Programa de Melhoramento Genético da Unijuí realiza primeiros dias de campo - Unijuí

Programa de Melhoramento Genético da Unijuí realiza primeiros dias de campo

Nesta sexta-feira, dia 25 de setembro, a Unijuí vai realizar Dia de Campo do Programa de Melhoramento Genético de Plantas Forrageiras e Cobertura de Solo, no IrDER, a Escola Fazenda da Universidade. Com início às 8h30, a Programação contará com a apresentação das estratégias e estágios de desenvolvimento de pesquisa aos parceiros do programa, visitas às espécies em estudo e almoço.

Em razão da pandemia de covid-19, será distribuído álcool em gel aos participantes e realizada constante limpeza nos locais onde ocorrerão as atividades. É obrigatório o uso de máscara. Mais informações no 55 3332-0420 ou pelo e-mail deag@unijui.edu.br.

O Dia de Campo é uma promoção do Departamento de Estudos Agrários da Unijuí, com seus cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e também o Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, a partir de diversas parcerias. Nesta primeira ocasião, será exclusivo as empresas parceiras. Já no o dia 02 de Outubro, será realizado o dia de campo com foco no melhoramento de grãos. Nesta ocasião, será com a empresa parceira Cisbra sobre a cultura da linhaça.

Mais sobre o Programa

O Programa Melhoramento Genético de Plantas, Grãos, Forrageiras e Cobertura de Solo trata-se de um programa que propõe a empresas das áreas trata-se de um programa que propõe a empresas das áreas de sementes, indústrias de leite e carne e cooperativas do agronegócio um acordo de Cooperação Técnica-Científica que tem por objetivo a obtenção de novas cultivares para o melhoramento genético de forrageiras e cobertura de solo. É coordenado pelo professor Dr. Emerson André Pereira, do DEAG.

O melhoramento de plantas é um processo que se desenvolve a longo prazo – dez anos pelo menos para que se produza uma nova cultivar – e, no Brasil, há poucas universidades que possuem programa de melhoramento de plantas, em especial na região Sul. Entre os objetivos específicos do melhoramento genético de plantas destacam-se o aumento da produtividade; a melhoria da qualidade nutricional de alimentos; precocidade; uniformidade; longevidade da lavoura; resistência a adversidades ambientais (clima, solo, etc.); e resistência a doenças e resistência a pragas.