo curso de Relações Públicas e seguiu os estudos.
A jornalista pretende continuar se atualizando para se manter uma profissional multiplataforma, trabalhando de maneira integrada com as demais áreas da Comunicação. De acordo com ela, a Unijuí ajudou a se tornar uma profissional versátil, capaz de atuar em diferentes áreas e atividades, o que foi fundamental para o sucesso na sua carreira. “Afinal, quanto mais competências você tem, mais consegue seu espaço”, disse.
Para a jornalista, a Unijuí foi a porta de entrada para seus sonhos, garantindo as ferramentas necessárias para que pudesse realizá-los. “Não só pelas aulas práticas e teóricas, mas pelas oportunidades de bolsa e de estágio, que me fizeram ter uma ampla visão do mundo profissional antes mesmo de terminar o curso. Também contei sempre com o apoio e os conselhos de professores queridos, sempre dispostos a ajudar e a dar dicas. Até hoje mantenho contato com vários deles, agora como colega de profissão”, finaliza.
Por Susan Pereira, estagiária da Assessoria de Marketing da Unijuí



Por meio de uma parceria com a Fidene/Unijuí, a APCInova, empresa incubada na Criatec, instalou no IRDeR, escola fazenda da Universidade, o robô MAG-R para monitoramento em tempo real dos volumes de ração do tambo de leite.
O robô MAG-R é um equipamento genuíno da indústria 4.0 e permite o monitoramento de volumes em tempo real, podendo ser acessado de qualquer dispositivo móvel pelo usuário. Proporciona segurança e agilidade, tanto para o cliente final quanto para o fornecedor de ração.
Uma das grandes vantagens oferecidas é a garantia de evitar falta de produtos. Através do monitoramento online, consumidor e fornecedor podem estar em sintonia permanente para a garantia do abastecimento. Permite, ainda, aos usuários, estabelecer comparativos entre o consumo diário e o desempenho do lote ou rebanho.
A instalação de um equipamento MAG-R no tambo de leite do IRDeR permitirá a realização de testes e ajustes necessários no processo de validação. Ao final do período de dois anos, a empresa espera que o produto esteja totalmente parametrizado para ser comercializado no mercado, realizando leituras com exatidão e sem apresentar falhas.
Embora o número de estudantes na Educação Superior tenha aumentado no Brasil, aproximadamente 5,8% entre os anos de 2013 e 2019, o percentual de pessoas que chegam a concluir a graduação ainda está longe do esperado. Dados divulgados pelo Instituto Semesp no mês de junho, na 11ª edição do Mapa do Ensino Superior no Brasil, mostram que apenas 18,1% dos jovens de 18 a 24 anos estão matriculados na Educação Superior e que somente 17,4% das pessoas, de 25 anos ou mais, concluíram um curso.
Conforme aponta a reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, a Educação Superior ainda não é para todos no Brasil, mas deveria ser para muitos, ou para aqueles que quisessem ter acesso a um curso superior. “O ingresso de estudantes na Educação Superior passa por políticas públicas, pela condição de termos financiamentos e bolsas de estudos, especialmente no Brasil, onde há tantas desigualdades sociais”, ressaltou.
A Unijuí, como uma universidade comunitária, pública não-estatal, apresenta diferentes possibilidades aos estudantes - desde programas de financiamentos até bolsas de estudos, sejam elas internas, através de políticas e diretrizes envolvendo o ensino, a pesquisa, a extensão e a cultura; ou externas, por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni).
Segundo a reitora, o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) vem trabalhando com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza, para garantir a aplicação de verba definida na Constituição Estadual - especificamente no Artigo 201, parágrafo 3º; para a Educação Superior, o que viabilizaria um programa de bolsas de estudos. O objetivo é garantir a destinação de 0,5% da receita líquida de impostos próprios. Nos últimos anos, de acordo com o balanço financeiro publicado pelo Estado, o percentual não foi destinado. O valor não aplicado em 2020, conforme divulgação realizada pelo Comung, totaliza R$ 69 milhões e poderia viabilizar o acesso de aproximadamente sete mil estudantes em Instituições Comunitárias de Educação Superior.
“Quando pensamos no ingresso de um cidadão na universidade, precisamos pensar na modificação deste sujeito a partir das competências que adquire. Com a sua formação, ele pode permanecer e impactar a sua região, pelo seu fazer profissional. Infelizmente, ainda vemos muitos estudantes sendo a primeira geração da família com uma graduação, e isso precisa mudar. As regiões que têm uma universidade desenvolvem, para além da formação acadêmico-profissional, a pesquisa, a produção de conhecimento, a inovação, a exemplo da região Noroeste do Estado, trazendo melhores condições à sua população”, reforçou a reitora.
Hoje, na Unijuí, há 509 estudantes beneficiários do ProUni e outros 152 bolsistas ligados a projetos de pesquisa e extensão. A Instituição também conta com 1.154 estudantes vinculados a algum tipo de financiamento. Mais de 500 acadêmicos possuem o CrediUnijuí - Programa de Financiamento de Crédito Educativo criado pela Universidade para fomentar o ingresso de estudantes em cursos de graduação.

Para comemorar o 3° Dia Estadual do Patrimônio Cultural, o Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP) e a Cia Cadagy vão levar ao público uma produção alusiva à data. Participando pela terceira vez, o Museu recebeu os artistas para explorarem seu acervo e exposição, com o propósito de apresentar ao público objetos e espaços que constituem o patrimônio cultural preservado pela instituição.
A comemoração do MADP será realizada em forma de vídeo. Os integrantes da Cadagy, que serão protagonistas, já gravaram os dois episódios que vão ao ar neste fim de semana, sendo o primeiro episódio disponibilizado neste sábado, dia 14, e o segundo no domingo, dia 15.
Os artistas vão proporcionar ao público uma visita virtual pelos espaços do Museu, relacionando e apresentando quesitos que compõem a preservação dos patrimônios histórico e cultural, seja material ou imaterial.
O Dia Estadual do Patrimônio Cultural é promovido pela Secretaria da Cultura (Sedac), por meio do Departamento de Memória e Patrimônio (DMP) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), e reúne diversos municípios e instituições na realização de atividades voltadas ao patrimônio do Rio Grande do Sul. Em 2021, a programação será híbrida, com atividades presenciais e online, que convidam o público a refletir e se mobilizar em relação ao seu próprio patrimônio.
Giordano Toniazzo, estagiário de Jornalismo

Entre os dias 16 e 20 de agosto, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) promoverá a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat). O evento acontecerá de forma online, com transmissão pelo canal da Unijuí no Youtube.
A abertura ocorre na próxima segunda-feira, 16 de agosto, às 9h15, a cargo do vice-reitor de Administração, Dieter Rugard Siedenberg. Na sequência, às 9h30, acontece a palestra “O sabor da vida depende de quem tempera: um pouco mais sobre alimentação saudável”, com o Adriane Huth, professora coordenadora do curso de Nutrição da Unijuí. A mesma palestra acontece no dia 17, às 9h30.
No dia 19 de agosto, às 14h, acontecerá a palestra “Saúde mental do trabalhador”, com Carline Engel Krein, graduanda do curso de Psicologia Unijuí. E no dia 20, às 14h, será debatido o tema “Em paz com suas contas”, pela doutora em Ciências Contábeis e Administração, docente na Unijuí, Maria Margarete.
O evento se estende aos outros campi da Universidade, bem como suas mantidas. Funcionários devem se inscrever no portal.
Universidade trabalha diversos projetos de extensão em benefício da população

Em meio a tantas dúvidas sobre a importância da ciência e da pesquisa, indaga-se qual o papel de uma universidade. Quem vê de fora, visualiza um campus tomado por prédios, por salas, por estudantes caminhando apressados para não perder suas aulas. Mas seria apenas isso? Não. Uma universidade tem como pilares o ensino, a pesquisa e a extensão. E todos estão diretamente ligados à sociedade.
Com olhos para o mercado, a Unijuí forma centenas de profissionais todos os anos em seus cursos de graduação e pós-graduação presenciais e a distância. Mão de obra que vai diretamente para empresas locais, regionais, nacionais e até internacionais. Desde cedo - e agora com mais intensidade, por meio da Graduação Mais e da disciplina de Projeto Integrador, os estudantes são imersos aos problemas e à realidade das comunidades. São graduandos que, ainda no primeiro semestre, ainda distantes da formatura, aprendem sobre o que os espera lá na frente.
É por meio da pesquisa, realizada em diferentes áreas, que a Instituição acompanha as mudanças e busca desenvolver soluções para problemas ou desafios da sociedade. Em um momento difícil como o da pandemia, estudantes e professores desenvolvem, por exemplo, pesquisas para o “Acompanhamento e reabilitação de pacientes pós-covid” e “Análise do perfil dos atendimentos no Centro de Triagem”. Enquanto isso, uma dezena de estudos tem sequência, como o “Desenvolvimento de alimentos sem glúten a partir de grãos cultivados na região Noroeste do Estado” e sobre a “População e o desenvolvimento regional: características e repercussões da redução e do envelhecimento populacional no Noroeste do Rio Grande do Sul”.
Por meio da extensão universitária, a Instituição também busca tornar-se mais próxima da comunidade. E quando falamos em extensão, falamos de projetos que geralmente focam em gargalos da sociedade e que atuam como forma de amenizar o cenário. Desta iniciativa, participam professores e estudantes que, juntos, produzem conhecimento para a superação de desigualdades e para o desenvolvimento social. Ganham os acadêmicos, com esta vivência; a Universidade, que influencia e que também é influenciada por este fazer; e ganha a comunidade, diretamente beneficiada com a prestação de serviços.
Na Unijuí, há 20 projetos de extensão em desenvolvimento no momento. Um exemplo é o projeto Educação em Saúde, que desenvolve ações na comunidade, que visam a prevenção de doenças e agravos, atenção ao diagnóstico precoce, tratamento e reabilitação. Por meio dele, são desenvolvidas atividades com grupos e também no domicílio, promovendo hábitos de vida saudáveis e adesão a processos terapêuticos. A ideia é produzir impactos positivos sobre a saúde da população com um trabalho multiprofissional e interdisciplinar. Na mesma linha, é possível citar o Projeto Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência, que tem o objetivo de qualificar o acesso das pessoas com alguma deficiência aos serviços de referência. E o Projeto de Extensão Prematuros: prevenção, apoio e cuidado, que tem como público-alvo prematuros nascidos no município de Ijuí.
Na área social, o Projeto de Extensão Regularização Fundiária Urbana (Reurb): Direito Social à Moradia Digna se organiza, atualmente, para auxiliar a Secretaria Municipal de Habitação no cadastramento das famílias que moram à beira dos trilhos. O projeto tem como objetivo principal identificar núcleos urbanos compostos por pessoas de baixa renda, que necessitam encaminhar, junto ao poder público municipal, procedimento administrativo para regularização de suas moradias, o que alcança não só o reconhecimento da propriedade, mas também o poder de ter condições mais dignas, como acesso à rede de esgoto, fornecimento de água, energia e pavimentação. Outra experiência, na área do Direito, é o Balcão do Consumidor e o Escritório Modelo - presentes nos campi de Ijuí, Três Passos e Santa Rosa. As três unidades estão vinculadas ao projeto de extensão do curso de Direito que leva o nome de Conflitos Sociais e Direitos Humanos: alternativas adequadas de tratamento e resolução.
Na área rural, uma das iniciativas é o Projeto de Extensão Melhoria da Eficiência Leiteira em Unidades de Produção na Microrregião de Ijuí. O projeto busca criar formas e instrumentos de intervenção e assessoramento técnico e gerencial aos produtores por meio de docentes, técnicos e estudantes, a partir de um projeto de melhoria da eficiência leiteira em unidades de produção. Também busca fornecer subsídios para políticas de desenvolvimento e competitividade na bovinocultura de leite, com viabilidade econômica. Baseado nos objetivos que os agricultores possuem sobre a produção leiteira em suas unidades de produção, o Projeto de Extensão alia conhecimentos técnicos das áreas de agronomia, veterinária e gestão rural no desenvolvimento de ações que buscam alcançar seus objetivos de forma responsável e sustentável.
Para saber mais sobre os projetos de pesquisa, acesse este link, e para saber sobre os projetos de extensão, acesse este link. Também é possível conferir a playlist com alguns vídeos sobre os projetos de extensão realizados pela Universidade.
Em sua primeira edição, programa finaliza as inscrições no domingo, dia 15

Até o domingo, dia 15 de agosto, estão abertas as inscrições para o programa Decolar Negócios de Impacto Socioambiental, lançado pela Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica e Impacto Socioambiental, a Criatec da Unijuí. A iniciativa é voltada àquelas pessoas que têm uma ideia, desejam empreender, mas necessitam de apoio para o planejamento e validação de suas propostas de negócios.
Para participar, é necessário que a proposta se enquadre como um negócio de impacto socioambiental, ou seja, que o empreendimento tenha a intenção clara de resolver problemas sociais e ambientais por meio de sua atividade principal, seja ela a oferta de produtos ou serviços, ou sua forma de operação.
“Queremos, com o programa, tornar estes negócios mais consistentes, para que os empreendedores possam encarar o mercado, que é competitivo, de uma forma diferenciada, com qualificação, com clareza na linha de atuação, focados em resultados”, explicou a responsável pelo braço de Negócios de Impacto Socioambiental (NIS) da Criatec, Elizandra Pinheiro da Silva.
Conforme explica, o empreendedor terá custo zero. A única contrapartida exigida é a destinação de tempo, a cada 20 dias, quando serão realizados os encontros. “Vamos organizar uma agenda de qualificação de acordo com a disponibilidade dos participantes. A nossa intenção é atingir 100% o empreendedor, para que ele consiga desenvolver toda a trilha de conhecimento, estar apto a incubar e a desenvolver o seu negócio”, completa Elizandra.
Como funciona?
Interessados devem se inscrever em criatecunijui.com.br, preenchendo o formulário disponível. O participante receberá diversas qualificações ligadas ao seu perfil e à modelagem de negócios, e participará de oficinas sobre ideação, MVP (Produto Mínimo Viável), finanças e elaboração de um pitch (breve apresentação do negócio). Todas as qualificações contam com consultorias individualizadas.
Após este processo, os empreendedores passam pela seleção de ideias que, se aprovadas, serão incubadas na Criatec - incubadora com experiência de 13 anos no mercado.
“Estamos colocando nossas estruturas física e tecnológica à disposição: Espaço Coworking, oito estações de trabalho, Laboratório de Prototipagem, internet, softwares, pacote de serviços para criação, validação e testes de produtos e processos, além de uma rede de contatos e parcerias com aceleradoras e programas governamentais de apoio. É uma oportunidade muito valiosa para quem deseja resolver problemas socioambientais por meio de soluções de mercado”, reforça a coordenadora da Criatec, Maria Odete Palharini.
Interessados em participar do processo de seleção podem se inscrever até o dia 15 de agosto no site da Criatec: www.criatecunijui.com.br/programas.
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O desenho de perspectivas cônicas faz parte do conteúdo programático da disciplina de Desenho Descritivo dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design da Unijuí. Para aproximar os estudantes do mercado profissional, o professor Matheus Cargnelutti organizou um evento online no mês de junho, intitulado “A Perspectiva Ilustrativa no Desenho de Mobiliário”, contextualizando o conteúdo com uma de suas aplicações na prática profissional.
Para ministrar a palestra e oficina, a Unijuí recebeu a arquiteta e urbanista e mestre em arquitetura pela Unicamp, Debora Fantinato, direto de Campinas, São Paulo. A profissional iniciou a sua explanação compartilhando um pouco da sua trajetória como arquiteta, abordando especialmente a aplicação do desenho ilustrativo à mão na sua rotina de trabalhos e no contato com os clientes. Na sequência, foram realizadas demonstrações do seu trabalho e aplicação de exercícios práticos com os participantes da oficina, executando perspectivas cônicas de uma cadeira com um, dois e três pontos de fuga.
“O evento foi muito produtivo e animado. Foi uma oportunidade dos acadêmicos conhecerem de perto algumas possibilidades de aplicação de conteúdos da disciplina de Desenho Descritivo no mercado, com uma profissional atuante. Só temos a agradecer à Debora pela disponibilidade e empenho para o sucesso do nosso evento", destacou o professor Matheus Cargnelutti.
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Em atenção às orientações e decretos dos Governos Federal, Estadual e dos municípios da região de abrangência da Fidene/Unijuí, estabelecendo medidas restritivas e a manutenção dos protocolos de segurança, bem como a Instrução Normativa da VRG nº 04/2021, que estabelece os procedimentos para as atividades acadêmicas da graduação para o 2º semestre de 2021, com o retorno das atividades presenciais, considerando o período de isolamento social para conter a pandemia do coronavírus (COVID-19), o Comitê Institucional de Prevenção informa:
- As aulas das disciplinas teóricas dos cursos de graduação presenciais e as práticas/estágios retornarão à presencialidade no segundo semestre, salvo as disciplinas que são ofertadas na modalidade EAD e as que na sua oferta têm previsão de serem online, conforme divulgado por meio da Instrução Normativa da VRG supracitada;
- No dia 26 de julho foram retomadas todas as atividades presenciais do curso de Medicina;
- No dia 02 de agosto serão retomadas as aulas dos demais cursos de graduação presencial. Este retorno acontecerá de maneira escalonada (com aulas presenciais e aulas online, alternadamente), conforme calendário divulgado por meio da Instrução Normativa da VRG supracitada. As especificidades de cada curso serão diretamente aos estudantes envolvidos;
- Os intervalos entre as aulas no diurno seguem os horários da instituição. Já o intervalo noturno, considerando haver um maior número de pessoas circulando, deverá considerar os seguintes escalonamentos, para evitar aglomerações:
- As aulas dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, da modalidade presencial (especializações, MBAs), conforme já divulgado anteriormente, retomam às atividades presenciais a partir do mês de agosto, conforme cronograma e projeto pedagógico de cada curso;
- As aulas dos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu (mestrados e doutorados) retornam a ser ministradas no campus da Universidade a partir do mês de agosto;
- As atividades relacionadas à Pesquisa e Extensão retomam a presencialidade a partir do mês de agosto, conforme organização dos professores orientadores;
- As reuniões institucionais permanecem na forma online, exceto as de formação de professores ou técnicos, que necessitam ser presenciais, mantendo todos os protocolos de segurança;
- As formaturas serão retomadas no formato presencial a partir do dia 31 de julho. O calendário completo, com as datas das solenidades e ensaios, encontra-se disponível em https://www.unijui.edu.br/institucional/informacoes-academicas/formaturas-diplomas. As Comissões serão contatadas para alinhamentos necessários em relação aos protocolos de saúde que deverão ser cumpridos, considerando os Decretos Municipais;
- O uso dos espaços institucionais para a realização das fotos de formatura está neste momento permitido, devendo as empresas e formandos, obrigatoriamente, seguir todos os protocolos de saúde e a empresa realizar o agendamento prévio com o Núcleo Patrimonial. A Instituição se reserva ao direito de rever esta autorização caso o cenário externo venha a ser alterado;
- Estudantes com sintomas e/ou positivos para a COVID devem apresentar atestado ao CAE pelo e-mail: cae@unijui.edu.br. Atestados médicos de período igual ou maior a 8 dias justificam e abonam a falta. Atestados inferiores a este período não abonam a falta e devem ser alinhados diretamente com o professor. Durante este período, o estudante acompanhará as aulas de forma online;
- O uso de máscara é obrigatório em todos os espaços institucionais;
- Está vedado o consumo de chimarrão nos espaços de sala de aula, laboratórios, corredores e cantinas, ainda que individualmente;
- A aferição de temperatura dos estudantes e dos funcionários da Educação Superior não é obrigatória pelas normativas legais, portanto a Universidade não fará este controle para ingresso em sala de aula/laboratórios/unidades administrativas, permanecendo essa conduta apenas para as solenidades de formaturas;
- Sobre as aulas na EFA, orientações específicas serão divulgadas nos canais oficiais de comunicação da Escola, considerando o planejamento da mesma.
- O Museu Antropológico Diretor Pestana, a partir do mês de agosto, inicia o atendimento presencial mediante agendamento de pequenos grupos, considerando os protocolos de saúde;
- A Rádio Unijuí FM mantém suas atividades presenciais.
- Acesse a Normativa Institucional para um Retorno Seguro - 2º/202.
Reiteramos que, com o avanço da vacinação e a manutenção do cumprimento dos protocolos de biossegurança, está sendo possível o retorno das atividades. Assim, contamos com a colaboração da comunidade universitária para que de forma muito consciente e responsável, possamos enfrentar a situação de pandemia sem retrocessos. Por esta razão, reforçamos a diretriz de que todos precisam fazer a sua parte para superar este momento.
O Comitê Institucional de Prevenção, em caráter permanente, revisará as orientações conforme a evolução da pandemia. Todas as atualizações serão publicadas APENAS pelos canais oficiais da FIDENE/Universidade/EFA/Museu/Rádio Unijuí FM.
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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