
Até o dia 10 de abril, a Unijuí está com inscrições abertas para o curso de qualificação em Inteligência Emocional e Autoconhecimento. A formação, com 12 horas/aula, é destinada às pessoas que buscam sair do piloto automático e refletir sobre quem são e o que querem alcançar, tendo mais conhecimento para a tomada de decisões no futuro. Interessados podem se inscrever em unijui.edu.br/educacaocontinuada.
Segundo a psicologia, o autoconhecimento significa o conhecimento que o indivíduo possui de si mesmo. Essa prática o auxilia a lidar com emoções e a trabalhar com questões como autoestima, inquietude, frustração, ansiedade e instabilidade emocional.
O conhecimento interior permite que o indivíduo enfrente as dificuldades com mínimos abalos, com coragem para transformar uma situação negativa em um aspecto positivo no menor tempo possível, além de nortear uma vida saudável mentalmente. O curso também é indicado para pessoas que buscam ferramentas para o desenvolvimento pessoal e profissional.
As aulas ocorrem dia 20 de abril, quarta-feira, de forma online, das 19h às 23h; e no sábado, dia 23 de abril, no campus Ijuí, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí

Na última sexta-feira, 25 de março, a Unijuí recebeu dois estudantes para cursos de mestrado, selecionados por meio do Edital para Estrangeiros. Idohou Dagbégnon Kinth Kpehoun vem da República de Benin, na África, para iniciar o curso no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional. Já Gabriela del Mar Perez Villota, da Colômbia, cursa o Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade desde o ano passado, de forma online, e chega a Ijuí para dar sequência ao curso presencialmente.
Eles foram recebidos na Unijuí pelo vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González; pela assessora de Relações Internacionais da Universidade; Vanderléia de Andrade Haiski; pelo coordenador e pela secretária do PPG em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, professor José Antonio Gonzalez da Silva e Luana Filippin da Rosa.
“Para nós, da Unijuí, é uma satisfação enorme receber novos estudantes. Há cerca de quatro anos, estamos neste movimento intenso de internacionalização, atraindo estrangeiros para Ijuí. Primeiro, temos a riqueza do intercâmbio, tanto para quem está chegando quanto para os nossos estudantes, que podem compartilhar experiências sobre outros países, trocando formas de olhar o mundo. Segundo que essa oportunidade nos conecta com instituições de fora, projetando, consequentemente, nossos programas de pós-graduação stricto sensu”, destacou o vice-reitor, professor Fernando Jaime González.
Graduado em Negociação e Comunicação Multimídia, Idohou Dagbégnon Kinth Kpehoun tem uma irmã morando no Brasil, em Brasília, e soube da seleção pelo agora egresso do Mestrado em Desenvolvimento Regional da Unijuí, Marcel Metogbe, também da República de Benin. Na Unijuí, ele vai dar sequência aos estudos em marketing e gestão de mercado.
Formada em Engenharia Ambiental, Gabriela del Mar Perez Villota soube do edital pelo professor da Unijuí, Daniel Cenci. Ela conta que, no último ano, período em que teve aulas online, sentiu falta da interação entre professores e colegas. E que, no início, teve dificuldades com o português - língua que vem se familiarizando aos poucos e que já não é um empecilho para o aprendizado.
Na Unijuí, os estudantes terão aulas presenciais de português e acesso à plataforma de idiomas Altíssia, que permite o aprendizado de até 25 línguas.
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Marta Estela Borgmann, responsável pelo Setor de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional
O acesso ao Ensino Superior tem se tornado cada vez mais democrático, não somente no que se refere aos programas de bolsas e financiamentos. A melhoria da inclusão da Educação Básica faz com que, cada vez mais, jovens com Necessidades Educacionais Especiais (NEEs) ingressam no Ensino Superior. Para facilitar e melhorar a interação e permanência, especialmente dos estudantes, a Unijuí conta com o Setor de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional (SAAI).
O SAAI possui atuação nos quatro campi da Universidade e desenvolve projetos que qualificam e ampliam cada vez mais as ações voltadas à inclusão e acessibilidade, não somente dos acadêmicos, mas também de professores e técnicos administrativos. Para os estudantes, do processo seletivo até a conclusão do Ensino Superior, e aos professores e funcionários, enquanto fizerem parte e permanecerem na instituição. Responsabilidades que vão desde as atividades de ensino, pesquisa e extensão - pilares fundamentais para o conhecimento científico - até a acessibilidade a qualquer tipo de serviço, infraestrutura e informações.
Atualmente, compõem a equipe do SAAI, profissionais das áreas de: Educação Especial e Pedagogia, Psicologia, Serviço Social, instrutor surdo, agente educacional, tradutores e intérpretes de Libras. Eles são os responsáveis por acompanhar as necessidades de estudantes, professores e funcionários que apresentam: transtorno do espectro autista; altas habilidades; surdez; dificuldades e/ou distúrbios de aprendizagem; doenças incapacitantes; estudantes que necessitam de escuta psicológica pontual sobre seu desempenho acadêmico, ou possuem problemas acadêmicos; e também acadêmicos que apresentam indecisões quanto à sua escolha profissional.
“A Universidade como um todo, precisa trabalhar na perspectiva do acolhimento e reconhecimento das diferenças. O nosso setor, de forma prática, implementa e viabiliza estratégias para que a comunidade acadêmica possa responder de forma positiva às dificuldades que apresentam, a partir de suas necessidades e/ou deficiências”, destaca a pedagoga e educadora especial, Marta Estela Borgmann, hoje também responsável pelo SAAI.
Neste semestre, a Unijuí possui, 13 estudantes com algum tipo de deficiência, mas também realiza outros atendimentos e acompanhamentos a acadêmicos com algum transtorno de aprendizagem ou dificuldade de ordem emocional e psicológica. Já entre professores e técnicos administrativos, são quase 50 pessoas. Um compromisso social, que vai além da sala de aula e dos corredores da Universidade, mas que objetiva melhorar a inclusão em toda a sociedade, bem como a realização pessoal e profissional.
Clique aqui e conheça mais sobre o SAAI.

Nesta semana, o coordenador da Unijuí campus Santa Rosa, professor Marcos Paulo Scherer e a professora Gerusa Massuquini Conceição, do curso de Agronomia do campus Ijuí, participaram da Missão Vale do Piracicaba, em São Paulo. As atividades foram propostas pelo Agromove - Mentoria Orientada Visando o Empreendedorismo, iniciativa da Associação Comercial Industrial, Serviços e Agropecuária de Santa Rosa.
O objetivo do Agromove é incentivar um ecossistema empreendedor, na área do agronegócio, na Região Fronteira Noroeste. Por meio de mentorias, o programa auxilia os mentorados a colocarem suas ideias em prática e gerar mais renda e oportunidades para o setor. Entre as atividades propostas pelo programa, a Unijuí foi convidada, juntamente com lideranças empresariais e de cooperativas, para participar da visita ao maior ecossistema de inovação do agronegócio no Brasil, no Vale do Piracicaba. Os 45 participantes conheceram empresas, startups e a Escola Superior de Agricultura da Universidade de São Paulo.
Gerusa destaca pontos importantes vistos durante a viagem e que também já são iniciativas presentes no contexto da Unijuí, como as fortes parcerias com empresas e com o governo, que beneficiam o ensino, a pesquisa e a extensão. “A Unijuí também busca trabalhar cada vez mais nesse aspecto e trazer mais contribuições à comunidade, com isso, fortalece parcerias que contribuem para desenvolvimento regional, especialmente o agronegócio”, destaca a professora do curso de Agronomia.

Estudantes da modalidade Ensino a Distância (EaD) da Unijuí acompanharam nesta quinta-feira, dia 24 de março, uma palestra sobre “Marketing Digital: do clique ao Metaverso”. O evento, realizado de forma online, está disponível no canal da Unijuí no Youtube.
“Esse é um momento importante para debatermos temas que são relevantes nos campos da gestão e da educação, que impactam na sociedade como um todo. Realizamos um levantamento junto aos estudantes do EaD, e alguns da modalidade presencial, para saber quais temáticas consideram importantes, que gostariam de ver em discussões online, que pretendemos realizar ao longo do ano. E o Marketing Digital foi uma das mais votadas”, explicou o coordenador dos cursos EaD, professor Luciano Zamberlan, destacando que os encontros terão o intuito de apresentar diferentes temas e pontos de vista, provocações e situações de aplicação.
Para o bate-papo de ontem foi convidada a professora Márcia Almeida, doutoranda em Comunicação e pesquisadora em Consumo e Culturas Digitais. Ela iniciou sua fala destacando que o marketing segue o mesmo - entendendo desejos e necessidades dos clientes. No entanto, foi necessário adaptá-lo ao ambiente digital. “Hoje nós precisamos transitar nos dois ambientes, online e offline, levando a mesma marca, o mesmo propósito da empresa, fazendo um alinhamento de tudo. Não adianta vender maravilhas no ambiente digital e no físico ser completamente diferente”, destacou a professora, lembrando da importância de acompanhar as transformações do mundo, planejando e pensando novas experiências ao cliente, mantendo-se, assim, com um negócio sustentável.
Para acompanhar a discussão na íntegra, acesse:
Alunos do Ensino Médio ao doutorado foram recepcionados na última quinta-feira para realizar atividades de estudo e pesquisa nos espaços do Museu
Na tarde da última quinta-feira, 24 de março, o Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) recebeu em seus espaços de visitação e pesquisa duas turmas de diferentes níveis educacionais. A Escola Estadual de Ensino Médio Antônio Padilha, com o propósito de conhecer a Exposição Temporária e a de Longa Duração, levou alunos do Ensino Médio para a realização de estudos. Além de conhecer os espaços expositivos, eles também puderam realizar atividades na sala de pesquisa, conhecendo outras tipologias de acervos preservados pelo Madp. A escola foi uma das vencedoras do sorteio de aniversário de 60 anos do Museu no ano passado, e aproveitou os ingressos para levar os estudantes a conhecer e pesquisar na instituição.
Em outro diferente nível educacional, mas nos mesmos ambientes, a turma de Mestrado e Doutorado do Grupo de Pesquisa Biopolítica e Direitos Humanos da Unijuí, coordenado pelo professor Maiquel Wermuth, pôde conhecer os espaços do Museu, ligados à pesquisa e difusão do acervo. A visita ocorreu em participação conjunta com o professor doutor Ivo Canabarro, o qual foi responsável pela visita guiada, que contou com a colaboração da equipe do Madp. Percorrendo os diferentes espaços do Museu, pôde-se apresentar ao grupo de mestrandos e doutorandos os serviços oferecidos no âmbito de pesquisa, e a configuração da Exposição de Longa Duração.
Fazendo parte do atual roteiro de visitação, ambas as turmas puderam conhecer a Exposição Temporária “Mãos que curam: o benzimento em Ijuí'', e também assistir ao documentário produzido, ambos frutos do projeto “Valorização do Patrimônio Imaterial”. Com a presença de Patrícia Franco, responsável pelo desenvolvimento da pesquisa, os alunos puderam participar de uma breve discussão sobre a temática, reforçando, assim, a importância dos espaços que propõem a pesquisa e reflexão, tal como o Madp.

Coaching e Gestão de Pessoas são duas ferramentas extremamente importantes para gerir negócios e alcançar resultados no trabalho. O coaching tem como objetivo final fazer com que o indivíduo se dedique e tenha entusiasmo no cumprimento dos seus objetivos, e a Gestão Pessoal representa um conjunto de estratégias e ações para a administração de colaboradores em uma empresa.
A união desses dois métodos faz com que o ambiente de trabalho se desenvolva tanto no aspecto individual quanto coletivo, gerando engajamento para alcançar os objetivos da melhor forma possível. Um profissional capaz de conectar esses dois aspectos pode ser certificado pela Unijuí.
O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Coaching e Gestão de Pessoas busca estimular nos indivíduos competências pessoais e profissionais, com intuito de realizarem ações nas organizações em que são atuantes. Dessa forma, potencializando suas capacidades na área de gestão de pessoas, tendo como ferramenta principal os ideais de coaching.
As inscrições estão abertas até dia 3 de abril e podem ser realizadas pelo endereço unijui.edu.br/pos. As aulas têm previsão de início em 24 de abril. O curso é composto por 360 horas/aula, para proporcionar aos participantes subsídios para a compreensão do ambiente organizacional, do modelo de gestão de pessoas, das tendências nesta área e, principalmente, o papel do gestor de pessoas contemporâneo.
Acesse a página da especialização, através deste link, para obter mais informações sobre a especialização. Dúvidas podem ser sanadas pelo telefone (55) 3332-0553 ou pelo e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí

O Núcleo de Inovação Pedagógica (NIP) da Unijuí promoveu nesta quinta-feira, 24 de março, um seminário para integrar os representantes dos três setores que estão sob a sua responsabilidade: o Setor de Apoio Pedagógico (SAP), Setor de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional (Saai) e Setor de Educação a Distância e Tecnologias (SEaDT). O evento aconteceu junto ao Centro de Eventos.
Conforme explicou a vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, o NIP surgiu no ano passado, a partir da reestruturação institucional. Os três setores citados já existiam, no entanto, era necessário criar uma forma de mantê-los conectados. “Nós fizemos muitas coisas em cada setor e, muitas vezes, essas ações convergem. Queremos, por meio do Núcleo e deste seminário, concretizar essa conexão. Trocar ideias e pensar como podemos melhorar nossos processos de aprendizagem e estabelecer uma rotina de conversas, que possam refletir positivamente em nosso dia a dia”, destacou a vice-reitora.
Coordenadora do NIP, Mariane Denise Martins destacou que, desde o ano passado, a equipe deseja realizar o seminário e reunir os representantes dos setores para esta conexão. “Embora cada setor tenha a sua especificidade, todos trabalhamos com professores e estudantes. Temos desafios institucionais e temos um grupo de pessoas que pode se articular, pensar e se retroalimentar para produzir coisas novas. Nós ganhamos com o NIP: um núcleo estratégico, que discute e pensa diariamente no processo de ensino e aprendizagem, que é a essência da Universidade”, frisou.
As atividades da tarde foram realizadas a partir do tema “Conectando pessoas para ampliar experiências”.

A equipe da Biblioteca Mario Osorio Marques vai promover, nos próximos dias, capacitações aos estudantes da modalidade Ensino a Distância (EaD) da Unijuí. A primeira acontece na segunda-feira, dia 28 de março, a partir das 19h; e a segunda será no dia 4 de abril, no mesmo horário - ambas com transmissão pelo canal da Unijuí no Youtube.
O “Uso da Biblioteca, bibliotecas virtuais e portal de periódicos Capes” será o tema da segunda-feira. A capacitação será ministrada pela bibliotecária Eunice Passos Flores Schwaste, com mediação do analista do Núcleo de Inovação Pedagógica (NIP), Sandro Dias, e da coordenadora do curso de Letras: Português e Inglês da Unijuí, Taíse Neves Possani.
Já no dia 4, a formação será sobre as Normas ABNT, com a bibliotecária Ginamara de Oliveira Lima e mediação do analista do Núcleo de Inovação Pedagógica (NIP), Sandro Dias, e da coordenadora do curso de Letras: Português e Inglês da Unijuí, Taíse Neves Possani.

O Rizoma Temático desta quinta-feira, 24 de março, tratou sobre um assunto que, desde a disponibilização da vacina, em janeiro de 2021, vem sendo muito discutido. A pauta sobre o direito e o dever de se vacinar vai muito além das crenças e questões individuais, chegando ao campo da saúde pública.
O debate sobre “A coletividade em tempos de vacina: como a sociedade se organiza diante da liberdade de escolha” contou com a presença do secretário municipal de saúde de Ijuí e professor do curso de Fisioterapia da Unijuí, Marcio Junior Strassburger; a presidente da 23ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, Maria Cristina Lucion; e do professor do curso de Direito da Unijuí, Paulo Scherer.
De acordo com o secretário da SMS, apesar de parte da população acreditar que o pior já passou, existe o receio de que a pandemia avance novamente. “Há uma desconfiança da sociedade a respeito desse arrefecimento da pandemia. É uma questão que a gente percebe pelas próprias pessoas, porque possuímos um decreto facultando o uso da máscara, mas quando saímos às ruas vemos uma boa parcela da população utilizando-a”, afirma Strassburguer.
Por se tratar do bem-estar coletivo e da liberdade de escolha surgem, naturalmente, discussões acerca da vacina, principalmente em relação às decisões tomadas pelo indivíduo, mesmo que o Estado garanta, a partir da Constituição Federal, direito à saúde a todos os habitantes. “Diante disso, é importante ressaltar que a resistência da população quanto às ordens sanitárias não são recentes, mas com o tempo percebe-se que a vacina e as ações que promovem a higiene são as corretas”, comenta Maria Cristina.
Outro cenário analisado pelos convidados foi o aspecto jurídico, observado diariamente pelos especialistas do Direito do Trabalho, envolvendo a saúde do funcionário e de seus próprios colegas. “A pandemia reclassificou as nossas condições de trabalho. Dentro disso, os próprios direitos estão sendo construídos a partir dessa nova realidade. Dessa forma, algumas perguntas afloram, como: ‘O empregador pode exigir que o empregado se vacine?’”, exemplifica Scherer.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí
Confira o Rizoma na íntegra:
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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