Redação Científica: “Ciência se faz com liberdade” - Unijuí

Redação Científica: “Ciência se faz com liberdade”

Os resultados de pesquisas complexas são de grande relevância para toda a comunidade. Porém, no momento da redação, ainda são encontradas falhas, que refletem problemas conceituais. Tendo em vista essa problemática, a Unijuí colocou o tema em discussão na noite desta segunda-feira, em palestra sobre Redação Científica com o renomado pesquisador Gilson Volpato. Ele também estará na Unijuí nesta terça e quarta-feira, para ministrar um curso de Redação Científica.

“Por que erramos na Redação Científica?”, o questionamento deu nome e norteou a fala do palestrante. Realizada no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, no Campus Ijuí. Com a participação de estudantes e professores da Universidade, a palestra foi promovida pela Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e pela Unidade de Educação Continuada da Unijuí.

Durante a exposição, Volpato lançou alguns questionamentos aos participantes e apontou alguns fatores que contribuem para os erros de redação científica, dentre eles, citou que os erros decorrem porque queremos regras e protocolos ao invés de conhecimento profundo e também porque preferimos quem faça do que quem nos ensine, dentre outros fatores. “Ciência não se faz por meio de regrinhas, nem por protocolos. Ciência se faz pensando. Ciência se faz com liberdade”, falou.

A programação teve o apoio de todos os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Unijuí: Atenção Integral à Saúde, Educação nas Ciências, Educação Física (Mestrado Profissional em Rede), Desenvolvimento, Direito e Modelagem Matemática.

Mais sobre o palestrante

Gilson Luiz Volpato é biólogo licenciado pela UNESP em 1978. Mestre, Doutor e Pós-Doutor em Israel. É Professor Livre-Docente aposentado do Departamento de Fisiologia, Instituto de Biociências de Botucatu, UNESP. Teve interação científica com pesquisadores de Israel, Inglaterra, Canadá e Estados Unidos.

Seus primeiros cursos foram em 1986 na graduação e em 1988 na pós-graduação. Até hoje, já ministrou mais de mil cursos no Brasil e no exterior. Nesse tema, publicou 12 livros e disponibilizou pela internet 31 artigos e 92 vídeos.

Em 2017 se tornou cofundador e presidente do IGVEC, Instituto Gilson Volpato de Educação Científica, que visa difundir a mentalidade científica para todo o sistema educacional, da pré-escola à universidade, com desdobramento para toda a população.