
Na última quinta-feira, 24 de março, o Espaço + Inovação Unijuí recebeu a visita de cerca de 50 profissionais que atuam na 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Os assessores, que trabalham diretamente com os professores e diretores de escolas estaduais dos 12 municípios que compõem a regional, puderam conhecer toda a estrutura do espaço, experimentando as diferentes tecnologias disponíveis, como forma de inspiração para o trabalho que é realizado por eles.
“Nós temos o privilégio de morar em Ijuí, de estar perto da Universidade e de poder vivenciar isso na prática. A minha expectativa é que, com esta experiência, eles pensem em possibilidades do que trabalhar com cada escola a nível de região. Pensar em como podemos trazer toda essa ideia de inovação, de um trabalho pedagógico diferenciado e que converse com a realidade e necessidade dos nossos estudantes e o mercado de trabalho que eles irão encontrar quando saírem do Ensino Médio”, explicou a coordenadora da 36ª CRE, Eveline Eberle.
Para o coordenador do Espaço + Inovação, professor Peterson Avi, a integração com a comunidade é um dos objetivos. “Recebemos este grupo de profissionais que puderam experimentar as diferentes tecnologias disponíveis, desde os óculos de realidade aumentada e demais laboratórios, para que eles possam pensar em projetos a serem desenvolvidos nas escolas e implementados aqui no Espaço + Inovação Unijuí. A nossa grande proposta é termos um espaço realmente aberto à comunidade, onde as pessoas tenham a possibilidade de estar conhecendo o futuro em relação à tecnologia, vivenciando questões de criatividade, inovação e cultura”.
O Espaço + Inovação Unijuí fica localizado no prédio do antigo Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (Dceeng), na Sede Acadêmica, e conta com cinco ambientes: o Laboratório de Smart Grids - ou Redes Elétricas Inteligentes, Laboratório de Desenvolvimento de Internet das Coisas (IoT), Espaço de Ideação, Espaço Coworking e Sala de Realidade Aumentada.
Para entrar em contato e agendar uma visita, basta enviar um e-mail para espacomaisinovacao@unijui.edu.br, ligar para 3332-0200 ou ainda contatar via instagram: @espacomaisinovacaounijui.

Alunos da 1ª série do Ensino Médio do Colégio Evangélico Augusto Pestana (Ceap) tiveram, recentemente, uma aula diferenciada e conduzida por bolsistas do Programa de Educação Tutorial do curso de Ciências Biológicas (PETBio) da Unijuí. Os estudantes estiveram na Trilha da Vó Preta e nos laboratórios da Universidade para realização do Itinerário Formativo Ciências da Natureza e suas Tecnologias, onde foram trabalhados temas como poluição das águas, saneamento básico e resíduos sólidos.
Conforme explica o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, a atividade faz parte de uma parceria realizada entre a Unijuí e o Ceap, mas que está aberta a outras escolas do município e da região. Ela permite que os alunos realizem os Itinerários Formativos - que correspondem a um conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo, entre outras situações de trabalho - na Universidade e nos espaços utilizados pelos acadêmicos.
“O Brasil está passando pela implementação de um novo Ensino Médio e neste sistema há uma formação comum, onde o aluno tem a possibilidade de escolher entre cinco Itinerários Formativos, que dão ênfase à Linguagem e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Formação Técnica e Profissional. A ideia é que o estudante tenha um maior grau de protagonismo na produção de conhecimento e foque na área que tem mais identidade”, explicou o vice-reitor, lembrando que as escolas têm adotado diferentes estratégias para trabalhar a nova proposta, e uma delas é a parceria com a Universidade, que dispõe de estrutura, professores e estudantes nas áreas trabalhadas.
“Temos projetos de extensão em diferentes áreas, que atendem exatamente a este público e disciplinas propostas. Essa parceria, que começa com o Ceap, mas que pode ser estendida a outros educandários, permite que os alunos tenham uma experiência única na Universidade, bem diferente daquela que teriam em uma escola”, reforçou o vice-reitor.
Na prática realizada com o PETBio - programa que busca ampliar as experiências formativa e cidadã dos acadêmicos, os estudantes do Ceap foram separados em três grupos e conduzidos pela Trilha da Vó Preta para a realização da coleta de água e medição da temperatura e pH em três pontos distintos do arroio Espinho, com o intuito de observar as características de cada ambiente. A coleta e as medições tiveram como principal objetivo promover a discussão dos parâmetros físicos, químicos e microbiológicos estabelecidos pela resolução do Conama 375/2005, que determina a qualidade das águas e as classifica quanto à sua utilização.
Os alunos ainda tiveram a oportunidade de aplicar o Protocolo de Avaliação Rápida (PAR), desenvolvido por Callisto et al. (2002), que auxilia o monitoramento ambiental dos sistemas hídricos, sendo incentivados a, posteriormente, em sala de aula, socializar e comparar os resultados obtidos por todos os três grupos nos diferentes pontos do arroio. Ao longo do percurso foram discutidas questões sobre a elaboração e execução do projeto da Trilha, o caminho percorrido pelo arroio e os diversos impactos causados pelo ser humano na água, fauna e flora.
Na segunda etapa do Itinerário, os alunos foram recebidos no laboratório de zoologia, onde foram discutidos alguns conceitos e princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), como a diferença entre aterro sanitário, aterro controlado e lixão; o que são estações de transbordo; reutilização, reciclagem e logística reversa. Por fim, os alunos realizaram uma atividade prática de separação de resíduos sólidos para a coleta seletiva, seguida de uma discussão sobre a atividade.
As escolas interessadas na parceria podem entrar em contato com a Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, pelo telefone 3332-0200 - Ramal 2042 ou pelo e-mail extensao@unijui.edu.br.

Imagem: Prefeitura de Santa Rosa
Conhecer os potenciais dos municípios e como esses podem ser trabalhados de maneira mais promissora, é um dos objetivos da pesquisa coordenada pelo professor da Unijuí, Ariosto Sparemberger. O projeto de pesquisa idealizado pelo docente iniciou neste ano e deve finalizar no final de 2023, mas existe a possibilidade de ampliação de prazo. Outros professores voluntários da Universidade e, no momento, um estudante bolsista, também trabalham na atividade, que envolve 20 municípios da Região Fronteira Noroeste.
A pesquisa irá investigar e entender a identidade dos municípios a partir de ferramentas de Marketing das Cidades – instrumentos operacionais e elementos do Marketing. Ariosto explica que a maioria dos municípios brasileiros, cerca de 68%, têm menos de 20 mil habitantes. “As pequenas cidades geralmente enfrentam dificuldades relacionadas ao orçamento público, participação nos tributos arrecadados no Brasil, elaboração do plano diretor e ao uso de práticas modernas de gestão pública, por exemplo. Por outro lado, as demandas por parte dos contribuintes, que cobram serviços de qualidade e novos investimentos, são significativas. A arrecadação que já é limitada, torna-se insuficiente para o atendimento de todas as necessidades dos moradores”, destaca o pesquisador.
Muitos desses municípios apresentam potenciais que podem, quando bem trabalhados, tornarem-se atrativos para moradores, indústrias e para novos investimentos, além de gerar visibilidade. Neste sentido, a pesquisa irá auxiliar também no processo de gestão desenvolvido nas cidades, para atender as necessidades e desejos de indivíduos e organizações.
O pesquisador também compartilha os objetivos específicos da pesquisa:
- Analisar as cidades, tendo por base um conjunto de instrumentos operacionais conhecidos pela denominação de Composto de Marketing;
- Investigar o nível de atratividade dos municípios, para as indústrias, o comércio e os prestadores de serviços;
- Sugerir ações voltadas para o desenvolvimento e melhorias no gerenciamento do Marketing dos municípios estudados;
- Propor ações que possam contribuir para a melhoria da atratividade das cidades da Região da Fronteira Noroeste.
Em breve, os municípios devem receber um questionário para coleta de informações. Também estão sendo articuladas outras parcerias e a possibilidade de Trabalhos de Conclusão de Curso de acadêmicos de Administração, investigarem o Marketing na região.
Lançamento oficial aconteceu nesta terça-feira, durante a 1ª edição do Festival Futurível
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Um importante evento foi realizado na tarde desta terça-feira, 29 de março, em meio à programação do 1º Festival Futurível: o lançamento do Espaço + Inovação Unijuí. Localizado no prédio do antigo Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (Dceeng), junto à Sede Acadêmica, o Espaço + Inovação Unijuí faz parte do projeto Cidades Inteligentes, que nasceu com o objetivo de unir ciência, empreendedorismo, criatividade e tecnologia para construção de cidades mais criativas e sustentáveis.
“Este espaço surgiu entre 2018/2019, a partir do projeto Cidades Inteligentes, mas começou a ser efetivado em 2020, quando recebemos a primeira parte da emenda do então deputado federal Darcísio Perondi. O Espaço + Inovação Unijuí surge com a proposta de ser um ambiente vivo, criativo, com salas e atividades abertas que buscam conectar estudantes, pesquisadores, empresários e a comunidade, possibilitando diferentes ações de inovação”, explicou o coordenador do Espaço, professor Peterson Cleyton Avi.
Como parte da primeira etapa do projeto, o Espaço + Inovação Unijuí conta com cinco ambientes, já em funcionamento: o Laboratório de Desenvolvimento de IoT, voltado a desenvolver, experimentar, interagir, testar e entender a internet das coisas; o Laboratório Smart Grid, um ambiente maker com acesso às tecnologias e ferramentas que potencializam o conhecimento; o Espaço de Ideação, voltado ao estímulo da criatividade e ao processo de inovação; o Espaço Coworking, para uso compartilhado de empresas e profissionais de diferentes áreas; e a Sala de Realidade Aumentada, para o desenvolvimento de novas aplicações/soluções e cursos de capacitação e aprendizagem.
De acordo com o ex-deputado federal, Darcísio Perondi, a ideia surgiu a partir de uma publicação realizada em uma revista especializada em cidades inteligentes. Perondi teve acesso, apresentou à reitora, professora Cátia Maria Nehring, e assim nasceu o desejo de ter em Ijuí um espaço para o desenvolvimento de ações inovadoras. “É claro que ter uma cidade inteligente não é rápido e nem fácil, e exige a participação de todos. Mas é importante lembrar que Ijuí vai se transformar com esse projeto: teremos a melhora da qualidade de vida, semáforos inteligentes, conexão entre o campo e a cidade, entre os bairros, uma comunicação mais efetiva com o mundo. Ser uma cidade inteligente atrai investidores e a descoberta de novos produtos. Nós acreditamos nisso”, destacou o ex-parlamentar, em gravação realizada para o lançamento.
Segundo o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, o projeto Cidades Inteligentes compreende quatro etapas: a primeira corresponde à implantação de ambientes inovação, com o Espaço + Inovação Unijuí; a segunda prevê a compra de mais equipamentos para poder levar a iniciativa para fora da Universidade, com apoio de órgãos públicos e entidades; a terceira etapa projeta ajudar na construção de uma cidade mais inovadora e, por fim, a concretização de um ecossistema de inovação e empreendedorismo, capaz de atrair e fixar profissionais e empresas em Ijuí. “A ideia é que a Universidade inicialmente realize projetos com o bairro São Geraldo e, depois, com as ações validadas e com apoio do poder público, leve para o restante da cidade”, explicou o professor.
Como destacou a reitora da Unijuí e presidente da Fidene, professora Cátia Maria Nehring, a Universidade, no mês em que completa 65 anos, está novamente pensando no futuro. Pensando numa “virada” não apenas para a Instituição, mas para o município e para região. “Queremos que isso ocorra em parceria, tal qual a constituição do DNA do nosso complexo Fidene, em comunidade. Este espaço pode ser de reposicionamento para todos nós e principalmente para Ijuí, que precisa melhorar em áreas como mobilidade, inovação, segurança, empreendedorismo e meio ambiente, conforme nos mostra o Ranking Smart Cities”, reforçou a reitora.
Nos ambientes do Espaço + Inovação Unijuí acontece até a próxima quinta-feira, 31 de março, uma série de atividades dentro do Festival Futurível. A programação é aberta à comunidade e pode ser conferida em http://eventos.unijui.edu.br/evento/festival-futurivel.


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Inscrições para concorrer as vagas gratuitas podem ser feitas até o dia 31 de março. Após essa data, comunidade acadêmica poderá acessar os cursos por valor simbólico.

A Unijuí está com inscrições abertas para estudantes, professores e técnicos-administrativos que buscam aperfeiçoar ou aprender outro idioma. Em uma parceria com a Plataforma Altissia, a Universidade oferece um total de 600 licenças, em um curso totalmente online, onde o participante pode optar por entre 25 opções diferentes de idiomas. Inicialmente, as vagas são limitadas a alguns públicos, inclusive com possibilidade de gratuidade. No caso de vagas remanescentes, haverá a comercialização.
As inscrições para a etapa gratuita encerram no dia 31 de março, quinta-feira e o preenchimento das vagas acontece por ordem de inscrição. As aulas iniciam no dia 8 de abril. Confira seu e-mail, o público com direito a acesso foi notificado. Saiba quem pode ter uma licença gratuita:
- Estudantes participantes do projeto do Grupo Helios, com foco no estudo do idioma Alemão;
- Estudantes regularmente matriculados no curso de Enfermagem, com foco no estudo do idioma Alemão, limitado a 50 vagas;
- Estudantes regularmente matriculados no curso de Medicina, que ainda não tenham realizado o teste de proficiência, com foco no estudo do idioma Inglês, limitado a 50 vagas;
- Estudantes regularmente matriculados no curso de Letras: Português e Inglês, modalidade presencial e EaD;
- Estudantes matriculados no curso de Inglês no Campus (online), como ferramenta complementar dos estudos;
- Professores e técnicos-administrativos, limitado a 50 vagas.
Para garantir a gratuidade é necessário que o participante tenha, no mínimo, 10 horas de estudo por mês e outros parâmetros previamente divulgados aos matriculados.
A Plataforma Altissia oferece acesso ao ambiente virtual de aprendizagem, a qualquer momento e de qualquer lugar, por meio de aplicativo ou navegador. Também será disponibilizado aos participantes: teste de nível, certificado, sessões de informações gratuitas e participação na Comunidade Global de Intercâmbio Digital.
Caso você esteja entre os públicos que não têm direito ao benefício oferecido pela Unijuí, clique aqui e demonstre seu interesse, sem compromisso. Podem se inscrever estudantes, professores e técnicos-administrativos, até o dia 4 de abril. Lembre-se que são 25 opções de idiomas. O investimento é de R$ 60,00 por trimestre e a carga horária é de 10 horas/mês.

Na noite desta segunda-feira, 28 de março, a Biblioteca Mario Osorio Marques da Unijuí realizou a primeira capacitação para estudantes da modalidade Ensino a Distância (EaD). Com o tema “Uso da Biblioteca, bibliotecas virtuais e portal de periódicos Capes”, o encontro aconteceu de forma online, com transmissão pelo canal da Unijuí no Youtube.
“Esse é um momento de aprendizagem, realizado para que os estudantes possam aprender a utilizar melhor a Biblioteca Mario Osorio Marques e toda a sua plataforma, bibliotecas virtuais e portal de periódicos. Para os acadêmicos isso é muito importante para que possam ser protagonistas na pesquisa e na busca por informações de interesse”, explicou a coordenadora dos cursos de Letras, Pedagogia e História da Unijuí, professora Taíse Neves Possani.
A capacitação foi ministrada pela bibliotecária Eunice Passos Flores Schwaste, com mediação do analista do Núcleo de Inovação Pedagógica (NIP), Sandro Dias, e da professora Taíse Neves Possani.
No dia 4 de abril, às 19h, a formação será sobre as Normas ABNT, com a bibliotecária Ginamara de Oliveira Lima. A transmissão acontece pelo Youtube da Universidade.
Para conferir a formação na íntegra, acesse:
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A Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado (Fidene), mantenedora da Unijuí, realizou nesta segunda-feira, 28 de março, a assinatura do segundo termo aditivo ao contrato de cessão onerosa da estrutura física, bens materiais e equipamentos da Unidade Experimental da Cadeia Produtiva do Peixe Cultivado de Ajuricaba - Unipeixe.
O ato contou com a presença da reitora da Unijuí e presidente da Fidene, professora Cátia Maria Nehring; do vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González; da coordenadora da Criatec, Maria Odete Palharini; da chefe do Eixo Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Agência de Inovação Tecnológica (Agit), Fabiana Simon; e do empreendedor cessionário da Unipeixe, Airton Luis Cossetin.
O contrato permite a cessão da Unidade Experimental para fins de exploração industrial e comercial de processamento de peixes, envolvendo filés e peixes in natura, bem como a industrialização de outros produtos derivados de peixe. Em troca da locação, a Fidene/Unijuí receberá uma pequena parcela do faturamento da empresa para investir em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, processos e suporte gerencial. As atividades serão realizadas através do compartilhamento da estrutura da Unipeixe para a realização de estágios acadêmicos, extensão universitária, pesquisa e desenvolvimento (P&D).
“Teremos professores, pesquisadores e estudantes atuando de forma colaborativa com a empresa, estudando formas de melhorar os processos”, destacou o vice-reitor, professor Fernando Jaime González. Airton Luis Cossetin, empreendedor cessionário, destacou que acredita que o desenvolvimento passa pelo conhecimento, e falou da satisfação em contar com a Universidade para o crescimento da piscicultura.
A Nutripeixe, de propriedade do empreendedor Airton Luis Cossetin, será atendida pela Criatec na área de gestão e indicadores de desempenho de negócio e pelo Núcleo de Pesquisa de Desenvolvimento no que tange a projetos de P&D.

Com o retorno das atividades letivas na Unijuí, também acontece a retomada de uma importante iniciativa, que aproxima ainda mais a Universidade da comunidade. O Projeto Integrador (PI) é uma iniciativa que iniciou em 2021 e busca solucionar problemas reais, encaminhados por empresas, órgãos públicos e entidades. Os estudantes devem pensar em soluções viáveis e inovadoras para os problemas. Para isso, os acadêmicos também contam com a orientação de professores da Unijuí e mentores, que são profissionais e egressos que ajudam a construir as soluções.
Em 2021, nos quatro campi da Universidade, Santa Rosa, Ijuí, Três Passos e Panambi, cerca de 300 desafios foram cadastrados e, 203 projetos foram executados. Neste ano, em Santa Rosa, os 12 cursos oferecidos no campus, trabalham seis áreas de desafios diferentes.
Estudantes dos cursos de Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Software e Engenharia Civil, trabalham neste semestre com um desafio proposto pela Secretaria de Meio Ambiente de Santa Rosa, para a padronização dos coletores de lixo do município. Os acadêmicos estão divididos em seis grupos, que devem apresentar propostas diferentes. Estão envolvidos no projeto 30 estudantes, seis professores e seis mentores.
Os desafios do curso de Psicologia, neste semestre, contam com o envolvimento de 32 estudantes, oito professores e três mentores. São cinco desafios, oriundos do programa Primeira Infância Melhor (PIM) estadual e regional, Centro de Atenção Psicossocial de Santa Rosa (CAPS) e CAPS álcool e drogas.
Na área do Direito, 13 estudantes trabalham em três PIs, a partir de desafios propostos pelo Portal Plural (imprensa regional); Poder Legislativo de Santa Rosa, por meio do vereador Maicon Zamboni; Projeto Tecendo Vidas em Violência de Gênero; e por Scheila Bugs Guth Advogada. Quatro professores orientam os estudantes e o grupo de mentores está sendo construído.
O curso de Ciência da Computação trabalha em um desafio proposto pela Associação de Familiares e Amigos de Pessoas com Necessidades Especiais (AFAPENE), para construção de aplicativos ou jogos para pessoas com deficiência cognitiva. Os 12 estudantes envolvidos estão divididos em dois grupos e devem apresentar projetos diferentes, com orientação de três professores e dois mentores.
Os cursos de Pedagogia e Educação Física trabalham na solução de cinco problemas, sendo três deles encaminhados pelo Projeto Cidadão do Amanhã, um pela Academia Dragões do Oriente e outro pela Escola Bela União, de Horizontina. Estão envolvidos nas atividades, 20 estudantes, dois professores e três mentores.
Já na área da gestão, os cursos de Administração e Ciências Contábeis, buscam a solução de um problema, mas com a segmentação dos estudantes em quatro linhas diferentes de pesquisas. Ao todo, 17 acadêmicos estão envolvidos no desafio proposto pela Criatec, com orientação de dois professores e dois mentores.
A professora Taciana Paula Enderle, uma das responsáveis pelo acompanhamento dos PIs neste semestre, reconhece a importância da relação, cada vez mais próxima, com toda a comunidade. “A parceria com a comunidade, empresas, órgãos públicos e outras instituições, qualifica ainda mais a formação dos estudantes. Com isso, ao mesmo tempo que aprendem a teoria, colocam em prática seus conhecimentos. Além disso, faz com que eles sejam mais participativos na comunidade, encontrando soluções para o bem comum”, destaca a docente.
Os estudantes, professores e mentores envolvidos na execução dos trabalhos, já realizam visitas e recebem os responsáveis pelas demandas, para coletar mais informações, que possam auxiliar na construção da solução.

Neste domingo, dia 27 de março, a Rádio Unijuí FM realizou a primeira edição de 2022 do Domingo no Campus. A tarde ensolarada, o clima agradável e as diversas atrações trazidas ao Campus da Unijuí fizeram com que o evento fosse um sucesso de público, proporcionando à comunidade ijuiense uma ótima opção de programação cultural e de lazer.
Entre as atividades que atraíram o público, estiveram a exposição de carros antigos e motos, com participação dos grupos Antigos Ijuí, Garage 155 e Zangões do Asfalto; os aeromodelos e simuladores da Associação Colméia de Aeromodelismo; a feira de discos de vinil; o espaço para aprender e jogar boardgames (jogos de tabuleiro modernos); o ponto de descarte de pilhas e baterias do Instituto Reversa; os desenhos do artista Marcos Almeida; e a exposição Mãos que Curam, do Museu Antropológico Diretor Pestana.
A movimentação também foi grande em torno das ações preparadas pelas empresas apoiadoras do evento. A Unijuí esteve presente divulgando os cursos da Universidade e os brinquedos infláveis da Brincarolando animaram a criançada. Já a loja Especiarias do Mate promoveu a tradicional mateada, com distribuição de água quente e degustação de erva-mate. A população pôde ainda apreciar intervenções artísticas feitas pelo Studio Alessandra Azambuja. Além disso, Yázigi, Taba Imóveis, Totem Vestibulares, Aiqfome e CCAA também organizaram atividades.
Essa foi a primeira edição em que o Studio A participou do Domingo no Campus. A proprietária, Alessandra Azambuja, destacou a satisfação com o evento. “Vemos um número expressivo de pessoas e também de empresas participantes. Já estamos organizados para comparecer no próximo, trazendo para comunidade nossos serviços. Nas nossas intervenções, o público aderiu bastante, fizemos vários contatos, as crianças vinham e dançavam junto e quando acabamos as pessoas ainda ficaram por um bom tempo perguntando se teria mais”, relata.
Já o diretor do Yázigi Ijuí, Roberto Homrich, conta que a equipe de professores e funcionários da escola esteve disponível para tirar as dúvidas dos pais e fazer brincadeiras com brindes para a criançada. “Nós fomos abençoados com um domingo maravilhoso, temperatura agradável, céu azul. O Yázigi veio pra cá e estamos com uma fila enorme. Ficamos muito felizes em ver os pais e as crianças plantando uma sementinha para colher no futuro”, afirma.
A diretora da Rádio Unijuí, Cláudia Bohrer, avalia o evento como um sucesso. “É muito bom poder ver esse Campus cheio novamente. Nós retornamos com o Domingo no Campus no final do ano passado, mas agora foi possível perceber um clima diferente entre a comunidade. O número expressivo de pessoas presentes demonstra isso. É uma satisfação ver o público curtindo as atrações que pensamos e nossos apoiadores também”, finaliza.

A Unijuí integra a organização do VI Seminário Internacional dos Espaços de Fronteiras - VI Geofronteiras, que neste ano ocorre a partir do tema “Integração: Cooperação e Conflito”, entre os dias 13 e 15 de outubro, na Faculdade de Humanidades, Ciências Sociais e Cultura Guarani de Encarnación, no Paraguai. Participa da comissão organizadora, que esteve reunida no último mês de forma online, o professor Daniel Rubens Cenci, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direitos Humanos da Unijuí.
A realização do seminário é baseada na necessidade de discutir questões comuns relativas às relações das universidades localizadas nas fronteiras dos três países envolvidos - Brasil, Paraguai e Argentina. Geofronteiras é um evento itinerante, que ocorreu, na última edição, em Posadas, na Argentina.
Os seminários visam reafirmar a fronteira como uma matriz conceitual e fenômeno territorial como investigação e ensino, num movimento historicamente condicionado de ordenação do espaço. Entendido como interação entre as múltiplas dimensões de escalas espaciais em sua manifestação, a organização territorial na fronteira é expressa como o produto de duas dinâmicas em seus relacionamentos reconhecidos: um regional (com a sua expressão, a política econômica e cultural); e outra ambiental (articulando processos da natureza com práticas sociais). A ideia é entender a diversidade territorial e ambiental dos espaços de fronteira, conjugada com a compreensão política e sua apropriação simbólica, com os processos econômicos que os constituem historicamente e geograficamente.
Integram a iniciativa, no Brasil, a Unijuí; a Unioeste do Paraná e a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) de Mato Grosso do Sul.
Para conferir a programação completa, acesse este link. Mais informações podem ser obtidas com o professor Daniel Cenci, pelo e-mail danielr@unijui.edu.br.
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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