Alunos do Ensino Médio participam de Programa de Bolsas de Iniciação Científica na Unijuí - Unijuí

Após um longo período sem a realização da iniciativa, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) retomou, neste ano, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio (PIBIC-EM). A Unijuí participou da chamada, apresentou sua proposta, e hoje faz parte do programa com seis bolsistas do Ensino Médio, selecionados junto à Escola Técnica Estadual 25 de Julho de Ijuí, parceira da Universidade na iniciativa.

“Nós abrimos um conjunto de grupos de pesquisa na Unijuí, que propõem incluir os alunos do Ensino Médio na produção de trabalhos de iniciação à pesquisa, estando todos eles alinhados às experiências que os professores realizam na escola”, explicou o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González.

Entre os principais objetivos do programa estão o fortalecimento e a disseminação dos conhecimentos científicos e tecnológicos aos estudantes; a inserção dos alunos do Ensino Médio em projetos e grupos de pesquisa nas Instituições de Ensino Superior, facilitando o acesso do estudante à cultura científica; e o incentivo ao despertar da vocação científica e tecnológica entre os jovens.

Durante o período em que estão como bolsistas, os estudantes recebem uma bolsa de estudos no valor de R$ 300 - benefício que anteriormente era de R$ 100. “Alunos que têm vínculo com grupos de pesquisa inspiram outros estudantes a também querer estar na academia. Esse programa é uma ponte que se abre entre o aluno e a universidade”, completou o vice-reitor.

Orientadora no PIBIC-EM, a professora pós-doutora Rosane Teresinha Carvalho Porto complementa que o principal objetivo das bolsas CNPq, seja para os alunos do Ensino Médio ou para graduandos, é despertar nos estudantes a curiosidade e a reflexão crítica a partir da leitura, da investigação, para que, quando estiverem no mestrado, tenham maturidade para compreender a lógica e a formação de serem mestres e depois doutores em suas áreas.

Ao estudante do 2º ano do Ensino Médio que orienta, João Guilherme, a professora Rosane já encaminhou duas atividades: primeiro, solicitou que o bolsista realizasse um levantamento das obras literárias que já leu, tem curiosidade de ler ou são trabalhadas na escola. Depois, solicitou que o estudante fizesse um levantamento sobre o que é trabalho escravo e o que aconteceu em Bento Gonçalves. Recentemente, três trabalhadores procuraram a polícia após fugirem de um alojamento em que eram mantidos contra sua vontade. Uma operação realizada no mesmo dia resgatou mais de 200 pessoas que eram submetidas a trabalho análogo à escravidão durante a colheita da uva.

“Atuo na área de Direito Processual do Trabalho e tenho um projeto de pesquisa, dentro da Universidade, que envolve formas adequadas de resolução de conflitos. Junto à Fapergs, também tenho um subprojeto, com duração de dois anos, que diz respeito aos limites e possibilidades da mediação sanitária, envolvendo demandas judiciais dos trabalhadores do Brasil, Argentina e Chile. E neste projeto, que tem como recorte a mediação sanitária, há de se ressaltar a saúde do trabalhador, categoria vinculada à minha área de atuação e às relações de trabalho”, explicou a professora, lembrando que o estudante, ao mesmo tempo em que está tendo a primeira experiência na pesquisa, também está tendo contato com uma das área do Direito.

“A ideia é que o bolsista desenvolva, junto comigo, um resumo expandido a partir dos livros de literatura que apontou e das pesquisas que fez na internet sobre o trabalho escravo, tema vinculado ao meu projeto maior. Juntos, iremos apresentar o trabalho no 3º Seminário de Políticas Públicas e Acesso à Justiça, que acontecerá no mês de maio”, explicou a professora, lembrando que o estudante também terá o seu auxílio para a apresentação. “O João Guilherme tem se mostrado bastante atento, preocupado, focado em compreender o funcionamento da Universidade e o que é a área da Direito, esse mundo da pesquisa. E isso é muito interessante, muito importante. Ele já entende a importância de não plagiar, de mencionar fontes”, relatou a professora.

Diretora na Escola Técnica 25 de Julho, a professora Mari Terezinha da Rocha Monteiro considera importante a participação dos alunos no programa. “A iniciativa possibilita o contato mais direto com a pesquisa, aproxima os alunos da universidade e eles já vão trabalhando a ideia de continuidade dos estudos. Os pais ficaram muito felizes pela oportunidade dada aos filhos”, afirmou.