Unijuí participa em Horizontina do XI Simpósio Iberoamericano de Cooperação para o Desenvolvimento e a Integração Regional - Unijuí

O XI Simpósio Iberoamericano de Cooperação para o Desenvolvimento e a Integração Regional, inicia hoje, 20, no campus Arnoldo Schneider, da Faculdade Horizontina - Fahor. A Unijuí é co-promotora do evento, organizado pela Rede de Cooperação Interuniversitária para o Desenvolvimento e a Integração Regional – RED Cidir, e conta com a participação de estudantes e professores da Instituição no Simpósio.

A 11ª edição do evento acontece até sexta-feira, 23, e tem mais de 100 trabalhos aprovados para defesa, eles abordam temáticas sobre engenharia, tecnologia, inovação, comércio internacional, desenvolvimento e integração regional. A apresentação dos artigos selecionados será online nesta terça-feira, 20. A Unijuí tem estudantes da Graduação e Pós-Graduação Stricto Sensu, participando como co-autores.

Nos dias 21 e 22, serão realizadas palestras, oficinas e visitas técnicas em empresas, para conhecer a inovação desenvolvida na Região Noroeste do Rio Grande do Sul. Na sexta-feira, 23, a programação está reservada para a realização da Assembleia Geral da Rede de Universidades e da Federação Econômica Brasil, Argentina e Paraguai - Febap.

Para o professor doutor Pedro Luís Büttenbender, do curso de Administração e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Unijuí, que já presidiu a Rede entre os anos de 2009 a 2016, o evento é um importante ambiente de socialização e divulgação de resultados de pesquisas. “Este é um espaço de cooperação, interesse institucional e de internacionalização, com robustos resultados que irão avançar para a cooperação com outras Redes de Universidades, como a Organização Universitária Interamericana e a Rede Europeia de Universidades”, explicou o professor.

A Unijuí é uma das Instituições criadoras da Rede que conta com a participação de mais de 20 Universidades de diversos países. Além disso, os professores da Instituição Pedro Luís Büttenbender; Sérgio Luís Allebrandt; e Jorge Oneide Sausen; e os suplentes, Daniel Rubens Censi; Daniel Knebel Baggio; e Ariosto Sparemberger, fazem parte do Comitê Científico Internacional, responsável por avaliar os artigos acadêmicos.

Os dez melhores trabalhos, conforme o comitê, serão publicados em periódico científico no sistema Fast-Track e os trabalhos ranqueados da décima primeira à trigésima posição, serão publicados em livro. Os artigos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios: aderência à temática proposta pelo evento, qualidade teórica da argumentação, redação de caráter científico e cumprimento das normas do evento.

Para conferir a programação completa e mais informações, acesse o site do evento.