
A Unijuí está com inscrições abertas para a qualificação profissional "Cirurgias Rotineiras de Tecidos Moles em Pequenos Animais". O curso é uma oportunidade única para acadêmicos e profissionais formados em Medicina Veterinária que desejam aprimorar suas habilidades cirúrgicas em cães e gatos.
O curso, que será realizado no dia 28 de setembro, no campus de Ijuí, oferece uma abordagem intensiva, tanto teórica quanto prática, dos principais procedimentos cirúrgicos realizados no dia a dia de cirurgiões veterinários. Entre os procedimentos abordados estão as técnicas de colocação de sondas (faringostomia e esofagostomia), dreno de tórax, cirurgias gastrointestinais (como gastrotomia, gastropexia e enterotomia), cirurgias do sistema urinário (nefrectomia, cistotomia e uretrostomia) e cirurgias do baço (esplenectomia parcial e total).
A qualificação é destinada a acadêmicos de Medicina Veterinária que já tenham concluído a disciplina de Técnica Cirúrgica ou estejam cursando-a, além de profissionais já formados que desejam atualizar e aprimorar seus conhecimentos na área.
As inscrições podem ser feitas neste link. Para mais informações sobre esta e outras qualificações, acesse unijui.edu.br/estude/educacao-continuada/qualificacao-profissional ou entre em contato pelo telefone (55) 3332-0553, WhatsApp (55) 99180-6755 ou pelo e-mail estude@unijui.edu.br.

Aliando a teoria e a prática, os Projetos Integradores da Unijuí proporcionam aos acadêmicos a vivência de suas futuras profissões durante a graduação. Contando com o auxílio de professores, mas também com mentorias de profissionais que estão atuando no mercado de trabalho, os estudantes dos cursos de graduação presencial trabalham na proposta de soluções para desafios reais, impactando positivamente no desenvolvimento regional.
Somente no primeiro semestre de 2024, segundo o Núcleo de Inovação Pedagógica da Unijuí, 386 Projetos Integradores foram elaborados pelos estudantes, nos quatro campi da Universidade - Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos. Os PIs atenderam a 147 desafios de 59 demandantes - sejam da comunidade ou instituições, com a mentoria de 119 profissionais.
Entre eles está o Projeto Integrador Humanidade e Cultura - a pesquisa como princípio formativo, que foi desenvolvido por estudantes do curso de Matemática na Escola Estadual de Ensino Médio Emil Glitz, em Ijuí. Oito trabalhos foram feitos pelos acadêmicos a partir da pesquisa, sendo esta entendida como um princípio educativo, para quem se coloca no processo formativo de ser professor. Segundo as professoras do curso de Matemática e responsáveis pelo PI, Catia Maria Nering e Isabel Battisti, a partir disso, foram encaminhadas ações de modo que os estudantes elaborassem entendimentos de que o conhecer a escola é condição para a efetiva atuação do professor.
Segundo a professora Isabel Battisti os resultados foram múltiplos. “Foi possível ter conhecimento da realidade de uma escola de Educação Básica a partir de diferentes perspectivas e sujeitos que a constituem. Os projetos desenvolvidos, possibilitaram à escola demandante reconhecer-se como uma instituição educativa, com uma história na comunidade local e com impacto na vida da comunidade e dos alunos que fazem o seu percurso formativo”, explicou.
Na área de Ciências Agrárias, foi feito o PI Sistemas de Criação onde os estudantes trabalharam a partir das espécies: suinocultura, bovinocultura, piscicultura, ovinocultura e equideocultura. Segundo os professores responsáveis pelo PI, Denize da Rosa e Emerson Pereira, os acadêmicos precisaram entender quais os principais desafios do sistema de criação de cada espécie, além de visitar propriedades rurais para a identificação dos seus problemas. A partir disso, diferentes soluções foram geradas.
Sabrina Seifert, acadêmica do 5º semestre de Agronomia, participou do PI e estudou o setor da ovinocultura no município de Ijuí. “Foi uma experiência engrandecedora onde buscamos dados que alicerçaram o trabalho, fazendo contato a nível interestadual e internacional com ovinocultores, conferindo assim, uma aproximação maior com a dinâmica presente na criação de ovinos. Foi uma oportunidade de crescimento perante às demandas desafiadas”, destacou.
No campus Panambi, o curso de Engenharia Mecânica contou com o PI Carro de carga e descarga, onde os acadêmicos foram desafiados a construir um carro manual para transporte de barris. Segundo o professor responsável, Edomir Schmidt, o Projeto permitiu que os alunos aplicassem na prática conhecimentos adquiridos em diversas disciplinas. “Os acadêmicos fizeram o processo completo: projeto conceitual, validação com o cliente, projeto detalhado, simulação de esforços, compra de matéria prima, fabricação do protótipo, teste do protótipo, lições aprendidas e sugestão de melhorias”, contou.
No campus Santa Rosa, o curso de Educação Física promoveu o PI Humanidade e Cultura: a pesquisa como princípio formativo, tendo como proponentes diferentes entidades, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); Escola de Ensino Fundamental Mercedes Motta; Cooperativa Tritícola Santa Rosa Ltda (Cotrirosa); e Academia Baby Gyn. Segundo a professora responsável, Fabiana Ritter, foram feitas visitas e ações pensadas para cada um dos proponentes. “Percebemos o envolvimento da comunidade neste PI, principalmente, na mostra final. Isso é muito importante para os acadêmicos que puderam sentir que o seu projeto foi valorizado pela entidade”
Na área de Gestão, foi trabalhado o PI: Estratégias de Captação de Recursos para APAE de Campo Novo. Segundo o professor responsável, Marcelo Didoné, participaram acadêmicos de Administração e Ciências Contábeis. “Buscamos alternativas para tentar maximizar a arrecadação de recursos da Apae. Foi muito positivo já que o projeto atendeu seu objetivo onde sugerimos soluções que podem ser consideradas simples mas que causarão um grande impacto na instituição”.
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Com a intenção de atender à demanda da comunidade regional e ampliar o leque de opções, a Unijuí irá ofertar novos cursos para o Vestibular de Verão 2025, com destaque para o campus Santa Rosa. Em apresentação realizada nesta sexta-feira, 06 de setembro, a representantes da comunidade, empresas, entidades representativas e do Executivo do município, a reitoria da Universidade, representada pelo reitor, professor Dieter Rugard Siedenberg, a vice-reitora de Graduação, professora Bruna Comparsi, e a coordenadora do campus Santa Rosa, professora Taciana Paula Enderle, confirmou as novidades.
Entre os novos cursos que irão integrar o quadro na modalidade presencial a partir do Vestibular de Verão estão quatro da área da Saúde, que são os cursos de Fisioterapia, Biomedicina, Farmácia e Fonoaudiologia, e um curso tecnólogo, que é de nível superior, com menor duração, que é o de Gestão do Agronegócio. Tanto o curso de Fonoaudiologia quanto o de Gestão no Agronegócio, no entanto, ainda dependem da autorização do SERES/MEC para que possam ser ofertados.
“A gente imagina que com a oferta desses cinco novos cursos, além de potencializar o campus, temos uma grande oportunidade para a região de Santa Rosa, no sentido de alavancar o desenvolvimento. Imaginamos que esses cursos contam com alta empregabilidade e toda qualidade de formação que uma Universidade com nota 5 pode oferecer”, destaca o reitor, professor Dieter Rugard Siedenberg.
A vice-reitora de Graduação, professora Bruna Comparsi, ressalta que as vagas foram autorizadas pelo Conselho Universitário e vão atender uma demanda local e regional, onde os cursos foram articulados com vistas às características e demandas. “Temos uma expertise na área da Saúde, com mais 6 mil profissionais formados, e essas ofertas de cursos vêm fortalecidas com relação de cooperação com a Fumssar, o Hospital Vida e Saúde, além da excelência e a credibilidade da nossa Universidade, que tem nota máxima”, salienta
A vice-reitora também detalha que o curso de Gestão do Agronegócio apresenta inúmeros diferenciais. “A criação do curso vem de encontro às necessidades regionais, onde possamos promover o desenvolvimento da região e atender uma demanda importante e de destaque, com intuito de alavancar o agronegócio”, reforça.
A coordenadora do campus Santa Rosa, professora Taciana Enderle, ressalta a importância da abertura destes cinco novos cursos. “Vamos fortalecer cada vez mais o nosso compromisso com a região, com uma formação qualificada e diferenciada para atender as necessidades de novos profissionais em diferentes áreas”, comenta.
Presente no evento de apresentação dos novos cursos, o presidente da Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa - Fumssar, Delcio Stefan, define como um grande passo a oferta das graduações para a área da Saúde, não só no município, mas na região. “Terá mais gente que vai se formar aqui, a mão de obra vai ser qualificada e são áreas que temos, hoje, dificuldades de ter profissionais para trabalhar.”
Representando o Legislativo de Santa Rosa, o vereador Gilberto Krüger reforçou que a ampliação de cursos tanto na área da Saúde quanto no agronegócio é importante para o município. “Esses cursos vão qualificar o atendimento no futuro e valorizar as pessoas que buscam a saúde. Também vai incentivar a busca pela qualificação em gestão para o agronegócio, que tem recebido grandes investimentos”, relata. Na mesma linha, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Odaylson Éder, afirma que o município de Santa Rosa é parceiro de movimentos que venham a melhorar e capacitar a cidade.
“A iniciativa da Universidade em lançar o curso de Gestão do Agronegócio é importante para toda a área. Não só pelo olhar das cooperativas, mas para as propriedades rurais, que precisam entender cada vez mais como empreendimento e gestão. Tudo que tivermos de qualificação é importante para a gestão das propriedades e é muito bem-vindo. Pelo que vimos, o curso poderá trazer isso e formar essas capacidades”, declara o analista de inovação da Cotrirosa, Nelinho Graef.
Com a ampliação dos novos cursos, o campus Santa Rosa passa a ofertar 15 cursos de graduação. Além de Santa Rosa, o campus Ijuí também contará com dois novos cursos, sendo os tecnólogos de Design Gráfico e Design de Ambientes. Ao todo, serão 32 cursos ofertados no Vestibular de Verão 2025, nos quatro campi da Universidade. As inscrições iniciam no dia 8 de outubro. Mais detalhes e informações sobre os cursos disponibilizados, bem como sobre os novos ofertados pela Unijuí, podem ser visualizados pelo link unijui.edu.br/estude/graduacao.

A Unijuí promoverá na próxima quarta-feira, 11 de setembro, às 19h30, a palestra “O impacto da Pós-Graduação: como desenvolver um projeto de sucesso para transformar a sua carreira”, com a doutora em Comunicação Midiática, Alice Pavanello, criadora do canal no Youtube Além do Lattes, com mais de 100 mil inscritos.
A palestra, que marca o lançamento da campanha de Pós-Graduação Stricto Sensu 2025, ensinará a elaborar um projeto de pesquisa para se destacar na seleção dos cursos de Mestrado e Doutorado e dar início a transformação da sua vida pessoal e profissional. O evento será realizado no canal da Unijuí no Youtube. Para assistir, basta se inscrever gratuitamente no site unijui.edu.br/stricto2025, para receber o link do evento.
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O projeto de pesquisa em Plantas Medicinais e Medicamentos da Unijuí - Plamedic, promoveu, nesta semana, uma oficina com integrantes da Associação das Pessoas com Fibromialgia de Ijuí (FibroIjuí). A proposta envolveu a realização de escalda-pés, meditação guiada e aromatização, práticas que podem auxiliar como alternativas complementares aos tratamentos para a Fibromialgia.
De acordo com a coordenadora do Plamedic, professora Christiane Collet, é uma grande oportunidade para o projeto de pesquisa realizar esse trabalho. “Estamos muito felizes por poder compartilhar com o grupo o que planejamos dentro do nosso grupo de pesquisa. A nossa proposta foi de, no contexto do cuidado, incentivar a essas mulheres a terem um tempo para se cuidar, relaxar e desacelerar, não pensar nos problemas”, ressalta.
“No grupo de pesquisa trabalhamos em diferentes temáticas, com pesquisas bem diversas, como a racionalidade, uso de plantas e óleos essenciais. Nesta oficina, utilizamos plantas, sal e óleos essenciais e a partir da prática, explicamos os seus efeitos e como cada um deles pode ajudar a essas pessoas”, complementa a professora.
Christiane destaca que o relaxamento pode ser feito com o uso associado às plantas que ajudam, seja no contexto da dor, ansiedade e nos tratamentos. “Sempre tentamos buscar alternativas mais naturais pensando nos efeitos colaterais positivos e segurança associada ao uso de medicamentos. No nosso trabalho realizado no Plamedic, fazemos oficinas para auxiliar, como esta de escalda-pés”, detalha.
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A Central Analítica da Unijuí participou no mês de agosto do Programa de Ensaio de Proficiência em Análises Microbiológicas 2024 promovido pela Rede Metrológica do Rio Grande do Sul. O programa, que tem como objetivo avaliar a habilidade do laboratório em realizar ensaio de modo competente e demonstrar a confiabilidade dos resultados gerados, contou com a participação de laboratórios de todo o País.
Para o programa, foi realizada a coleta de água bruta do Lago Guaíba, no dia 20 de agosto, junto ao Comando Ambiental da Brigada Militar. Representando a Central Analítica da Unijuí, estiveram presentes na coleta a responsável técnica da Central, Mariluci Cavinatto e as técnicas de laboratório, Thajana Marinha e Thasiane Pinheiro.
Para a responsável pela Qualidade da Central Analítica, Luci Rigotti dos Santos, os ensaios de proficiência são utilizados para garantir a qualidade, o que torna importante a participação da Central na atividade. “Através deste programa pode-se determinar o desempenho individual do laboratório para os ensaios propostos, monitorar continuamente a qualidade e fornecer confiança adicional aos seus resultados”, pontuou.
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A Unijuí, representada pelo vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Baggio, está participando no Encontro do Fórum de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação da região Sul (Foprop Sul), que acontece em Porto Alegre até esta quinta-feira, na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).
No evento, foi realizada uma reunião, que contou com a presença da presidente da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), professora Denise Pires de Carvalho, e os diretores de Avaliação, de Programas e Bolsas e de Relações Internacionais, Antonio Gomes, Luiz Antonio Pessan e Rui Oppermann, respectivamente, além de pró-reitores de instituições da região Sul.
A proposta foi discutir sobre a pós-graduação no Brasil e as futuras mudanças que virão pela frente. “É importante que a Unijuí esteja atualizada para contribuir com toda essa discussão, que busca pensar sobre a pós-graduação no nosso país, seja Lato ou Stricto Sensu”, destaca o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Daniel Knebel Baggio.
Em outro momento, também foi feita uma atividade para discutir a pós-graduação e a pesquisa nas universidades comunitárias, onde foram debatidas questões como ações afirmativas, com políticas voltadas às pessoas negras, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. Outro assunto foi o encaminhamento para trabalhos conjuntos entre as instituições, para que passem a ser reconhecidas para a obtenção de recursos.
Houve, ainda, um debate sobre as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Faps), envolvendo financiamentos, recursos e bolsas. Uma das ideias estabelecidas foi a de trabalhar com redes de apoio à pesquisa, incentivando isso dentro das instituições, em especial nas universidades comunitárias.

Esclarecemos à comunidade sobre solicitações em nome do Escritório Modelo da Unijuí. Os dados e fotografia da técnica jurídica do Escritório Modelo estão sendo usados de forma indevida para solicitar informações pessoais e dados bancários de clientes, advogados e demais pessoas da comunidade através do WhatsApp, para que repassem valores em dinheiro, via pix ou depósito bancário, para autorizar o saque dos mesmos.
Informamos que o Escritório Modelo da Unijuí não está solicitando nenhum tipo de dado via WhatsApp. Isto se trata de um golpe de estelionato. Os advogados que atuam junto ao Escritório Modelo não recebem valores diretamente dos seus clientes.
Pedimos que abordagens suspeitas sejam desconsideradas e, na dúvida, solicitamos que seja feito contato com a Instituição para relatar a situação pelo nosso canal de Ouvidoria (ouvidoria@unijui.edu.br).

A Unijuí promoveu, em parceria com a Casa de Cultura Professor Orestes Luiz Colombo, a terceira edição do Sarau Cultural. O evento ocorreu no miniauditório do campus Três Passos e contou com a participação da comunidade local, incluindo estudantes e professores. O objetivo da atividade foi de celebrar os 80 anos da emancipação político-administrativa de Três Passos, cuja data oficial é comemorada no dia 28 de dezembro.
Com o tema “Histórias e memórias dos 80 anos do Município de Três Passos”, o Sarau Cultural foi marcado pela exposição de banners com fotografias históricas, contemplando o lapso temporal de 1944 a 2014. Também foram expostos objetos históricos, símbolos municipais e obras de arte. Além disso, o evento contou com apresentações musicais do projeto Cante e Encante e do músico Rafael Rodrigues. Foi feita, ainda, uma revisitação histórica realizada pelo professor Luiz Gustavo Graffitti.
Segundo o coordenador do Campus Três Passos, professor André Giovane de Castro, a realização do 3º Sarau Cultural reflete, mais uma vez, o pertencimento da Unijuí à comunidade trespassense e regional. “A nossa Universidade faz parte com orgulho da história de Três Passos e tem o compromisso de contribuir coletivamente com eventos como este para desenvolver e valorizar a cultura local, enaltecendo as pessoas e instituições que formam este Município”, afirma.

A Unijuí está com inscrições abertas até o dia 9 de setembro para o curso "Business Partner: Consultoria Interna em Recursos Humanos". Este curso é voltado para profissionais de RH que desejam aprofundar seus conhecimentos no modelo de consultoria interna, conhecido como Business Partner (BP), uma abordagem cada vez mais relevante no mercado corporativo.
O curso tem como objetivo capacitar os participantes com os fundamentos da consultoria interna, preparando-os para atuar como BPs em suas organizações. Durante o programa, serão discutidos os desafios, riscos e oportunidades da implementação deste modelo, além de técnicas e comportamentos essenciais para o sucesso na função. Os participantes também aprenderão estratégias de influência e como construir conexões eficazes com o público interno.
O curso é voltado tanto para profissionais de RH que já atuam no modelo de Business Partner quanto para aqueles que desejam conhecer mais sobre essa prática. A formação será realizada de forma híbrida, com aulas on-line e presenciais no campus Ijuí. As aulas on-line ocorrerão no dia 25 de setembro, no turno da noite, enquanto as presenciais serão entre os dias 28 de setembro e 5 de outubro, com atividades nos turnos da manhã e tarde.
Interessados podem realizar a sua inscrição clicando neste link. Para mais informações sobre esta e outras qualificações, acesse unijui.edu.br/estude/educacao-continuada/qualificacao-profissional ou entre em contato pelo telefone (55) 3332-0553, WhatsApp (55) 99180-6755 ou pelo e-mail estude@unijui.edu.br.
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