Na próxima segunda-feira, 2 de junho, será realizada na Unijuí a Semana Acadêmica de Medicina Veterinária. A abertura será compartilhada com o curso de Agronomia, mas, durante a semana, as atividades serão distintas para os cursos.
A cerimônia de abertura acontecerá às 19h30, e terá como palestra “Do Pasto ao Copo: As áreas técnicas que sustentam a produção de leite”, com a gestora da Fazenda San Diego, Sula Viecili Zardin.
Na terça-feira, dia 3, serão realizadas quatro palestras: “Manejo do gato idoso”, com Rochana Rodrigues Fett, às 14h; “DTIUF em Felinos”, com Tobias Fett, às 15h30; “A rotina do bezerro na fazenda leiteira”, com Vagner Kaiser, às 17h30; e “Ortopedia e endopróteses na medicina veterinária”, com Jorge Lopes, às 19h.
A programação segue na quarta-feira, quando serão trabalhados os temas “Propriedade certificada, mercado garantido: sanidade animal como estratégia de valor”, com Cristina Sangoi Hass, às 14h; “Procedimentos cirúrgicos em equinos”, com Rodrigo Cardona, às 15h30; “Odontologia em pets”, com Sabrini Schefer, às 17h30; e “Geração Z: o cirurgião do futuro”, com Daniel Müller, às 17h30.
Na quinta-feira, serão debatidas as temáticas “Neospora em foco: um desafio silencioso na pecuária”, com Davi Dayan Assenheiner, às 14h; “Bem-estar que gera resultados: gado calmo, retorno alto”, com Maria Carolina Narval Araújo, às 15h30; e “Manejo e tratamento de feridas: o que precisamos entender, aprender e mudar?”, com Caroline Soares Ferrari, às 19h.
Para fechar a programação, na sexta-feira, dois assuntos estarão em discussão: “Nutrição de vacas leiteiras: princípios para o aumento da escala de produção”, com Rodrigo Görgen Chaves, às 14h; e “Médico veterinário na área comercial”, às 15h30.
As palestras acontecerão no Auditório do Centro de Saúde Animal da Unijuí. Inscrições podem ser realizadas em unijui.edu.br/eventos.
O ano de 2024 foi de intenso trabalho para o Hospital Veterinário (HV) da Unijuí, que realizou mais de 1.800 consultas e mais de 600 cirurgias. O período, no entanto, também foi marcado por conquistas e pela consolidação de novos serviços.
“O Hospital Veterinário tem como principal objetivo oferecer serviços de excelência, aliados a um atendimento humanizado. Entendemos que, ao cuidar de um animal, também estamos atendendo às expectativas e preocupações de seu tutor. Dessa forma, em 2024, tivemos a consolidação de novos serviços, como quimioterapia e vacinação, implementados em 2023. Além disso, com o propósito de ampliar o acesso aos tutores de baixa renda, realizamos uma campanha de castração de cães e gatos nos meses de janeiro e fevereiro”, explicou a diretora clínica do Hospital Veterinário da Unijuí, professora Gabriele Callegaro Serafini.
Outro destaque de 2024, que repercutirá em 2025, foi a formalização de uma parceria com o Poder Executivo, que possibilitará atendimentos de urgência, emergência e esterilizações de cães e gatos, fortalecendo o compromisso do HV com a saúde animal. Segundo a professora Gabriele, até o final deste ano, serão 1.200 animais castrados por meio dessa parceria, o que também fomentará a prática entre os estudantes do curso de Medicina Veterinária.
“A presença de um hospital veterinário em uma universidade é de extrema importância para a formação dos estudantes de Medicina Veterinária, pois proporciona uma experiência prática fundamental que complementa o aprendizado teórico. Nossa infraestrutura proporciona aos estudantes um aprendizado prático realista, permitindo que eles acompanhem e participem de atendimentos e procedimentos em tempo real, lidando diretamente com casos clínicos, cirúrgicos e meios diagnósticos que os preparam para os desafios do mercado de trabalho”, destaca Gabriele.
Além disso, como complementa a professora, o Hospital Veterinário conta com uma farmácia interna, com a atuação de uma farmacêutica, permitindo aos acadêmicos do curso de Farmácia da instituição a realização de estágios e vivências.
“Com relação à comunidade, o Hospital cumpre uma importante função social ao oferecer serviços de qualidade, contribuindo para a saúde e o bem-estar dos animais e de seus tutores. Por meio de campanhas acessíveis, como castrações e parcerias com instituições públicas, o HV também amplia o acesso aos cuidados veterinários, beneficiando especialmente tutores de baixa renda e promovendo impacto positivo na saúde pública.”
O Hospital Veterinário possui atendimento externo das 8h às 19h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 16h aos sábados. Os atendimentos particulares são realizados por ordem de chegada. No entanto, o HV também oferece consultas por tarifa social, que devem ser agendadas por telefone (3332 0653) ou WhatsApp (3332 0652).
A Unijuí recebe, nesta quarta e quinta-feira, 13 e 14 de novembro, 10 estudantes do curso de Medicina Veterinária da Universidad Autónoma de Encarnación (Unae), do Paraguai, para uma visita técnica ao curso de Medicina Veterinária. A visita ocorre graças ao acordo celebrado entre as duas instituições, Unijuí e Unae, e mantido desde 2018.
O grupo foi recebido no Hospital Veterinário à tarde, por professores e pelo reitor da Unijuí, Dieter Rugard Siedenberg. No auditório, os acadêmicos receberam as boas-vindas e foram brevemente apresentados ao curso de Medicina Veterinária da Unijuí, ao seu Programa de Aprimoramento em Medicina Veterinária e ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade.
“No Hospital Veterinário, os estudantes foram guiados pelos laboratórios de diagnóstico por imagem, de análises clínicas, bloco cirúrgico e patologia. De lá, eles foram apresentados ao campus da Universidade e, depois, participaram de um happy hour. Amanhã, iremos para a Escola Fazenda, onde os alunos vão participar de uma aula prática de clínica de equinos e conhecer a parte da bovinocultura”, destacou a coordenadora do curso de Medicina Veterinária, professora Luciana Mori Viero.
Conforme destaca a professora, a visita do grupo oportuniza uma importante troca de experiências, tanto para os estudantes do Paraguai quanto para os acadêmicos da Unijuí. “As relações só se fortalecem. Muitos alunos nossos querem conhecer a instituição, e possivelmente nós faremos uma viagem para lá. Há também grandes chances destes estudantes retornarem para realizar seus estágios, o Programa de Aprimoramento ou mesmo o mestrado na Unijuí”, completou a coordenadora Luciana.
O curso de Medicina Veterinária da Unijuí deu início, nesta terça-feira, 1º de outubro, ao seu 1º Ciclo de Palestras. A atividade é organizada pelo Centro Acadêmico do curso (Camev) e se estende até esta quinta-feira, 3 de outubro, com ações no campus da Universidade em Ijuí e também no Instituto Regional de Desenvolvimento Rural - IRDeR, a Escola Fazenda da Unijuí.
Conforme destacam os integrantes do Centro Acadêmico, o objetivo do 1º Ciclo de Palestras é de ampliar os conhecimentos e experiências para o cuidado e manejo dos equinos, uma vez que o mercado atual exige uma formação sólida e atualizada, em especial para promover a saúde e um melhor desempenho desses animais.
A palestra de abertura foi conduzida pelo doutor em Medicina Animal: Reprodução Equina, Henrique Löf, que abordou o tema “Biotecnologias aplicadas na raça crioula”. “Espero que todos possam aproveitar para conhecer mais sobre o tema. Também gosto de destacar a importância do empreendedorismo e repassar isso para incentivar esses estudantes a buscarem em suas trajetórias”, salientou.
Nesta quarta-feira, 2 de outubro, às 19h30, será realizada a palestra “Síndrome Cólica: clínica ou cirúrgica”, com o mestre em Clínica e Cirurgia de Equinos, Tiago Arruda. E amanhã, dia 3 de outubro, será realizado o minicurso “Bloqueios Perineurais em Equinos”, a cargo de Jackson Colet, professor do curso de Medicina Veterinária da Unijuí.
Entre os dias 1º e 3 de outubro, o curso de Medicina Veterinária da Unijuí promoverá o seu 1º Ciclo de Palestras. As atividades serão realizadas no campus da Unijuí em Ijuí e também no Instituto Regional de Desenvolvimento Rural - IRDeR, a Escola Fazenda da Universidade.
Ao longo dos três dias, o evento contará com a presença de profissionais renomados, que vão compartilhar conhecimentos e experiências para o cuidado e manejo dos equinos. As palestras abordarão temas como clínica e reprodução, contando também com um minicurso de bloqueios perineurais.
No dia 1º de outubro, às 19h30, no Miniauditório 4, será trabalhado o tema “Biotecnologias aplicadas na raça crioula”, com o doutor em Medicina Animal: Reprodução Equina, Henrique Löf. No dia 2, às 19h30, no Miniauditório 3, será realizada a palestra “Síndrome Cólica: clínica ou cirúrgica”, com o mestre em Clínica e Cirurgia de Equinos, Tiago Arruda. E no dia 3 de outubro, será realizado o minicurso “Bloqueios Perineurais em Equinos”, a cargo de Jackson Colet, professor do curso de Medicina Veterinária da Unijuí.
Entre os dias 1º e 3 de outubro, o curso de Medicina Veterinária da Unijuí promoverá o seu 1º Ciclo de Palestras. As atividades serão realizadas no campus da Unijuí em Ijuí e também no Instituto Regional de Desenvolvimento Rural - IRDeR, a Escola Fazenda da Universidade. Interessados podem se inscrever em unijui.edu.br/eventos.
Ao longo dos três dias, o evento contará com a presença de profissionais renomados, que vão compartilhar conhecimentos e experiências para o cuidado e manejo dos equinos. As palestras abordarão temas como clínica e reprodução, contando também com um minicurso de bloqueios perineurais.
No dia 1º de outubro, às 19h30, no Miniauditório 4, será trabalhado o tema “Biotecnologias aplicadas na raça crioula”, com o doutor em Medicina Animal: Reprodução Equina, Henrique Löf. No dia 2, às 19h30, no Miniauditório 3, será realizada a palestra “Síndrome Cólica: clínica ou cirúrgica”, com o mestre em Clínica e Cirurgia de Equinos, Tiago Arruda.E no dia 3 de outubro, será realizado o minicurso “Bloqueios Perineurais em Equinos”, a cargo de Jackson Colet, professor do curso de Medicina Veterinária da Unijuí.
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.