
Começou, nesta sexta-feira, 8 de novembro, o Hackathon do Agro e da Saúde. O evento é promovido pelo Impulsa Ijuí - ecossistema de inovação local, em parceria com a Unijuí, Criatec, Prefeitura Municipal de Ijuí, ACI, Sebrae e Citi Hub, e tem o objetivo de propor o desenvolvimento de soluções aplicáveis ao Agronegócio e à Saúde, a partir dos desafios de cada segmento na região. Ele segue até a tarde deste sábado, no Centro de Eventos da Unijuí.
Os desafios dentro da temática do agronegócio e saúde foram determinados uma vez que são setores que são fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico da economia local e regional. Nesta tarde, os grupos foram organizados, os quais terão que desenvolver seus projetos com base nos desafios propostos. As apresentações vão acontecer durante o sábado, com o resultado dos melhores projetos divulgados a partir das 16h. As equipes vencedoras irão receber premiações em dinheiro.
Como desafios, as equipes terão que propor soluções para os seguintes problemas: O primeiro, voltado para o setor da Saúde, busca responder a questão “Como transformar a saúde de Ijuí com o uso mais eficiente das informações compartilhadas dos pacientes?”. O segundo pretende responder “Como criar solução de rastreabilidade agrícola que traga mais valor e aumente a adesão do produtor rural?”.
Os desafios foram apresentados por representantes da Cisbra Agroindustrial, pelo presidente do Hospital de Clínicas Ijuí, Douglas Uggeri, e pelo secretário municipal de Saúde de Ijuí, Márcio Strassburger.
“As temáticas são de extrema importância. O Agro e a Saúde passam por processos grandes de transformação, a partir da tecnologia. É uma oportunidade que estamos tendo de colocar os jovens e os participantes em contato com essas possibilidades que se apresentam neste momento”, comenta a coordenadora da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí - Criatec, Maria Odete Palharini, ressaltando que serão feitos muitos esforços daqui para a frente para trabalhar a inovação em ambas as áreas.
Maria Odete também valoriza a realização do Hackathon como uma oportunidade para os participantes. “Viver a experiência é o que dá mais ganho depois dessa vivência. A metodologia aprendida aqui pode ser aplicada em qualquer outro projeto, são métodos ágeis, que esses participantes podem levar para suas vidas e seus negócios”, comenta.
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Durante o mês de outubro, a Unijuí recebeu duas doutorandas em Ciência Educacional da RTU Liepaja, localizada na Letônia. Agnese Laškova e Baiba Birzniece vieram à Instituição para realizar atividades no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC), através do Programa Erasmus+.
Entre os dias 16 e 25 de outubro, elas realizaram um tour pela Unijuí e foram recebidas pelo Escritório de Relações Internacionais (ERI). Realizaram visitas ao Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp); aos estudantes da EFA e do Ruizão; e à biblioteca do IFF Santo Augusto.
As doutorandas também participaram de aulas na disciplina "Education and Technology from a socio-cultural perspective", ministrada pela professora doutora Fabiana Diniz Kurtz da Silva no PPGEC; e ministraram as palestras “Leitura e formação no Ensino Médio” e “Biblioteca escolar: desafios do nosso tempo”. Elas fizeram parte, também, do seminário para estudantes do curso de Letras, vinculados ao Programa Professor do Amanhã, com o tema “O papel da leitura em língua estrangeira na formação de professores de línguas".
A vinda das doutorandas é fruto da cooperação internacional entre a RTU Liepaja e a Unijuí, que viabilizou, em fevereiro deste ano, a visita da professora Fabiana à RTU Liepaja. O convênio possibilita a ida de docentes e discentes da Unijuí para o período de mobilidade. Neste semestre, inclusive, há dois estudantes de graduação em Liepaja: Fernanda Krindges, do curso de Letras, e Bernardo Engelmann, do curso de Engenharia de Software, ambos com financiamento da bolsa Erasmus+.

O Diretório Acadêmico Estudantil (DCE) do campus Santa Rosa da Unijuí vai promover, na próxima semana, os Jogos Universitários 2024. A atividade vai envolver estudantes dos cursos de Santa Rosa e será realizada nos dias 11 e 12 de novembro, no ginásio do Sest Senat, das 19h às 22h. As competições terão entrada gratuita para toda a comunidade do município e da região.
Os Jogos Universitários 2024 do campus Santa Rosa terão as disputas das modalidades de Futsal Masculino e Feminino, Vôlei Misto e Truco em Duplas. Serão mais de 15 equipes disputando as competições em cada noite.

Ocorreu nesta quarta-feira, 6 de novembro, a premiação do Concurso Literário realizado pela Rádio Unijuí FM em parceria com o curso de Letras: Português e Inglês, da Unijuí. O evento foi realizado no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, onde mais de 200 alunos e professores do Ensino Fundamental de escolas de Ijuí e região estiveram presentes.
Neste ano, o concurso contou com a temática “Meio Ambiente: 50 anos de passado e de futuro”, homenageando a Associação Ijuiense de Proteção ao Ambiente Natural (Aipan), que celebrou recentemente 50 anos de atuação. A proposta do concurso girou em torno da personagem “Aipanzinha”, criada especialmente para esta edição do evento, que convidava o estudante a escrever um conto resgatando o passado, projetando o futuro e refletindo sobre o meio ambiente.
Para a cerimônia, a “Aipanzinha”ganhou vida, sendo interpretada pela Cia Cadagy - Corpo e Movimento, da Unijuí, recepcionando os convidados. Após a premiação, os alunos e professores participaram de oficinas de comunicação que abordaram conhecimento sobre radiojornalismo, roteiro e efeitos sonoros, locução e edição de áudio, propaganda e criatividade, vídeos, redes sociais, podcasts, entre outros.
A vice-reitora de Graduação da Unijuí, professora Bruna Comparsi, reforçou o compromisso da Rádio Unijuí FM e da Universidade com os estudantes da Educação Básica no que se refere à pesquisa, leitura e escrita. “Este evento marca a história da própria Rádio, do curso de Letras e da Biblioteca Mário Osório Marques. E é com alegria que recebemos estes jovens conectados com a temática ambiental com protagonismo e criatividade”, destacou.
A premiação foi financiada com recursos oriundos do edital de Chamamento Público nº 004/2023, do Município de Ijuí, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O projeto também tem o apoio da Secretaria Municipal de Educação, 36ª Coordenadoria Regional de Educação, Yázigi Ijuí, Unimed Noroeste RS, Fonte da Ilha e Unijuí.
Entre os prêmios estão: Para o 1º lugar, um Tablet Kindle - leitor de livros; 2º lugar, uma Alexa Echodot; e para o 3º colocado, um Relógio Smart Watch. Todos os dez selecionados ainda foram agraciados com um fone de ouvido bluetooth, troféu, certificado e kit dos apoiadores. Os textos também serão transformados em radionovelas, a serem veiculados na programação da emissora.
Confira os vencedores do Concurso Literário 2024:
1º lugar
Conto: Eu vejo por cima da árvore…
Aluno: Mariane Dias Jesus
Escola: Escola Municipal Fundamental Tomé de Souza
Ano: 9º ano
Professora Orientadora: Carla Riethmüller Haas
2º lugar
Conto: Futuro em suas mãos
Aluno: Ana Júlia Sebastiany de Souza
Escola: Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA)
Ano: 9º ano
Professor Orientador: Leandro Renner de Moura
3º lugar
Conto: Um sonho, uma batalha, uma vitória: a realidade.
Aluno: Bernardo Bandeira Avi
Escola: Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA)
Ano: 6º ano
Professora Orientadora: Rosana Silva Barros
4º lugar
Conto: A protetora
Aluno: Danielle Vitória Schmidt de Moraes
Escola: Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil
Ano: 8º ano
Professora Orientadora: Leila Aparecida de Ataides
5º lugar
Conto: Não é preciso voltar ao passado para fazer a diferença ou apagar nossos erros, o planeta precisa de nós!
Aluno: Júlia Cocenski Lauxen
Escola: Escola Municipal Fundamental Tomé de Souza
Ano: 9º ano
Professora Orientadora: Carla Riethmüller Haas
6º Lugar
Conto: A Fonte da Vida
Aluno: Rafaela Honisch Sperotto
Escola: Colégio Estadual Comendador Soares de Barros / Ajuricaba
Ano: 9º Ano
Professora Orientadora: Maristela Sisti Stephanini
7º Lugar
Conto: Lembrança e Esperança…
Aluno: Ágatha Gabriely Lopes da Rosa
Escola: Escola Municipal Fundamental João Goulart
Ano: 9º Ano
Professora Orientadora: Carla Riethmüller Haas
8º Lugar
Conto: O Século das Mudanças
Aluno: Otávio El Ammar
Escola: Colégio Evangélico Augusto Pestana
Ano: 8º Ano
Professora Orientadora: Bianca Terra
9º Lugar
Conto: Olhando para o Futuro…
Aluno: Maria Luisa Rocha Schröer
Escola: Colégio Sagrado Coração de Jesus
Ano: 8º Ano
Professora Orientadora: Cláudia Giovana Ferreira da Silva
10º Lugar
Conto: Aipanzinha e o Coração da Floresta
Aluno: Isabelli da Silva Eneas
Escola: Escola Estadual de Ensino Médio São Geraldo
Ano: 9º Ano
Professora Orientadora: Giovana Agertt

A Unijuí finalizou em outubro a terceira etapa do “Estudo de biomarcadores de efeitos através das alterações de proteínas exossomas plasmáticas e da epigenética em expostos ocupacionais a agentes químicos”, executado pelo Projeto de Pesquisa em Plantas Medicinais e Medicamentos da Unijuí (Plamedic), em parceria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e apoio da Prefeitura Municipal de Ijuí.
A pesquisa busca investigar a saúde dos agricultores que têm contato recorrente com agrotóxicos em suas atividades. A terceira e última etapa ocorreu no dia 9 de outubro, onde 50 pessoas foram submetidas a entrevistas, coleta de sangue, urina e saliva. Com isso, 180 agricultores participaram ao todo da pesquisa.
Segundo a coordenadora do Plamedic, professora Christiane Collet, a realização do estudo foi positiva. “As etapas da pesquisa foram bastante satisfatórias, no contexto onde conseguimos aprimorar algumas técnicas analíticas. Também foi positiva a aceitação dos agricultores em participar e a satisfação que eles demonstraram ter em fazer parte do estudo. Além disso, é muito importante a relação entre as universidades e patrocínio que possibilitaram o desenvolvimento de uma pesquisa mais completa que trará um resultado mais resolutivo”, explicou.
Com relação aos próximos passos da pesquisa, a professora destaca que serão analisados os dados, retorno aos agricultores com os resultados e por fim, a divulgação das informações.


Os candidatos que prestaram o processo seletivo e foram classificados no Vestibular de Verão 2025 da Unijuí já podem efetuar suas matrículas. As matrículas iniciaram na segunda-feira, 4 de novembro, e vão se estender até o dia 28 de fevereiro de 2025. Elas podem ser feitas nas modalidades on-line e presencial pelo próprio candidato e/ou representante legal.
Para efetuar a matrícula, os candidatos precisam acessar a sua inscrição no site do Vestibular, usando o mesmo CPF e senha cadastrados anteriormente. Aqueles que optaram por fazer de forma on-line devem encaminhar os documentos exigidos em até dois dias após o resultado da classificação. O mesmo prazo vale para os aprovados que optaram pela matrícula presencial.
No presencial, o candidato deve se dirigir a uma das unidades da Central de Atendimento ao Estudante, em um dos quatro campi, com a documentação necessária. Em Ijuí, a Central de Atendimento está localizada no prédio 60, da Biblioteca Mario Osorio Marques, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h30 às 21h. Em Santa Rosa, a CAE funciona das 13h30 às 21h, no Bloco C. Já no campus de Panambi, o atendimento ocorre das 16h às 21h, assim como no Campus de Três Passos.
Os documentos necessários para matrícula são: Histórico do Ensino Médio com Certificado de Conclusão; Caso o candidato ainda não tenha recebido o histórico escolar, no momento da matrícula o estudante deve anexar/entregar atestado que conste a provável conclusão até o dia 17 de fevereiro de 2025, com carimbo e assinatura da escola; Certidão de Nascimento/Casamento/Divórcio; Carteira de Identidade (outro documento equivalente, como CNH, não possui validade); Título Eleitoral; Comprovante de Alistamento Militar ou Certificado de Reservista; e Comprovante de Residência. Para os aprovados menores de 18 anos, é preciso apresentar, também, CPF e e-mail do responsável legal para assinatura do contrato de matrícula online.
Após o recebimento da documentação, os estudantes que fizerem a matrícula receberão por e-mail o boleto de mensalidade e o contrato de matrícula. A assinatura on-line do contrato é a confirmação do ingresso na Unijuí. Mais informações sobre as matrículas podem ser acessadas no Manual do Candidato do Vestibular de Verão 2025.
PARA LEMBRAR
Período de matrículas: 4 de novembro a 28 de fevereiro de 2025;
Onde: de forma on-line, no site do Vestibular, ou presencial na Central de Atendimento ao Estudante dos quatro campi da Unijuí.
Documentação necessária:
- Histórico do Ensino Médio com Certificado de Conclusão;
- Certidão de Nascimento/Casamento/Divórcio;
- Carteira de Identidade (não utilizar CNH ou outro documento equivalente);
- Título Eleitoral;
- Comprovante de Alistamento Militar ou Certificado de Reservista;
- Comprovante de Endereço atualizado (não é necessário estar em nome do candidato);
- Para menores de 18 anos: CPF e e-mail do responsável legal, para assinatura do contrato de matrícula

A Unijuí - campus Panambi, em parceria com a Saur Equipamentos, deu início ao curso de capacitação em Inspeção de Soldagem. O curso teve início no mês de outubro e se prolongará até março de 2025, sendo da modalidade de Educação Continuada, com o objetivo de capacitar pessoal para terem competência do processo completo de soldagem, não especificamente executar solda, mas dominar todos os processos que a envolvem. O curso tem 70 horas e teve como base o curso de Formação de Inspetores Nível 2 da FBTS.
O curso é dividido em módulos teóricos e práticos. Na parte teórica, abrande conteúdos como atribuições dos inspetores de soldagem N1 e N2; terminologia da soldagem; simbologia da soldagem e de END’s; processos de soldagem, corte e goivagem; metalurgia da soldagem; entre outros. Já a parte prática acontece nos laboratórios do campus Panambi da Unijuí, com conteúdos sobre acompanhamento de soldagem, de testes de tração e dobramento, solda robotizada, avaliação de soldadores, e outros.
“A Unijuí está comprometida com a formação de pessoas competentes. Segundo nosso conceito, a Universidade foca a educação no conhecimento, habilidade e atitude. Temos a filosofia de que conhecimento deve ser aplicado na vida real e gerar resultado, ou seja, competência, e isso é uma realidade, em especial a partir desta capacitação tão importante”, comenta o diretor do campus Panambi, professor Paulo Cesar Mayer.

Com o objetivo de capacitar os profissionais para atuarem de maneira integrada e efetiva em todas as etapas do cuidado oncológico, desde a promoção e prevenção até os cuidados paliativos, sempre com um enfoque na assistência ao paciente e sua família, a Unijuí está com inscrições abertas para a Especialização em Oncologia.
O curso é destinado a enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeutas, biomédicos, dentistas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, farmacêuticos e nutricionistas. A Pós-Graduação também é capaz de enriquecer a prática assistencial dos profissionais, preparando-os para os desafios complexos da oncologia contemporânea, com uma formação que alia teoria e prática de forma integrada.
A proposta curricular inclui estudos detalhados sobre a epidemiologia do câncer, fisiopatologia das neoplasias, métodos de diagnóstico, classificação e estadiamento das diferentes formas de câncer, além de modalidades terapêuticas, tanto convencionais quanto inovadoras. Além disso, serão abordados temas como suporte ao paciente e à sua família, cuidados paliativos, aspectos éticos e legais do tratamento oncológico e pesquisa em Oncologia.
As inscrições podem ser feitas até o dia 6 de abril de 2025 neste link.
Para mais informações sobre esta e outras especializações, acesse unijui.edu.br/estude/educacao-continuada/mba-e-especializacao ou entre em contato pelo telefone (55) 3332-0553, WhatsApp (55) 99180-6755 ou pelo e-mail estude@unijui.edu.br.

Preparo do Fuá, comida tradicional presente na alimentação do povo Kaingang. Registro da pesquisa de campo realizada na Terra Indígena do Guarita, 17 de setembro de 2024.
A culinária que hoje enriquece as mesas brasileiras carrega, muitas vezes sem que percebamos, a forte influência dos povos indígenas. Alimentos como milho, mandioca, feijão e amendoim, tão presentes em nosso dia a dia, são heranças diretas das práticas agrícolas e alimentares desses povos que, além de cultivarem esses ingredientes, desenvolveram técnicas de preparo e conservação compartilhadas entre gerações.
Com o intuito de registrar e valorizar essas tradições, o Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) deu início a um projeto de pesquisa financiado pela Lei Paulo Gustavo e fomentado pela Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul – SEDAC/RS, por meio do Concurso SEDAC nº 11/2023 – Pesquisa, Registro e Memória. Intitulado "Saberes e Sabores - Memórias alimentares tradicionais de comunidades do Noroeste do RS", o projeto busca documentar e destacar a riqueza das práticas alimentares indígenas da região, promovendo um reencontro com a cultura que moldou grande parte da alimentação contemporânea.
O trabalho de campo teve início na Terra Indígena do Guarita, o maior território indígena do Rio Grande do Sul, que abrange parte dos municípios de Tenente Portela, Redentora e Erval Seco. Com a autorização do Cacique Valdones Joaquim, a equipe de pesquisa visitou diversas áreas da comunidade, guiada por Laisa Sales Ribeiro, integrante do corpo técnico do projeto.
Laisa enfatizou a importância de vivenciar essas tradições diretamente no território: "Nós passamos a manhã visitando o território indígena do Guarita e tivemos a oportunidade de degustar pratos típicos do povo Kaingang. Esse é um momento crucial para o projeto, pois o trabalho parte da prática, não apenas da teoria. Isso fortalece não só o nosso projeto, mas também a cultura indígena, que não é algo do passado, mas está viva e se projetando para o futuro."
Essa imersão no cotidiano das comunidades indígenas, que envolveu visitas a casas e a observação de artesanatos, culminou com a degustação de pratos tradicionais, demonstrando a relevância de integrar a prática à pesquisa acadêmica. O contato direto com os alimentos e as técnicas tradicionais é fundamental para compreender a profundidade e a continuidade dessas práticas culturais.
Ao unir passado, presente e futuro, o projeto vem para ressaltar que a sabedoria alimentar indígena é uma parte viva da nossa cultura. A valorização dessas práticas ancestrais é essencial não só para a preservação das tradições, mas também para promover uma alimentação sustentável e práticas de relação e valorização da natureza.
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Com o intuito de revisar os principais conteúdos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que terá seu primeiro dia de provas neste domingo, 3 de novembro, a Unijuí e o Totem Vestibulares promoveram nesta quinta-feira, 31 de novembro, o Aulão do Enem.
Cerca de 600 estudantes do 3º Ano do Ensino Médio participaram do evento, que contou com a retomada de conteúdos nas áreas de Linguagens, Redação e Humanas, no turno da tarde; e de Matemática e da Natureza, no turno da noite. Para participar, os alunos foram convidados a doar alimentos não perecíveis, que serão posteriormente doados a uma entidade social.
Com 4,3 milhões de inscritos em todo o País, o Enem contará com a aplicação das provas de Redação, Linguagens e Ciências Humanas neste dia 3. No próximo domingo, dia 10 de novembro, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e Matemática.
Os resultados individuais serão divulgados no início de janeiro de 2025, no site do Inep e no aplicativo do Enem. As notas podem ser usadas em processos seletivos do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). Além disso, o desempenho no Enem possibilita o ingresso em universidades de Portugal com acordo junto ao Inep, facilitando o acesso dos estudantes brasileiros ao ensino superior no exterior.
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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