Recém-graduado no curso de Arquitetura e Urbanismo da Unijuí, Rafael Henzel apresentou em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) uma proposta de grande relevância social: a criação de um centro técnico profissionalizante voltado à capacitação de trabalhadores na área da construção civil. Intitulado “Arquitetura de Recomeço: Projeto de um Centro Técnico Profissionalizante para o Município de Ijuí – RS”, o trabalho foi orientado pela professora Paula Weber Prediger.
A ideia do projeto nasceu da própria vivência de Rafael durante a graduação. Ele atuou de forma terceirizada em uma imobiliária, realizando manutenções em imóveis, atividade que exigia conhecimentos técnicos específicos, adquiridos principalmente por meio da prática. “Muito do que aprendi foi na base da curiosidade e da experiência prática. Eu perguntava aos vendedores de lojas de materiais de construção, e notava duas situações distintas: os mais experientes traziam dicas valiosas, enquanto os mais novos sabiam apenas o básico sobre os produtos”, relembra.
Essas experiências, somadas às conversas em sala de aula sobre a necessidade de qualificação técnica, inspiraram o projeto. “Falávamos sobre a importância de capacitar pessoas para a construção civil, desde os serviços pesados até o acabamento. Muitos estão na informalidade ou abandonaram os estudos, e um centro como esse pode oferecer oportunidades de recomeço, inclusive para profissionais que buscam atualização”, destaca o egresso.
Durante a pesquisa, Rafael consultou livros, artigos acadêmicos, blogs e portais especializados. Ele procurou entender não apenas a realidade do trabalhador formal ou informal, mas toda a cadeia produtiva da construção: quem produz, como se transporta, onde armazenar e para quem se constrói. A análise do cenário econômico revelou a estagnação do setor e a dificuldade das construtoras em encontrar mão de obra qualificada, um dos principais entraves à retomada do crescimento.
“Mas, mesmo em tempos de crise, existem vagas. O que falta é o trabalhador buscar qualificação, e para isso é fundamental a criação de novos centros de treinamento, sejam públicos ou privados. Isso aumenta a competitividade, reduz desperdícios e contribui para a sustentabilidade das obras”, avalia Rafael.
O projeto arquitetônico propõe um espaço completo, que vai além das práticas construtivas. Inclui salas de aula, ambientes de apoio psicológico, sala de informática, espaço de primeiros socorros e uma sala de apoio à inserção no mercado de trabalho. Um auditório com praça de alimentação também foi projetado para uso da comunidade e realização de eventos externos.
Do ponto de vista técnico, Rafael buscou soluções sustentáveis e eficientes. O edifício foi projetado acima do solo, com sistema de infiltração zero, laje técnica sustentada por contraventamentos metálicos e orientação que aproveita os ventos predominantes do sudoeste para resfriamento natural. A fachada de pele de vidro com propriedades térmicas contribui para manter o ambiente interno fresco, reduzindo o consumo de energia elétrica.
Agora formado, Rafael quer aplicar seus conhecimentos em projetos que façam a diferença na vida das pessoas.
Transformar um espaço subutilizado em um ambiente de lazer, educação e convivência comunitária. Foi com esse propósito que Carliane Neuhaus, recém-formada no curso de Arquitetura e Urbanismo da Unijuí, desenvolveu seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), intitulado “Requalificação do Horto Municipal Leopoldo Shötinger no Município de Três de Maio-RS”.
A escolha do tema nasceu da percepção do potencial ambiental, urbanístico e social do Horto, que, apesar da sua importância, ainda carece de infraestrutura adequada e de um projeto que valorize suas múltiplas possibilidades de uso. “A ideia da requalificação surgiu como uma oportunidade de transformar o espaço em um ambiente mais acessível, sustentável e socialmente inclusivo, promovendo o lazer para a comunidade”, explica Carliane.
Para embasar sua proposta, Carliane utilizou uma abordagem multidisciplinar, que incluiu pesquisa bibliográfica e documental, análise de estudos de caso de hortos requalificados em outras cidades, além de pesquisa de campo no próprio Horto Leopoldo Shötinger, com levantamento de dados e diagnóstico das condições atuais do local.
“O processo começou com uma revisão teórica sobre a importância dos hortos urbanos e suas funções ambientais e sociais. Depois, identifiquei as deficiências do horto em Três de Maio e, com base em modelos bem-sucedidos, desenvolvi diretrizes para uma proposta focada em inclusão, sustentabilidade e valorização do espaço público”, completa.
O resultado foi um projeto arquitetônico de requalificação que transforma o Horto em um espaço multifuncional, voltado à convivência, ao lazer e à educação ambiental. A proposta inclui melhorias em infraestrutura e acessibilidade, paisagismo sustentável e áreas específicas para atividades educativas e recreativas.
Apaixonada por paisagismo e design de interiores, Carliane agora quer seguir carreira nessas áreas, buscando sempre criar espaços que aliam funcionalidade, estética e bem-estar.
No último mês, o curso de Arquitetura e Urbanismo da Unijuí recebeu uma turma de alunos do Pré 1 B da Escola Municipal Soares de Barros, localizada em Ijuí. A iniciativa, liderada pelo coordenador do curso, professor Igor Norbert Soares, proporcionou às crianças uma experiência de interação com as maquetes produzidas pelos estudantes da graduação.
Durante a visita, o professor Igor explicou de forma didática a finalidade das diferentes maquetes e os variados materiais utilizados em sua construção. Os pequenos visitantes tiveram a oportunidade de observar de perto e tocar as peças.
A atividade buscou despertar a curiosidade das crianças pelo universo da arquitetura, promovendo uma experiência lúdica e educativa. A interação reforça o compromisso do curso em compartilhar conhecimento e aproximar a comunidade acadêmica da sociedade.
“A estrutura como condicionante e configuradora do desenho arquitetônico” foi o tema de palestra para os estudantes de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da Unijuí, realizada na noite desta quinta-feira, no auditório do Dceeng.
Para falar sobre o tema, o convidado da noite foi o professor Gustavo Gabriel González, Adjunto na UNC - Universidade Nacional de Córdoba – Argentina. Ele conversou com os estudantes sobre a estrutura da Universidade e a importância do desenho arquitetônico. Também tratou sobre como esta temática é trabalhada no currículo da UNC.
O curso de Arquitetura e Urbanismo e o curso de Engenharia Civil realizaram uma viagem de estudos para Buenos Aires e La Plata, na Argentina. A viagem aconteceu do dia 20 ao dia 25 de abril. Os estudantes registraram e analisaram monumentos das cidades vistadas. Entre eles:
Buenos Aires
La Plata
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