
Nesta segunda-feira, dia 31 de maio, o Balcão do Consumidor da Unijuí foi apresentado pelo professor Joaquim Henrique Gatto durante o painel Balcões do Consumidor, iniciativa que integra um grande evento alusivo aos 30 anos do Código de Defesa do Consumidor. Por meio da Universidade de Passo Fundo (UPF), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Balcão do Consumidor e Capes, são realizados, de 31 de maio a 2 de junho, o 12º Seminário Nacional de Defesa do Consumidor, 8º Seminário Internacional de Defesa do Consumidor, 4º Encontro de Balcões do Consumidor, 9º Encontro Regional de Procons e 1ª Mostra de Trabalhos Científicos.
O Balcão do Consumidor atua em Ijuí desde 2013, em Três Passos desde 2015 e em Santa Rosa desde 2018, como parte das atividades de extensão universitária da Unijuí. Conforme explicou o professor Joaquim Gatto, que coordena o serviço em Ijuí, o Balcão faz parte de um projeto vinculado ao curso de Direito, chamado de Conflitos Sociais e Direitos Humanos: alternativas de tratamento e resolução, focado na mediação extrajudicial de conflitos, Balcão do Consumidor e mediação escolar.
“Este projeto está centrado em tratar os conflitos sociais a partir da utilização de mecanismos alternativos de enfrentamento, como a mediação, a negociação e a conciliação, a realizar-se na esfera extrajudicial junto aos Escritórios Modelo e Balcões do Consumidor do curso de Direito, assim como nas escolas de Ensino Fundamental e Ensino Médio, vinculadas ao projeto”, explicou o professor, lembrando que a iniciativa conta com a atuação de quatro professores – além dele, os educadores Francieli Formentini (coordenadora), Fernanda Serrer (campus Santa Rosa) e Eliete Schneider (campus Três Passos); dois voluntários, 12 bolsistas e três assessores jurídicos.
No Balcão do Consumidor, destacou Gatto, o serviço é prestado pelos estudantes do curso de Direito, de forma gratuita, com supervisão diária. O cidadão é recebido, o caso é analisado previamente, registrado no Sistema Nacional de Informações ao Consumidor (Sindec) e então é contatado o fornecedor do produto ou serviço. Essa intervenção pode resultar na solução da demanda, na realização de uma audiência ou encaminhamento do consumidor a uma assessoria jurídica.
“Nós não paralisamos as atividades durante o período de pandemia, mas tivemos que permanecer determinado período sem realizar o atendimento presencial. O contato era, então, realizado por telefone, e-mail ou WhatsApp. Também recebemos, no início deste período, um grande número de denúncias ligadas ao abuso de preços, em produtos como álcool em gel, máscara, luvas e alimentos. Todas encaminhadas ao Procon”, reforçou o professor.
Somente em Ijuí, até 21 de outubro de 2013, quando o Sindec foi instalado, foram realizados 2.078 atendimentos manuais. De lá para cá, até o dia 20 de maio de 2021, mais 19.254, somando 21.332 atendimentos prestados à comunidade. “Há alguns anos, tínhamos principalmente situações ligadas à telefonia, além de produtos e problemas bancários. Com o passar dos anos e o agravamento da crise, aumentaram os problemas financeiros e as tentativas de renegociação de débitos. Também passamos a realizar educação para o consumo”, frisou o professor.
Confira o evento na íntegra:

O Projeto de Extensão Cinema e Direitos Humanos, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direitos Humanos da Unijuí, promove nesta quarta-feira, dia 2 de junho, uma sessão com o filme “Nosotras también estuvimos”. Inscrições podem ser realizadas neste link. A sessão será transmitida pelo Google Meet, a partir das 14h30.
Com mediação do professor doutor André Leonardo Copetti Santos, a sessão contará com a presença do diretor do filme, Federico Strifezzo. Graduado em Maestría en Periodismo Documental na Universidad Tres de Febrero, na Argentina, dirigiu os documentários televisivos "C.A.L. El Congreso en Dictadura" (2016), "Viaje a la Patagonia Austral" (2017) e "La batalla de Suipacha" (2018).
O Projeto de Extensão Cinema e Direitos Humanos foi contemplado com recursos oriundos do edital do Concurso Cultural nº 04/2020 – Culturas Diversificadas, do Poder Executivo do Município de Ijuí – Lei de Emergência Cultural.

Na última sexta-feira, dia 28 de maio, a Unijuí - por meio dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direitos Humanos e Educação nas Ciências, em parceria com o curso de História, promoveu o evento “SOS Colômbia! O que está acontecendo?”. Transmitido pelo canal da Unijuí no Youtube, o debate foi mediado pelo professor mestre em História, Jaeme Luiz Callai.
Conforme explicou o docente, a atividade teve o intuito de discutir a situação política e social da Colômbia nos últimos meses, bem como a situação da América Latina, e se todo este cenário pode se estender para o Brasil.
“Acredito que falamos de processos diferentes”, explicou Callai, lembrando que os países da América Latina têm situações semelhantes do ponto de vista dos problemas sociais, mas diferentes processos políticos. “Cada país tem seus caminhos e não há um único modelo que possamos aplicar a todos. Nós, brasileiros, temos uma certa dificuldade porque tradicionalmente o Brasil se desenvolveu como sociedade de costas para a América Latina. Temos poucas referências acerca de alguns países, como Chile e Colômbia. Se perguntar a um cidadão comum o que ele sabe da Colômbia, possivelmente cite o acidente da Chapecoense ou o tráfico de Pablo Escolar”, destaca o professor. Apesar de todos os problemas que possui, a Colômbia possui uma das melhores economias na América Latina, como destacou Callai.
Para tornar o debate ainda mais rico, participaram do evento a colombiana Gaviota Karolina Tobar, que é socióloga e realizou seu curso de mestrado em Direitos Humanos na Unijuí; e os ex-colombianos Jacqueline Ramirez e Juan Gabriel Perilla Jimenez, que cursam o doutorado em Educação nas Ciências na Universidade.
Acompanhe a discussão na íntegra:

Na tarde de sexta-feira, dia 28 de maio, a Unijuí firmou um termo de cooperação com a NeoDigital Comunicação Ltda, responsável por desenvolver o HackatAgro - o Hackathon do agronegócio, que nasceu no Estado e agora se expande para todo o País. O HackatAgro é um movimento em prol da digitalização do agronegócio, que reúne produtores, startups, investidores, empresas e entidades, com o objetivo de promover a colaboração entre parceiros que buscam o desenvolvimento do setor.
A assinatura do termo contou com a presença da reitora, professora Cátia Maria Nehring; do vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González; do vice-reitor de Administração, professor Dieter Siedenberg; da coordenadora da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec), Maria Odete Palharini; e Michel Costa, responsável pela expansão e estratégia de “Soft Landing” do Exohub, um hub de inovação focado em resultados exponenciais e inovação corporativa.
“Com a parceria firmada, a Universidade passa a ser uma das entidades apoiadoras na realização do cronograma de eventos que faz parte do HackatAgro. Vamos contribuir na divulgação dos eventos na região, mobilizar participantes e disponibilizar nossa infraestrutura física e tecnológica para apoiar os empreendedores e vagas em nossas incubadoras, tanto em Ijuí quanto em Santa Rosa, para que sejam incubadas startups que possam vir a nascer neste processo”, explicou Maria Odete, lembrando que o primeiro evento acontece de 9 a 10 de julho, de forma totalmente virtual.
Na quinta e sexta-feira, Michel Costa esteve em visita aos campi da Universidade: Ijuí, Santa Rosa, Três Passos e Panambi, a fim de prospectar possibilidades de parceria para acelerar o processo de inovação a partir de ações que visam conectar pessoas, ideias, empresas, investidores e sociedade, para que sejam criadas soluções inovadoras para a região de abrangência da Unijuí, movimento interno que se conecta a outras iniciativas como o programa Inova RS, capitaneado na região pelo governo do Estado e Ecossistema de Inovação local, conduzido pelo Sebrae com apoio da fundação Certi.

O Projeto de Extensão Prematuros - Prevenção, Apoio e Cuidado, desenvolvido na Unijuí, promoveu na noite desta quinta-feira, dia 27 de maio, uma live com a cantora e musicoterapeuta italiana, mestre e doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Ambra Palazzi. A convidada falou sobre “Como a música pode ajudar os pais e os bebês prematuros”.
Ambra contou que, na Itália, se aproximou do trabalho com bebês, mas ainda na promoção à saúde e educação musical dos pais. Com o tempo, foi descobrindo que a música poderia ajudar na integração pais e bebês, e decidiu se aprofundar no tema.
“Nessa área da musicoterapia, temos várias técnicas, mas, neste momento, o trabalho realizado é centrado na família. O musicoterapeuta acompanha e dá suporte à família junto ao bebê, empoderando os pais neste processo de cuidado”, explicou a convidada, lembrando que a musicoterapia é uma ferramenta muito forte na autorregulação dos bebês na UTI Neonatal. “Essa trabalho colabora com o bem-estar dos pais, reduzindo questões como ansiedade, estresse e depressão pós-parto. É uma iniciativa que faz com que a família se sinta menos impotente diante de uma situação traumática”, reforçou Ambra.
Confira a live na íntegra neste link.
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Neste sábado, dia 29 de maio, o pianista Rodrigo Soltton vai proporcionar à comunidade um espetáculo musical, parte das comemorações dos 60 anos do Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP). O show será realizado no Salão de Atos do Campus da Unijuí, às 20h. O evento vai ser transmitido pelo canal do Youtube do Museu, sendo um espetáculo apenas com transmissão online.
Além da exibição do pianista, o MADP realizará o sorteio de 500 ingressos para futuras visitações que acontecerão nos ambientes do Museu. Porém, o sorteio será exclusivo para escolas da rede pública de Ijuí e região. Com o total de cinco escolas premiadas, o Museu toma a iniciativa de proporcionar aos jovens uma futura visitação à Instituição. O sorteio será realizado ao vivo, durante o evento. As inscrições já estão abertas e as escolas podem se inscrever neste link e nas redes sociais do Museu.
O MADP realiza o projeto Museu Antropológico Diretor Pestana – 60 anos de História por meio do financiamento “Lei de Emergência Cultural”, da Lei Aldir Blanc.

Nesta quinta-feira, dia 27 de maio, aconteceu um encontro do Ciclo de Formação para a Pesquisa e Extensão, promovido pela Vice-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí. A transmissão foi realizada pelo Youtube da Universidade e direcionada aos bolsistas de Iniciação Científica, Iniciação Tecnológica e Inovação (FAPERGS, CNPq e Unijuí) e Bolsistas de Extensão (Pibex).
Para debater a temática, "Portal de Periódicos Capes”, foi convidada a bibliotecária Eunice Passos Flores Schwaste, da Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques.
A capacitação teve início com a fala da assistente da Reitoria, Greice Daiana Pereira Beerbaum, que falou sobre a importância dos bolsistas participarem das capacitações e, ainda, ressaltou que a pasta está buscando temas que sejam pertinentes e que auxiliem os estudantes neste período que estão trabalhando nos seu projetos.
A convidada Eunice abordou a importância de fazer uso da Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques, que é um espaço de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão; está vinculada à Vice-Reitoria de Graduação e disponibiliza acesso ao conteúdo acadêmico, científico e cultural às comunidades acadêmica e externa. Também explicou como funciona o aplicativo da biblioteca e a sua plataforma virtual, que está disponível no site da Unijuí.
Dando sequência ao encontro, a convidada trouxe a temática do evento, mostrando um passo a passo detalhado com orientações de como os bolsistas devem fazer para ter acesso ao Portal de Periódicos Capes e suas funcionalidades. A plataforma é a maior biblioteca virtual com informações científicas do mundo. Possui mais de 37 mil títulos de revistas acadêmicas disponíveis para consulta, 126 bases de dados de referências e resumos para levantamento bibliográfico e mais de 260 mil documentos entre capítulos de livros eletrônicos, relatórios e outros tipos de publicações não seriadas.
Segundo a bibliotecária, saber como funciona o portal é imprescindível para um acadêmico. “A Capes possui diversos documentos confiáveis, possibilitando aos estudantes uma experiência com os trabalhos científicos. Além disso, é de suma importância pela sua segurança para utilização nas pesquisas. Ainda, se o aluno não estiver dentro da Instituição, ele terá acesso livre a alguns documentos”, ressalta.
Por Evelin Ramos, bolsista de Popularização da Ciência da Unijuí
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A pandemia de covid-19 forçou mudanças e impôs desafios a toda a sociedade. Na área da educação, os professores tiveram que se reinventar para dar continuidade às aulas a distância e, há mais de um ano, reorganizam seus conteúdos para manter os estudantes motivados. Mas, como vencer esta distância, já que nem todos os alunos têm acesso às tecnologias? Como mantê-los motivados? Como seguir trabalhando com o peso de uma sociedade dividida, que deseja e também teme o retorno às aulas presenciais, mas que, de qualquer forma, cobra resultados dos educadores?
Para debater estas questões, o Rizoma Temático da Rádio Unijuí FM debateu nesta quinta-feira, dia 27 de maio, o “Impacto da pandemia na saúde mental dos professores”. Foram convidadas a professora doutora do curso de Psicologia da Unijuí, Amanda Schöffel Sehn, coordenadora da pesquisa que investigou a saúde mental dos professores durante o período de pandemia; Karine Medina, graduada no curso de Psicologia da Unijuí, uma das participantes da pesquisa; e Rosane Menezes, coordenadora pedagógica da 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).
Ao fazer um apanhado deste período na área de abrangência da 36ª CRE, que conta com mais de 60 escolas, Rosane explicou que, no início da pandemia, as atividades eram organizadas e encaminhadas aos pais de forma física – eles iam até a escola, retiravam as atividades, e voltavam para entregar os resultados. Depois, a Secretaria Estadual de Educação recomentou a utilização do Google Classroom para realização das aulas. “É claro que, até hoje, muitos alunos não têm acesso às aulas online e, nestes casos, as atividades são encaminhadas de forma física, como acontecia no início. O governo do Estado disponibiliza o acesso à internet para que os estudantes possam acompanhar as aulas e realizar as atividades”, explicou Rosane, lembrando que, no final de abril, as aulas voltaram de forma escalonada. O retorno, no entanto, foi opcional.
Para entender o impacto que todo este processo teve na saúde mental dos professores, foi desenvolvida a pesquisa “Atravessamentos da Covid-19 na educação: um olhar para a saúde mental do professor e as relações pedagógicas”, a partir do trabalho de professores e estudantes que estavam cursando o Estágio de Ênfase Educacional em Santa Rosa. “Contamos com a participação de 159 professores das redes pública e privada, não apenas da região, mas de outros estados, como São Paulo, Santa Catarina e Rio de Janeiro. Como a pesquisa aconteceu de forma online, uma participação mais ampla foi possível”, explicou a professora, lembrando que a pesquisa contou com duas etapas: aplicação de um questionário e realização de uma entrevista aos educadores interessados.
De acordo com a docente, dos 159 entrevistados, 89% eram mulheres e 99,4% possuíam o Ensino Superior completo: 144 atuavam na docência em diferentes níveis de ensino, 14 ocupavam algum cargo de gestão e um atuava como monitor.
A pesquisa mostrou que 90% dos professores não estão sozinhos em casa e que o trabalho remoto trouxe como consequência uma sobrecarga de trabalho – afirmação dada por 86% dos entrevistados. “A educação já se encontrava num momento ruim, com os professores relatando um mal-estar. Já vínhamos identificando adoecimentos e licenças e a pandemia agravou o cenário. Além da adaptação que foi exigida dos professores – até ouvi o relato de uma educadora que disse que não sabia alfabetizar no formato online, o acesso ao ensino e à aprendizagem passou a exigir das famílias não apenas o acesso à internet, mas a recursos. Tivemos, aí, a exposição da desigualmente. O processo de mediação acabou ficando a cargo dos pais, que passaram a se queixar aos professores que estavam cansados, que não conseguiam prestar esse auxílio aos filhos, já que alguns possuem até baixa escolaridade. E em meio a todo este contexto, os educadores são expostos à burocracia, ao preenchimento de inúmeras planilhas, e precisam conciliar todo o trabalho a cursos de formação. O resultado é a sobrecarga de trabalho.”
Karine Medina, já graduada no curso de Psicologia, foi uma das estagiárias que auxiliou na elaboração e aplicação da pesquisa. De acordo com ela, foi na realização da primeira etapa da pesquisa, de coleta de dados, que observou-se a necessidade de abrir um espaço de escuta aos professores interessados.
Confira a pesquisa neste link.
Confirma o Rizoma Temático na íntegra:

Está confirmada mais uma edição totalmente online do Salão do Conhecimento na Unijuí, entre os dias 26 e 29 de outubro.
Promovido sob a coordenação da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, o Salão é um dos maiores eventos institucionais de divulgação da produção em pesquisa e extensão, desenvolvido na Universidade e em instituições do Estado, do País e até do exterior, em qualquer área do conhecimento.
Pelo segundo ano consecutivo, a Unijuí promove o evento de forma totalmente virtual, com as atividades sendo transmitidas pelo Youtube da Instituição e as apresentações de trabalhos por videoconferência, pela plataforma Google Meet.
Até 2019, o Salão do Conhecimento era realizado de forma presencial, mas em razão da pandemia de covid-19, teve que ser readaptado para o formato online, que também foi bem recebido pelos participantes - o que motivou os organizadores a manter a proposta neste ano.
“O Salão do Conhecimento é um evento científico mais que consolidado institucional e regionalmente. A necessidade de, no ano passado, realizá-lo de forma online, colocou diversos desafios e também desvendou novas oportunidades para sua organização”, destacou o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González. Dentre as oportunidades, estão a integração dos campi; a organização da apresentação dos trabalhos a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), incentivando a discussão interdisciplinar, para que todos os autores expusessem suas produções em salas cheias; a participação de palestrantes de vários estados e países e, claro, a participação de um maior número de congressistas também de outros estados e países.
“Assim, essas aprendizagens nos levaram a decidir a realização do evento de forma online, este ano, não apenas como uma forma de enfrentar os efeitos da pandemia, mas principalmente para explorar ao máximo tudo o que um evento digital nos permite”, completou o professor.
Anualmente, o Salão do Conhecimento recebe mais de 1.000 trabalhos, que são apresentados durante o evento na forma de pôster ou comunicação oral, e publicados nos anais.
Pelo endereço www.unijui.edu.br/salao, os participantes já têm acesso ao cronograma do evento, às normas e templates para submissão de trabalhos, bem como outras informações.
A abertura das inscrições está prevista para o início do mês de junho. Interessados podem acompanhar as atualizações no site.

Em atenção às orientações e Decretos dos Governos Federal, Estadual e dos municípios da região de abrangência da Fidene/Unijuí nos últimos dias, em especial o DECRETO Nº 55.856, DE 27 DE ABRIL DE 2021, que aplica as medidas sanitárias segmentadas referentes à vigência da chamada bandeira preta no Estado do RS, estabelecendo medidas restritivas e a manutenção dos protocolos de segurança, com o objetivo de definir ações de contenção da pandemia de Coronavírus, o Comitê Institucional de Prevenção informa:
Acessos rápidos:
Estudantes de Graduação:
Campus Ijuí: atendimento@unijui.edu.br / 55 3332-0444
Campus Santa Rosa: cae.sr@unijui.edu.br / 55 3511-5200
Campus Três Passos: atendimentotp@unijui.edu.br / 55 3522-2122
Campus Panambi: central.panambi@unijui.edu.br / 55 3375-4466
Estudantes de Lato Sensu:
educacaocontinuada@unijui.edu.br / 55 3332-0553
Estudantes de Stricto Sensu:
Atenção Integral à Saúde: ppgais@unijui.edu.br / 55 3332-0200 - Ramal 3214
Educação nas Ciências: poseduca@unijui.rdu.br / 55 3332-0200 - Ramal: 3023
Desenvolvimento Regional: ppgdr@unijui.edu.br / 55 3332-0200 - Ramal: 3102
Direitos Humanos: ppgd@unijui.edu.br / 55 3332-0545 ou 55 3332-0200 - Ramal: 3510
Modelagem Matemática e Computacional: ppgmmc@unijui.edu.br / 55 3332-0200 - Ramal 3408 / ou 55 3332-0205
Sistemas Ambientais e Sustentabilidade:ppgsas@unijui.edu.br / 55 3332-0200 - Ramal: 3331
EFA: Familiares e Alunos: webefa@unijui.edu.br / 55 3332-0220
Museu: madp@unijui.edu.br / 55 3332-0257
Rádio: radio@unijui.edu.br / 55 3333-4011
Reiteramos que o retorno exige o cumprimento rigoroso dos protocolos de biossegurança, bem como salientamos que a Instituição está atenta e seguindo todas as medidas de prevenção e orientações definidas pelos decretos federais, estaduais e municipais, visando enfrentar a situação de pandemia. Neste sentido, em todos os espaços institucionais, É OBRIGATÓRIO o uso de máscaras, o distanciamento e a higienização constante.
O Comitê Institucional de Prevenção, em caráter permanente, revisará as orientações conforme a evolução da pandemia. Todas as atualizações serão publicadas APENAS pelos canais oficiais da FIDENE/Universidade/EFA/Museu/Rádio Unijuí FM.
Mais informações e/ou atualizações sobre a COVID -19 podem ser obtidas no site do Ministério da Saúde.
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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