
Entre os dias 7 e 10 de abril, acontecerá a AUD Week–Semana de Arquitetura e Urbanismo, Design e Design Digital da Unijuí. O evento é destinado a estudantes, egressos e professores das áreas de Arquitetura e Urbanismo, Design e Tecnólogo em Design Digital, com o objetivo de promover a troca de experiências e o fortalecimento do aprendizado acadêmico e profissional.
Com início dia 7 de março, às 19h30, o evento contará com a palestra “Pedras que Contam Histórias: Exposição e Palestra sobre Mármores e Granitos” conduzida pelo arquiteto, urbanista e designer computacional, Leonardo Gindri. A primeira noite de evento será via Google Meet.
Confira a programação dos dias 8, 9, 10 e 11 de abril
8 de abril, terça-feira.
O Poder do Design: Comunicar, Inspirar, Transformar
Jainel Félix Jung Designer / Especializado em Branding - Diretor de Projetos - Agencia Jung.
Elisa Helena Lorencet e João Paulo Bersch Formada há 12 anos pela UCS, com pós graduação pela PUCRS em arquitetura da cidade. Gerente a 6 anos da Sorel (17 anos de mercado) e Gerente Comercial da JBC STONES Importadora.
09 de abril, quarta-feira
Oficina: Posicionamento profissional nas redes sociais
Amanda Newinski Wendt Estudante do curso de Design
Vinicius Leonardo Figur Aluno 9º semestre curso de Arquitetura e Urbanismo Obs.: Levar notebook com Sketchup.
Mateus Veronese Corrêa da Silva Professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo - Obs.: Levar notebook com ArchiCAD instalado.
Laíze Moraes Inácio Paisagismo e Design Biofílico, Especialista em Arq. da Paisagem e Mestranda em Sistemas Ambientais
10 de abril, quinta-feira
Ingresso individual 10 reais por pessoa, os participantes devem se dirigir até o local da visita.
Amanda Newinski Wendt Estudante do curso de Design
Renan Tamiozzo Egresso do curso de design, formado em 2017, atualmente trabalha no ramo de serigrafia.
Rafael de Siqueira Fischer Designer Gráfico (Unijuí), Especialista em Design Editorial (NESPE) e Mestre em Patrimônio Cultural (PPGPC/UFSM)
Mateus Veronese Corrêa da Silva Professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo Obs.: Levar o notebook com ArchiCAD
11 de abril, sexta-feira
Para inscrições e mais informações, acesse unijui.edu.br/eventos.

O reitor da Unijuí, professor Dieter Rugard Siedenberg, o vice-reitor de Pó-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Knebel Baggio, e o coordenador do campus Panambi, professor Paulo César Mayer, realizaram uma visita cortesia ao prefeito Gustavo Cavalheiro e ao vice, Alcindo Scholten Chamaco.
A proposta do encontro foi apresentar aos gestores os planos e projetos da Universidade para os próximos anos e conhecer os projetos da Prefeitura de Panambi. A visita também teve o objetivo de aproximar relações e discutir a possibilidade de ofertar cursos de pós-graduação em conjunto com a Prefeitura, entre outras articulações.
No encontro, também foram apresentadas as propostas do campus Panambi e dos cursos para o ano e possíveis parcerias.

Na última quinta-feira, 27 de março, aconteceu no Centro de Eventos da Unijuí a formação para professores, coordenadores e diretores de escolas inscritas no projeto “O que é possível dizer em 280 caracteres? A arte da escrita literária em rede através da Twitteratura", promovido pela Rádio Unijuí FM e curso de Letras da Unijuí, por meio de financiamento do Ministério da Cultura, Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul e Lei Paulo Gustavo.
A formação iniciou com diálogos sobre Gêneros Literários e Digitais, com a coordenadora e professora dos cursos de Letras (Português/Inglês), Pedagogia e História da Unijuí, Taíse Possani. Os professores também participaram da oficina sobre literatura fantástica e microtextos, com orientações sobre como conduzir as atividades em sala de aula, ministrada pelo escritor, professor de Literatura, diretor da Editora e coordenador do ORC Studio Laboratório de Economia Criativa da UFSM, Enéias Tavares.
A primeira etapa do projeto contou com a presença de representantes de 25 escolas públicas e privadas de Ijuí e de municípios de abrangência da 36ª Coordenadoria Regional de Educação, parceira dos proponentes. Cada escola participante recebeu a doação de um kit de livros pedagógicos e literários sobre letramentos, mídias, linguagens, TICs e os desafios da leitura e escrita na era digital, para auxiliar na produção dos textos.
A diretora da Unijuí FM, Claudia Bohrer, destacou que formações de professores integram projetos da Rádio Unijuí FM desde 2019, quando ocorreram atividades voltadas à cultura e ao folclore.“Estamos inseridos em um ambiente universitário, somos uma rádio educativa, é importante promover projetos como esse, com o intuito de propor metodologias e discussões diferentes nas escolas e comunidade”.
O Concurso de Twitteratura da Rádio Unijuí FM e Unijuí, além de prever esta etapa escolar, também abre inscrições de microtextos para a categoria comunidade, aberta ao público regional, não havendo restrição quanto à idade, local, raça, classe ou gênero.
Serão selecionados 140 microtextos da categoria escolar e outros 140 da comunidade, para a publicação de um livro registrado junto à Biblioteca Nacional, e que será lançado gratuitamente em evento marcado para o mês de junho. A última etapa do projeto consiste em transformar todo este conteúdo em um audiolivro, que será veiculado na programação da Rádio Unijuí FM, podendo ser produzido nas vozes de seus autores.
O projeto está sendo realizado com recursos da Lei Complementar nº 195/2022, por meio de edital do Ministério da Cultura e a Secretaria da Cultura do Estado.
As inscrições estão abertas até o dia 09 de maio, na plataforma da Universidade: https://unijui.apprbs.com.br/concursotwitteratura/.
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A Unijuí está com inscrições abertas para o curso de qualificação profissional de PróDESBRI - Tipos, Técnicas e Práticas de Desbridamento de Feridas. As inscrições encerram no próximo domingo, 6 de abril, e podem ser feitas pelo site unijui.edu.br/educacao-continuada.
O curso de PróDESBRI traz tipos, técnicas e práticas de desbridamento de feridas, e foi cuidadosamente planejado para proporcionar uma compreensão abrangente e prática sobre o desbridamento de feridas, procedimento essencial no manejo de feridas complexas e crônicas.
O curso é destinado a acadêmicos do curso de Enfermagem ou enfermeiros formados. As aulas serão feitas presencialmente, no campus Ijuí, entre os dias 25 e 26 de abril. Mais informações sobre este ou outros cursos de qualificação podem ser acessadas no site da Unijuí.
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O Setor de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional (Saai) da Unijuí promoveu, na noite desta quarta-feira, 2 de abril, a palestra “Adultos no Espectro Autista: inclusão no Ensino Superior”. O evento, realizado no Salão de Atos da Universidade, fez parte da programação da Semana Municipal de Conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA), que teve início na última terça-feira e seguirá até o sábado, dia 5.
A palestra teve o objetivo de discutir os desafios enfrentados por adultos autistas na Educação Superior, a partir da análise de estratégias de apoio e inclusão nos diferentes contextos sociais e profissionais. “A partir das políticas públicas e de todo o avanço que temos visto na formação da Educação Básica, percebemos que esse debate vem, obviamente, para a universidade e para outros espaços que se relacionam com as pessoas adultas no TEA. Precisamos pensar no processo de avaliação, no diagnóstico, e acredito que, enquanto universidade, precisamos acelerar o processo de inclusão”, destacou a professora Marta Estela Borgmann, responsável pelo Saai e mediadora da palestra.
A Unijuí, segundo Marta, conta com 17 estudantes com autismo e, portanto, o debate é uma oportunidade para promover maior conscientização sobre as habilidades e os potenciais dessas pessoas, além de refletir sobre como podemos colaborar para um ambiente mais inclusivo e acessível para todos.
Participaram da discussão a fonoaudióloga, mestre e professora do curso de Fonoaudiologia, Vanessa Deuschle Araújo; a psicóloga e analista de comportamento, Patrícia Soares; a neuropsicopedagoga clínica, Julia Amanda Herter; o médico neurologista e professor do curso de Medicina da Unijuí, Gilmar da Silva; e a acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo, Heloisa Renata Zientarski, que compartilhou sua experiência como pessoa com TEA.
Ainda no Salão de Atos, na tarde desta quinta-feira, às 13h30, foi realizada a palestra “Além da infância: o diagnóstico e os desafios do TEA na vida adulta”. À frente da discussão, estiveram a neuropsicóloga Márcia Baiocchi Amaral, a psiquiatra Camila Eickhoff, servidoras da Secretaria Municipal de Saúde e integrantes do CRRTEA Ijuí. Também, o psicólogo Everton Dalmolin ministrou a palestra “Manejo de comportamento no TEA”.
A programação da Semana Municipal terá sequência nesta sexta-feira, dia 4, às 9h30, com a inauguração da sede da TEAmor - Associação dos Familiares, Amigos e Autistas de Ijuí, localizada na Rua Guilherme Timm, nº 200, esquina com a Rua Professor Waldir Busmann.
Para encerrar, no dia 5, às 9h, haverá mateada, brinquedos, apresentações e Escolinha de Trânsito na Estação Cultura.

A Semana Acadêmica Integrada da Unijuí campus Santa Rosa acontecerá entre os dias 7 e 11 de abril, oferecendo uma programação diversificada e acessível aos acadêmicos e à comunidade em geral. O evento será gratuito, viabilizado pelo Fundo Estudantil (FAAE), uma novidade deste ano que fortalece a qualidade e a inclusão nas atividades acadêmicas.
Com uma série de palestras ministradas por especialistas de diversas áreas e atividades artísticas, culturais e externas, a Semana Acadêmica propõe um aprendizado diferenciado e mais próximo das demandas contemporâneas. Além disso, alguns dias contarão com coffee break, proporcionando um momento de interação e troca de experiências entre os participantes.
A Presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE Paulo Freire), Verônica Tewes Lunkes, ressalta que a programação deste ano reforça o compromisso com a formação integral dos alunos. “A Semana Acadêmica é um espaço para ir além da sala de aula, unindo teoria e prática em um ambiente dinâmico, onde os estudantes podem se conectar, trocar experiências e se preparar melhor para o futuro profissional”, destaca Verônica.
Já o Secretário Geral do DCE, Mateus Alves Corrêa, enfatiza a importância da integração e das novidades implementadas. “Nosso objetivo foi criar uma programação que realmente envolvesse os estudantes e a comunidade, trazendo temas atuais e novas formas de aprendizado. As atividades externas e culturais são um grande diferencial desta edição, proporcionando momentos únicos de conhecimento e troca de experiências”, afirma Mateus.
Além de toda a experiência acadêmica e cultural, os alunos poderão validar sua participação para horas complementares através do Cartão do Estudante, um recurso disponibilizado pela Unijuí que fortalece o sentimento de pertencimento e engajamento na vida universitária. A programação completa pode ser acessada através do link.

Com a proposta de avaliar habilidades e conteúdos em língua estrangeira, necessários ao cumprimento das atividades de ensino e pesquisa no âmbito de cursos de pós-graduação stricto sensu, a Unijuí oferta a realização da prova de proficiência em leitura em Língua Espanhola.
As inscrições encerram no próximo domingo, dia 6 de abril, e a prova será aplicada no dia 11 de abril, das 18h30 às 21h, nos campi de Ijuí, Três Passos, Panambi e Santa Rosa, além da cidade de Balsas, no Maranhão. A prova é destinada a acadêmicos de graduação e pós-graduação, pesquisadores e demais interessados em leitura em língua espanhola.
Para fazer a inscrição e buscar mais informações sobre a prova basta acessar o site da Educação Continuada.
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No último dia 24 de março, foi concluída a formação interna "Comunicação Inclusiva para Pessoas com Deficiência Visual", voltada para colaboradores do Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) e de diferentes setores da Unijuí, como a Assessoria de Marketing, o Núcleo de Prospecção e Captação Estudantil e a Rádio Unijuí FM. O objetivo da iniciativa foi qualificar a comunicação institucional, garantindo mais acessibilidade e inclusão nas ações e atendimentos do Museu e da Universidade.
A capacitação faz parte das metas e contrapartidas do projeto "Saberes e Sabores: Memórias Alimentares Tradicionais de Comunidades do Noroeste do Rio Grande do Sul", proposto pela Associação de Amigos do Museu Antropológico Diretor Pestana. O projeto é realizado com recursos da Lei Complementar nº 195/2022, por meio do Ministério da Cultura e pela Secretaria da Cultura do Estado.
Uma das ministrantes do curso foi Camila Blocker, pedagoga com pós-graduação em Educação Especial e profissional da área de acessibilidade. Deficiente visual, Camila compartilhou suas experiências e destacou a importância da disseminação de informações corretas sobre a inclusão:
"Nosso objetivo foi compartilhar informações para ajudar as pessoas com deficiência e mostrar como auxiliá-las no dia a dia. Muitas vezes, a falta de conhecimento impede a inclusão, não por preconceito, mas porque a informação correta não chega a todos. Também buscamos estimular a empatia, ajudando os participantes a se colocarem no lugar das pessoas com deficiência e a refletirem sobre os desafios e obstáculos enfrentados diariamente."
Evelin Ramos da Rosa, colaboradora da Rádio Unijuí FM e participante da formação, ressaltou como o curso ampliou sua compreensão sobre comunicação acessível. "Esse momento foi muito importante para quem trabalha com redes sociais e comunicação. Muitas vezes, tentamos fazer um conteúdo mais inclusivo, mas sem a experiência prática. A conversa com a Camila nos permitiu perceber pontos que podemos melhorar, não apenas no âmbito profissional, mas também pessoal, tornando-nos mais conscientes e preparados para construir um mundo mais acessível."
Com essa ação, o Madp reforça seu compromisso com a inclusão, promovendo ações que tornam seus espaços e sua comunicação mais acessíveis para todos os públicos.
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Na última terça-feira, 1º, os alunos dos cursos de Fisioterapia, Biomedicina e Farmácia, oferecidos pela Unijuí campus Santa Rosa, vivenciaram a prática acadêmica nos novos laboratórios da área da saúde. Esses cursos, que são novidade no campus, oportunizaram investimentos para a criação de novas infraestruturas, modernas e equipadas. Os novos espaços foram palco de análise microscópica de tecidos e de experimentos como extração do DNA do morango.
A universidade investiu em três laboratórios essenciais para o desenvolvimento dos alunos: o Laboratório de Anatomia e Fisiologia Humana, o Laboratório de Bases Moleculares, Bioquímica e Microbiologia e o Laboratório de Microscopia. Cada um desses espaços foi projetado para atender às necessidades de formação dos estudantes, oferecendo condições adequadas para a realização de experimentos e atividades práticas que complementam a aprendizagem teórica. A instituição pretende expandir ainda mais os investimentos, sempre com foco na excelência do ensino, tanto nas atividades teóricas quanto nas práticas.

Com o objetivo de destacar as transformações históricas, territoriais, laborais e tecnológicas no meio rural, será realizada a exposição "Transformações no Campo" pelo Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp). A iniciativa busca valorizar a identidade rural de Ijuí e registrar, por meio da fotografia, a realidade atual da zona rural, ampliando o acervo do Museu.
A exposição também terá um caráter educativo, capacitando professores e agentes comunitários para utilizá-la como ferramenta didática, promovendo a educação patrimonial e incentivando práticas interdisciplinares. Além das visitas guiadas ao Museu e a comunidades rurais, serão realizadas atividades educativas, como rodas de conversa, que estimularão a reflexão sobre a importância do patrimônio cultural rural. Para complementar a proposta, será realizado um concurso de redação que incentivará o pensamento crítico e a criatividade dos participantes.
Como parte da pesquisa para a exposição, no dia 24 de março, a equipe do projeto esteve na Vila Floresta, onde realizou entrevistas e registros fotográficos sobre as transformações no campo e a diversidade rural da região.
Um dos entrevistados foi Daniel Coppetti, engenheiro agrônomo de 38 anos, que retornou à propriedade de sua família após quase uma década atuando no mercado. Ele relata as profundas mudanças na agricultura ao longo dos anos, desde um trabalho manual e rudimentar até a introdução de maquinários modernos com tecnologia avançada, como GPS e piloto automático. Apesar das melhorias, ele destaca o desafio da sucessão familiar, uma vez que muitos jovens optam por carreiras fora do meio rural.
O projeto conta com o apoio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), instituída pela Lei nº 14.399/2022, que busca democratizar e universalizar o acesso à cultura no Brasil.

Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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