Projeto Integrador propõe soluções para automação de soldagem para a indústria - Unijuí

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Estudantes do 9º módulo do curso de Engenharia Mecânica da Unijuí, do campus Panambi, desenvolveram propostas para automatizar e tornar mais preciso o sistema de soldagem de flanges da Fockink, empresa especializada em soluções industriais, automação e energia. A atividade foi realizada durante o Projeto Integrador Cidades Inteligentes, sob orientação do professor Felipe Tusset, e buscou responder a uma demanda real da indústria, ligando o conhecimento acadêmico à prática profissional. A proposta foi apresentada à turma a partir de uma parceria com o Instituto Agregar.

Segundo o professor Felipe, três fatores foram fundamentais para o sucesso da atividade: a definição ágil do problema já na primeira aula, a participação ativa da empresa - que possibilitou visitas técnicas e esclarecimentos ao longo do semestre - e o uso de diferentes metodologias de investigação e análise. “A visita técnica na empresa motivou ainda mais os estudantes a buscarem as soluções, pois, a partir dela, eles mesmos construíram a visão própria do problema e a responsabilidade de entregar uma solução eficiente e eficaz para o projeto”, disse.

Para os acadêmicos, o desafio foi mais do que propor uma automação: envolveu entender a criticidade da peça, alinhar prioridades e pensar como engenheiros para a vida real. “A flange é uma peça estrutural muito importante, então nossa prioridade foi garantir segurança, qualidade e produtividade. Fizemos brainstorm, levantamos o que era mais relevante para a empresa, simulamos tudo em softwares específicos, validamos que dava até para superar a produtividade esperada, sempre pensando também em custos, que seria um investimento com retorno no longo prazo”, explicou Pedro Henrique Hoerlle, um dos acadêmicos da turma. Ele também destacou que trabalhar em equipe, lidar com opiniões diferentes e apresentar a proposta para profissionais da indústria foram experiências valiosas que levam da teoria para a prática.

Para a Fockink, a experiência foi enriquecedora em diferentes níveis. Representantes da empresa, o analista de Projetos Industriais SR, Adriano Leonardo Schumann, e o supervisor de Engenharia Industrial, Tiago Adriano Menegol, ressaltaram o quanto essa aproximação permite não apenas contribuir para a formação dos acadêmicos — ao desafiá-los a pensar em soluções reais, considerando questões como segurança, ergonomia, custo-benefício e manutenção — como também proporciona à equipe técnica uma nova perspectiva sobre seus próprios processos. “Enxergamos neste projeto uma oportunidade de participar ativamente da formação dos estudantes de Engenharia através da pesquisa sobre um problema real da indústria. Cada proposta incorporou elementos criativos e inovadores alinhados ao desafio proposto. A integração desses elementos representa uma solução viável, tecnicamente exequível e otimizada em termos de custo-benefício”, avaliou Adriano, destacando também a importância da parceria com a universidade para o desenvolvimento conjunto de soluções inovadoras.

Ao final do semestre, seis alternativas diferentes foram apresentadas, cada uma com potencial de ser aplicada individualmente ou combinada em uma única solução. Para os estudantes, o projeto significou muito mais do que aplicar conhecimentos técnicos: exigiu colaboração, pensamento crítico, visão de processo e sensibilidade para criar soluções acessíveis a usuários não especialistas. Para a Fockink, os resultados evidenciaram o valor da parceria com a universidade — que, mesmo dentro dos limites de um semestre letivo, podem gerar propostas concretas, inovadoras e alinhadas com as demandas reais da indústria.


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