
O Balcão do Consumidor, Projeto de Extensão do curso de Direito da Unijuí e o Procon de Ijuí, passam a atender junto ao Escritório Modelo da Unijuí, localizado na Sede da Fidene. O atendimento acontecerá de forma temporária neste local, enquanto o prédio do Procon de Ijuí passa por reformas, conforme explica o coordenador do Balcão do Consumidor, professor Joaquim Gato.
“Segundo as projeções, as obras serão concluídas no início do próximo ano. Então, até lá, o Balcão do Consumidor e o Procon estarão atendendo toda a comunidade no Escritório Modelo da Universidade. Quem tiver problemas relacionados ao direito do consumidor e quiser fazer as suas reclamações, deve nos procurar neste novo espaço”, pontuou o professor.
O atendimento do Balcão do Consumidor também será realizado em novos horários: nas terças e quartas-feiras, à tarde; quinta-feira, no turno da manhã; e sexta-feira, manhã e tarde.
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A Unijuí promove nesta quinta-feira, 12 de setembro, mais uma edição do Dia de Campo, no Instituto Regional de Desenvolvimento Rural (IRDeR), mais conhecido como Escola Fazenda da Unijuí. O evento conta com o tema Sistemas de Produção Sustentáveis para o Desenvolvimento da Agropecuária Regional e reúne professores, técnicos, produtores, estudantes e empresas do ramo.
O Dia de Campo inicia às 8h e conta com cinco estações agronômicas e veterinárias: Agroecologia e Ecofisiologia; Sistemas Agroflorestais; Programa de Melhoramento Genético de Plantas, dividido em dois espaços - Forrageiras e Coberturas; Manejos Sustentáveis e Medicina Veterinária: saúde e bem-estar animal. As inscrições podem ser feitas no site unijui.edu.br/eventos.

A Unijuí realizou, no campus Três Passos, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat). Organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), a atividade buscou abordar temas importantes para o ambiente de trabalho e para os técnicos-administrativos. Ao todo, foram três dias de atividades, que contou com uma palestra sobre o “Assédio no Ambiente de Trabalho”, uma roda de conversa sobre a saúde do trabalhador e uma oficina de primeiros socorros, realizada pelo Corpo de Bombeiros de Três Passos.
“Tudo pode ser considerado impossível até acontecer em nosso ambiente de trabalho conosco e com nossos colegas. Por isso, a Semana Interna de Prevenção de Acidente do Trabalho tornou-se um espaço tão relevante de discussão e reflexão sobre nossas atitudes e habilidades neste ambiente”, destaca a representante do campus Três Passos na Cipa, Rubia Selmira Lassen.

A Unijuí está participando da campanha Compre Aqui, realizada pelo Sindilojas Fronteira Noroeste, que conta com apoio da Associação Comercial Industrial, Serviços e Agronegócios de Santa Rosa (Acisap) e Fecomércio RS, e patrocínio do Sicredi e da Fenasoja 2024. A iniciativa distribuirá mais de R$ 270 mil em prêmios para os consumidores que preencherem cupons. Entre os prêmios estão incluídos um automóvel, uma motocicleta e vale-compras.
A Unijuí distribuirá os cupons aos estudantes que optarem por fazer o pagamento das suas mensalidades diretamente no caixa da Universidade. “A Campanha Compre Aqui é uma excelente iniciativa do Sindilojas, Acisap e Sicredi, com o apoio do poder público para incentivar e valorizar as empresas, os empresários e os consumidores que acreditam. Nossos estudantes contribuem com isso, por isso estamos juntos nesta iniciativa”, destaca a coordenadora do campus Santa Rosa, professora Taciana Paula Enderle.
O sorteio dos prêmios vai ser realizado no dia 27 de dezembro.

A Unijuí e a Univates promovem de forma conjunta nesta quinta-feira, 12 de setembro, às 19h, o II Seminário Nacional de Práticas de Alfabetização. O evento ocorrerá on-line, neste link, e faz parte do projeto Alfabeletrando - Laboratório de Alfabetização e visa compartilhar e discutir diferentes práticas de alfabetização nas áreas de linguagem e matemática.
Segundo a coordenadora do curso de Pedagogia da Unijuí, professora Taíse Neves Possani, ambas universidades compartilharão suas vivências em suas regiões de abrangência. “O nosso objetivo é que a partir da socialização de boas práticas de alfabetização, possamos também problematizar as questões relativas ao tema que é tão pertinente na atualidade, principalmente, no pós-pandemia, onde enfrentamos índices de analfabetismo que estão se agravando”, explicou.
Para participar, basta realizar a inscrição de forma gratuita neste site.

A Unijuí está com inscrições abertas para a qualificação profissional "Cirurgias Rotineiras de Tecidos Moles em Pequenos Animais". O curso é uma oportunidade única para acadêmicos e profissionais formados em Medicina Veterinária que desejam aprimorar suas habilidades cirúrgicas em cães e gatos.
O curso, que será realizado no dia 28 de setembro, no campus de Ijuí, oferece uma abordagem intensiva, tanto teórica quanto prática, dos principais procedimentos cirúrgicos realizados no dia a dia de cirurgiões veterinários. Entre os procedimentos abordados estão as técnicas de colocação de sondas (faringostomia e esofagostomia), dreno de tórax, cirurgias gastrointestinais (como gastrotomia, gastropexia e enterotomia), cirurgias do sistema urinário (nefrectomia, cistotomia e uretrostomia) e cirurgias do baço (esplenectomia parcial e total).
A qualificação é destinada a acadêmicos de Medicina Veterinária que já tenham concluído a disciplina de Técnica Cirúrgica ou estejam cursando-a, além de profissionais já formados que desejam atualizar e aprimorar seus conhecimentos na área.
As inscrições podem ser feitas neste link. Para mais informações sobre esta e outras qualificações, acesse unijui.edu.br/estude/educacao-continuada/qualificacao-profissional ou entre em contato pelo telefone (55) 3332-0553, WhatsApp (55) 99180-6755 ou pelo e-mail estude@unijui.edu.br.

Aliando a teoria e a prática, os Projetos Integradores da Unijuí proporcionam aos acadêmicos a vivência de suas futuras profissões durante a graduação. Contando com o auxílio de professores, mas também com mentorias de profissionais que estão atuando no mercado de trabalho, os estudantes dos cursos de graduação presencial trabalham na proposta de soluções para desafios reais, impactando positivamente no desenvolvimento regional.
Somente no primeiro semestre de 2024, segundo o Núcleo de Inovação Pedagógica da Unijuí, 386 Projetos Integradores foram elaborados pelos estudantes, nos quatro campi da Universidade - Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos. Os PIs atenderam a 147 desafios de 59 demandantes - sejam da comunidade ou instituições, com a mentoria de 119 profissionais.
Entre eles está o Projeto Integrador Humanidade e Cultura - a pesquisa como princípio formativo, que foi desenvolvido por estudantes do curso de Matemática na Escola Estadual de Ensino Médio Emil Glitz, em Ijuí. Oito trabalhos foram feitos pelos acadêmicos a partir da pesquisa, sendo esta entendida como um princípio educativo, para quem se coloca no processo formativo de ser professor. Segundo as professoras do curso de Matemática e responsáveis pelo PI, Catia Maria Nering e Isabel Battisti, a partir disso, foram encaminhadas ações de modo que os estudantes elaborassem entendimentos de que o conhecer a escola é condição para a efetiva atuação do professor.
Segundo a professora Isabel Battisti os resultados foram múltiplos. “Foi possível ter conhecimento da realidade de uma escola de Educação Básica a partir de diferentes perspectivas e sujeitos que a constituem. Os projetos desenvolvidos, possibilitaram à escola demandante reconhecer-se como uma instituição educativa, com uma história na comunidade local e com impacto na vida da comunidade e dos alunos que fazem o seu percurso formativo”, explicou.
Na área de Ciências Agrárias, foi feito o PI Sistemas de Criação onde os estudantes trabalharam a partir das espécies: suinocultura, bovinocultura, piscicultura, ovinocultura e equideocultura. Segundo os professores responsáveis pelo PI, Denize da Rosa e Emerson Pereira, os acadêmicos precisaram entender quais os principais desafios do sistema de criação de cada espécie, além de visitar propriedades rurais para a identificação dos seus problemas. A partir disso, diferentes soluções foram geradas.
Sabrina Seifert, acadêmica do 5º semestre de Agronomia, participou do PI e estudou o setor da ovinocultura no município de Ijuí. “Foi uma experiência engrandecedora onde buscamos dados que alicerçaram o trabalho, fazendo contato a nível interestadual e internacional com ovinocultores, conferindo assim, uma aproximação maior com a dinâmica presente na criação de ovinos. Foi uma oportunidade de crescimento perante às demandas desafiadas”, destacou.
No campus Panambi, o curso de Engenharia Mecânica contou com o PI Carro de carga e descarga, onde os acadêmicos foram desafiados a construir um carro manual para transporte de barris. Segundo o professor responsável, Edomir Schmidt, o Projeto permitiu que os alunos aplicassem na prática conhecimentos adquiridos em diversas disciplinas. “Os acadêmicos fizeram o processo completo: projeto conceitual, validação com o cliente, projeto detalhado, simulação de esforços, compra de matéria prima, fabricação do protótipo, teste do protótipo, lições aprendidas e sugestão de melhorias”, contou.
No campus Santa Rosa, o curso de Educação Física promoveu o PI Humanidade e Cultura: a pesquisa como princípio formativo, tendo como proponentes diferentes entidades, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); Escola de Ensino Fundamental Mercedes Motta; Cooperativa Tritícola Santa Rosa Ltda (Cotrirosa); e Academia Baby Gyn. Segundo a professora responsável, Fabiana Ritter, foram feitas visitas e ações pensadas para cada um dos proponentes. “Percebemos o envolvimento da comunidade neste PI, principalmente, na mostra final. Isso é muito importante para os acadêmicos que puderam sentir que o seu projeto foi valorizado pela entidade”
Na área de Gestão, foi trabalhado o PI: Estratégias de Captação de Recursos para APAE de Campo Novo. Segundo o professor responsável, Marcelo Didoné, participaram acadêmicos de Administração e Ciências Contábeis. “Buscamos alternativas para tentar maximizar a arrecadação de recursos da Apae. Foi muito positivo já que o projeto atendeu seu objetivo onde sugerimos soluções que podem ser consideradas simples mas que causarão um grande impacto na instituição”.
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Com a intenção de atender à demanda da comunidade regional e ampliar o leque de opções, a Unijuí irá ofertar novos cursos para o Vestibular de Verão 2025, com destaque para o campus Santa Rosa. Em apresentação realizada nesta sexta-feira, 06 de setembro, a representantes da comunidade, empresas, entidades representativas e do Executivo do município, a reitoria da Universidade, representada pelo reitor, professor Dieter Rugard Siedenberg, a vice-reitora de Graduação, professora Bruna Comparsi, e a coordenadora do campus Santa Rosa, professora Taciana Paula Enderle, confirmou as novidades.
Entre os novos cursos que irão integrar o quadro na modalidade presencial a partir do Vestibular de Verão estão quatro da área da Saúde, que são os cursos de Fisioterapia, Biomedicina, Farmácia e Fonoaudiologia, e um curso tecnólogo, que é de nível superior, com menor duração, que é o de Gestão do Agronegócio. Tanto o curso de Fonoaudiologia quanto o de Gestão no Agronegócio, no entanto, ainda dependem da autorização do SERES/MEC para que possam ser ofertados.
“A gente imagina que com a oferta desses cinco novos cursos, além de potencializar o campus, temos uma grande oportunidade para a região de Santa Rosa, no sentido de alavancar o desenvolvimento. Imaginamos que esses cursos contam com alta empregabilidade e toda qualidade de formação que uma Universidade com nota 5 pode oferecer”, destaca o reitor, professor Dieter Rugard Siedenberg.
A vice-reitora de Graduação, professora Bruna Comparsi, ressalta que as vagas foram autorizadas pelo Conselho Universitário e vão atender uma demanda local e regional, onde os cursos foram articulados com vistas às características e demandas. “Temos uma expertise na área da Saúde, com mais 6 mil profissionais formados, e essas ofertas de cursos vêm fortalecidas com relação de cooperação com a Fumssar, o Hospital Vida e Saúde, além da excelência e a credibilidade da nossa Universidade, que tem nota máxima”, salienta
A vice-reitora também detalha que o curso de Gestão do Agronegócio apresenta inúmeros diferenciais. “A criação do curso vem de encontro às necessidades regionais, onde possamos promover o desenvolvimento da região e atender uma demanda importante e de destaque, com intuito de alavancar o agronegócio”, reforça.
A coordenadora do campus Santa Rosa, professora Taciana Enderle, ressalta a importância da abertura destes cinco novos cursos. “Vamos fortalecer cada vez mais o nosso compromisso com a região, com uma formação qualificada e diferenciada para atender as necessidades de novos profissionais em diferentes áreas”, comenta.
Presente no evento de apresentação dos novos cursos, o presidente da Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa - Fumssar, Delcio Stefan, define como um grande passo a oferta das graduações para a área da Saúde, não só no município, mas na região. “Terá mais gente que vai se formar aqui, a mão de obra vai ser qualificada e são áreas que temos, hoje, dificuldades de ter profissionais para trabalhar.”
Representando o Legislativo de Santa Rosa, o vereador Gilberto Krüger reforçou que a ampliação de cursos tanto na área da Saúde quanto no agronegócio é importante para o município. “Esses cursos vão qualificar o atendimento no futuro e valorizar as pessoas que buscam a saúde. Também vai incentivar a busca pela qualificação em gestão para o agronegócio, que tem recebido grandes investimentos”, relata. Na mesma linha, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Odaylson Éder, afirma que o município de Santa Rosa é parceiro de movimentos que venham a melhorar e capacitar a cidade.
“A iniciativa da Universidade em lançar o curso de Gestão do Agronegócio é importante para toda a área. Não só pelo olhar das cooperativas, mas para as propriedades rurais, que precisam entender cada vez mais como empreendimento e gestão. Tudo que tivermos de qualificação é importante para a gestão das propriedades e é muito bem-vindo. Pelo que vimos, o curso poderá trazer isso e formar essas capacidades”, declara o analista de inovação da Cotrirosa, Nelinho Graef.
Com a ampliação dos novos cursos, o campus Santa Rosa passa a ofertar 15 cursos de graduação. Além de Santa Rosa, o campus Ijuí também contará com dois novos cursos, sendo os tecnólogos de Design Gráfico e Design de Ambientes. Ao todo, serão 32 cursos ofertados no Vestibular de Verão 2025, nos quatro campi da Universidade. As inscrições iniciam no dia 8 de outubro. Mais detalhes e informações sobre os cursos disponibilizados, bem como sobre os novos ofertados pela Unijuí, podem ser visualizados pelo link unijui.edu.br/estude/graduacao.

A Unijuí promoverá na próxima quarta-feira, 11 de setembro, às 19h30, a palestra “O impacto da Pós-Graduação: como desenvolver um projeto de sucesso para transformar a sua carreira”, com a doutora em Comunicação Midiática, Alice Pavanello, criadora do canal no Youtube Além do Lattes, com mais de 100 mil inscritos.
A palestra, que marca o lançamento da campanha de Pós-Graduação Stricto Sensu 2025, ensinará a elaborar um projeto de pesquisa para se destacar na seleção dos cursos de Mestrado e Doutorado e dar início a transformação da sua vida pessoal e profissional. O evento será realizado no canal da Unijuí no Youtube. Para assistir, basta se inscrever gratuitamente no site unijui.edu.br/stricto2025, para receber o link do evento.
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O projeto de pesquisa em Plantas Medicinais e Medicamentos da Unijuí - Plamedic, promoveu, nesta semana, uma oficina com integrantes da Associação das Pessoas com Fibromialgia de Ijuí (FibroIjuí). A proposta envolveu a realização de escalda-pés, meditação guiada e aromatização, práticas que podem auxiliar como alternativas complementares aos tratamentos para a Fibromialgia.
De acordo com a coordenadora do Plamedic, professora Christiane Collet, é uma grande oportunidade para o projeto de pesquisa realizar esse trabalho. “Estamos muito felizes por poder compartilhar com o grupo o que planejamos dentro do nosso grupo de pesquisa. A nossa proposta foi de, no contexto do cuidado, incentivar a essas mulheres a terem um tempo para se cuidar, relaxar e desacelerar, não pensar nos problemas”, ressalta.
“No grupo de pesquisa trabalhamos em diferentes temáticas, com pesquisas bem diversas, como a racionalidade, uso de plantas e óleos essenciais. Nesta oficina, utilizamos plantas, sal e óleos essenciais e a partir da prática, explicamos os seus efeitos e como cada um deles pode ajudar a essas pessoas”, complementa a professora.
Christiane destaca que o relaxamento pode ser feito com o uso associado às plantas que ajudam, seja no contexto da dor, ansiedade e nos tratamentos. “Sempre tentamos buscar alternativas mais naturais pensando nos efeitos colaterais positivos e segurança associada ao uso de medicamentos. No nosso trabalho realizado no Plamedic, fazemos oficinas para auxiliar, como esta de escalda-pés”, detalha.
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