
O desenho da paisagem requer conhecimento de representação gráfica de vegetação e ambientação de paisagismo. Para isso, o professor Matheus Cargnelutti, dos cursos de Design e Arquitetura e Urbanismo da Unijuí, organizou um evento para os seus alunos no dia 14 de abril, intitulado “Oficina de Desenho da Paisagem e Pintura em Aquarela”. A atividade contou com o artista Cleiton do Carmo, de Brasília - DF, que compartilhou seus conhecimentos, com demonstrações do seu trabalho e aplicação de exercícios práticos com os participantes da oficina.
“Com um talento extraordinário na área de expressão e representação gráfica, Cleiton do Carmo, além de desenhista e aquarelista, também está concluindo o curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade de Brasília (UnB). Ele apresentou aos nossos estudantes do 1º semestre a evolução dos seus trabalhos desde que ingressou na universidade, motivando os alunos e mostrando que talento não está apenas relacionado com um dom artístico, mas com muito treino e dedicação. Só temos a agradecer ao Cleiton pela disponibilidade e empenho para o sucesso da nossa oficina", disse o professor Matheus Cargnelutti, responsável pelo evento.
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Jornalista do portal G1 e social media da RBS TV, Fabiana Bonugli
Na quinta-feira, 15 de abril, foi transmitida a primeira LiveCom - uma live produzida pelos estudantes dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unijuí, na disciplina de Produção e Redação Multimídia, orientada pela professora Daniéli Antonello. O bate-papo foi com a jornalista e repórter do portal G1 e social media da RBS TV, Fabiana Bonugli.
A live teve início às 20h, e foi transmitida através do Instagram dos cursos @jornalismopublicidadeunijui, sendo visualizada por aproximadamente 50 pessoas, que interagiram em relação à temática. A entrevistada Fabiana Bonugli, é formada em Jornalismo pela PUCRS e falou sobre “O futuro da comunicação e o mercado de trabalho no ambiente digital”.
Segundo a entrevistada, o futuro digital estará em maior destaque do que está atualmente. "Vejo o digital crescendo cada vez mais e imagino um maior e melhor aproveitamento de vídeos dentro do digital. Acho que a gente usa ainda vídeos de uma maneira, aproveitamos muito de TV no digital. Acredito que em 10 anos o vídeo não será reaproveitado, vão ter conteúdos projetados, feitos exclusivamente para o digital e isso vai ser o que estará rolando. Vejo no digital esse futuro”.
Para colocar em prática a atividade, alguns desafios foram superados, como trabalhar em uma produção prática durante a pandemia, já que isso dependia da estabilidade de casos para a live ir ao ar. Além disso, produzir conteúdo de maneira remota e toda a logística de pôr em prática a live. A professora orientadora da atividade explica esses desafios. "Acredito que tivemos três grandes desafios. O primeiro foi trabalhar numa produção prática que dependia muito da estabilidade de casos de Covid-19 no Estado para que fosse ao ar. A segunda, de produzir a primeira LiveCom totalmente remota e com todos os alunos em suas casas. Pode parecer simples, mas não ter a possibilidade de estar na universidade, conversar com os técnicos, avaliar o cenário, fazer teste de áudio, vídeo e luz, por exemplo, exigiu da turma muita dedicação, maturidade e resiliência para encontrar soluções para as adversidades que surgiram durante todo o processo de produção. O terceiro desafio, foi a logística. Permitimos, no momento da live, somente três alunos no laboratório. Tenho certeza que toda a turma gostaria de estar presente, mas o momento requer cuidado com nós e com o outro também e, por isso, permitimos a permanência somente das apresentadoras e uma aluna responsável pela produção textual”.
Durante o início do mês de março, para conter o avanço da pandemia de coronavírus, regras mais duras foram impostas e com elas muitas dúvidas surgiram sobre a efetividade da produção. "Demos start no dia 25 de março e, durante três semanas consecutivas, desenvolvemos nas aulas online um produto com texto, áudio e vídeo numa mesma produção”, explica Daniéli, sobre a dinâmica de organização do trabalho.
Para o desenvolvimento do trabalho, a turma foi dividida em duplas, responsáveis por áreas essenciais em uma produção multimídia, um aluno ficou responsável pelo cenário, outros pela produção de áudio e vídeo, produção textual, criação de arte e as apresentadoras LiveCom. Durante a semana que antecedeu a primeira LiveCom, foram publicados conteúdos no Instagram dos cursos relacionados à live, buscando chamar a atenção dos estudantes, através de vídeos, cards, enquetes interativas. A estudante de Jornalismo, Ariane Wendland, ficou responsável pela produção de artes. "Participar da produção da primeira LiveCom foi uma experiência de muito aprendizado, onde pude colocar em prática a teoria estudada durante as aulas. Mesmo trabalhando de longe, vivenciei com toda a equipe, composta por acadêmicos do curso, o envolvimento com a produção de um evento online."
A live foi intermediada por duas apresentadoras, Marina Moesch e Evelin Ramos, alunas de Jornalismo. Evelin relata que, “além de apresentar, precisávamos estar por dentro de tudo que acontecia. Editamos o roteiro junto com as roteiristas, fizemos exercícios de voz, tivemos inúmeros ensaios e reuniões até a chegada da live. Também teve um bate-papo com a entrevistada antes do ao vivo, para tirar algumas dúvidas, e isso foi fundamental na nossa preparação. Essa foi a primeira vez em que estive em frente às câmeras em um ao vivo. Foi um desafio. Apesar da nossa preparação, o nervosismo do 'gravando' é inevitável. Foi uma experiência magnífica, que com certeza agregou bastante conhecimento e me mostrou o quanto importante é aproveitar as oportunidades que a universidade oferece e nos desafiar”.
Daniéli ressalta: “com certeza, a primeira LiveCom superou as expectativas. E isso só foi possível pelo comprometimento dos alunos, pela colaboração dos técnicos de laboratórios que não mediram esforços para a efetivação dessa produção prática. Pelo amparo da coordenação dos nossos cursos e de tantas outras pessoas que auxiliaram nesse processo”.
A professora enfatiza a importância de aulas práticas para o desenvolvimento dos alunos. "É ali que eles podem colocar os conhecimentos, habilidades e técnicas aprendidas durante o semestre à prova. Oportunizar espaços que unem teoria e prática é estimulante e muito recompensador. O entusiasmo deles e a adrenalina de estar ao vivo, sem dúvida, oportunizou experiências que muitas vezes só temos no mercado de trabalho”.
Fabiana finalizou o bate-papo salientando: “se envolvam em projetos da própria universidade, isso é muito legal, aproveitem tudo que a faculdade tem para oferecer para vocês, isso é muito importante."
Por Susan Pereira, acadêmica do curso de Jornalismo.
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Que o mercado está cada vez mais seletivo, você já sabe. Mas o que fazer para, em meio a tantos profissionais, ingressar em uma boa vaga de trabalho e ter a carreira dos sonhos? O primeiro passo é ter um diferencial, uma alta performance profissional que depende, muito, de uma formação adequada e em nível superior – conforme destaca o coordenador dos cursos na modalidade Ensino a Distância (EaD) na Unijuí, Luciano Zamberlan.
“É pensando nisso que a Unijuí, há mais de seis décadas, tem o compromisso com a qualidade do ensino. Nós construímos uma reputação em torno da nossa formação profissional, que vai desde os cursos presenciais até os cursos ofertados na modalidade EaD. Acreditamos na formação de pessoas com consciência crítica, capacidade reflexiva e sobretudo capazes de colocar seus talentos a serviço da sociedade”, destacou o docente.
Para quem deseja graduar-se adaptando a rotina de trabalho aos estudos, a Unijuí oferece um leque de 15 cursos de graduação presenciais, nas áreas de gestão e educação, que possuem uma série de diferenciais: primeiro, a interação do estudante com professores, e não apenas com tutores, como acontece em muitas instituições. “Os alunos têm à disposição e-books, vídeos, podcasts, infográficos e fóruns, onde podem se apropriar da informação, construir sua trilha de aprendizagem e, de fato, constituir as competências necessárias”, explicou Zamberlan. Os estudantes têm a possibilidade de interagir com os professores durante todo o seu processo de graduação. “A troca de informações com os docentes permite dar um salto no processo avaliativo”, comenta.
O EaD possui três momentos de ingresso, durante o ano, e para o segundo módulo já é possível realizar a inscrição em unijui.edu.br/ead. O candidato pode optar por realizar a prova do vestibular online; escolher utilizar a nota de redação de outros vestibulares realizados na Universidade; ou optar por utilizar a nota de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – desde que realizado a partir de 2010. “Estes candidatos, se aprovados, recebem 50% de desconto no primeiro módulo do curso”, reforçou o professor.
Conheça nossos cursos
Acesse unijui.edu.br e conheça os 15 cursos ofertados: bacharelado em Administração, Ciências Contábeis e Educação Física; licenciatura em Educação Física, História, Letras: Português e Pedagogia; e de tecnologia em Gestão Comercial, Gestão da Qualidade, Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais.

O Coral Unijuí abriu as inscrições para o processo seletivo simplificado de seleção de vozes e instrumentistas.
O edital destina-se à seleção de vozes femininas e masculinas e, também, à seleção de cantores instrumentistas para teclado, bateria, violão, baixo, guitarra e percussão. O Coral Unijuí possui instrumentos e muitas vezes cria acompanhamentos instrumentais para o seu repertório.
Inscrições podem ser realizadas até as 23h59 do dia 3 de maio, por meio do e-mail coral@unijui.edu.br. É necessário preencher e encaminhar a Ficha de Inscrição, anexa ao edital, e colocar como assunto do e-mail e nome do documento em word: “Nome do candidato mais inscrição Coral Unijuí 2021”. Exemplo: Maria Silva - Inscrição Coral Unijuí 2021.
São requisitos para participar da seleção: ter no mínimo 17 anos - a serem completados até o início das atividades; ter disponibilidade para participar dos ensaios quarta-feira à noite e sábados à tarde, além das demais atividades do grupo; e participar assiduamente das atividades previstas no plano de ensaio, estudo em casa e apresentações do Coral.
Serão aceitas inscrições de toda a comunidade. Mais informações no edital, que pode ser acessado neste link.
Cia Cadagy prorroga data de inscrição
A Cia Cadagy prorrogou a data de inscrição para seleção de novos integrantes para as linguagens artísticas de dança, ginástica geral, lutas, artes cênicas e arte circense. Interessados podem se inscrever até o dia 29 de abril, pelo e-mail cia.cadagy@unijui.edu.br, mediante confirmação. O processo seletivo será realizado no dia 5 de maio, de forma online, às 14h.
São requisitos para participar da seleção: ter no mínimo 17 anos - a serem completados até o início das atividades; ter disponibilidade de tempo para participar dos ensaios, que são realizados nas quintas-feiras das 18h30 às 22h e aos sábados, das 8h às 12h, bem como das demais atividades do grupo; ser integrante da comunidade externa ou da comunidade interna da Fidene/Unijuí (estudante, docente ou técnico); e participar assiduamente das atividades previstas no plano de ensaio, estudo em casa e apresentações da Cia Cadagy.
Mais informações podem ser consultadas no edital, neste link.

Estudantes do curso de Gastronomia da Unijuí terão uma surpresa ao retornar às aulas práticas. Isso porque a Universidade realizou investimentos no Laboratório de Gastronomia e Nutrição, que vão desde a aquisição de vidrarias e utensílios, até máquinas profissionais.
Um dos destaques é a cafeteira elétrica Tramontina Express Pro em Aço Inox com Moedor. Segundo a coordenadora do curso, professora Adriane Huth, a máquina será utilizada pelos estudantes para colocar em prática os conhecimentos técnicos e teóricos adquiridos na disciplina de Bebidas, Enologia e Enogastronomia. O mesmo componente também ganhou novas vidrarias, coqueteleiras e diversos materiais.
“Também adquirimos vários equipamentos para panificação e confeitaria, que serão utilizados na disciplina de Panificação e Confeitaria II, realizada no 3º semestre do curso”, explicou a professora. Dentre as aquisições estão um forno profissional, que vai se somar ao forno combinado, já existente no laboratório, e bannetons – cestos utilizados para produção de pães com fermentação natural.
“Nós contamos com um laboratório completo e profissional para prática dos estudantes. Desde o primeiro semestre, eles estão inseridos em atividades no laboratório. Ao se formarem, os profissionais estarão aptos para trabalhar em qualquer cozinha profissional”, destacou Adriane.

O curso de Fisioterapia da Unijuí realiza na próxima terça-feira, dia 27 de abril, sua aula inaugural, com o tema “Conectando histórias e pessoas”. O evento será transmitido pelo canal da Unijuí no Youtube.
A programação terá início às 19h, com o acolhimento dos acadêmicos pelos professores do curso. Às 19h20, a estudante do 4º semestre do curso de Farmácia e paciente da Unijuí Saúde, Vanessa Hoffmann, fará um relato, a partir do tema “A experiência e a importância da Fisioterapia na minha vida”.
Às 20h, a aula contará com depoimentos de pacientes assistidos pela Unijuí Saúde e de fisioterapeutas atuantes na linha de frente no enfrentamento à covid-19.
Para acompanhar o evento, basta acessar este link.

Em atenção às orientações e Decretos do Governo Federal, Estadual e dos municípios da região de abrangência da Fidene/Unijuí nos últimos dias, em especial o Decreto Estadual 55.799, de 21 de março de 2021, que aplica as medidas sanitárias segmentadas referentes à vigência da chamada bandeira preta no Estado do RS, estabelecendo medidas restritivas e a manutenção dos protocolos de segurança, com o objetivo de definir ações de contenção da pandemia de Coronavírus, o Comitê Institucional de Prevenção informa:
1 - Todas as aulas teóricas dos cursos de graduação presenciais permanecem na forma online até 26 de abril;
2 - Aulas Práticas e Estágios (da área da saúde - rede básica e hospitalar) que acontecem em campo externo à instituição, retornam a partir de 12 de abril de 2021. A organização sobre o retorno será efetuada pelos coordenadores e comunicada aos estudantes. Para os demais cursos, no qual o campo de atuação já permitia, permanece a programação sem alterações;
3 - Aulas práticas e Estágios obrigatórios internos, turnos manhã e tarde, , junto aos laboratórios de ensino, inclusive UNIR, UNILAB, Farmácia Escola e IRDER retornam a partir de 12 de abril de 2021, exclusivamente para as turmas concluintes em 2021 (9º e 10º semestre). A programação destas disciplinas será reorganizada pelos coordenadores e comunicado aos estudantes;
4 - Estágios obrigatórios que ocorrem na Clínica de Psicologia e no Hospital Veterinário, que envolvem atendimento à pessoas da comunidade e seres vivos, se mantém seguindo os protocolos de biossegurança;
5 - Aulas dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu presenciais (especializações, MBAs) e Stricto Sensu (mestrados e doutorados) mantêm-se na forma online até 26 de abril;
6 - As aulas da EFA permanecem no formato online. Havendo mudança do cenário, será comunicado. Orienta-se à comunidade escolar para ficar atenta aos canais oficiais da Escola para informações pontuais;
7 - O atendimento presencial ao público na instituição, nos quatro campi, será em regime de plantão, mediante agendamento pelos canais oficiais até às 20h:
Ijuí - 55 3332-0200;
Três Passos - 55 3522-2122;
Santa Rosa - 55 3511-5200;
Panambi - 55 3375-4466.
Atendimento via WhatsApp para todos os campi: 55 3332-0200
8 - Atendimento presencial aos estudantes, pelas coordenações de curso, precisa ser agendado previamente, priorizando os canais online - google meet, telefone, email;
9 - Reuniões e Eventos institucionais até maio devem ocorrer somente de forma online;
10 - Formaturas presenciais permanecem suspensas até o mês de maio, sendo que a expedição dos diplomas será efetuada por ato administrativo e comunicada diretamente às comissões de formaturas. Qualquer mudança será informada nos canais oficiais da instituição até novo Decreto do Governo estadual;
11 - O Museu Antropológico Diretor Pestana, seguindo as Diretrizes do Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM, mantém-se fechado para o atendimento ao público, sendo o atendimento nos canais online: telefone (55)3332-0257, e-mail: madp@unijui.edu.br;
12 - A Biblioteca Mario Osorio Marques está atendendo mediante agendamento. As demandas podem ser encaminhadas para o e-mail: biblio@unijui.edu.br ou pelo telefone (55) 3332-0407.
13 - A Rádio UNIJUÍ FM, permanece com seu funcionamento em regime de plantão. Atendimento prioritário pelos telefones (55) 3333-4011 / 3332-0572 / 99131-5487; e-mail radio@unijui.edu.br, e mídias sociais;
Acessos rápidos:
Estudantes de Graduação:
Campus Ijuí: atendimento@unijui.edu.br / 55 3332-0444
Campus Santa Rosa: cae.sr@unijui.edu.br / 55 3511-5200
Campus Três Passos: atendimentotp@unijui.edu.br / 55 3522-2122
Campus Panambi: central.panambi@unijui.edu.br / 55 3375-4466
Estudantes de Lato Sensu: educacaocontinuada@unijui.edu.br / 55 3332-0553
Estudantes de Stricto Sensu:
Atenção Integral à Saúde: ppgais@unijui.edu.br / 55 3332-0200 - Ramal 3214
Educação nas Ciências: poseduca@unijui.rdu.br / 55 3332-0200 - Ramal: 3023
Desenvolvimento Regional: ppgdr@unijui.edu.br / 55 3332-0200 - Ramal: 3102
Direitos Humanos: ppgd@unijui.edu.br / 55 3332-0545 ou 55 3332-0200 - Ramal: 3510
Modelagem Matemática e Computacional: ppgmmc@unijui.edu.br / 55 3332-0200 - Ramal 3408 / ou 55 3332-0205
Sistemas Ambientais e Sustentabilidade:ppgsas@unijui.edu.br / 55 3332-0200 - Ramal: 3331
EFA: Familiares e Alunos: webefa@unijui.edu.br / 55 3332-0220
Museu: madp@unijui.edu.br / 55 3332-0257
Rádio: radio@unijui.edu.br / 55 3333-4011
Reiteramos que vivemos um dos piores momentos da pandemia que exige o cumprimento rigoroso do que indica os protocolos de biossegurança distanciamento social, uso de máscara e higienização das mãos A Instituição está atenta e seguindo todas as medidas de prevenção e orientações definidas pelos decretos federais, estaduais e municipais, visando enfrentar a situação de pandemia. Neste sentido, em todos os espaços institucionais, é obrigatório o uso de máscaras, o distanciamento e a higienização constante.
O Comitê Institucional de Prevenção, em caráter permanente, revisará as orientações conforme a evolução da pandemia. Todas as atualizações serão publicadas APENAS pelos canais oficiais da FIDENE/Universidade/EFA/Museu/Rádio UnijuíFM.
Mais informações e/ou atualizações sobre a COVID-19 podem ser obtidas no link: https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus
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A reforma tributária, elaborada pelo ministro Paulo Guedes, pode tornar os livros mais caros no País – o que tem gerado debates acerca do tema. A ideia é que a nova Contribuição Social sobre Operações de Bens e Serviços (CBS) substitua as contribuições para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e para os programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/Pasep). Essa mudança acaba com a isenção e taxa o livro em 12%. Hoje, o mercado de livro é protegido pela Constituição de pagar impostos. A lei 10.865, de 2004, também garantiu ao livro a isenção de Cofins e PIS/Pasep.
Para debater o tema “Imposto da leitura: qual o impacto da taxação de livros?”, o Rizoma Temático da Unijuí FM desta quinta-feira, dia 22 de abril, convidou a diretora da Biblioteca Pública do Estado, Morganah Marcon; o coordenador do projeto Traças Digitais e professor do curso de Letras: Português e Inglês da Unijuí, Anderson Amaral; e o proprietário da Literatus Xoks, Nadélio Petersen.
Contrapondo os argumentos da Receita Federal, que alega que "famílias com renda de até dois salários mínimos não consomem livros não didáticos" e "a maior parte desses livros é consumido pelas famílias com renda superior a dez salários mínimos", a diretora da Biblioteca Pública destacou que a quinta edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil - realizada pelo Instituto Pró-Livro (IPL), Itaú Cultural e IBOPE Inteligência, mostra que, em 2019, existiam cerca de 100 milhões de leitores no Brasil, que representavam 52% da população. Deste total, 70 milhões pertenciam às classes C, D e E. “Há um equívoco muito grande nessa afirmação de que as classes mais baixas não leem. A pesquisa mostrou que, dentro desta faixa dos 70 milhões, a renda varia de um a cinco salários mínimos. Muitas pessoas não têm o poder aquisitivo para comprar, mas têm acesso ao livro na escola, na biblioteca”, reforçou Morgana, que acredita que taxar livros mostra que o governo não quer que as pessoas adquiriam conhecimento. “Tendo um povo não leitor fica, obviamente, mais fácil de controlar.”
Nadélio explicou que, embora a Contribuição Social recaia sobre o livro, o setor não possui imunidade tributária. “Embora o livro não seja tributado na sua circulação, o faturamento de quem vende é. Estes 12%, se aprovados, representarão cerca de 30% no consumidor final, porque a tributação tem um efeito cascata neste setor. Além deste prejuízo, teremos o impacto em outros agentes, como as pequenas editoras”, reforçou.
Na avaliação do professor Anderson Amaral, tributar os livros é uma solução empobrecida para um problema complexo. “O País carece de um projeto capaz de enfrentar as dificuldades na educação. Precisamos trabalhar a valorização da cultura, do letramento, da educação como um todo. Trabalhar o empreendedorismo e o desenvolvimento de uma atitude criativa”, disse.
Confira o programa na íntegra:

“Seu futuro tá ON”, mote da nova campanha EaD Unijuí, representa as inúmeras possibilidades do Ensino a Distância ao estudante – que pode estudar em qualquer horário e de onde estiver. A afirmação é da vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, ressaltando que a flexibilidade é um dos principais diferenciais desta modalidade.
“Nossos cursos de graduação EaD possuem diversos diferenciais, como um corpo docente qualificado, que também atua nos cursos da modalidade presencial. Além disso, também contamos com uma plataforma e um material didático desenvolvidos especificamente para o Ensino a Distância. Essa plataforma é bastante interativa e conta com materiais escritos, podcasts, vídeos, atividades planejadas e materiais que remetem para leituras complementares”, explicou a professora.
Uma das grandes dúvidas do público é se o diploma EaD tem o mesmo valor que o diploma de um curso presencial. E a resposta é: sim. As metodologias utilizadas no Ensino a Distância, como destaca a vice-reitora, são adaptadas para essa modalidade e fazem com que os estudantes tenham a mesma aprendizagem que poderiam ter num curso presencial. “A marca do EaD é ser adequado ao tempo do aluno. Outra dúvida, bastante comum, é que os cursos nesta modalidade são mais ‘fáceis’. E isso não é verdade. Atendemos a todos os requisitos de avaliação, ao cumprimento de todas as atividades que teríamos presencialmente”, completou Fabiana Fachinetto.
Diferente da graduação presencial, que possui dois vestibulares ao longo do ano – com exceção do curso de Medicina, o EaD conta com modalidade trimestral, ou seja, há três momentos de ingresso durante o ano. As inscrições para o segundo módulo, que inicia-se no dia 31 de maio, já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 4 de junho, pelo endereço unijui.edu.br/ead.
“Normalmente, num curso presencial, o estudante, para integralizar o curso em cinco anos, precisa realizar de cinco a seis disciplinas todos os dias da semana. No EaD é diferente. O aluno faz um conjunto de três disciplinas, realiza o encerramento, e vai para outro conjunto de disciplinas”, explica a professora, lembrando que ocorreram alterações e, agora, os professores ofertam atividades síncronas, em tempo real, aos estudantes do EaD. Quem não pode conferir a aula, pode revê-la em outro horário. “Esse momento é importante para que os alunos possam tirar dúvidas e para que os professores possam dar dicas”, reforça.
15 cursos de graduação
A Unijuí realiza a oferta de 15 cursos EaD: bacharelado em Administração, Ciências Contábeis e Educação Física; de licenciatura em Educação Física, História, Letras: Português e Pedagogia; e de tecnologia em Gestão Comercial, Gestão da Qualidade, Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais.
Ingresso
O estudante pode optar por realizar a prova de vestibular online; utilizar a nota de redação de outros vestibulares da Unijuí, a partir de 2005; ou optar por realizar a nota de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Neste último caso, os classificados ganharão 50% de desconto no primeiro módulo do curso.
Universidade obteve conceito 4, em uma escala que vai de 1 a 5, pelo oitavo ano consecutivo

Pelo oitavo ano consecutivo, a Unijuí conquistou o conceito 4, em uma avaliação que vai de 1 a 5, no Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) - nota considerada excelente.
Atribuído anualmente, o IGC é um dos quesitos avaliados nas Instituições de Educação Superior (IES) e tem, entre seus indicadores, a média do Conceito Preliminar de Curso (CPC) de Graduação e a média dos conceitos de avaliação dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
No caso do CPC, trata-se de um indicador de qualidade que avalia os cursos superiores de graduação em ciclos avaliativos, sendo calculado no ano seguinte ao da realização do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de cada área, com base na avaliação de desempenho do estudante, professores (titulação e vínculo de trabalho), infraestrutura, recursos didático-pedagógicos e demais insumos, conforme orientação técnica aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). “Significa que, nesse IGC, são consideradas as notas dos cursos que realizaram o Enade em 2019 na Unijuí”, explica a procuradora institucional da Unijuí, Cristiane Villa.
Nesta edição do Enade, foram avaliados, no campus Ijuí, os cursos de Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Educação Física - Bacharelado, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição e Tecnologia em Estética e Cosmética; no campus Panambi, Engenharia Mecânica; e no campus Santa Rosa, Educação Física - Bacharelado, Engenharia Civil e Engenharia Elétrica.
Para além dos cursos de graduação, a composição do IGC considera a nota dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) que a Universidade apresenta: Educação nas Ciências é avaliado com o conceito 5; Desenvolvimento Regional, Direitos Humanos e Modelagem Matemática e Computacional com a nota 4; e Atenção Integral à Saúde com a nota 3, dentro de uma escala de 1 a 7 - considerando que na apresentação somente do Mestrado a nota máxima é 4. Já o programa de Sistemas Ambientais e Sustentabilidade possui conceito A - como não fechou o quadriênio do ciclo avaliativo, o programa ainda não teve avaliação.
Para a reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, é extremamente importante receber, por mais um ano, este resultado. “Além de ser um indicativo de avaliação externa que se mostra em crescimento nestes últimos 8 anos, o resultado considera a responsabilidade e a qualidade do trabalho institucional realizado por todos envolvidos - professores, técnicos administrativos e nossos acadêmicos. Nossa meta institucional é chegarmos ao conceito 5 nos próximos anos, materializando o trabalho realizado e principalmente o impacto social na formação de nossos jovens e na produção de conhecimento.”
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