Projeto analisa a efetividade de programas que visam diminuir a desigualdade social - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Projeto analisa a efetividade de programas que visam diminuir a desigualdade social

A Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí desenvolve o Projeto Popularização da Ciência, com o objetivo de divulgar a produção e ações dos professores e bolsistas de projetos de Pesquisa e Extensão da Universidade. Confira o trabalho do projeto “Justiça Social: os Desafios das Políticas Sociais na Realização das Necessidades Humanas Fundamentais”, em texto da bolsista do curso de Jornalismo, Natália Langer.

               

Imagem: Nações Unidas

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU) o Brasil está entre os cinco países mais desiguais do mundo, um fato preocupante. Tendo em perspectiva este cenário, é desenvolvido o Projeto de Pesquisa “Justiça Social: os Desafios das Políticas Sociais na Realização das Necessidades Humanas Fundamentais”, ligado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direitos Humanos da Unijuí, coordenado pela professora Anna Paula Zeifert, iniciado no primeiro semestre de 2018 e ainda em desenvolvimento, que integra e relaciona áreas em torno desta temática, como a cidadania, a justiça social e os direitos humanos.

Já existem vários programas sociais do governo federal que lutam para tentar mudar o índice da desigualdade no país, para isso, utilizam o Cadastro Único (conjunto de informações sobre as famílias que se encontram em situações de extrema pobreza e miséria), como base para seleção das famílias que tem direito a esses benefícios. Entre esses programas, está o Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica, Água para Todos, além de outros importantes benefícios que auxiliam a população brasileira a ter uma vida digna. Dessa forma, o projeto busca analisar a efetivação desses programas implementados pelo governo e as necessidades humanas mais urgentes, observando a justiça social e respeitando os direitos humanos.

Segundo a professora Anna Paula Zeifert, coordenadora do projeto, em observação sobre a importância da pesquisa, observa: “o projeto analisa fenômenos sociais que se traduzem na desigualdade, na injustiça social, ao lado da ideia de pobreza e de privação de atendimento as necessidades humanas mais urgentes. É um diálogo com a comunidade a respeito dessas reflexões”, salienta.

Considerando a análise da desigualdade, injustiça social, pobreza e a privação do atendimento as necessidades humanas que se encontram muito presentes na realidade nacional e internacional, o projeto vai apresentar à comunidade acadêmica propostas e análises, relacionadas ao cotidiano brasileiro e latino-americano, que afetam todas as pessoas, com um foco principal naquelas que possuem menos condições sociais e econômicas capazes de suprir suas necessidades básicas. Além disso, o projeto será apresentado em eventos de diferentes cidades e estados, segundo a coordenadora, no intuito de refletir junto a diversos públicos sobre a importância de programas que buscam diminuir a desigualdade e proporcionar uma vida digna para as populações.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.