Iniciativa conta com recursos do Sebrae, obtidos por meio da aprovação do projeto no edital Sebrae/Incubadoras

A Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec) da Unijuí já está colocando em prática as ações previstas no projeto Empreenda+, que conta com recursos do Sebrae, obtidos por meio da aprovação da iniciativa no edital Sebrae/Incubadoras.
Dentre as diversas atividades previstas, está a oferta de um pacote de qualificação para potenciais empreendedores – ação que vem sendo coordenada pelo consultor Victor Mabilia, da empresa Gaia Consultoria, que possui uma longa trajetória como consultor em ambientes de inovação.
Também houve a contratação de um pacote de treinamentos e consultorias para empresas que já estão incubadas. E para acompanhar esta ação, foi contratado o consultor Flaviano Gastão Junior, da empresa F2 Gestão Empresarial, que também possui um largo conhecimento em metodologia de startups e desenvolvimento de negócios em ambientes de inovação. Outra consultoria em andamento é a de vendas, com o consultor Diego Ferreira dos Santos, da empresa Planejar Marketing de Resultados.
A qualificação da equipe da Criatec está no planejamento e dois cursos já foram realizados: Lucas Adiel Escher participou do curso de “Implementação de ambientes de inovação”, enquanto que Elizandra Pinheiro da Silva e Betina Donato Krup participaram do curso “Implementação do modelo de gestão de ambientes de inovação Cerne”. Ambos os treinamentos ocorreram de forma online, pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), com sede em Brasília.
Conforme explica a coordenadora da Criatec, Maria Odete Palharini, o objetivo geral do projeto é agregar valor ao pacote de serviços disponibilizado para as empresas e ampliar o escopo de atuação da incubadora, visando a consolidação de empreendimentos inovadores bem-sucedidos.
No sentido de melhorar a experiência digital do usuário, por exemplo, e poder ampliar a área de atuação da Criatec, estão sendo mapeados todos os processos visando o desenvolvimento de uma plataforma digital para pré-incubação e incubação. A equipe técnica do projeto tem encontros semanais para revisão da proposta de valor e mapeamento dos processos analógicos que passaram a ser digitais. A empresa Infinitum Tecnologia e Inovação vai ser a responsável pelo desenvolvimento.
O prazo de execução do projeto vai até junho de 2022 e o valor total captado é de R$ 100 mil, com contrapartida financeira da Unijuí, de R$ 15 mil, mais horas técnicas da equipe de gestão e prestação de contas.
Destaques
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Com o intuito de apresentar a Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques (Bumom) a todos os novos acadêmicos da Unijuí, de todos os campi, bem como proporcionar a familiaridade com fontes de pesquisa – principalmente via Portal de Periódicos da Capes, foram realizadas capacitações para as turmas integrantes da Graduação Mais, na disciplina de Projeto Integrador.
A apresentação da Biblioteca Universitária incluiu a demonstração interativa do site da Biblioteca (www.unijui.edu.br/biblioteca), com atenção especial à operacionalidade dos serviços de retirada, reserva e renovação; pesquisa no catálogo online e no Repositório Institucional; além de outras informações relevantes, como o aplicativo Unijuí e acesso ao Guia Unijuí de formatação de trabalhos científicos, organizado pela Bumom em parceria com a Editora Unijuí.
Já o acesso a fontes de pesquisa foi demonstrado através do Portal de Periódicos da Capes, via site da Biblioteca. Foi explicado como fazer o cadastro no Portal e ter acesso a mais conteúdo acadêmico em função do vínculo com a Universidade. Também foi demonstrado como realizar pesquisas em bases de dados e periódicos.
As capacitações para as turmas de Projeto Integrador, disciplina que trabalha com foco na pesquisa desde o primeiro semestre do curso, foram ministradas pelas bibliotecárias com o acompanhamento dos professores e foram realizadas via Google Meet devido à pandemia de covid-19, nos meses de março e abril, totalizando em torno de 500 participantes.
As capacitações via Meet têm abrangido um maior número de participantes, se comparado aos anos anteriores. Em 2019, foram 993 participantes durante o ano todo; em 2020, foram 1162; e neste ano, de março até 9 de abril, foram 909 participantes, demonstrando a efetividade desse canal.
A Biblioteca também disponibiliza capacitações sobre normalização de trabalhos acadêmicos, baseada na ABNT, além do uso da Biblioteca e Portal de Periódicos da Capes, que podem ser solicitadas via o e-mail biblio@unijui.edu.br.

Nesta quinta-feira, dia 15 de abril, acontecerá a primeira LiveCom, uma live produzida pelos acadêmicos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unijuí, na disciplina de Produção e Redação Multimídia, orientada pela professora Daniéli Antonello. O bate-papo será com a jornalista e repórter do portal G1 e social media da RBS TV, Fabiana Bonugli.
Fabiana é formada em jornalismo pela PUCRS e falará sobre “O futuro da comunicação e o mercado de trabalho no ambiente digital”. A live está prevista para ter início às 20h e será transmitida através do Instagram dos cursos @publicidadejornalismoijui.
Será um momento de muito aprendizado e descontração, além de contar com sorteio de brindes ao final da live.

O desenho da figura humana e a pintura em giz pastel oleoso são formas de expressão e representação gráfica presentes e marcantes no percurso poético do artista visual baiano Marcus Jacobina. Desta forma, no dia 24 de março, os cursos de Design e Arquitetura e Urbanismo da Unijuí promoveram o evento online “Oficina de Representação da Figura Humana”, organizado pelo professor Matheus Cargnelutti, responsável pela disciplina de Expressão e Representação Gráfica.
Marcus Jacobina, além de artista visual, também é graduado em Publicidade e Propaganda e Psicologia, mestre e doutor em Psicologia Clínica. Ele compartilhou seus conhecimentos direto de sua casa em São Paulo, iniciando com uma explanação sobre a sua trajetória e trabalhos desenvolvidos, incluindo ilustrações para a escritora, dramaturga e roteirista Maria Adelaide Amaral. Na sequência, foram realizadas várias demonstrações de técnicas para o desenho da figura humana, em que os acadêmicos puderam aplicar os conhecimentos e compartilhar os resultados com o artista por suas câmeras abertas no evento. Após a realização de cada técnica de desenho, também foram demonstradas formas de aplicação da pintura em giz pastel oleoso e os alunos puderam mostrar suas aplicações e conversar com o artista.
“A oficina foi muito produtiva e o engajamento dos alunos foi visível. É muito bom poder contar com profissionais atuantes no mercado interagindo com os nossos estudantes, e o período de aulas online nos possibilitou essa interação. Só tenho a agradecer ao Marcus pela disponibilidade e empenho para o sucesso do nosso evento na Unijuí”, disse o professor Matheus Cargnelutti, responsável pelo evento.

Realizada nos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Unijuí, a disciplina de Liderança e Coaching tem surpreendido não apenas o professor responsável, Luciano Zamberlan, mas também os estudantes.
O objetivo do componente, conforme explicou o educador, é instigar os alunos, que estão iniciando o curso e que acabaram de sair do Ensino Médio, a trabalhar competências ligadas à liderança. “Não trabalhamos a liderança como uma posição hierárquica, mas como a capacidade de mobilizar pessoas, equipes. E esse trabalho acontece durante todo o curso, não apenas em um semestre. Por meio da disciplina, trabalhamos competências com os estudantes e estimulamos que eles façam uso delas no mundo pessoal e no campo profissional”, explicou o professor.
Em uma das aulas, Zamberlan solicitou que a turma fizesse uma lista, elencando motivos para agradecer – especialmente neste momento de pandemia. O grande desafio, no entanto, foi colocar a gratidão em prática: cada aluno foi convidado a agradecer às pessoas especiais que fazem parte de sua vida. “Sou uma pessoa que ama demonstrar carinho e compaixão pelos outros, porque sei o quanto isso pode melhorar o dia de uma pessoa. Falei aos meus familiares, que se emocionaram e me abraçaram, dividiram pensamentos e sentimentos, e relembramos momentos do passado que já superamos e fortalecemos laços. Cada sorriso, cada abraço gerado trouxe mais amor em nossa família”, contou a estudante Isadora Capitâneo, de 19 anos, que cursa Administração no campus de Panambi. “Também levei o desafio até minha empresa. Passei em setores que não trabalhava mais, pude rever alguns colegas, abraçar, chorar e ver o quanto eles foram importantes para o meu crescimento pessoal. E foi possível fortalecer ainda mais nossos sentimentos de parceria, já que constantemente dependemos uns dos outros para nossas atividades do dia a dia”, completou a jovem.
De acordo com Isadora, desde a atividade, que instigou a ação de gratidão, as pessoas puderam reconhecer seu sentimento em relação a elas, o que levou ao fortalecimento das relações e, acima de tudo, ao compartilhamento de carinho e gratidão o dia inteiro. “Aquele dia mudou muito minha vida, minhas relações e meu modo de ver as situações e pessoas. Não há nada mais importante que termos pessoas que nos amam, nos apoiam e nos motivam dia a dia. A gratidão não transforma só o nosso dia e o dia do outro, ela transforma nossas vidas.”
A gratidão, o reconhecimento ao outro, é uma das principais habilidades de um líder, como destaca o professor. “Às vezes pensamos que presentear, que aumentar o salário, são as únicas ações para estimular um funcionário. Mas reconhecer o seu trabalho, a sua contribuição à empresa, produz resultados incríveis”, explicou. A disciplina, que acontece agora em Panambi, será posteriormente realizada no campus Ijuí.

Na última semana, foi realizado o Seminário Diálogos sobre o Novo Ensino Médio (NEM), organizado pelos professores Isabel K. Battisti, Josei F. Pereira, Maristela R. Lang e Vidica Bianchi, como uma das atividades desenvolvidas pela disciplina Prática de Ensino Interárea: Ensino Médio, envolvendo acadêmicos de Educação Física, História e Letras, professores da disciplina e convidados: professor Airton da Silva, representando a 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE); Cheila Souza, docente da Escola Estadual Antônio Padilha; e as professoras Salete Teresinha Bernardi Libardi e Claudia Coró Costa, da Escola Estadual José Lange .
O objetivo do seminário foi promover, por meio de diálogos, conhecimentos e reflexões sobre o Novo Ensino Médio, previsto pelos documentos legais e colocado em prática no Rio Grande do Sul por escolas-piloto, como é o caso das duas instituições anteriormente citadas.
Primeiramente, o professor Airton fez uma contextualização partindo dos aspectos legais do NEM e, na sequência, apresentou processos para a definição dos itinerários formativos, bem como encaminhamentos e perspectivas.
As professoras Salete, Cláudia e Cheila relataram, problematizaram e trouxeram à reflexão a implementação do NEM nas escolas-piloto, considerando processos construídos e percorridos, bem como os sujeitos envolvidos. Foi possível perceber possibilidades e limites para os diferentes contextos e cotidianos escolares, em função da realidade de cada escola.
Os estudos e discussões já estabelecidas no decorrer da disciplina foram considerados pelos acadêmicos e viabilizaram diferentes intervenções e diálogos com os participantes, especialmente com os professores convidados.


Na última semana, a Rádio Unijuí FM lançou a campanha que marca os 20 anos da emissora, comemorados em 20 de julho de 2021. Com o mote “Tocando histórias”, a campanha tem como objetivo, além de celebrar as duas décadas de atividade da Rádio, resgatar o papel e a importância desse meio de comunicação, trabalhar o relacionamento com os ouvintes, promover um resgate do passado e planejar ações para o futuro.
A campanha foi lançada nas redes sociais da Rádio Unijuí (Facebook, Instagram, Twitter e YouTube) e também na programação da 106.9 FM, por meio de chamadas e vinhetas comemorativas. Durante todo o ano, serão realizadas ações e programas especiais, como um show online e a produção de vídeos que relembram momentos marcantes da história da Rádio.
Confira abaixo o texto e o vídeo com o manifesto de 20 anos da Rádio Unijuí:
Desde o primeiro play, lhe fazemos companhia. Você que acorda cedo e se liga no Expresso Sonoro, com as primeiras informações do dia. Ou que gosta dos debates que trazemos no Rizoma. Você que acompanha as tardes leves do Rádio Ideia e os hits do Rádio Tag. E também que encerra a sua noite com as notícias do Eclético, ou, simplesmente, gosta de música.
Para além do rádio, a Unijuí FM cumpre seu papel comunitário e se faz presente em diversos momentos marcantes. Já estivemos no Fórum Social Mundial, no Festival de Cinema de Gramado, nas eleições. Percorremos o Estado acompanhando os festivais nativistas, levamos a rádio para as escolas com o Ações Sustentáveis e o Hora do Recreio, descobrimos jovens escritores no Concurso Literário. Levamos alegria aos aprovados no Vestibular com a divulgação do Listão. E também noticiamos a tristeza da pandemia.
Sempre comprometidos com você: nosso ouvinte! Procuramos ter uma programação diferenciada, seja jornalística, educativa ou musical. Trabalhamos temas fundamentais para o exercício da cidadania e o desenvolvimento regional, fazendo um jornalismo crítico e de relevância comunitária. Sempre, é claro, na companhia de boa música!
Em duas décadas nos reinventamos para acompanhar as mudanças do mundo e levar a informação até você. Somos sons, fatos e a sua voz.
Por Rádio Unijuí FM

Na última sexta-feira, dia 9 de abril, foi realizada a aula inaugural do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Auditoria e Planejamento Tributário da Unijuí. O evento teve como tema central a “Gestão de pessoas: uma visão da reorganização das relações interpessoais com foco nas gerações”.
À frente da palestra esteve Alexandre Acosta, que é formado em Jornalismo, Administração e Marketing. Possui pós-graduação em Gestão Educacional e em Marketing, mestrado em Desenvolvimento e Sociedade. Alexandre também é doutor em Epistemologia e História da Ciência.
De acordo com a professora Roselaine Filipin, a aula foi bastante positiva e reuniu mais de 40 participantes, incluindo auditores da Receita Federal e da Receita Estadual.


Na última quarta-feira, dia 7 de abril, a Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec) da Unijuí e a Incubadora de Negócios de Liepaja – Letônia (Kurzemes) estiveram reunidas para troca de informações e discussão de ações de cooperação conjuntas. A Unijuí firmou no mês de março um acordo de cooperação com a Universidade de Liepaja, a qual está ligada à Incubadora Kurzemes, tendo parte se seus estudantes como membros empreendedores.
Participaram da reunião online, por parte da Letônia, Aigars Strauss, organizador do encontro; Salvis Roga, diretor da Kurzemes; e Edijs Brauners, coordenador de projetos da incubadora. Pela Criatec, que é coordenada por Maria Odete dos Santos Palharini, participaram representantes e empreendedores, cuja apresentação ficou a cargo do empreendedor Cesar Augusto Fensterseifer. Também participaram o professor Peterson Cleyton Avi, a assessora de relações internacionais, Vanderléia de Andrade Haiski, e demais interessados.
Na ocasião, além da apresentação das incubadoras de ambos os países, foram discutidas áreas de comum interesse, como economia ecológica, desenvolvimento digital, tecnologias ecológicas/limpas (green tecnologies), cidades inteligentes, energias renováveis, políticas de desenvolvimento para cidades, inteligência artificial e cooperação entre as empresas existentes.
Há interesse das empresas incubadas na Kurzemes em expandir seus negócios para o Brasil, através da cooperação com a Criatec. Eles também se mostraram abertos para receber e promover as empresas incubadas brasileiras na Letônia.
A Criatec é o primeiro contato dos empreendedores da Letônia no Brasil e os diretores de ambas as incubadoras veem como uma boa oportunidade de cooperação. Um ponto de destaque na reunião foi a possibilidade de criação de uma incubadora virtual para ambos os países, onde vai ser possível a realização de atividades conjuntas para os empreendedores de ambas instituições.
Um novo encontro entre a Criatec e a Kurzemes ficou agendado para o mês de maio.
Projeto Alquimia II envolve a Unijuí e o Ministério Público do Estado

A Unijuí recebeu nesta quinta-feira, dia 8 de abril, os primeiros celulares encaminhados pelo Ministério Público do Estado (MP-RS), que foram apreendidos em casas prisionais e, agora, serão recondicionados para uso de estudantes da rede pública de Ijuí e região.
A entrega foi realizada pela promotora de Justiça da Comarca de Ijuí, Rosélia Brusamarelo, ao professor coordenador do projeto na Unijuí, Edson Luiz Padoin, e ao técnico Cleomar Lizot.
A parceria entre o Ministério Público e a Universidade - por meio do Escritório de Relações Universidade – Comunidade, vinculado à Agência de Inovação e Tecnologia (Agit), ligada à Vice-reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, para realização do projeto Alquimia II, aconteceu no final do mês de março, com a assinatura simbólica do termo de cooperação.
De acordo com o professor Edson Padoin, um estudante bolsista do curso de Ciência da Computação e um técnico já passam a trabalhar nos 21 celulares que chegaram, de forma que eles sejam restaurados e fiquem com suas configurações de fábrica. Segundo ele, é difícil precisar o tempo que levará para que estes aparelhos estejam aptos para entrega aos alunos, já que o trabalho depende do estado em que os celulares estão e do modelo de cada um.
A iniciativa vai ajudar os estudantes que, neste momento de pandemia, estão com aulas remotas e com dificuldades de acesso.

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