Ampliar a discussão acerca da educação para o trânsito, abrangendo, para além do espaço escolar, os centros de formação de condutores e a sociedade em geral: este é o intuito de “A educação para o trânsito nos diferentes contextos”, de Elmir Jorge Schneider, mais recente publicação da Editora Unijuí. A obra, que já está disponível na loja virtual da editora em versão impressa e em e-book, materializa as mais de três décadas de experiência do autor como policial rodoviário federal, expondo perspectivas sobre o papel da educação para o trânsito na segurança viária e no exercício da cidadania.
Elmir Schneider é bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Unijuí, especialista em Educação Transformadora pela PUCRS, mestre em Direitos Humanos e doutor em Educação nas Ciências pela Unijuí. O texto apresentado é resultado de pesquisas impulsionadas, de início, por sua tese de doutorado, intitulada “As contribuições da educação para a segurança no trânsito: um olhar na perspectiva humano-cidadã” e orientada pela professora doutora Helena Copetti Callai.
“Trabalhando na fiscalização, atendimento de acidentes e educação para o trânsito, percebi que, na maioria das vezes, os eventos de trânsito são ações que poderiam ter sido evitadas”, elucida Elmir. “A ideia é mostrar um pouco desta realidade e contribuir para que as pessoas, por meio da conscientização, possam refletir sobre suas atitudes em prol da consolidação de uma cultura de paz e segurança nas vias públicas”, relata o autor.
O livro está estruturado em três partes. O primeiro capítulo contextualiza a história do desenvolvimento rodoviário no Brasil, fazendo referência à legislação sob o ponto de vista pedagógico. Também alude à forma de organização do espaço público e da mobilidade urbana, incitando reflexões sobre a postura dos usuários no trânsito. Já o segundo capítulo versa sobre a educação para o trânsito nos diferentes contextos sociais, como a família, a escola e a formação de condutores junto aos CFCs.
O terceiro capítulo analisa a educação para o trânsito como possibilidade para a formação cidadã, considerando-se a moral, a ética e o respeito ao próximo, bem como seus impactos no dia a dia dos sujeitos que transitam pelo espaço viário. De acordo com Elmir, a intenção é que o leitor construa um novo olhar sobre a segurança no trânsito a partir das considerações presentes na obra.
Por Daiana Dal Ros - Comunicação/Editora Unijuí
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No último sábado, dia 9 de julho, aconteceu a segunda caminhada orientada da Unijuí. A ação é promovida pelo curso de Educação Física e pelo Escritório de Relações Universidade-Comunidade, da Agência de Inovação Tecnológica (Agit). Nesta edição, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre um importante espaço de lazer do município: o Parque da Pedreira.
Novamente, o ponto de partida da caminhada foi a Sede Acadêmica da Universidade. A distância percorrida foi de 5,5km, em aproximadamente uma hora, entre ida e volta do Parque da Pedreira. “No local havia uma pessoa responsável por fazer um breve relato sobre o espaço e o objetivo dele para a comunidade”, relatou a responsável técnica do Laboratório de Atividade Física e Promoção à Saúde da Unijuí, Michele da Rosa Basso.
A caminhada orientada é aberta a pessoas da comunidade acadêmica e externa, de distintas faixas etárias, e tem o intuito de promover a saúde e melhorar a qualidade de vida da população. “Nosso objetivo é proporcionar uma atividade física orientada, conciliando a prática de exercícios físicos com a oportunidade de conhecer pontos turísticos da cidade”, destacou Michele.
A atividade irá ocorrer mensalmente, aos sábados, com programação até novembro. Cada edição da caminhada irá oportunizar a visitação de um parque, trilha ou ponto turístico de Ijuí, como o Parque de Exposições Wanderley Burmann, Usina Velha, Trilha Vó Preta e Fonte Ijuí.
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A Unijuí movimentou a Praça da República no último sábado, 9 de julho. Das 9h às 16h, equipes da Instituição realizaram a divulgação dos dois processos seletivos em andamento: o Vestibular Contínuo, com inscrições abertas até o dia 5 de agosto; e o Vestibular EaD, com inscrições para o terceiro módulo até o dia 9 de setembro. Professores e estudantes também participaram e realizaram uma série de atividades.
“Tivemos uma expressiva participação da comunidade e conseguimos tirar muitas dúvidas a respeito dos nossos cursos, dos processos seletivos. A adesão às atividades foi tão positiva que fomos convidados para estar na Praça, novamente, no próximo sábado”, explicou a coordenadora do Setor de Prospecção e Captação de Estudantes, Vivian Regina Stroschein, referindo-se ao convite feito pelo 27º GAC, que promoverá uma atividade com a Secretaria Municipal de Educação no dia 16 de julho.
Durante a manhã, a comunidade pôde conferir a contação de histórias e participar do Desafio da Esfinge, promovidos pelo curso de Pedagogia. O Laboratório de Solos e a Clínica de Fisioterapia também estiveram mostrando um pouco do que desenvolvem e falando sobre os serviços que podem ser acessados pela população.
Durante o dia, o curso de Educação Física desenvolveu atividades e a Cia Cadagy realizou uma aula aberta, com participação das crianças e jovens que integram o projeto no Parque da Pedreira.
Enquanto isso, o curso de Direito promoveu uma oficina sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o curso de Enfermagem realizou testes de glicemia e verificação da pressão arterial. “Quem esteve na Praça pôde girar a roleta para ganhar prêmios e também pôde interagir com o Uninauta, no turno da tarde. Além de conferir os produtos da Especiarias do Mate, que participou da ação”, destacou Vivian.
O Vestibular Contínuo conta com vagas remanescentes nos cursos de graduação presenciais. Já o Vestibular EaD oferta vagas no bacharelado em Administração, Ciências Contábeis e Educação Física; licenciatura em Educação Física, História, Letras: Português e Pedagogia; e de tecnologia em Gestão Comercial, Gestão da Qualidade, Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais. A novidade é que os aprovados ganham 50% de desconto no terceiro módulo.
Mais informações podem ser obtidas em unijui.edu.br..

Até o dia 10 de julho, interessados em participar da qualificação profissional em Terapia Orientada à Tarefa, na Unijuí, podem se inscrever em unijui.edu.br/educacaocontinuada. O curso inicia-se no dia 15 de julho e vai abordar a utilização da Terapia Orientada à Tarefa por meio da interação entre o indivíduo, a tarefa e o ambiente.
Destinado aos acadêmicos e profissionais fisioterapeutas, o curso busca capacitar os participantes a partir das bases neurofisiológicas do equilíbrio corporal que embasam a Terapia Orientada à Tarefa e por meio do planejamento de exercícios com movimentos executados em múltiplos planos e eixos.
Dessa forma, a qualificação prepara seus participantes para que utilizem a terapia para a reabilitação neurofuncional, que vai desde a preparação do espaço até o processo de reabilitação do paciente de forma ativa. O curso será realizado no campus Ijuí, ministrado pela professora doutora Stella Maris Michaelsen, que atualmente é docente na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
A Terapia Orientada à Tarefa foi desenvolvida na década de 1980, pelas fisioterapeutas Roberta Shepherd e Janet Carr. Para os pacientes neurológicos, o treinamento orientado promove a reabilitação baseada em princípios da biomecânica, controle e aprendizagem motora.
Para mais informações sobre essa e outras qualificações ofertadas pela Unijuí, entre em contato pelo telefone (55) 3332-0553 ou pelo e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí

Nesta quinta-feira, dia 7 de julho, autoridades de Santa Rosa visitaram o campus da Unijuí do município para conhecer as ações do Projeto Movimenta. O programa, que completou três meses de funcionamento na última semana, é realizado pelo Laboratório de Atividade Física e Promoção da Saúde (Lafps) da Unijuí, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura e com a Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (Fumssar), por meio do Programa Saúde na Escola (PSE).
Estiveram presentes na visita o prefeito de Santa Rosa, Anderson Mantei; o presidente da Fumssar, Délcio Stefan; a secretária de Educação e Cultura, Lires Zimmermann; a diretora de Atenção Primária da Fumssar, Fabiana Breitenbach; a coordenadora do PSE, Andréa Bauken; a coordenadora do Lafps, Moane Krug; além de profissionais que trabalham no projeto, representantes das escolas participantes e alunos.
Na oportunidade, os estudantes trouxeram depoimentos sobre a experiência vivenciada no programa e demonstraram algumas das práticas esportivas trabalhadas. “Faz três meses que estamos desenvolvendo essa parceria e essa visita foi realizada com o intuito de aproximar um pouquinho a nossa proposta da gestão e apresentar as atividades realizadas”, explicou a coordenadora do projeto, professora Moane Krug.
Implementado em abril, o Projeto Movimenta já beneficiou mais de 80 estudantes da rede básica de ensino de Santa Rosa. A iniciativa tem como principal objetivo incentivar as crianças a adotarem hábitos saudáveis, oportunizando a prática de atividades físicas e promovendo uma alimentação saudável.
A professora Moane destacou a importância desse trabalho desenvolvido com a comunidade. “Tudo o que nós vivenciamos nessa idade, na fase escolar, nós levamos para a vida adulta. Então, trabalhar aspectos relacionados à educação e à saúde pode auxiliar muito na mudança de hábitos e comportamentos que vão refletir na prevenção de doenças, na promoção da saúde e também na melhoria da qualidade de vida dessas crianças”, ressaltou.
Além do incentivo a um estilo de vida mais ativo, o Movimenta proporciona um espaço de cuidado integral para os estudantes. Eles participam, duas vezes na semana, de oficinas de práticas corporais, alimentação saudável e saúde mental, sendo recebidos no campus da Unijuí por uma equipe multiprofissional. “Nós temos dois bolsistas do projeto, que são dos cursos de Educação Física e Psicologia. Também contamos com os residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, que são nutricionistas e profissionais da Educação Física”, relatou Moane.
Para ingressar no projeto, os estudantes passam por uma avaliação físico-funcional e precisam ter a autorização dos pais ou responsáveis.



Faltam poucos dias para o fim do período de inscrições da Qualificação Profissional em Hematologia Prática: Hemoclass 1. Até o dia 10 de julho, interessados podem realizar suas inscrições na página da Qualificação, em unijui.edu.br/qualificacao-profissional. O curso visa proporcionar, a partir do dia 15 de julho, a capacitação na área de hematologia e hemoterapia laboratorial.
A qualificação desenvolve a competência técnico-profissional dos participantes, possibilitando a identificação e o diagnóstico dos diversos tipos de patologias hematológicas. Além disso, os estudantes também vão discutir na capacitação novos métodos de diagnóstico laboratorial, a correlação clínica e a interpretação dos resultados das patologias hematológicas.
Destinado a estudantes e egressos de Biomedicina, Farmácia, Biologia, Medicina, demais áreas laboratoriais e profissionais da área da saúde, a qualificação em Hematologia Prática possibilita também que o estudante conheça e mantenha-se atualizado sobre novas avaliações e interpretações de exames clínico-laboratoriais.
O instrutor do curso será o mestre em Ciências da Saúde e professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Paulo Roberto Merisio, que ministra diversos cursos de pós-graduação por todo o Brasil sobre hematologia.
Para mais informações sobre essa e outras qualificações ofertadas pela Unijuí, entre em contato pelo telefone 55 3332 0553 ou pelo e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí

A apresentação da III Mostra de Projetos Integradores, dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unijuí, foi realizada nos dias 29 e 30 de junho. O tema gerador “Produção de Conteúdo e Narrativas” contou com projetos de estudantes do 1° e 3° módulo. Ministrada pelas professoras Marcia Formentini e Nilse Maldaner, a disciplina desafiou os acadêmicos a desenvolverem soluções para demandas da comunidade.
O principal objetivo do Projeto Integrador, uma das novidades da Graduação Mais, é integrar teoria e prática ao propor alternativas para problemas reais da sociedade. A professora Marcia Formentini explica como foram definidos os desafios trabalhados na disciplina. “Foram organizados 10 grupos de trabalho, de dois a cinco alunos cada. As temáticas foram variadas, oriundas da comunidade local e regional, algumas cadastradas anteriormente na plataforma Sou Mais e outras captadas pelos alunos”, relatou.
Ao longo do semestre, os estudantes elaboraram vídeos, podcasts, cards, totens, entre outros materiais. As produções atenderam demandas de Ijuí e região e tiveram objetivos variados: divulgar e valorizar o trabalho de pequenas empresas, educar a comunidade acerca de temáticas como racismo, adoção de animais e descarte correto de medicamentos, bem como trabalhar sobre a segurança do paciente, ao fazer a comunicação interna para o Hospital de Caridade de Ijuí (HCI).
Além da contribuição para a sociedade e para os proponentes das demandas, a professora Marcia destaca a relevância do PI para a evolução e aprendizado dos estudantes. “Os projetos integradores são importantes para a formação dos nossos acadêmicos, considerando que desde o 1º módulo eles têm contato com a comunidade, buscando auxiliar na resolução de problemas reais e trazendo para o debate temas relevantes e muitas vezes pouco discutidos nos espaços acadêmicos”, ressaltou.
Por Keila Rosa, estagiária de Jornalismo da Usina de Ideias






Acadêmicos dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Design e Letras - Português e Inglês participaram do TED Com, atividade promovida como avaliação final da disciplina Comunicação e Expressão Oral, ministrada pela professora Gisele Noll. A proposta era que cada estudante, em 10 minutos, compartilhasse um tema, conceito ou ideia com os colegas, podendo utilizar ou não algum recurso tecnológico.
A dinâmica fez alusão às TED Talks, conferências de até 18 minutos realizadas na Europa, Ásia e nas Américas, que têm como finalidade propagar uma ideia e impactar o público. A atividade realizada pelos estudantes foi gravada e constituiu-se como um momento de aprendizagem, no qual a professora realizou considerações e orientou os acadêmicos sobre possíveis melhorias em suas apresentações.
A professora Gisele Noll destacou que percebeu a evolução da turma ao longo do semestre. “É normal termos ‘travas’ para falar em público. Ficamos nervosos e isso é uma condição humana. O que fizemos foi tentar amenizar esses aspectos, para que cada um conhecesse suas dificuldades e trabalhasse nelas. A evolução de todos os alunos foi visível na apresentação final. Fiquei muito orgulhosa de todos”, afirmou.
Para alcançar esses resultados, a professora trabalhou técnicas de dicção, respiração e postura com os estudantes, com o intuito de incentivá-los a adquirirem confiança em suas habilidades. Também foram trabalhados aspectos da linguagem verbal e não-verbal, por exemplo: como se apresentar em público e transmitir uma boa imagem profissional.
Entre os objetivos da disciplina Comunicação e Expressão Oral estão: preparar e capacitar o estudante para falar em público ou em frente às câmeras, apresentar trabalhos, realizar entrevistas e falar sobre si mesmo. Além disso, é importante que os acadêmicos tenham capacidade de adaptação e improviso, para que consigam responder de forma confortável qualquer pergunta direcionada a eles.
Por Keila Rosa, estagiária de Jornalismo da Usina de Ideias




Com o intuito de capacitar os profissionais para análise minuciosa de sementes, a Unijuí oferta a qualificação em Análise de Sementes, em parceria com a Germinar Consultoria. As inscrições estão abertas até o domingo, dia 10 de julho, e podem ser realizadas em unijui.edu.br/educacaocontinuada.
As aulas iniciam-se no dia 25 de julho e possibilitam que o participante realize o manejo e compreenda as diferentes etapas da análise, visto que uma boa avaliação das sementes leva ao aumento da produtividade e, consequentemente, eleva o sucesso da produção agrícola em cada safra.
Dentre os assuntos vistos em sala de aula estão a recepção, protocolo e armazenamento de amostras, análise de pureza e os aspectos legais ligados à análise de sementes. Além destes, os participantes aprendem a realizar uma série de testes como, por exemplo, de germinação, vigor e tetrazólio.
Destinado a técnicos, professores, analistas e auxiliares de laboratório, estudantes e demais interessados na área de sementes, o curso é realizado de forma presencial no campus Ijuí e carrega, auxiliado pela parceria, uma capacitação completa aos estudantes.
A Germinar Consultoria é uma empresa que orienta o ajuste das atividades rotineiras dos laboratórios de análises de sementes. Ela esclarece e auxilia em todo o processo de avaliação, desde o recebimento da amostra até a emissão final dos resultados.
Para mais informações sobre essa e outras qualificações ofertadas pela Unijuí, entre em contato pelo telefone (55) 3332-0553 ou pelo e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí

Estão abertas as inscrições para a qualificação profissional em Inteligência Emocional e Autoconhecimento da Unijuí. O curso possui carga horária de 12 horas e será realizado de forma híbrida: na quinta-feira, 14 de julho, a aula será online, através do Google Meet, das 19h às 23h. Já no sábado, o encontro será presencial, no campus de Ijuí, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
De acordo com relatório do Fórum Econômico Mundial de 2020, entre as competências mais desejadas nos profissionais até 2025, está a inteligência emocional. “Hoje entende-se que as pessoas que conseguem lidar melhor com as frustrações, com o medo, com a incerteza, que sabem o que lhes proporciona bem-estar, são as pessoas que vão se destacar na vida e, em consequência, no trabalho”, explicou a coordenadora da oferta, professora Adriane Fabricio.
Ela ressaltou ainda que a qualificação alia teoria e prática, auxiliando os participantes a desenvolverem habilidades para a vida, independente de ser no eixo pessoal ou profissional. “Esse é um curso bem vivencial. O aluno terá tanto a parte de o que é e para que serve inteligência emocional e autoconhecimento, quanto a parte de como fortalecer e aplicar isso na sua vida pessoal e profissional, além de ferramentas extras que ele poderá usar ao longo da vida”, ressaltou.
As inscrições podem ser realizadas até este domingo, dia 10 de julho, por meio deste link. O valor do investimento é de R$ 410,00.
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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