
O curso de Fisioterapia da Unijuí promoveu, nesta quarta-feira, 12 de novembro, o IntegraFísio parte 2. O evento, que já é tradicional no curso, foi realizado na Associação dos Funcionários da Fidene (Affi), e teve como objetivo principal integrar estudantes e professores numa gincana divertida.
Conforme explica a coordenadora do curso, a professora Simone Strassburger, esta é uma oportunidade dos estudantes e professores terem um relacionamento fora da sala de aula e dos acadêmicos se conhecerem um pouco melhor. “A ideia é essa mesmo, de integrar e mostrar para os nossos acadêmicos que existem integrações além da sala de aula e que a Universidade também podem proporcionar”, destaca.
De acordo com a docente, algumas das provas envolveram conteúdos da Fisioterapia em si, mas também brincadeiras. Neste ano, o evento foi dividido em duas partes, sendo a primeira realizada em março. Desde então foram realizadas inúmeras ações sociais durante o ano e que encerra com a gincana.
A professora comenta que momentos como este são uma alegria, onde todos se divertem e criam memórias muito boas da sua passagem pela graduação. “Pretendemos manter essa tradição o quanto a gente puder”, reforça Simone, lembrando que algumas estudantes matriculadas que vão ingressar no curso participaram da atividade.

O curso de Fisioterapia da Unijuí promoveu, nesta quinta-feira, 13 de março, o IntegraFisio. Com a proposta de ser uma integração entre os novos estudantes, veteranos e professores do curso, o evento foi realizado no estacionamento do Centro Especializado em Reabilitação Física, Intelectual e Visual (CER III - Unir),
A atividade contou com distribuição de pipoca e algodão-doce aos estudantes, além de um momento de brincadeira e gincana realizada pelos acadêmicos veteranos com os calouros, que foram pintados, se apresentaram e foram recepcionados.
O momento também foi de apresentação dos professores do curso aos estudantes, que desejaram um bom percurso durante a sua formação.

O curso de Fisioterapia da Unijuí promoveu, na última sexta-feira, 29 de novembro, uma comemoração em razão dos 25 anos de criação do curso. Além de celebrar a história, o evento também buscou oferecer um espaço de discussão de temas relacionados à área de atuação do fisioterapeuta entre estudantes, professores e profissionais, propiciando reflexão e atualização.
A atividade, que contou com a participação de estudantes do curso, egressos e professores, teve homenagens, com a apresentação de um vídeo e fotos que contam a história do curso. A coordenadora do curso, professora Simone Zeni Strassburger, destacou a trajetória do curso, as conquistas e o compromisso da formação para a transformação da comunidade. “Celebrar 25 anos é reafirmar o compromisso de seguir renovando, crescendo e qualificando cada vez mais nossos profissionais. Que venham mais desafios, conquistas e mais histórias a contar”, comentou.
Uma das fundadoras do curso de Fisioterapia na Unijuí, professora Heloisa Eickhoff, ressaltou a luta e a caminhada até a consolidação da formação na Unijuí, e as conquistas que vieram a seguir. “Estamos muito felizes. Conquistamos tudo com muito trabalho e construímos muitas coisas. Ver estudantes aqui presentes reforça o quão importante foi criarmos o curso, o que só foi possível pois tivemos um grupo muito engajado que lutou muito por cada espaço que oferecemos agora”, disse.
Reitor da Unijuí, professor Dieter Rugard Siedenberg reforçou a importância da comemoração pelos 25 anos de história do curso de Fisioterapia. “Os 25 anos são uma data exuberante, pois é uma data que se estabelece e permite sonhar com responsabilidade de olhar para frente. Festejar isso significa que nesta trajetória, até agora, foram intensamente vividos. Parabenizo a todos”, concluiu.

Estudantes dos cursos de Fisioterapia da Unijuí e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS) participaram, no último sábado, 23 novembro, da XIII Jornada Gaúcha de Fisioterapia Respiratório, Cardiovascular e Terapia Intensiva, promovida pela Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (Assobrafir). A atividade ocorreu no Hospital de Clínicas Ijuí, com apoio da Unijuí.
Além dos acadêmicos, também participaram professores do curso de Fisioterapia da Universidade Eliane Roseli Winkelmann, Heloisa Eickhoff, Pollyana Windmoller e Fernanda Sartori, que atuam nas áreas de cardiorrespiratória, além de profissionais egressos e estudantes do PPGAIS que atuaram como moderadores ou palestrantes do evento.
Mestrando em Atenção Integral à Saúde e professor do curso de Medicina da Unijuí, o médico pneumologista Carlos Henrique François promoveu uma palestra, onde abordou a temática do tratamento medicamentoso em pacientes exacerbados com Doença Pulmonar Crônica (DPOC). Durante o evento, também foram abordados temas como a ultrassonografia à beira do leito para fisioterapeutas, recursos fisioterapêuticos respiratórios para pacientes pediátricos, reabilitação pulmonar para DPOC, entre outros.
Segundo uma das organizadoras, a professora Eliane Roseli Winkelmann, este foi o primeiro evento feito pela Assobrafir. “Este evento proporcionou reunir nossos estudantes e egressos com representação de fisioterapeutas que atuam nos hospitais do Rio Grande do Sul, com grande ênfase em nossa região. Ficamos muito felizes e com certeza foi um evento que permitiu o fortalecimento da área em nossa região”, destaca.

A Clínica Escola de Fisioterapia da Unijuí é um importante espaço de acesso facilitado à comunidade no atendimento a serviços de fisioterapia cardiovascular, pélvica e neurofuncional, tanto para crianças quanto para adultos, e na área de traumato-ortopedia. Localizado junto ao Complexo 3 da Unijuí Saúde, a Clínica conta com atendimentos feitos por acadêmicos, que são orientados por professores para auxiliar nos diversos casos de reabilitação dos pacientes.
Em 2023, a Clínica Escola de Fisioterapia prestou um total de 1.735 atendimentos à comunidade nas diferentes áreas de estágio. Ao todo, 140 pessoas foram atendidas. As principais demandas foram em atendimentos voltados à fisioterapia em traumato-ortopedia (casos de lombalgias, pré e pós operatórios, lesões no esporte, lesões ocupacionais, amputações), na fisioterapia pélvica (incontinência urinária, gestantes e puérperas) e na fisioterapia cardiovascular e respiratória (cardiopatias e doenças respiratórias).
De acordo com a coordenadora do curso de Fisioterapia, professora Simone Zeni Strassburger, os atendimentos prestados pela Clínica são de grande importância, pois garante o acesso da comunidade. “É um acesso facilitado para um serviço vinculado à fisioterapia atualizada e que tem supervisão direta de professores especializados em suas áreas de atuação, garantindo um atendimento completo aos pacientes”, comenta.
Como avanços, a Clínica em 2023 ampliou os atendimentos nos casos de pós-operatório imediato na área de traumatologia. Também foi adquirido um aparelho de laser de última geração, que auxilia e acelera o processo de cicatrização e reparo dos tecidos lesados, o qual é usado em complicações de ferida operatória de todos os tipos, inclusive nas cesarianas.
A participação acadêmica, conforme a coordenadora, é um ganho importante para a formação dos profissionais, que passam a ter contato direto com a prática. “É um espaço que proporciona aos alunos vivências de casos clínicos variados e diferentes durante sua formação. É uma oportunidade deles trocarem experiências com os profissionais e expandir o conhecimento. Buscamos para este ano a ampliação dos serviços.”, destaca.
Para acessar os serviços prestados pela Clínica Escola de Fisioterapia, a comunidade pode fazer agendamento de forma individual e particular. O paciente passará por uma avaliação e receberá um plano de tratamento e acompanhamento. Há, ainda, como ter acesso aos serviços prestados via convênio com a Secretaria Municipal de Saúde de Ijuí e o Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cisa). Interessados em fazer agendamento ou buscar mais informções podem entrar em contato pelo telefone (55) 3332-0204.

A última semana foi bastante especial para a equipe da Unijuí Saúde, em especial, para o curso de Fisioterapia. De acordo com a professora Eliane Winkelmann, foram finalizados os estágios do curso em diversas áreas, a exemplo da Fisioterapia Cardiorrespiratória, que atendeu diversos pacientes que tiveram complicações em razão da covid-19 e necessitaram de reabilitação respiratória e/ou motora.
“No segundo semestre de 2021, os pacientes encaminhados ao serviço foram incluídos no programa de reabilitação pós-covid-19. Muitos pacientes tinham sido acometidos no primeiro semestre pelo vírus, foram hospitalizados e tiveram alta hospitalar, mas não deram continuidade à reabilitação fisioterapêutica e não conseguiram a recuperação total. Desta forma, procuraram o serviço”, explicou a professora, que é especialista em Fisioterapia Cardiorrespiratória e coordenadora do serviço de reabilitação pós-covid. Ela explica que outros pacientes ingressaram no programa no primeiro semestre, porém, necessitavam dar continuidade ao processo de reabilitação por um período maior que a média, de 6 a 8 semanas.
Contando com a colaboração de mestrandos da área da saúde, o programa de reabilitação colaborou com a melhora da qualidade de vida dos pacientes, que se sentem emocionados no momento da alta da fisioterapia. “O mesmo sentimento ocorre com os profissionais da saúde do serviço e os estagiários do curso de Fisioterapia. Com certeza foi um grande diferencial na formação destes acadêmicos, que receberam uma formação qualificada e com responsabilidade. A Unijuí é uma universidade comunitária e exerceu com muita seriedade o papel social frente à pandemia, neste projeto e também nas diferentes frentes exercidas na Instituição e nos seus serviços de saúde”, destacou a professora.
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.