COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Profissionais da Biblioteca: conheça mais sobre aqueles que vivem entre os livros


Os Bibliotecários(as) são profissionais formados em Biblioteconomia e conhecem praticamente todas as obras que pertencem ao acervo de uma Biblioteca. Mas, não se engane em pensar que eles passam o dia todo lendo livros. A profissão exige muito mais do profissional que contribui de forma significativa para o desenvolvimento cultural da sociedade

Passar o dia lendo livros ou organizando as prateleiras está bem longe de ser a verdadeira rotina de um bibliotecário(a). Esse profissional, na verdade, exerce muitas funções dentro de uma Biblioteca, sendo responsável pelo acervo e por tudo que acontece dentro dela.

Na Unijuí, a Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques conta com três bibliotecárias. Ginamara de Oliveira Lima, Eunice Passos Flores Schwaste e Aline Morales dos Santos. Elas são responsáveis pela organização, classificação, arquivamento e administração da biblioteca.

A Aline está na Unijuí há 10 anos, desde que se formou na Universidade Federal do Rio Grande. “Já no primeiro semestre, com a cadeira de Introdução à Biblioteconomia, que dava uma visão geral do todo, me apaixonei. E lá se vão 10 anos de formada”, relembra.

Ela explica que dentro da Biblioteca, todos os 136.839 títulos, e 359.819 exemplares, são organizados nas prateleiras por assunto. Cada assunto corresponde a um número de 0 a nove. “A gente diferencia, ainda, dentro dos assuntos, porque autores podem falar sobre o mesmo assunto e os documentos serem diferentes, então classificamos pelo sobrenome do autor”, explica.

Um trabalho minucioso que exige uma leitura técnica de cada livro, uma classificação de assunto, o registro do livro no sistema e, após, o preparo do livro para estar apto para a retirada pelos estudantes. É por isso que sempre visualizamos primeiro o sobrenome do autor nas referências bibliográficas, por exemplo. E, por falar em referência bibliográfica, essa é apenas uma das dúvidas que os estudantes têm na hora de realizar um estudo. 

Dessa forma, para além das atividades que já mencionamos, as bibliotecárias atuam nos quatro campi: Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos, locais em que dão assistência para os atendentes das bibliotecas e minicursos de capacitação para estudantes da Universidade que precisam de auxílio para pesquisa e normalização.

A profissão de Bibliotecário(a) exige a formação no curso superior em Biblioteconomia, que tem duração de quatro anos, e o registro no Conselho Regional de Biblioteconomia. A qualificação profissional permite ao bibliotecário(a) classificar, conservar, organizar, divulgar e gerenciar o acervo da biblioteca, facilitando a busca por informação.

Segundo Aline, a profissão é fomentadora da cultura e da sociedade. “O profissional Bibliotecário contribui com a sociedade no sentido de responder às demandas sociais de informação e conhecimento, organizando, disseminando, buscando promover um Brasil com mais desenvolvimento culturalmente e socialmente”, salienta.

Conheça um pouco sobre a história da profissão:


Em busca de raridades

Para 2018, o desafio das três bibliotecárias da Universidade é, também, um trabalho investigativo. Isso porque dentro do acervo da biblioteca existe um setor de possíveis obras raras. Nele, a tarefa é classificar essas obras em raras ou não.

Essas obras possuem data de publicação muito antiga e foram doadas para a Instituição. A maioria foi publicada em língua estrangeira (francês, alemão ou inglês), mas há obras importantes da língua portuguesa como “Obras Completas de Rui Barbosa”, de 1899. O primeiro passo é classificar as obras em antes de 1900 e depois de 1900. Para classificar uma obra como rara, muitos quesitos são levados em consideração. A data é uma delas.

O Dia do Bibliotecário(a) é comemorado em todo o território nacional em 12 de março, data regulamentada pelo Decreto Nº 84.631, de 9 de abril de 1980, data de nascimento do bibliotecário, escritor, poeta e primeiro bibliotecário concursado, Manuel Bastos Tigre.

Mais do que ler livros, eles são responsáveis por organizar e disseminar informações que contam a nossa história, promovendo o desenvolvimento cultural. Parabéns, Bibliotecários(as).


Será que você já conhece um pouco a profissão de Bibliotecário (a)? Teste seus conhecimentos no nosso quiz. 

 


Compartilhe!