
Helen Luiza Bledow Rozin
No último semestre, as estudantes do curso de Medicina da Unijuí, Helen Luiza Bledow Rozin e Nathallie dos Santos Appel, tiveram uma experiência única ao realizarem o estágio prático em Clínica Cirúrgica na Universidade do Porto, em Portugal.
Segundo a assessora do Internato de Medicina, Laís Sartor, o Estágio Curricular Eletivo é um dos dez estágios realizados durante o período de internato do curso de Medicina. Ele permite que o acadêmico escolha uma área de formação médica de seu interesse em uma instituição conveniada — nacional ou internacional -, com o objetivo de desenvolver e aprimorar habilidades, competências e atitudes médicas, sempre sob supervisão. Durante o estágio, são trabalhados aspectos técnico-científicos, éticos, humanísticos, sociais e legais da profissão.
Atualmente, a Unijuí mantém convênios com 12 instituições brasileiras, que oferecem estágios em diversas áreas da Medicina, além de parcerias internacionais estabelecidas por meio do Escritório de Relações Internacionais (ERI).
Para a acadêmica Helen, participar do intercâmbio transformou a sua maneira de enxergar o mundo e a Medicina. “Durante esse período no Hospital São João, tive a oportunidade de mergulhar em práticas médicas na área cirúrgica, em um ambiente de excelência. Mais do que isso, vivi uma valiosa troca cultural, fiz novas amizades e criei memórias que levarei para o resto da vida”, ressaltou. Ela destaca que a experiência a ensinou a valorizar ainda mais a diversidade e a importância de se adaptar a novas realidades.
“Cada aprendizado, cada troca e cada desafio contribuíram não apenas para o meu crescimento profissional, mas também para o meu amadurecimento pessoal. Sou profundamente grata ao ERI e à Unijuí pelo suporte e pela oportunidade de vivenciar essa experiência, que foi, sem dúvida, um divisor de águas na minha trajetória”, afirmou.
Para Nathallie, essa foi a experiência mais marcante de sua vida. “Desde o hospital e os preceptores, até os colegas da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, todos foram excepcionais. Foram seis semanas intensas entre ambulatórios e cirurgias no estágio de Clínica Cirúrgica I, que exigiram muito esforço e dedicação, mas que agregaram conhecimentos e aprendizados para toda a vida”, relatou.
A estudante ressalta, ainda, que o intercâmbio foi muito além da Medicina, tornando-se uma jornada de autoconhecimento e amadurecimento. “Posso dizer que voltei com uma versão completamente diferente de mim mesma, com novos sonhos e propósitos, tanto pessoais quanto profissionais. Sou eternamente grata à minha mãe, que me apoiou e encorajou desde o princípio, e à Unijuí, por me proporcionar essa experiência única”, finalizou.
Nathallie dos Santos Appel
