Cursos - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Agronomia (Bacharelado)

Curso de Agronomia promove workshop sobre inovações e tecnologias usadas para enfrentar as mudanças climáticas

O curso de Agronomia da Unijuí promoveu, nessa quarta-feira, 21 de fevereiro, um workshop com o tema “Inovações e tecnologias frente às mudanças climáticas globais”. A atividade teve o objetivo de apresentar os resultados e os estudos desenvolvidos nos projetos do programa Inova RS, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, que são realizados junto a empresas parceiras da Universidade em toda a região. 

Durante o encontro foram debatidas questões que são consideradas cruciais relacionadas às mudanças climáticas junto aos novos estudantes do curso e dos veteranos. Também foi momento de destacar e dar espaço às empresas parceiras de divulgarem o que vem sendo feito em seus projetos. 

A coordenadora do projeto Inova RS e professora do curso de Agronomia da Unijuí, Fernanda San Martins Sanes, destaca que o workshop foi um momento pensado com carinho aos estudantes, com o intuito de evidenciar quais os projetos que o curso tem em andamento dentro do Inova RS, que é um programa de fomento à pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias, vinculado à Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict-RS). 

De acordo com a docente, os projetos executados são definidos a partir de editais que são abertos anualmente. Na Unijuí buscou-se concorrer àqueles que abrangiam as principais demandas da região. 

Um dos projetos apresentados no workshop foi o que aborda a Rede de Sensores Inteligentes para Monitoramento de Sistemas Irrigação para Pivô Central, que está sendo executado em 20 propriedades de toda a região e foi criado a partir das perdas das culturas relacionadas a questões climáticas, aliado à possibilidade de reduzir custos para os produtores, uma vez que os sistemas de irrigação possuem alto custo. Também busca a economia de uso de recursos para a irrigação. 

Estiveram presentes a representante do Centro Internacional de Agricultura Tropical (Ciat Colômbia), Mariana Quintero, que falou sobre a tecnologia e-Kakashi, que é o dispositivo usado como sensor de umidade de solo e faz o cálculo de outros parâmetros para auxiliar os agricultores na tomada de decisões. Também estiveram o representante da empresa Crops Team, Enrico Fleck Tura, que abordou o manejo de doenças na soja utilizando os dados gerados pelo e-Kakashi, e o analista de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa Fockink, Matheus Meotti, que relatou sobre os dados da empresa ao utilizar o sistema e o manejo da irrigação e suas tecnologias. 


Curso de Agronomia da Unijuí possibilita ampla formação prática em laboratórios e área experimental

O curso de Agronomia da Unijuí é a escolha certa para o estudante que busca se qualificar na área, que é uma das mais importantes economicamente de toda a região e do Rio Grande do Sul. A formação, que tem cinco anos de duração, prepara o acadêmico para trabalhar no desenvolvimento agrário de maneira sustentável, com condições de conceber, elaborar e implantar projetos de desenvolvimento em suas dimensões ambientais, econômicas, sociais, culturais, éticas e políticas.

Ofertado no campus de Ijuí, no formato integral, a graduação oportuniza inúmeras possibilidades e capacita o estudante da melhor forma possível por meio de aulas teóricas e práticas. O curso está com inscrições abertas no Vestibular Contínuo, as quais podem ser feitas até o dia 19 de fevereiro no site unijui.edu.br/vestibular.

Entre os diferenciais, pode-se destacar a infraestrutura qualificada oferecida aos graduandos. O curso disponibiliza de equipamentos modernos e uma área experimental de ensino, pesquisa e extensão com 236 hectares, a Escola Fazenda da Universidade (IrDeR). Além disso conta com uma série de laboratórios, como de Solos e Tecido Vegetal; Sementes; Bromatologia e Nutrição Animal; Produção Vegetal; Topografia; Hidráulica, Irrigação e Drenagem; Tecnologia de Alimentos; entre outros.

De acordo com a coordenadora do curso de Agronomia da Unijuí, professora Angélica de Oliveira Henriques, todos os estudantes passam por uma formação completa, passando por aulas práticas desde o primeiro semestre de graduação. “Temos um corpo docente extremamente qualificado e o curso possui ampla estrutura para capacitar de forma excelente nossos estudantes. Nossos estudantes podem participar de projetos de pesquisa e extensão, onde temos parcerias com empresas que ampliam a oferta de bolsas de pesquisa. Todo o processo de formação científica e tecnológica é um processo qualificado, consolidado  na área de gestão de unidades de produção agropecuárias e de projetos  de desenvolvimento”, ressalta. 

O profissional egresso do curso de Agronomia da Unijuí é capacitado para atuar em diferentes áreas, nas esferas públicas e privadas, junto a movimentos sociais e organizações não governamentais, cooperativas de produção agropecuária, empresas de produção familiar, de insumos agrícolas, assistência técnica e extensão rural, órgãos de ensino e pesquisa, e como profissionais autônomos.


Estudante de Agronomia da Unijuí participa de evento internacional

Na última semana o estudante do 10º semestre de Agronomia da Unijuí, Leonardo Bagolin, esteve participando do  IV International Symposium on Integrated Crop-livestock Systems, organizado pela Aliança Sipa, instituição da qual fazem parte inúmeros pesquisadores, professores e estudantes de todo o mundo, com foco em estudos voltados à sistemas integrados. O IV ICLS foi dedicado aos aspectos científicos e de extensão rural, mas também à discussão com instituições de desenvolvimento agrícola, cooperativas agrícolas e partes interessadas de organizações governamentais e não governamentais e instituições de ensino. 

O objetivo é criar sinergias e interação entre instituições de pesquisa e partes interessadas em todo o mundo para compartilhar conceitos, métodos e resultados por meio de intercâmbio aberto durante e após o simpósio, buscando desenvolver conceitos de sustentabilidade agrícola e criar oportunidades para a disseminação conceitual acelerada de sistemas agrícolas sustentáveis.

Conforme o estudante Leonardo Bagolin, foi uma grande oportunidade para aprimorar seus estudos na área, além de ampliar seu conhecimento a respeito das vantagens de aplicação. “Foi um evento muito interessante porque reunia palestrantes internacionais e nacionais renomados para tratar dos assuntos referentes aos Sistemas Integrados de Produção Agropecuária (SIPA). Tive a oportunidade de confirmar, ainda mais, a importância dos Sistemas Integrados quando se trata em sustentabilidade, aumento da renda dos produtores, otimização dos recursos da propriedade, bem como a ciclagem de nutrientes no sistema, sendo que os elementos que o compõem, quando integrados e bem manejados complementam um ao outro atingindo maiores rendimentos em cada um deles, como a maior produtividade por parte das plantas, a maior eficiência da produção animal e maior qualidade do solo, se tratando de suas características químicas, físicas e biológicas”, conta.

Leonardo também teve a oportunidade de apresentar um trabalho desenvolvido pelo Programa de Melhoramento Genético Vegetal da Unijuí, demonstrando resultados de seis anos de avaliações em aveias forrageiras. “Como já participo da pesquisa da Unijuí em forrageiras e temos um experimento em parceria com a UFRGS de Integração Lavoura-Pecuária, temática que inclusive foi abordada nas palestras, já temos a possibilidade de estudar esse sistema e comprovar a eficiência dele na prática, quando bem manejado. Como contribuição, esse evento ressalta a grande importância e benefícios desse tipo de sistema nas propriedades, e para mim, como futuro engenheiro agrônomo, serviu para aumentar ainda mais a bagagem de conhecimento sobre esses assuntos”, destaca.

De acordo com o professor de Agronomia da Universidade Emerson Pereira, a Unijuí faz parte da Aliança Sipa, por meio de trabalhos destinados à pesquisa de sistemas integrados em lavoura e pecuária, em Tupanciretã. “Fazem 4 anos que nós participamos com a pesquisa voltada a esse tema, além de pesquisas que realizamos dentro do espaço da Universidade, voltada ao uso da agricultura e pecuária associada à práticas de eficiência do solo, com utilização de recursos naturais, pensando em como produzir mais, contribuindo e preservando o meio ambiente”, explica.

Juntamente ao IV ICLS foram realizados o III Congresso Brasileiro de Sistemas Integrados de Produção Agropecuária e o VII Encontro de Sistemas Integrados de Produção Agropecuária no Sul do Brasil.


Experiências práticas durante formação são diferenciais de cursos das agrárias da Unijuí


Preparados para receber os estudantes dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária, os laboratórios dos cursos de Ciências Agrárias da Unijuí são equipados para que os acadêmicos adquiram conhecimentos por meio de atividades práticas, de pesquisa e de extensão. Dentre os espaços disponíveis para as turmas estão o Laboratório de Produção Vegetal, a Casa de Vegetação, o Laboratório de Solos - Preparação de Amostras e o Laboratório de Análise de Sementes. 

O curso divide ainda o Laboratório de Entomologia e Zoologia com o curso de Ciências Biológicas, e o Laboratório de Topografia com os cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo. 

Boa parte dos laboratórios do curso de Medicina Veterinária estão situados junto ao Hospital Veterinário da Unijuí, tais como: Laboratório de Anatomia Animal; Laboratório de Análises Clínicas Veterinárias; Laboratório de Diagnóstico por Imagem; Laboratório Bloco Clínico Cirúrgico; Laboratório de Microbiologia Veterinária; Laboratório Doenças Parasitárias; Laboratório de Patologia Veterinária; Laboratório de Ensino Bloco Cirúrgico - Cirurgia e Anestesiologia; e o Laboratório de Ensino Bloco Clínica Médica.

Também há dois ambientes localizados na Escola Fazenda da Universidade - o Instituto Regional de Desenvolvimento Rural (IRDeR): o Laboratório de Biotecnologia e Reprodução Animal e a Clínica Médica e Reprodução de Equinos, que são de uso do curso de Medicina Veterinária. Além disso, o Laboratório de Bromatologia - Nutrição Animal é utilizado pelos estudantes de Agronomia e Medicina Veterinária. 

Para a acadêmica de Agronomia Ana Paula Doberstein, diferentes espaços fazem com que o estudante tenha percepção de inúmeras áreas da atuação profissional. “Os ambientes permitem que o entendimento da sala de aula seja facilitado. Assim, o acadêmico consegue reunir na prática diversas ‘partes’ do seu curso e ter uma noção maior das situações cotidianas”, salienta.

Os espaços também possibilitam que sejam adquiridas outras competências que destacam profissionais da Unijuí de outros. “Também podem ser desenvolvidas nos laboratórios competências como trabalho em grupo, proatividade, companheirismo, senso de responsabilidade e o pensar fora da caixa”, completa a estudante.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


Professor de Agronomia da Unijuí realiza palestra a estudantes de Boa Vista do Cadeado

A Prefeitura de Boa Vista do Cadeado, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente, Indústria, Comércio e Turismo, promoveu mais uma edição da Semana do Meio Ambiente, com o tema “Preservar hoje é um projeto para o amanhã”.

As atividades realizadas proporcionaram a conscientização ambiental e aproximaram a comunidade do setor frutícola, que é pouco explorado no município. A semana contou com momentos de reflexão, com a realização de palestras, atividades práticas, plantio e distribuição de mudas, além de ter um ponto de coleta para o recebimento de lixo eletrônico”, comentou o secretário Sidinei Fracaro.

Procuramos desenvolver uma programação para todas as faixas etárias, com o objetivo de conscientizar a todos sobre a importância do meio ambiente em nossas vidas, bem como sua preservação, através de pequenos gestos, como o de plantar uma árvore”, pontuou o técnico agrícola Paulo Keitel.

O encerramento aconteceu na quarta-feira, 7 de junho, com a palestra ministrada pelo professor do curso de Agronomia da Unijuí, Osório Antônio Lucchese. “A palestra, realizada aos alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Boa Vista do Cadeado e da Escola Estadual Dr. João Raimundo, fez referência à cobertura florestal no Rio Grande do Sul, além de promover a reflexão sobre a importância da floresta em nossas vidas, pois muitos dos princípios ativos usados para fabricar medicamentos são encontrados nas plantas”, ressaltou o professor Osório.

Compareceram ao evento os secretários municipais Andreia Mainardi Contri (Educação), Maria Alice Costa Beber Goi (Administração) e Sidnei Fracaro (Meio Ambiente), o prefeito em exercício, José Fracaro, e demais servidores municipais.


Estudantes de Agronomia da Unijuí realizam visita técnica a propriedades rurais

Os estudantes do curso de Agronomia da Unijuí realizaram, nos dias 20 e 31 de maio e 02 de junho, diversas visitas técnicas em propriedades rurais do interior do município de Ijuí. A atividade faz parte da disciplina de Fruticultura, ministrada pelo professor Osório Antônio Lucchese e teve o acompanhamento do engenheiro agrônomo, Felipe Esteves Oliveski.

Participaram da visita os estudantes dos semestres finais de Agronomia, que puderam conhecer e analisar a produção de azeitona, noz, laranja e uva, em quatro propriedades rurais. 

O objetivo da atividade, de acordo com o professor Osório, foi desafiar os futuros profissionais a pensarem em um itinerário técnico de melhorias viáveis para a produção, pensando na realidade de cada produtor. 


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.