Integração entre teoria e prática marca roteiro de visitas técnicas do curso de Engenharia Química da Unijuí - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Associar a teoria à prática, potencializando o crescimento acadêmico, é uma das premissas do curso de Engenharia Química da Unijuí. Com esse propósito, professores do curso organizaram visitas técnicas a diferentes empreendimentos, proporcionando aos estudantes a oportunidade de conhecer realidades do mercado de trabalho e, também, visualizar processos e atividades industriais.

As visitas ocorreram no mês de abril, seguindo um circuito previamente planejado. Em todas as empresas, a recepção foi realizada por técnicos e profissionais habilitados, que explicaram os processos e atividades desenvolvidas.

Os professores Joice Viviane de Oliveira e Matias Schadeck Netto acompanharam os estudantes durante todo o roteiro, promovendo a integração entre os conteúdos trabalhados em sala de aula e as práticas observadas nas empresas visitadas.

No dia 24 de abril, pela manhã, o grupo visitou o maior aterro sanitário do Estado, que também é o primeiro a gerar biogás e biometano no Rio Grande do Sul. Localizado em Minas do Leão e pertencente à empresa CRVR – Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos, o local tem capacidade para receber 150 mil toneladas por mês de resíduos sólidos domiciliares. A unidade conta ainda com uma robusta estrutura de produção de biogás, biometano e estação de tratamento de efluentes.

À tarde, os estudantes conheceram a atividade de extração e mineração de carvão mineral, realizada em Butiá. A empresa Copelmi Mineração recebeu o grupo e conduziu os visitantes por todas as unidades, desde a extração — por meio da observação de minas de grande porte em operação — até o armazenamento do produto final. Também foram apresentadas as áreas de gestão de resíduos, tratamento de efluentes, zonas em recuperação ambiental e os depósitos de rejeitos.

No dia 25, a turma esteve na unidade da Tramontina Cutelaria, em Carlos Barbosa, onde são produzidas panelas e utensílios similares. Foi uma grande oportunidade para conhecer o funcionamento de uma empresa de grande porte que utiliza tecnologia de ponta e inteligência artificial em diversas etapas do processo produtivo. A visita foi completa, abrangendo desde a chegada da matéria-prima até a obtenção do produto final.

Para encerrar o roteiro, os acadêmicos visitaram a Vinícola Garibaldi, localizada na Serra Gaúcha. Formada por pequenos produtores cooperados, a vinícola produz sucos, vinhos, espumantes e frisantes. Os estudantes percorreram todo o setor de produção e também conheceram a história da formação da cooperativa.

O roteiro de visitas proporcionou um momento significativo de aprendizado e construção para os estudantes. Estar diante de diferentes atividades, processos, equipamentos e empreendimentos, com suas potencialidades e complexidades, agrega de forma imensurável à formação acadêmica. Além disso, observar as múltiplas oportunidades existentes para os profissionais da Engenharia Química no mercado de trabalho estimula ainda mais a trajetória acadêmica e profissional dos futuros engenheiros.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.