Unijuí faz parte de Grupo de Pesquisa junto ao Instituto Cappra - Unijuí

Unijuí faz parte de Grupo de Pesquisa junto ao Instituto Cappra

A partir de um contato realizado pela participação do fundador do Instituto Cappra, Ricardo Cappra, no Salão do Conhecimento 2022, estabeleceu-se um Grupo de Trabalho com alguns professores da Unijuí, em parceria com o Instituto, com objetivo de pesquisar soluções possíveis para alguns cases relacionados à inteligência artificial. “A partir de janeiro deste ano de 2023, foram realizadas reuniões de trabalho e dentre todos os temas possíveis de estudo, recortou-se as implicações éticas do uso da inteligência artificial e tecnologia”, explicou o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González.

Desde então, o Instituto Cappra vem selecionando um conjunto de casos que levam em consideração essa temática, enviando-os ao grupo de estudo estabelecido na Unijuí e coordenador pelo professor Mateus de Oliveira Fornasier. “Tem sido uma experiência interessante do ponto de vista institucional. Não se trata de um projeto de pesquisa nos moldes tradicionais, mas sim, de uma atividade dialogal entre o Instituto e o grupo da Unijuí, formado por professores dos PPGs em Direitos Humanos e Educação, principalmente, e estudantes dos referidos programas. A partir de pautas envolvendo questões éticas no uso da IA selecionadas especialmente pelo Instituto Cappra, os pesquisadores buscam apresentar respostas embasadas no ordenamento jurídico brasileiro e em teorias filosóficas pertinentes”, comenta o professor Mateus.

Ricardo Cappra, fundador do Instituto, fala sobre a parceria entre as instituições."Estamos entusiasmados com nossa parceria com a Unijuí, que representa um marco importante na união entre teoria e prática no Instituto Cappra. Essa colaboração nos permite integrar nossa experiência prática no desenvolvimento de laboratórios de dados, inteligência artificial e tecnologias emergentes com a rica base teórica e filosófica da Unijuí. Acreditamos que essa sinergia entre o conhecimento de mercado do Instituto Cappra e a excelência acadêmica da Unijuí enriquecerá tanto nossa abordagem prática quanto a pesquisa teórica, criando um ecossistema de conhecimento mais robusto e integrado no campo da tecnologia e inovação".

O vice-reitor de  Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, destaca ainda que isso posiciona a Unijuí dentro de um alto padrão de capacidade técnica e pesquisa dentre as Universidades da região. “O Instituto Cappra é um instituto de referência e temos a honra de termos sido escolhidos por Ricardo para integrar um grupo de estudo que permitirá evoluir às discussões a respeito de inteligência artificial e o uso das tecnologias”, conclui.

Para o ano de 2024, espera-se apresentar uma publicação contendo os artigos produzidos pelos professores da Unijuí, resultantes das soluções propostas aos questionamentos apresentados pelo Instituto Cappra.