
Os acadêmicos dos cursos de Saúde da Unijuí tem em sua formação, um currículo baseado no desenvolvimento de competências e habilidades para os tornar profissionais ainda mais completos para enfrentar os desafios do mercado de trabalho. Com uma visão crítica e humanista, além dos ensinamentos teóricos de sala de aula, eles ainda têm a possibilidade, conforme avançam na grande curricular, se aproximar das interações profissionais por meio do treino de habilidades no complexo 2 da Unijuí Saúde.
O Complexo 2 é um dos ambientes destinados à formação de excelência, destinados à testagem, experimentação, erro e correção das ações inerentes às funções desenvolvidas pelos estudantes após sua formação. As atividades desenvolvidas no ambiente fazem parte de uma estratégia pedagógica que busca garantir o desenvolvimento de habilidades necessárias para que a atenção à saúde seja feita de modo seguro. Além disso, essa etapa do processo de aprendizagem aplicada a bonecos realistas afasta riscos irrelevantes de quem está no período de ensino.
A Unijuí oferece oito cursos de Graduação na área da Saúde, os quais fazem uso deste e outros laboratórios destinados ao aprimoramento da prática profissional. Para fazer parte desse espaço de constante pesquisa, prática e desenvolvimento de habilidades únicas e que auxiliam na formação de profissionais ainda mais completos, inscreva-se no Vestibular Contínuo da Unijuí. O ingresso pode ser feito por prova de vestibular (redação online), reaproveitamento da nota da redação do Enem ou da nota de um vestibular anterior da Unijuí, ambos realizados entre os anos de 2010 e 2023. A inscrição pode ser realizada no site www.unijui.edu.br/vestibular.
O Laboratório de Habilidades e Simulação Realística está disponível também para visitação guiada. Escolas e comunidade em geral podem agendar um horário com os técnicos do espaço pelo e-mail estude@unijui.edu.br.
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No dia 28 de novembro, a coordenação do Projeto Smart LiveLab, da Unijuí, participou de uma live sobre a implantação de Living Labs no Estado, promovida pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (SICT-RS). Um Living Lab é comumente conhecido como “laboratório vivo”, o qual interage como ecossistema de inovação aberto que opera em uma determinada região, integrando processos de pesquisa dentro de uma parceria público-privada.
Durante a live, representantes da Unijuí e da Unisc compartilharam as experiências das instituições na implantação dos living labs, aprovados no Edital TEC4B 04/2021. Na oportunidade, o professor Sandro Sawicki, coordenador do projeto na Unijuí, apresentou o andamento dos trabalhos e da infraestrutura que está sendo implantada na cidade de Santa Rosa, com apoio da Prefeitura Municipal.
“A ideia principal é tornar a cidade de Santa Rosa (área urbana e rural) um vasto campo experimental para a criação de soluções envolvendo Internet das Coisas (IoT) e Cidades Inteligentes. Além disso, diversos espaços e laboratórios estão sendo criados na Unijuí, campus Santa Rosa, os quais poderão ser utilizados por empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação da macrorregião Noroeste/Missões para o desenvolvimento de soluções que aderem à temática de Cidades Inteligentes no âmbito tecnológico”, destacou o professor Sandro.
A SICT-RS conduziu a discussão, que contou com a participação de empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Estado, Unijuí, Unisc e a coordenação do projeto Living Lab POA, de Porto Alegre. “Este debate também serviu como troca de experiências entre os Living Labs do Estado, visando qualificar e divulgar os projetos dentro do Edital TEC4B”, relatou Sandro.
A live completa está disponível no Facebook da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, podendo ser acessada neste link.

A Unijuí, em parceria com a International Business School (IBS), uma iniciativa fomentada por universidades e fundações internacionais desde 2003, oferta programas que aliam formação acadêmica à experiência executiva no exterior. Os cursos são destinados a estudantes que visam cursar disciplinas no exterior e também desenvolver o idioma inglês com foco em negócios, e contam com bolsas parciais de estudos em universidades estrangeiras.
Os cursos são destinados a estudantes que visam cursar disciplinas no exterior e também o desenvolvimento do idioma inglês com foco em negócios, e contam com bolsas parciais de estudos em universidades estrangeiras.
Por meio desta parceria, estão abertas as inscrições para acadêmicos, egressos, professores e colaboradores da Unijuí para o programa de bolsas de estudos parciais na Europa, ofertado pela Pearson College London, na Inglaterra, e pela CUOA Business School, na Itália. Os programas têm o objetivo de proporcionar a oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos em diversas áreas da Administração, desenvolver proficiência no inglês e viver uma experiência internacional, conhecendo pessoas do mundo todo.
Os cursos oferecidos, neste momento, são:
*Esses programas oferecem um módulo de inglês para negócios sem custo adicional.
Os cursos possuem duração de três semanas, com aulas e atividades em período integral, sendo realizados de forma intensiva, em janeiro ou julho, e ministrados em inglês, exigindo-se proficiência a partir do nível intermediário. O prazo para a inscrição encerra-se na próxima quinta-feira, dia 15 de dezembro. Nos próximos editais, também haverá bolsas parciais para os Estados Unidos.
Interessados em concorrer às bolsas para os cursos na Europa podem solicitar mais informações sobre eles e os critérios de concessão de bolsas pelos e-mails infosul@ibs-americas.com e rbritto.usp@profbritto.com ou preenchendo o formulário disponível neste link. Os candidatos selecionados também terão acesso a preços especiais na hospedagem. São cerca de 30 bolsas disponíveis e, neste momento, estão sendo acolhidas solicitações de bolsa para janeiro/julho de 2023 e 2024.

Encerram-se nesta quinta-feira, dia 8 de dezembro, as inscrições para novos integrantes da Cia Cadagy - Corpo em Movimento da Unijuí. O edital prevê a seleção para as áreas de dança, ginástica geral, lutas, artes cênicas, arte circense, confecção de figurinos e cenografia, equipe técnica de som e luz e filmagem e fotografia.
Para participar é necessário ter no mínimo 17 anos - a serem completados até o início das atividades do grupo; ter disponibilidade de tempo para participar dos ensaios, os quais são realizados nas quintas-feiras, das 19h às 22h, e aos sábados, das 8h às 12h, bem como das demais atividades do grupo; ser integrante da comunidade externa ou da comunidade interna da Fidene/Unijuí; participar assiduamente das atividades previstas no plano de ensaio, estudo em casa e apresentações da Cia Cadagy.
As inscrições podem ser feitas pelo e-mail cia.cadagy@unijui.edu.br. O edital VRPGPE nº 28/2022 bem como a ficha de inscrição, estão disponíveis neste link. O processo seletivo acontecerá no dia 9 de dezembro, às 19h, na Sala dos Espelhos da Sede Acadêmica, e contará com duas etapas: apresentação de portfólio e entrevista individual, e performance artística.

Durante a graduação você é qualificado para atuar na área escolhida e enfrentar os desafios que a vida profissional exige. E chegar ao mercado de trabalho capacitado, com experiências obtidas por meio de estágios realizados durante o curso, é um diferencial que aumenta as chances de empregabilidade.
Na Unijuí, os acadêmicos têm a oportunidade de estabelecer contato com pessoas e empresas, trocar conhecimentos e descobrir oportunidades que agregam valor ao profissional no futuro, desde os primeiros módulos da Graduação Mais. Através de estágios, os estudantes podem criar uma rede de contatos com outros profissionais, entender mais sobre as diferentes áreas de atuação e se preparar para o mercado.
De acordo com o professor mestre Marcelo Loeblein dos Santos, do curso de Direito, os estágios auxiliam o estudante a ingressar no mundo profissional e compreender melhor suas habilidades, seus desejos e as afinidades com determinadas áreas. “O estágio consiste em um ato educativo, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa complementar os conhecimentos adquiridos durante a formação acadêmica, preparando o estudante para o aprendizado de competências próprias”, afirma.
Atualmente, diversos acadêmicos estão atuando em suas respectivas áreas durante a formação. Uma delas é a acadêmica do curso de Direito, Júlia Rodrigues Rauber, que está no segundo semestre. “Recebi um e-mail da própria Unijuí divulgando a vaga de estágio. Achei uma ótima oportunidade e já me candidatei. Atualmente, realizo tarefas envolvendo as demandas judiciais que a empresa possui”, relata.
Júlia acredita que em sua área o estágio é extremamente necessário ao longo do curso. “Essa é uma etapa fundamental no processo de desenvolvimento e aprendizagem do estudante, que desde o início irá vivenciar na prática os conteúdos acadêmicos e ainda terá uma ideia da rotina que terá como profissional da área jurídica”, acrescenta.
Enquanto alguns estão no início de sua graduação, outros estão próximos de obter o seu diploma. O estudante Cristhian Finckler está no 10º semestre do curso de Administração e havia iniciado um estágio em uma empresa de pesquisa clínica. “No último mês de estágio, fui comunicado que seria efetivado, pois gostaram do meu trabalho. Está sendo desafiador porque são novas funções e, agora, com mais responsabilidade. Estou aprendendo ainda mais e está sendo uma experiência bem construtiva”, salienta.
Para o acadêmico, esse período foi fundamental para seu crescimento profissional. “Podemos colocar em prática os conceitos do curso e nos desenvolver como pessoa também, porque todos os dias temos contato com pessoas e ideias diferentes, e saber lidar com isso é engrandecedor”, completa.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí

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Perdeu o prazo e não conseguiu realizar o Vestibular de Verão? Então fique atento: nesta segunda-feira, 5 de dezembro, a Unijuí abriu as inscrições para o Vestibular Contínuo, que conta com vagas remanescentes em diversos cursos de graduação presenciais, nos quatro campi da Instituição. Interessados têm até o dia 13 de fevereiro para acessar o endereço unijui.edu.br/vestibular e garantir a inscrição.
Conforme consta no edital, no campus Ijuí são ofertadas vagas nos cursos de Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Design, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Engenharia de Software, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Gastronomia, Jornalismo, Medicina Veterinária, Nutrição, Pedagogia, Psicologia e Publicidade e Propaganda.
No campus Panambi, há oferta para os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Engenharia Mecânica. No campus Três Passos há vagas para curso de Direito e, no campus Santa Rosa, para os cursos de Administração, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia de Software e Psicologia.
O candidato pode optar por participar do processo seletivo realizando o aproveitamento da nota de redação do Enem, desde que realizado entre os anos de 2010 e 2022; ou da nota de redação de um vestibular realizado na Unijuí, a partir de 2010.
A prova de redação também é uma opção e pode ser realizada acessando a página do vestibular. Após o acesso, o candidato tem até 2h para desenvolver a redação.
Mais informações podem ser obtidas em www.unijui.edu.br/vestibular.

Com o objetivo de proporcionar um espaço de lazer para comunidade de Ijuí e região, a Fidene e suas mantidas - Unijuí, Rádio Unijuí FM, Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP) e Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA) - promovem a segunda edição do Natal na Unijuí. A programação inicia nesta semana e segue até o dia 6 de janeiro de 2023, com diversas atrações disponíveis para o público prestigiar no campus de Ijuí.
“Essa é a segunda edição do Natal na Unijuí o que nos deixa muito felizes, porque reforça nossa missão enquanto universidade comunitária, promovendo um espaço de integração da comunidade e suas famílias. Isso é possível por meio da parceria entre Unijuí e as empresas parceiras que, mais uma vez, toparam o desafio de organizar esse momento de forma conjunta e tornaram a realização desta segunda edição possível. O Natal na Unijuí é fruto de um trabalho de várias mãos, que torna possível termos em Ijuí mais um espaço que traz luz à magia do Natal”, afirma a coordenadora da Assessoria de Marketing da Fidene, Talita Mazzola.
A abertura oficial ocorrerá na quarta-feira, dia 7 de dezembro, com show do Grupo de Arte e Cultura Nativa (GACN) Amigos do Rio Ijuí/Pesqueiro da Canção, que acontecerá às 19h30, no Salão de Atos. O ingresso será um alimento não perecível. Após a apresentação, haverá o acendimento das luzes de Natal que iluminarão o campus durante todo o período. A programação da noite contará ainda com a presença do Papai Noel, venda de cachorro-quente com o Lions Club e mateada com a Especiarias do Mate.
Já na quinta-feira, dia 15 de dezembro, às 19h30, o Salão de Atos irá receber Concertos de Natal, realizados pelo Coral Unijuí, Coral da Liga Feminina de Combate ao Câncer e Musicistas da Orquestra da EFA. O ingresso será um item de higiene pessoal. Nesse dia, os presentes também poderão participar de mateada com a Especiarias do Mate.
No domingo, dia 18 de dezembro, às 16h, haverá apresentação da Cia Cadagy no Salão de Atos, com participação especial do grupo circense Liberi, constituído por crianças integrantes da Estação Cidadania, Cultura e Esporte Parque da Pedreira. Também fazem parte das atrações da tarde brinquedos infláveis para as crianças, presença do Papai Noel, visitação aos presépios e mateada com a Especiarias do Mate.
Além disso, algumas atrações serão fixas no campus, como as decorações natalinas montadas pelas empresas e a exposição “Trabalho Invisível”, do MADP, que estará disponível para visitação no hall da Biblioteca Mário Osorio Marques, de 6 de dezembro a 3 de janeiro, sendo composta por uma mostra de 20 quadros sobre as atividades internas realizadas pelo Museu.
O Natal na Unijuí conta com parceria da Prefeitura Municipal, Hospital de Caridade de Ijuí, Unimed Noroeste/RS, Pesqueiro da Canção, Dubai Alimentos, Sumitomo Chemical, PrevSul, Sicredi, Sesc, Lions Club Ijuí, Especiarias do Mate, Cerealista Amigos da Terra (CRAT), Sementes Nativa, Copagril, Itaipu Sementes, Agrosul, Sementes Kernel, Chiapeta Empresa Agrícola, Sementes Cometa, Relva, Lopes Sementes, Agropohl e Clip.

Nesta sexta-feira, dia 2 de dezembro, ocorreu o encerramento do Curso de Formação de Jovens Lideranças Estudantis, promovido pela Unijuí - Campus Três Passos. Além da entrega dos certificados de participação aos estudantes, a programação da tarde contou com um momento de confraternização e avaliação do curso.
Com duração de 10 horas, a formação foi dividida em três encontros, que aconteceram nos meses de outubro e novembro. Participaram cerca de 50 alunos do Ensino Fundamental e Médio, da Escola Estadual de Educação Básica Padre Gonzales, do Instituto Estadual de Educação Érico Veríssimo e da Escola Estadual de Ensino Médio Águia de Haia.
O primeiro encontro realizado foi com o professor do curso de Direito, Thiago dos Santos da Silva, que abordou o tema “Meu sonho é ser o maior Hokage: juventude, cidadania e política a partir do anime Naruto”. No segundo, os advogados e ex-presidentes do Centro Acadêmico de Direito (Cadi), Luiz Gustavo Sarmento e Vitória Zambonato, bem como o atual presidente do Cadi, Gabriel Bueno da Silva, falaram sobre o assunto “Da escola à Universidade: experiências para compartilhar sobre o movimento estudantil”. O bate-papo foi mediado pelo coordenador do campus Três Passos, professor André Giovane de Castro.
No terceiro encontro, “É hora de planejar: como posso contribuir com a minha escola?”, as professoras do curso de Direito Fernanda Serrer, Eliete Schneider e Márcia de Oliveira incentivaram os estudantes a refletirem sobre seu papel dentro das escolas e como eles poderiam colaborar para melhorias nas mesmas. Dessa forma, nesta sexta-feira, os alunos realizaram um feedback sobre a atividade proposta pelas docentes, compartilhando como foi a recepção das escolas quanto às ideias apresentadas por eles, as questões que evoluíram e as expectativas para o próximo ano.
O coordenador do campus Três Passos, professor André Giovane de Castro, destacou que a primeira edição do Curso de Formação de Jovens Lideranças Estudantis foi muito significativa. “Nós ficamos muito felizes, enquanto instituição e enquanto professores, de podermos compartilhar um pouco do que a nossa Universidade tem a oferecer para a comunidade de Três Passos. Nesse caso, especialmente para os estudantes do Ensino Fundamental e Médio”, afirmou.
“Para nós, que estamos na escola, sentirmos que estamos fazendo parte de algo assim, que estamos sendo ouvidos, é muito incrível e nos rendeu muito conhecimento. Nos sentimos bem e evoluindo com o passar do tempo, então o período que passamos aqui, nestes três encontros, foi muito bem aproveitado”, avaliou a estudante Sara Vitória Renz, da Escola Estadual de Ensino Médio Águia de Haia.

Nesta semana, entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro, ocorreram diversas apresentações durante a Mostra de Projetos Integradores do segundo semestre de 2022, nos campi de Ijuí e Três Passos. Foram socializados trabalhos das áreas de Medicina Veterinária, Psicologia, Direito, Agronomia, Ciências Biológicas, Pedagogia e Educação Física e Gestão, reunindo turmas de Administração e Ciências Contábeis. Além destes, também apresentaram-se acadêmicos da Saúde, que engloba os cursos de Nutrição, Enfermagem, Farmácia, Biomedicina e Fisioterapia.
Do curso de Medicina Veterinária, ocorreram apresentações nos módulos 2 e 4, com os temas geradores “Processo Saúde-Doença” e “Saúde Pública e Medicina Veterinária Preventiva”. Na área de Psicologia, foram trabalhados os temas “A escuta do sujeito” e “Psicologia e Educação'', nos módulos 2 e 4, respectivamente, e da Agronomia, “Sistemas Hortícolas”, no módulo 4.
Já os projetos do módulo 2 da área da Saúde abordaram a temática “Atenção à Saúde”; de Ciências Biológicas, módulo 4, a “Biodiversidade e Ambiente”; de Pedagogia e Educação Física, módulo 4, “Planejamento, Currículo e Metodologia”; e e nos módulos 2 e 4 Gestão foram “Competitividade e Agregação de Valor” e “Marketing e Relação com o Mercado”. No campus Três Passos, o curso de direito abordou “Relações negociais, jurisdição e formas alternativas de solução de conflitos” e “Direitos Humanos e Fundamentais no mundo globalizado”, nos módulos 2 e 4.
Para a estudante do 1º semestre de Biomedicina, Maria Eduarda da Silva Göller, foi gratificante participar pela primeira vez da Mostra de PI’s. “Adquiri muito conhecimento e experiência. Ter contato com a comunidade em meu primeiro semestre da Graduação foi um diferencial para que pudesse ter dimensão da profissão que escolhi seguir. Acredito que conseguimos agregar positivamente a vida dos caminhoneiros, classe profissional de grande importância para economia e desenvolvimento do nosso país”, destacou a estudante que realizou um trabalho juntamente com seu grupo sobre atenção à saúde dos caminhoneiros.
Luiza Mousquer Bueno Calegaro, acadêmica do 2º semestre de Medicina Veterinária, apresentou um projeto sobre a resistência de micro-organismos causadores de mastite bovina aos tratamentos usuais. “O Projeto Integrador nos proporciona, desde o início da nossa formação acadêmica, a experiência de praticar a fala em público, assim como nos instiga a obter maior entendimento da parte prática do curso, onde podemos aplicar o conhecimento das aulas teóricas em situações reais”, contou.
Os PIs são componentes curriculares que fazem parte da Graduação Mais, o novo modelo de cursos de graduação da Unijuí. Por meio deles, os estudantes, desde o primeiro semestre do curso, têm contato com a realidade de suas comunidades, através de desafios que são encaminhados pela população, por empresas ou entidades. Com auxílio dos professores e dos mentores, que são profissionais voluntários, os acadêmicos são desafiados a encontrar soluções para as demandas apresentadas.
A Mostra do segundo semestre letivo de 2022 iniciou no dia 14 de novembro e segue até o dia 15 de dezembro, com apresentações em todos os campi da Unijuí. Ao todo, serão 30 turmas e 160 projetos, que atendem a 91 desafios.

A Copa do Mundo FIFA 2022 iniciou no dia 20 de novembro e, desde então, é um dos principais assuntos das redes sociais e rodas de conversa espalhadas pelo mundo. Pela primeira vez ocorrendo no Oriente Médio e nos meses de novembro e dezembro, até a grande final a Copa do Catar ainda vai proporcionar muitos assuntos para serem discutidos. Pensando nisso, o Rizoma Temático desta quinta-feira, 1º de dezembro, promoveu um debate sobre os primeiros dias do maior evento do futebol mundial, tendo como título “Catar Rolando: Análise da Copa do Mundo”.
Para trazer um pouco do que aconteceu até o momento no país-sede foram convidados o professor de educação física, técnico e ex-jogador de futebol, Paulo Roberto Wissmann; o bacharel em Educação Física pela UFRGS, analista de mercado (scout) de futebol e comentarista esportivo, Alexandre Patz Hein; e o vice-presidente de Marketing do Esporte Clube São Luiz, Rogério Hansen. O Rizoma contou ainda com a participação do chef de cozinha da embaixada da Suíça no Catar, André Pinheiro Machado.
Dando início ao programa, André contou sobre como está a cidade e o ambiente da Copa do Mundo diretamente do Catar. “É um país muito pequeno e a população se concentra 90% na capital Doha, sendo a grande maioria imigrantes, vindos de países vizinhos. Os muçulmanos têm tradições e hábitos diferentes do Ocidente e por isso altera-se também a rotina na participação de turistas, estrangeiros e pessoas de outras partes do mundo”, relatou.
Paulo Wissmann, que foi lateral do Internacional na conquista do vice-campeonato da Copa União de 1987, afirma que esta é uma Copa diferente, pois as seleções europeias estão no meio de suas temporadas. “Teoricamente, os jogadores chegam em melhores condições, mas acredito que na maneira de jogar não há nenhuma grande novidade. Também estou com uma esperança muito boa com a nossa seleção, mas tenho certos receios do que pode vir pela frente”, afirmou.
Complementando a fala do ex-jogador, Alexandre Patz declarou que faz diferença ter a Copa neste período do ano, visto que, geralmente, a disputa ocorre em junho e julho, porém, devido às altas temperaturas no Catar, foi transferida para o fim do ano, quando é inverno na região. “Foi até meio estranho os dias que antecederam a Copa, pois não houve a preparação de quase um mês que havia anteriormente. Ao mesmo tempo, tem o fato dos atletas estarem no ápice físico e não haver o cansaço mental de fim de temporada”, destacou.
A Copa no Catar também foi palco para granes polêmicas de marketing. Segundo Rogério Hansen, cada vez mais as marcas estão preocupadas com sua reputação. “A maioria das marcas que expõem na Copa são de inserção mundial e, quando você tem algumas conexões com fatos negativos, há uma pressão natural nas próprias marcas. Portanto, o consumidor pressiona as marcas, que, por consequência, pressionam o evento”, ressaltou.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí
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