
Avaliando o cenário da pandemia nas cidades com campi e no Estado, o avanço da vacinação, o aumento de internações hospitalares e em atenção às orientações e decretos dos Governos Federal, Estadual e dos municípios da região de abrangência da Fidene/Unijuí, estabelecendo medidas restritivas e a manutenção dos protocolos de segurança, determina que:
- Para o retorno das aulas nas disciplinas concentradas da Universidade (período de 26 de janeiro a 15 de fevereiro), define-se que:
- As disciplinas teóricas serão trabalhadas de forma remota;
- As disciplinas com práticas serão organizadas, pelo professor, com combinação prévia com os estudantes, na qual a parte teórica será remota e a parte prática presencial;
- Os estágios permanecerão no formato presencial, considerando todas as medidas de segurança.
- A orientação sobre o andamento de cada disciplina será encaminhada pelos professores responsáveis, por e-mail, diretamente aos estudantes.
- Uso de máscara bem ajustada e cobrindo boca e nariz permanece obrigatório nos locais fechados e naqueles em que houver um maior número de pessoas. (Lei Federal Nº 14.019).
- Uso de álcool 70% para público e trabalhadores, para limpeza frequente das mãos.
- Para as formaturas, tanto dos cursos da Universidade quanto as externas, permanece obrigatório o uso de máscara para todos os envolvidos, em toda solenidade.
Reiteramos que a Universidade está acompanhando o cenário externo em relação à flexibilização das orientações e demais diretrizes publicadas pelos Órgãos Reguladores externos, objetivando garantir a continuidade pedagógica, e revisará as suas definições a qualquer tempo.
Contamos com a colaboração da comunidade universitária para que, de forma muito consciente e responsável, enfrentemos a situação de pandemia sem retrocessos. Por esta razão, reforçamos que cada um precisa fazer a sua parte para avançarmos positivamente para superar este momento.
Todas as atualizações serão publicadas APENAS pelos canais oficiais da FIDENE/Universidade/EFA/Museu/Rádio Unijuí FM.
Inauguração aconteceu na noite de ontem, de forma virtual
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Aconteceu na noite desta terça-feira, 8 de fevereiro, a inauguração de um novo polo de Ensino a Distância (EAD) da Unijuí na cidade de Rio Grande. A Universidade também está presente com a modalidade nos municípios de Ijuí, Santa Rosa, Três Passos, Panambi, Planalto, Tenente Portela, Horizontina, Palmeira das Missões, Uruguaiana, Agudo, Santa Maria, Rosário do Sul e Porto Alegre.
O evento de abertura, realizado de forma virtual e transmitido pelo canal da Unijuí no Youtube, contou com a presença do bacharel em Contabilidade e Música, administrador do Colégio Alternativo de Rio Grande, Victor Guedes, parceiro da Unijuí na implantação do polo. Em sua fala, ele destacou a alegria em poder firmar a parceria com a Universidade. “O Colégio tem quase 25 anos de história e, diante da preocupação que temos com a educação, nos alegra termos como parceira a Unijuí, uma instituição de gabarito, com know-how e grande importância no Estado”, disse.
Responsável pela palestra “Graduação e pós-graduação no ensino remoto: paradigmas e novos desafios”, o coordenador da modalidade EaD na Unijuí, professor Luciano Zamberlan, explicou que o ensino a distância conta com um processo de ensino-aprendizagem sólido e que vem, cada vez mais, ganhando adeptos em todo o País. “Muitas pessoas se questionavam se era possível aprender por meio da tecnologia, e a pandemia permitiu que as pessoas tivessem acesso ao ensino remoto, com essa experiência. Contando com mensalidades mais acessíveis, o EaD dá oportunidade para que muitas pessoas cursem o Ensino Superior, de uma forma flexível, conciliando o estudo ao trabalho, a outras atividades”, destacou o professor.
Hoje a Unijuí conta com a oferta de 15 cursos de graduação EaD: bacharelado em Administração, Ciências Contábeis e Educação Física; licenciatura em Educação Física, História, Letras: Português e Pedagogia; e de tecnologia em Gestão Comercial, Gestão da Qualidade, Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais. Além destes, há cursos de qualificação e pós-graduação a distância.
As inscrições para o primeiro módulo de 2022 permanecem abertas até o dia 25 de fevereiro, em unijui.edu.br/ead, onde estão disponíveis mais informações.
Confira o evento na íntegra:

A qualificação profissional em “Serviços de Vacinação em farmácias: da implantação à segurança na prática da aplicação”, ofertada pela Unijuí, é caracterizada por habilitar farmacêuticos à vacinação em estabelecimentos farmacêuticos e busca demonstrar os benefícios da vacinação para a saúde pública. O curso tem início no dia 4 de março, porém as inscrições permanecem abertas até 20 de fevereiro e podem ser realizadas no site da Unijuí, em unijui.edu.br.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou no dia 11 de janeiro uma nota que orienta a vacinação em farmácias, caso o imunizante esteja incluído nas campanhas do Ministério da Saúde. O documento afirma que os estabelecimentos devem garantir a qualidade e a segurança na conservação e aplicação, além da preservação dos profissionais envolvidos e do vacinado.
Para assegurar os princípios da Anvisa, os estudantes desenvolvem, ao longo do curso, competências como conhecer o Programa Nacional de Imunização (PNI) e os dados epidemiológicos das doenças evitáveis por vacinação no Brasil; compreender as características das doenças evitáveis por vacinação, natureza e frequência das complicações; e conhecer e interpretar os calendários vacinais.
Para mais informações sobre o curso, entre em contato com a Unidade de Educação Continuada, pelo e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí

Desde o início da pandemia, o Brasil registrou mais de 26,5 milhões de casos de covid-19, segundo boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde. O número de mortes, por sua vez, passa dos 630 mil. Em Ijuí, conforme aponta o painel divulgado pelo Poder Executivo, mais de 20,6 mil casos foram confirmados, sendo que 271 pessoas perderam a vida por conta da doença.
Os números são expressivos, seja em âmbito local ou nacional, e a preocupação ainda está longe de ter fim. O Laboratório de Análises Clínicas da Unijuí (Unilab) segue realizando uma média de 200 testes RT-qPCR para identificação da covid-19. A prevalência de pacientes positivados fica na faixa de 40 a 58%. “Desde o mês de dezembro, começamos a detectar no laboratório um aumento no número de casos positivos, acompanhado do número de testagens. Isso decorre do ingresso da variante Ômicron no Brasil”, explicou o professor.
Como destaca Matias, hoje as novas variantes do coronavírus, além da Ômicron, tem como uma das principais características a maior capacidade de transmissão. No início, um paciente com a primeira cepa de Wuhan conseguia infectar até três pessoas; hoje, um paciente com a variante Ômicron consegue infectar até 12. Diante deste potencial, as vacinas tornaram-se ainda mais importantes, como explica o professor.
“O esquema vacinal completo não impede que a pessoa tenha covid, mas impede o desenvolvimento da doença nas suas formas mais graves. No organismo de um paciente vacinado já existem anticorpos, que realizam uma defesa maior contra o vírus. A importância da vacina pode ser vista neste momento: mesmo com recordes diários de novos casos, nosso índice de ocupação de leitos clínicos e de UTI é inferior a outros momentos da pandemia. Claro, a variante Ômicron tem um curso clínico menos grave, mas esse cenário, de menor gravidade, se deve principalmente à vacinação da população”, ressaltou Matias.
Estudos têm mostrado, segundo o professor, que pacientes não vacinados apresentam o desenvolvimento de complicações mais graves pela doença, que levam à internação, ao leito de UTI e até ao óbito. “Graças à vacina conseguimos frear o desenvolvimento da doença em sua forma mais grave”, reforçou.
Assim como muitos cientistas, Matias não acredita que a variante Ômicron marque o fim da pandemia. Para ele, ainda é muito cedo para acreditar nessa possibilidade. “Se por um lado a Ômicron tem um potencial de infecção maior, tornando a doença mais frequente, por outro lado, o novo coronavírus é um vírus RNA, sujeito a mutações. Já tivemos as variantes Gama, Delta, agora a Ômicron, e a grande circulação de vírus na comunidade induz ao surgimento de novas mutações. Essa é uma questão que precisa ser investigada, para sermos mais assertivos nas ações em saúde”, finalizou.

Concluída a graduação, tendo ou não experiência no mercado de trabalho, muitos profissionais procuram se destacar em suas áreas por meio de uma especialização. Mais do que qualificar, o curso permite a conquista de melhores vagas de emprego ou a ascensão nas empresas em que trabalham. A grande dúvida é: melhor cursar uma pós-graduação ou um MBA - Master Business Administration?
“Pós-graduações e MBAs são cursos lato sensu e ambos focados em ampliar as competências e conhecimentos para a atuação no mercado de trabalho. A diferença é que o MBA é uma pós-graduação lato sensu voltada para a área empresarial e de negócios, enquanto que as especializações são das mais diversas áreas e podem exigir formação superior específica para realizar o curso, ainda que isso não seja uma regra”, explicou o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González.
Como recorda o professor, realizar cursos de especialização, de pós-graduação ou MBA, aumenta significativamente as chances de alcançar uma melhor posição nas empresas e, consequentemente, salários mais altos. Tanto que é frequente que alunos das especializações melhorem a remuneração ainda durante o curso.
“Os cursos lato sensu em instituições como a Unijuí enriquecem o networking. Significa dizer que, durante o curso, a partir de dinâmicas específicas que incentivam o trabalho em equipe e a inovação, o estudante conhece mais pessoas que têm interesses comuns e transitam no respectivo campo profissional, permitindo a troca de experiências, indicações e informações sobre vagas de emprego, oportunidades de mercado e negócios”, completa o vice-reitor.
Para quem deseja alavancar a carreira, a Unijuí conta com diversos cursos lato sensu com inscrições abertas: no campus Ijuí, de Justiça Restaurativa e Mediação; Fitoterapia Clínica; Hematologia Laboratorial; Engenharia de Segurança do Trabalho; Estética Avançada e Minimamente Invasiva; Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia; Coaching e Gestão de Pessoas; Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Previdenciário e Oncologia. No campus Santa Rosa, há o Programa de Residência em Medicina da Família e Comunidade. Já na modalidade EaD, Folclore e Artes Populares: Cultura, Desenvolvimento e Gestão; Gestão, Inovação e Empreendedorismo nos Serviços de Saúde; e Segurança Pública e Direitos Humanos.
Para mais informações, acesse unijui.edu.br ou entre em contato pelo telefone (55) 3332-0553 ou pelo e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br.
A Universidade teve envolvimento direto na organização da qualificação, dispondo de sua estrutura para a realização das atividades
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Referência na formação de professores, a Unijuí atendeu à demanda da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Santa Rosa (SMEC) para auxiliar na organização de uma ampla programação para a formação de docentes da rede municipal. O pedido, que chegou até o Núcleo de Educação Continuada da Universidade, também contou com o apoio das docentes do curso de Pedagogia na organização: Eulália Beschorner Marin, Elisabete Andrade, Maria Regina Johann e Marta Estela Borgmann.
A coordenadora pedagógica da SMEC e responsável pela organização da formação, Maria da Graça Zimmermann, explica que as temáticas propostas à Unijuí tiveram origem nos próprios docentes, de acordo com seus anseios e necessidades. “Foi muito importante contar com o apoio da Unijuí para essa formação, pois qualifica esse momento que é muito significativo. Para os professores, é imprescindível esse momento de preparação para o trabalho ao longo do ano letivo. Foram muitas oportunidades de troca de informações e conhecimento, para refletir sobre a prática pedagógica”, destaca Maria da Graça.
Os profissionais que participaram como oficineiros e palestrantes, em sua maioria, são mestrandos, mestres e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, de acordo com as temáticas de suas pesquisas. Também, egressos do curso Pedagogia da Unijuí, que hoje são referências na docência em escolas públicas e privadas.
As atividades, organizadas em parceria com a Unijuí, foram promovidas em três dias diferentes. No dia 3 de fevereiro, a formação foi preparada em diversos ambientes da Unijuí - campus Santa Rosa, para os docentes, estagiários e monitores da Educação Infantil, com uma palestra e nove oficinas diferentes. No dia 4, foi realizada uma palestra no Centro Cívico, com transmissão online, para monitores, estagiários e equipes diretivas.
No dia 7, a formação também foi realizada nos ambientes da Unijuí, com uma palestra para professores, monitores, estagiários e equipes diretivas. Já as nove oficinas propostas para esta segunda-feira foram separadas por área ou ano de atuação dos docentes, estagiários e monitores do Ensino Fundamental. A formação também segue com outras atividades entre os dias 8 e 11 de fevereiro.
Com isso, a Unijuí também se consolida como um espaço de formação àqueles que estão à frente da educação de crianças e jovens, responsáveis por ajudar a formar profissionais que terão que encarar um mundo em constante transformação. “Participar da formação continuada de professores é uma de nossas maiores responsabilidades. Quando a formação inicial é qualificada, haverá sempre novas demandas, porque o tempo e o sujeito são outros. Quando pensamos coletivamente erramos menos em sua humanização”, afirma Eulália Beschorner Marin, professora do curso de Pedagogia da Unijuí.
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A Cia Cadagy - Corpo em Movimento da Unijuí está selecionando novos integrantes para as linguagens artísticas de dança, ginástica geral, lutas, artes cênicas e arte circense. Inscrições podem ser realizadas até o dia 15 de fevereiro, pelo e-mail cia.cadagy@unijui.edu.br, conforme consta no edital VRPGPE nº 02/2022, disponível neste link. No mesmo endereço é possível ter acesso à ficha de inscrição.
Para participar é necessário ter no mínimo 17 anos - a serem completados até o início das atividades do grupo; ter disponibilidade de tempo para participar dos ensaios, os quais são realizados nas quintas-feiras, das 18h30 às 22h, e aos sábados, das 8h às 12h, bem como das demais atividades do grupo; ser integrante da comunidade externa ou da comunidade interna da Fidene/Unijuí; participar assiduamente das atividades previstas no plano de ensaio, estudo em casa e apresentações da Cia Cadagy.
O processo seletivo acontecerá no dia 19 de fevereiro, na Sala dos Espelhos da Sede Acadêmica, e contará com três etapas: entrevista individual, performance artística e improvisação de cena curta, com tema proposto no ato da seleção. O resultado será divulgado na página, até 15 dias após a realização de todas as entrevistas.

Neste primeiro semestre de 2022, a Unijuí ofertará 60 bolsas de estudos integrais pelo Programa Universidade para Todos (ProUni). Conforme consta no edital nº 03, de 18 de janeiro de 2022 do Ministério da Educação (MEC), o processo seletivo terá uma única etapa de inscrição, de 22 a 25 de fevereiro, e contará com duas chamadas dos candidatos pré-selecionados. Ao se inscrever, o candidato pode optar por duas opções de curso e instituição, em ordem de preferência.
Na Unijuí, as bolsas estão distribuídas entre seus quatro campi, em cursos nas modalidades presencial e Ensino a Distância (EaD). O Campus Ijuí conta com 40 bolsas de estudos nos cursos de Administração (presencial e EaD), Agronomia, Biomedicina, Ciência da Computação, Ciências Contábeis (presencial e EaD), Direito, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Engenharia de Software, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Gestão Financeira (EaD), Jornalismo, Letras - Português e Inglês, Logística (EaD), Marketing (EaD), Matemática, Medicina, Medicina Veterinária e Psicologia.
O campus Santa Rosa conta com sete bolsas integrais para os cursos de Administração (presencial e EaD), Educação Física - Licenciatura, Engenharia Elétrica, Gestão de Recursos Humanos (EaD) e Psicologia. Já o campus Panambi com oito bolsas de estudos, nos cursos de Administração (EaD), Ciências Contábeis, Engenharia da Produção, Engenharia Mecânica, Gestão da Qualidade (EaD) e Pedagogia. Fechando, o campus Três Passos ofertará cinco bolsas integrais nos cursos de Administração (EaD), Ciências Contábeis (EaD) e Direito.
Interessados devem realizar a inscrição diretamente no site do ProUni, em prouniportal.mec.gov.br/. Para se inscrever, o candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas, e não ter zerado a nota da redação. No momento da inscrição o estudante deve efetuar o seu cadastro no “Login Único” do governo federal e criar uma conta gov.br, meio de acesso digital do usuário aos serviços públicos digitais, caso seja o primeiro acesso nessa plataforma de acesso digital; ou inserir o CPF e senha, caso já possua uma conta gov.br, informar o número de inscrição e a senha do Enem de 2021 o número do CPF, além de um endereço de e-mail válido. É importante lembrar que, para concorrer a uma bolsa com 100% de gratuidade, a renda per capita não poderá exceder 1,5 salários mínimos, ou seja, R$ 1.818,00.
A primeira chamada será divulgada no dia 2 de março, com a comprovação da documentação de 3 a 14 de março. A segunda chamada será no dia 21 de março, com a comprovação da documentação de 21 a 29 de março.
O sistema do Prouni classifica os estudantes de acordo com as suas opções e as notas obtidas no Enem. A pré-seleção em qualquer das chamadas assegura ao candidato apenas a expectativa de direito à bolsa respectiva, condicionando-se a comprovação das informações prestadas junto à instituição de ensino a qual foi pré-selecionado. O candidato deverá comparecer à instituição de Ensino Superior para aferição das informações prestadas em sua ficha de inscrição.
A lista completa dos documentos necessários pode ser acessada na página da Unijuí, mas, os mais importantes são: certificado de conclusão do Ensino Médio em escola pública, ou escola particular na condição de bolsista integral, comprovantes de renda, documentos de identificação, e outros.
Lista de Espera
Ao final das duas chamadas, os candidatos não pré-selecionados ou aqueles que foram pré-selecionados em cursos sem formação de turma podem manifestar interesse em fazer parte da lista de espera, que será usada pelas instituições participantes do programa para a ocupação das bolsas restantes.
Nos dias 4 e 5 de abril é possível manifestar interesse. A entrega da documentação ocorrerá de 8 a 13 de abril.
Mais informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas junto à Central de Atendimento ao Estudante (CAE) da UNIJUÍ, pelo telefone 55 3332-0444, ou ainda no site do Prouni.
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A Unijuí e a Criatec, juntamente com outras Instituições de Ensino Superior (IES), Sebrae, Fapergs e Inova RS, estiveram entre os organizadores do MetalOn. Um desafio que buscou encontrar soluções inovadoras para o setor eletrometalmecânico, nas regiões Noroeste e Missões do Rio Grande do Sul, realizado em novembro de 2021. Ao todo, nove equipes participaram com soluções inovadoras, para desafios e problemas propostos por empresas.
As quatro melhores colocadas receberam uma premiação, para ser utilizada exclusivamente no desenvolvimento do negócio proposto e uma vaga de pré-incubação em uma das Incubadoras de Empresas das entidades organizadoras. A entrega das premiações, certificados e a atualização dos status dos projetos foi realizada na segunda-feira, dia 31 de janeiro, e transmitida pelo YouTube.
O egresso do curso de Design de Produto da Unijuí, Lucas Renato Tescke, integrante da equipe Steelnianos, conquistou o segundo lugar no desafio. Também integram a equipe, o designer Ricardo Aresso e os estudantes de Engenharia Mecânica, Vitor Maschio e Gustavo da Silveira. A equipe foi premiada com R$ 6.000,00 e ainda não possui definições sobre a pré-incubação.
A equipe apresentou uma solução à empresa horizontinense, Siltec, que apontou a falta de mecanização na colheita do fruto da palma. Lucas explica que foi necessária uma pesquisa de campo aprofundada e uma investigação sobre o processo de fabricação da Siltec, para optar por um projeto simplificado, ao adaptar um braço mecânico em uma caçamba - veículo já desenvolvido pela empresa. “As referências que usamos foram as gruas de transporte e, na sua extremidade, havia uma faca cortadora e uma pinça para agarrar o fruto. O funcionamento do equipamento é simples e intuitivo, o braço articulado se estende até o caule do cacho, a faca efetua o corte e a pinça conduz o cacho até a caçamba”, explica.
Lucas também relaciona pontos importantes da sua graduação na Unijuí, com o sucesso no desenvolvimento da solução. “Posso dizer que a minha formação superior contribuiu muito no desenvolvimento do projeto, pois a forma com que os designer conseguem direcionar os pensamentos e as ideias é diferente das outras profissões, indo muito longe do pensamento cartesiano. Essas ferramentas, conhecidas durante a graduação, sempre fizeram muita diferença no meu dia a dia e como profissional”, acrescenta o egresso do curso de Design da Unijuí.
Hoje, o Lucas é mestre em Design Industrial, pela Universidade do Porto - Portugal e atua profissionalmente como professor no Instituto Federal Farroupilha (IFFar) - campus Santa Rosa, onde também coordena o Laboratório IF Maker.
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Ideal para quem deseja aperfeiçoar seus conhecimentos e se destacar no mercado de trabalho, a pós-graduação tem ganhado cada vez mais adeptos no mundo atual. Em um cenário de mudanças rápidas e de inovação constante, acompanhar os desafios do mercado se faz necessário e a graduação deixa de ser o único passo a ser tomado para quem deseja construir uma carreira de sucesso.
A pós-graduação oferece muitas vantagens, mas a principal delas é poder aprofundar os conhecimentos na sua maior área de interesse, despertada ainda durante a graduação. Prova disso é a história do biomédico Rodrigo Vargas. Há sete anos atuando na área de análises clínicas, o profissional sentiu a necessidade de buscar mais conhecimentos a respeito das mudanças constantes da área e, por isso, escolheu a pós-graduação em Hematologia Laboratorial da Unijuí. “Sempre devemos buscar algo a mais na nossa profissão. Se atualizar para melhorar ainda mais nosso conhecimento. A Unijuí sempre foi muito prestigiada e, além disso, os professores são extremamente qualificados, com muita experiência e preparados para nos proporcionar um melhor aprendizado, além de serem muito bem reconhecidos, principalmente na área de hematologia”, explica o profissional que escolheu a Unijuí para cursar sua especialização.
Em sua atividade profissional, Rodrigo já percebe diferença nas ações que realizava antes e depois da pós-graduação. “Estudar na Unijuí auxiliou muito na minha carreira, principalmente no laboratório, me trazendo mais experiência para resolver situações do dia a dia na bancada”, salienta.
Segundo ele, antes de ingressar em uma Pós-Graduação é importante analisar e pesquisar o local onde irá cursar essa formação, pois se trata de um investimento para carreira profissional. “A Unijuí me proporcionou a melhor experiência possível e é por isso que recomendo a Instituição que vem sendo pioneira na oferta de cursos de Pós-Graduação nos últimos anos, principalmente na área da saúde”, destaca o egresso.
Ter mais experiências a partir de especializações e qualificações pode ser uma exigência de mercado em um futuro próximo, segundo o profissional. “As especializações nos trazem uma nova vivência à nossa profissão. Elas existem para aprimorar nosso conhecimento e fazer com que seja observada de modo diferente a nossa área, além de nos manter bem atualizados”, finaliza.
O curso de Pós-Graduação em Hematologia Laboratorial da Unijuí está com inscrições abertas. Para mais informações sobre a especialização acesse o link.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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