Projeto da Unijuí usa tecnologia para promover a inclusão - Unijuí

Projeto da Unijuí usa tecnologia para promover a inclusão

Tornar o mundo um lugar inclusivo parece ainda uma tarefa árdua, mas aos poucos e com boas atitudes é possível facilitar a vida de pessoas com deficiência. Dentro da Universidade, por exemplo, professores e estudantes desenvolvem projetos que promovem a inclusão na comunidade. Um deles é o projeto de extensão Rompendo Barreiras, que tem o objetivo de desenvolver tecnologias para serem usadas na recuperação de pacientes da Unidade de Reabilitação da Unijuí – UNIR e APAE. Para isso, seis estudantes bolsistas dos cursos das áreas das ciências exatas e da saúde projetam novos equipamentos, conforme as necessidades de pessoas com limitações físicas.

Para o professor Jose Paulo Medeiros da Silva, coordenador do projeto, o trabalho tem uma função importante para a formação profissional e cidadã. “O impacto social poderá ser medido a partir da melhoria da qualidade de vida e do atendimento, por meio do desenvolvimento de sistemas e equipamentos adaptados ergonomicamente, mais econômicos e que podem ser desenvolvidos localmente. Além disso, a ideia é propor à comunidade acadêmica mais reflexão a respeito da aplicação de teoria e prática profissional, abordando a temática da inclusão social e fazendo os estudantes pensarem sobre possíveis contribuições de cada área de conhecimento para promover o bem-estar social”, comenta.

O professor explica que o projeto é desenvolvido em cinco fases e ações, são elas: 1) Delimitação do(s) problema(s) por meio da definição dos requisitos e restrições que nortearão o desenvolvimento das tecnologias, contando com pesquisas bibliográfica, documental e de campo; 2) Preparação para intervenção executando as análises sincrônica, diacrônica, estrutural, morfológica, ergonômica e funcional; 3) Desenvolvimento dos produtos e tecnologias; 4) Construção de modelos e protótipos para realização de testes;  5) Interação com equipe da UNIR e APAE para socialização e discussão das soluções propostas.

Segundo Calebe Camargo, estudante do curso de Engenharia Elétrica da Unijuí e integrante do projeto, o aprendizado vai além da aplicação da teoria na prática. “Quando estou no projeto eu não tenho somente um olhar como cidadão, mas também como profissional que serei no futuro. Como eu vou sair para o mercado de trabalho é bom eu ter essa noção profissional”, salienta.

Você também pode fazer a diferença e transformar a sua vida e a de outras pessoas. As inscrições para o Vestibular de Inverno estão abertas até o dia 24 de junho, no Portal da Unijuí. Você escolhe, você faz a diferença.