Unijuí seleciona bolsistas para Projetos de Pesquisa - Unijuí

Unijuí seleciona bolsistas para Projetos de Pesquisa

A Unijuí está com inscrições abertas para a seleção de bolsistas para projetos de pesquisa, entre iniciação científica e tecnológica, com vigência para 2023/2024. Os estudantes podem manifestar interesse através do formulário forms.gle/M4ydfPRrUPrtgXcD9. A seleção dos acadêmicos será feita pelos professores até 30 de junho. Caso não seja selecionado neste momento, ele permanecerá fazendo parte do banco de interessados para oportunidades em bolsas de projetos que surgirem futuramente.

Serão disponibilizadas 40 bolsas pela Unijuí, sendo 35 para a iniciação científica e cinco para a iniciação tecnológica. Por parte do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) estão sendo ofertadas 43 bolsas de iniciação científica, 10 de iniciação tecnológica e seis de iniciação científica júnior para o Ensino Médio. A seleção também prevê 15 bolsas de iniciação científica através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs).

A iniciação científica é o primeiro contato do estudante com a pesquisa acadêmica. Nesta modalidade, os estudantes desenvolvem pesquisas aprofundadas sobre os temas do seu curso. Já a iniciação tecnológica conta com possibilita o envolvimento de estudantes em conhecimentos, práticas e metodologias atrelados ao desenvolvimento do pensar tecnológico.

A lista dos professores contemplados com bolsas para a atuação em projetos de pesquisa pode ser conferida neste link, no item 4 - Iniciação Científica e Tecnológica. Já os projetos de pesquisa podem ser conferidos aqui. Para mais informações acerca dos projetos e para tirar dúvidas sobre o processo de seleção, cada interessado pode contatar diretamente o professor coordenador da linha de pesquisa de interesse, ou então a assessoria da vice-reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão pelo e-mail vrpgpe@unijui.edu.br.