Salão do Conhecimento: oportunidade e incentivo à formação de jovens pesquisadores - Unijuí

IV Mostra de Iniciação Científica Júnior traz resultados de projetos constituídos pela parceria entre UNIJUÍ e Escolas de Ensino Médio.

O Salão do Conhecimento não é um espaço apenas para pesquisadores de longa data. Os estudantes de Escolas de Ensino Médio têm espaço garantido na Mostra de Iniciação Científica Júnior, que traz para a Universidade os resultados dos projetos de iniciação científica desenvolvidos pela parceria entre UNIJUÍ e Escolas de Ensino Médio de Ijuí e de Santa Rosa.

Neste ano, 11 alunos de Escolas de Ensino Médio inscreveram seus projetos. Luisa Reverey do Prado Padilha, aluna do Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA), participou pela primeira vez do Salão com o trabalho: “A Influência Sócio-Econômica do Cinema Ijuiense da década de 50 e 60”.

A pesquisa sobre o trabalho começou em 2011 e no ano passado Luisa foi desafiada a participar do Salão do Conhecimento. A jovem de 17 anos aceitou, e nos últimos meses aprofundou o conhecimento sobre o assunto em livros e realizou entrevistas sobre a influência da sétima arte na vida dos moradores de Ijuí. “O tema está em um contexto atual, pensando no mundo pós 2ª Guerra Mundial, a época que o capitalismo iniciou. Hoje em dia observamos frequentemente a influência do cinema no contexto da globalização”, destaca.

Conforme Luisa, o Salão do Conhecimento foi uma experiência nova e única. ‘’A pesquisa para mim não é uma novidade, mas apresentar no meio acadêmico é muito gratificante’’, comenta. A estudante, que pensa em elaborar um projeto de pesquisa sobre o assunto, diz que a sua presença na próxima edição já está confirmada.

Para Josei Fernandes Pereira, professor do Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA) a participação dos alunos iniciantes é satisfatória. “A escola possui um projeto político pedagógico focado na questão da pesquisa. A iniciação científica ocorre desde cedo, e o fato da EFA também ser uma mantida da Fidene, faz com que o estimulo seja ainda mais constante”, afirma.

A Mostra de Iniciação Científica Júnior cresce a cada edição. Através dela a Universidade abre as portas e apoia a formação de jovens pesquisadores desde a educação básica.

Texto Betina Cesa e Amanda Lima

Fotos Betina Cesa

Agência de Notícias do Curso de Comunicação Social da UNIJUÍ – Habilitação Jornalismo.