O curso de Fisioterapia da Unijuí promoveu, na última sexta-feira, 29 de novembro, uma comemoração em razão dos 25 anos de criação do curso. Além de celebrar a história, o evento também buscou oferecer um espaço de discussão de temas relacionados à área de atuação do fisioterapeuta entre estudantes, professores e profissionais, propiciando reflexão e atualização.
A atividade, que contou com a participação de estudantes do curso, egressos e professores, teve homenagens, com a apresentação de um vídeo e fotos que contam a história do curso. A coordenadora do curso, professora Simone Zeni Strassburger, destacou a trajetória do curso, as conquistas e o compromisso da formação para a transformação da comunidade. “Celebrar 25 anos é reafirmar o compromisso de seguir renovando, crescendo e qualificando cada vez mais nossos profissionais. Que venham mais desafios, conquistas e mais histórias a contar”, comentou.
Uma das fundadoras do curso de Fisioterapia na Unijuí, professora Heloisa Eickhoff, ressaltou a luta e a caminhada até a consolidação da formação na Unijuí, e as conquistas que vieram a seguir. “Estamos muito felizes. Conquistamos tudo com muito trabalho e construímos muitas coisas. Ver estudantes aqui presentes reforça o quão importante foi criarmos o curso, o que só foi possível pois tivemos um grupo muito engajado que lutou muito por cada espaço que oferecemos agora”, disse.
Reitor da Unijuí, professor Dieter Rugard Siedenberg reforçou a importância da comemoração pelos 25 anos de história do curso de Fisioterapia. “Os 25 anos são uma data exuberante, pois é uma data que se estabelece e permite sonhar com responsabilidade de olhar para frente. Festejar isso significa que nesta trajetória, até agora, foram intensamente vividos. Parabenizo a todos”, concluiu.
Estudantes dos cursos de Fisioterapia da Unijuí e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS) participaram, no último sábado, 23 novembro, da XIII Jornada Gaúcha de Fisioterapia Respiratório, Cardiovascular e Terapia Intensiva, promovida pela Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (Assobrafir). A atividade ocorreu no Hospital de Clínicas Ijuí, com apoio da Unijuí.
Além dos acadêmicos, também participaram professores do curso de Fisioterapia da Universidade Eliane Roseli Winkelmann, Heloisa Eickhoff, Pollyana Windmoller e Fernanda Sartori, que atuam nas áreas de cardiorrespiratória, além de profissionais egressos e estudantes do PPGAIS que atuaram como moderadores ou palestrantes do evento.
Mestrando em Atenção Integral à Saúde e professor do curso de Medicina da Unijuí, o médico pneumologista Carlos Henrique François promoveu uma palestra, onde abordou a temática do tratamento medicamentoso em pacientes exacerbados com Doença Pulmonar Crônica (DPOC). Durante o evento, também foram abordados temas como a ultrassonografia à beira do leito para fisioterapeutas, recursos fisioterapêuticos respiratórios para pacientes pediátricos, reabilitação pulmonar para DPOC, entre outros.
Segundo uma das organizadoras, a professora Eliane Roseli Winkelmann, este foi o primeiro evento feito pela Assobrafir. “Este evento proporcionou reunir nossos estudantes e egressos com representação de fisioterapeutas que atuam nos hospitais do Rio Grande do Sul, com grande ênfase em nossa região. Ficamos muito felizes e com certeza foi um evento que permitiu o fortalecimento da área em nossa região”, destaca.
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.