
Com correalização da Unijuí e da sua Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica - Criatec, acontece nesta semana, entre os dias 4 e 5 de outubro, o Rally Latinoamericano de Innovación - uma competição internacional que visa promover a inovação aberta entre estudantes universitários.
Qualquer estudante da Unijuí pode se inscrever na competição, diretamente no site do Rally, na aba registro de participante, até às 10h do dia 4 de outubro. É importante, no entanto, ficar atento à composição do grupo. “Podem participar estudantes de todas as áreas da graduação. Mas, por ser um evento organizado por entidades de associações de engenheiros, um dos pré-requisitos para formar equipe é ter pelo menos um estudante de alguma engenharia; ter no mínimo quatro e no máximo 10 integrantes na equipe; e ter pelo menos uma integrante mulher. Ainda é possível ter a participação de um professor ou um profissional (egresso) na equipe”, explicou o coordenador da Criatec no campus da Unijuí em Santa Rosa, Lucas Escher, lembrando que, mesmo sendo uma competição por equipes, cada participante deve realizar a sua inscrição individualmente.
“O Rally é desenvolvido por equipes multidisciplinares e realizado simultaneamente em países da América Latina durante 28 horas consecutivas. A competição pede às equipes participantes que entreguem dois produtos: o primeiro é a proposição de uma solução para um desafio, que consiste em um problema real que necessita de uma solução criativa e inovadora. A segunda é uma interação lúdica criativa entre duas equipes de países ou culturas diferentes”, completou.
Tanto a inscrição quando a participação na competição são gratuitas, e as equipes vencedoras ganharão uma vaga no programa Decolar da Criatec, além de 10h de mentoria para transformar suas ideias em realidade. Além disso, todos os participantes que entregarem soluções receberão certificados de participação.
O Rally acontece de forma híbrida, sendo que a abertura do evento e a apresentação dos desafios serão transmitidos pelos canais oficiais do Rally no Youtube, Facebook e Instagram. Após a abertura, cada equipe pode definir o formato de participação (remota ou presencial). Nas três sedes da Unijuí, haverá uma equipe de mentores disponível para auxiliar as equipes: na sede do campus Santa Rosa, o Espaço Coworking estará à disposição para os grupos que optarem em reunir os integrantes. Na sede do Campus Ijuí, o encontro será na Criatec e, na sede do campus Panambi, também haverá uma sala preparada para receber as equipes.
“A expectativa é muito positiva para termos, nas três sedes da Unijuí, um grande movimento em prol da cultura da inovação e do empreendedorismo, envolvendo estudantes das graduações, professores e egressos empenhados na construção de soluções para desafios reais de diversas instituições e empresas da América Latina. Vale lembrar que, para os participantes, o Rally propiciará a experiência da participação em um evento de nível internacional e uma interação cultural com diversos países latino-americanos”, completou Lucas.

A Unijuí está com inscrições abertas para o curso de “Gestão de Feridas: coberturas tecnológicas e habilitação em laserterapia”, voltado para enfermeiros e acadêmicos de Enfermagem. O curso combina teoria e prática para capacitar os participantes a gerenciar feridas de maneira eficaz, utilizando as mais recentes inovações em coberturas tecnológicas. Além disso, os profissionais serão habilitados para utilizar a laserterapia, uma técnica que promove a cicatrização, alivia a dor e reduz a inflamação, ampliando as possibilidades de tratamento.
Outro diferencial do curso ofertado pela Unijuí é a disponibilização de conteúdos complementares de forma prévia. Antes dos encontros presenciais iniciarem, os estudantes terão acesso às aulas gravadas, abordando temas como o uso do laser na pediatria e amamentação, além de orientações sobre os primeiros passos para empreender na enfermagem.
A qualificação será realizada de forma presencial no campus de Ijuí, com aulas nos dias 8 e 9 de novembro, das 8h às 12h e das 13h às 17h. As inscrições podem ser feitas neste link até o dia 27 de outubro. Para mais informações sobre esta e outras especializações, acesse unijui.edu.br/estude/educacao-continuada/mba-e-especializacao ou entre em contato pelo telefone (55) 3332-0553, WhatsApp (55) 99180-6755 ou pelo e-mail estude@unijui.edu.br.

Neste domingo, 29 de setembro, o Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) realizou mais uma edição do Domingo no Museu, desta vez alusivo à 18ª Primavera dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). A programação foi marcada por exposições, apresentações musicais e a comercialização de produtos, proporcionando cultura e lazer aos visitantes.
Conforme destacou a diretora do Madp, Iselda Sausen Feil, todos os anos, durante a Primavera, os museus são desafiados a promoverem atividades alinhadas a um tema central, que neste ano foi “Museus, Acessibilidade e Inclusão”. Os museus têm um papel vital na promoção do acesso e da inclusão social, reafirmando que a cultura deve ser um espaço para todos, independentemente das condições físicas, sensoriais ou cognitivas. “De uma forma conjunta, cada um fazendo o que sabe e o que pode, podemos, aos poucos, tornar a nossa sociedade mais inclusiva”, destacou Iselda.
Quem esteve no Madp pôde conferir a Exposição de Longa Duração e também a Exposição Comemorativa aos 200 Anos da Imigração Alemã no Brasil. Ainda, a Exposição Coletiva “Expressões da Diversidade”, focada na inclusão e na acessibilidade dos sujeitos. A mostra, que ainda estará disponível para visitação durante um mês, reúne produções artísticas de grupos da APAE e da Rede de Atenção Psicossocial, refletindo diferentes formas de expressão cultural e ressaltando a importância da inclusão.
Durante o evento, foi compartilhado o projeto “A Turma do Pão por Deus está fazendo novos amigos”, idealizado pelas autoras Maria Eli Braga Mannrich e Márcia Campos, que visa promover a educação e a cultura inclusiva, valorizando a diversidade.
Também ocorreram apresentações das Vozes da Diversidade, com o Grupo Aprendendo a Viver – CAPS ad II; a Banda Instrumental da APAE e o grupo Musicalizando para a Vida - turma de extensão da Escola Independência. As apresentações tiveram como objetivo valorizar a diversidade das vozes e as experiências desses grupos, destacando o potencial transformador da arte e da cultura na promoção da inclusão.
O público também conferiu a Feira da Primavera no Museu, com bancas de grupos da comunidade local.

A Unijuí participou neste domingo, 29 de setembro, da 8ª Corrida e 4ª Caminhada do Coração, promovida pelo Hospital de Clínicas de Ijuí (HCI). Foram três percursos, todos com participação livre: 5 km para corrida, 3 km corrida/caminhada, e 1 km para caminhada, com largada do Complexo Poliesportivo.
A Universidade, enquanto apoiadora do evento, esteve presente com atividades através do Projeto de Extensão Educação em Saúde, com ações de orientação e aferição da pressão arterial e testes de glicemia. Além disso, como forma de fomentar a saúde e bem-estar e incentivar a prática esportiva como uma importante medida preventiva para doenças cardíacas e outros problemas de saúde, a comunidade acadêmica foi convidada a participar.
Mais de 200 pessoas participaram da corrida e da caminhada, entre estudantes, professores e técnicos administrativos e de apoio da Fidene/Unijuí. O vice-reitor de Administração da Unijuí, professor Edson Padoin, esteve entregando as medalhas e abordou a importância do evento. “A nossa participação se deu através da iniciativa do Programa Sinergia que tem articulado atividades pensando no bem-estar dos colaboradores. Além disso, o momento serviu como um lembrete para que possamos cuidar da saúde por meio do esporte, promovendo mais qualidade de vida”, pontuou.

Em comemoração ao Dia do Surdo, celebrado no dia 26 de setembro, a Unijuí realizou uma atividade especial junto à turma do curso de capacitação em Língua Brasileira de Sinais (Libras), ofertado para professores e técnicos-administrativos e de apoio da Universidade. A aula contou com atividade prática de conversação com integrantes da Associação dos Surdos de Ijuí (Assi) para que os integrantes da turma pudessem exercitar a Língua de Sinais.
A atividade foi promovida pelo Setor de Recursos Humanos e pelo Setor de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional (Saai), conforme explica a coordenadora do Saai, professora Marta Borgmann. “Buscamos promover junto ao curso de Libras algo diferente. Então, trouxemos integrantes da comunidade surda para que pudessem fazer uma conversação contando suas experiências e aspectos ligados à própria cultura da comunidade surda”, explicou.
A coordenadora destaca que a data tem como objetivo despertar a conscientização, promovendo momentos de reflexão. “O nosso principal intuito era evidenciar a importância da Libras para a comunicação com pessoas que não ouvem. Além disso, é uma grande oportunidade para refletir sobre os desafios enfrentados pelos surdos para pensarmos e promover o processo de inclusão e a valorização da cultura surda”.
A auxiliar de secretaria da Unijuí, Maria Carolina Dalberto, integra a turma do curso de Libras. Para ela, a experiência foi muito significativa. “Tivemos a oportunidade de nos conectar com a comunidade surda e praticar a conversação em Libras, o que me fez refletir sobre a importância da inclusão e da acessibilidade. Participar dessa troca foi um grande aprendizado, não apenas para aprimorar minhas habilidades na língua, mas também para entender melhor as experiências e desafios enfrentados pelos surdos no dia a dia. Esse contato direto reforça a relevância de construir uma sociedade mais inclusiva”, pontuou.



Que tal fazer um intercâmbio na Universidade de Vigo, na Espanha, em 2025? Se você é estudante de graduação ou pós-graduação stricto sensu da Unijuí, essa oportunidade pode ser sua. Através do projeto de mobilidade acadêmica Erasmus+, que promove intercâmbios com base em um acordo de cooperação entre a Unijuí e a Universidade de Vigo, você poderá vivenciar uma experiência acadêmica internacional única. Para isso, basta participar do processo seletivo, cujas inscrições se encerram na próxima sexta-feira, dia 4 de outubro.
Um estudante será selecionado para participar do programa, que visa promover a atualização e o intercâmbio de conhecimentos, pesquisas e experiências acadêmico-científicas nas áreas da Administração, Ciências Contábeis, Comunicação Social e Desenvolvimento Regional. O projeto visa, ainda, apoiar a internacionalização, a atividade e a modernização das Instituições de Ensino Superior, ao mesmo tempo em que potencializa as iniciativas de internacionalização na Unijuí.
Para participar, é necessário estar matriculado em um curso de doutorado, mestrado ou graduação da Unijuí por, no mínimo, 12 meses; comprovar proficiência ou conhecimento em língua espanhola, em nível intermediário; possuir passaporte com prazo de validade mínimo de 12 meses; e ter a disponibilidade de realizar o intercâmbio de 27 de janeiro a 6 de junho. Interessados devem acessar o edital, disponível neste link, e encaminhar a documentação ao Escritório de Relações Internacionais (ERI).
Quem embarcou nessa experiência, neste ano, foi Kalani Vargas, estudante de Publicidade e Propaganda da Unijuí, que concluiu seu 7º semestre na Universidade de Vigo. Seu intercâmbio foi de quatro meses, na cidade de Pontevedra, onde teve a oportunidade de ser uma aluna Erasmus com bolsa de estudos integral. Inclusive, este é um dos diferenciais do programa: o estudante selecionado recebe uma bolsa para custear as despesas de mensalidade durante um semestre acadêmico. A bolsa inclui um pagamento único para cobrir as despesas de viagem e estadia, equivalente a €1.500 (mil e quinhentos euros), e o valor fixo de quatro parcelas de €850 (oitocentos e cinquenta euros), referentes aos meses de atividade na universidade de destino.
“Com certeza, realizar este intercâmbio representou a realização de um sonho e contribuiu para o meu crescimento e aprendizado pessoal. Ampliar meus conhecimentos na área da Comunicação, vivenciar novas experiências, conhecer uma nova cultura, fazer novos amigos e aprender novos costumes e idiomas foi incrível e, sem dúvidas, vou lembrar com muito carinho de todos esses momentos por toda a minha vida. Foi uma experiência única e sou muito grata aos meus pais e à Unijuí, que abre as portas para que os alunos ampliem seus conhecimentos e vivam esta experiência transformadora”, destacou Kalani.

A Unijuí, em parceria da 36ª Coordenadoria Regional de Educação (36ª CRE) e da Secretaria Municipal de Educação de Ijuí (SMED), promoveu a 8ª edição da Mostra Interativa da Produção Estudantil em Educação Científica e Tecnológica (MoEduCiTec) e a II Mostra de Extensão da Universidade. A atividade ocorreu nesta sexta-feira, 27 de outubro, no campus Ijuí, e reuniu centenas de estudantes do Ensino Fundamental ao Ensino Superior.
A MoEduCiTec tem o objetivo de fomentar a iniciação científica como atitude cotidiana em sala de aula e valorizar a publicação de trabalhos produzidos por estudantes e professores, enquanto que a Mostra de Extensão busca socializar as atividades desenvolvidas no contexto de cada projeto apoiado pelo Fundo Institucional de Extensão, com foco em ampliar as interações entre a Instituição e a comunidade.
A abertura do evento ocorreu pela manhã e contou com a presença dos alunos participantes e de professores de escolas de toda a região. Durante a atividade foi feita uma apresentação de dança e música com os alunos do Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA). Foi realizado, ainda, uma roda de conversa envolvendo representantes das redes municipal, estadual e privada de ensino, e do Ensino Superior.
Também estiveram presentes o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Knebel Baggio; o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí, professor Sidinei Pithan da Silva; a coordenadora geral da 8ª MoEduCiTec, professora Marli Dallagnol Frison; a coordenadora pedagógica da 36ª CRE, Rosane Vieler Menezes; a coordenadora pedagógica da SMED, Rosangela Silvana Kopezinski Schimanoski; e a representante do Sindicato dos Professores (Sinpro), professora Maria Aparecida de Carvalho Zasso.
Conforme o vice-reitor, eventos como este, que despertam o sentimento e o interesse pela pesquisa científica nos jovens são de extrema importância para o futuro. “É um sinal de que estamos indo no caminho certo. Ao envolver todos, em especial essa juventude com a pesquisa, conseguimos instigar a formação de futuros cientistas, que é uma tarefa importante nos dias atuais. É preciso que, além de exercer profissões, esses jovens no futuro possam pensar melhor suas áreas, trazendo inovações que sejam para melhorar a qualidade de vida de toda a sociedade”, relatou o professor Daniel Knebel Baggio.
Coordenadora da 8ª MoEduCiTec, a professora Marli Dallagnol Frison destacou que o evento já se consolidou e é um momento de encontro e diálogo entre docentes e pesquisadores de todas as modalidades. “O conhecimento científico e técnico tem papel central e é fundamental que sejam colocados em atividades que desafiem intelectualmente, principalmente os jovens. Esse evento serve, também, para enfatizar que o estudo e a pesquisa não é somente acadêmica, mas também para ampliar possibilidades e o protagonismo.”
Após a abertura do evento, ocorreu a apresentação dos trabalhos, os quais foram organizados pelos estudantes e envolveram diversos temas como artes, sustentabilidade, meio ambiente, tecnologia e robótica. Os trabalhos foram avaliados e certificados por professores avaliadores.
Conforme as estudantes Julia Baier e Camila Okazeski, terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Evangélico Augusto Pestana (Ceap), participar da Mostra é muito importante para a iniciação científica. “Acho importante estar aqui por conta de todos os trabalhos, que são importantes pelo conhecimento que são repassados, e também pelo evento gerar sabedoria em vários assuntos que são importantes na sociedade”, comentou Júlia.
Já Camila ressaltou que o trabalho feito pelo grupo buscou abordar um tema relevante e que fosse de impacto na sociedade, que é o cyberbullying. “Este é um exemplo desses temas. Hoje em dia usamos muitas redes sociais e pensamos que é importante trazer às pessoas e escolas que é necessário ter um alerta sobre esse assunto e que ele deve ser mais debatido”, complementou.
A professora Cíntia do Amarante, também do Ceap, relatou que a MoEduCiTec tem se tornado cada vez mais importante, em especial para as escolas. “É um evento que está se ampliando, e é um momento dos estudantes colocarem em prática todas as suas vivências. É um incentivo à pesquisa muito importante.”
Já a professora Roberta Pinheiro, da escola Álvaro Rodrigues Leitão, de Estrela Velha, que acompanhou um grupo formado por alunos de nível de alfabetização, destacou a importância que a Mostra tem para, além dos estudantes, as famílias. “Para nossos alunos é muito importante, pois muitos deles contam com o apoio dos pais, que auxiliam na montagem dos trabalhos. Então é um momento de aproximação que envolve toda a família para aprimorar os seus vínculos”, disse.

Nesta quinta-feira, 26 de setembro, foram promovidas as apresentações dos trabalhos aceitos para os eventos XXXI Seminário de Iniciação Científica, XXV Jornada de Extensão, XIX Seminário de Inovação e Tecnologia e X Mostra de Iniciação Científica Júnior. As apresentações integraram a programação do Salão do Conhecimento da Unijuí e reuniram mais de 200 trabalhos científicos, que foram explicitados de forma on-line pelos estudantes à comunidade acadêmica.
As apresentações dos trabalhos foram feitas em 31 diferentes salas, que correspondiam a diferentes áreas do conhecimento. Cada sala foi organizada por temáticas, levando em conta os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os trabalhos levaram em consideração diferentes temas que vinham de encontro com a formação de cada estudante participante.
Os trabalhos apresentados são de iniciação científica, tecnológica e de extensão, e foram desenvolvidos por acadêmicos e pesquisadores da Unijuí e de outras instituições de ensino, escolas de Ensino Médio e Instituições Internacionais.

A Unijuí promoveu, entre os dias 26 de agosto e 4 de setembro, uma capacitação sobre Gestão Ágil dos Postos de Trabalho. A formação foi feita em parceria com a Fockink, de Panambi, e destinada a funcionários e colaboradores da empresa, das áreas de Fosfatização e Tubeira Longitudinal. Ao todo, 18 funcionários participaram da capacitação.
A capacitação teve como característica estratégica a aplicação prática e real do conhecimento, com análise de dados e informações dos postos de trabalho, análise e melhorias definidas e algumas implementações durante o curso, além de formação de equipes multifuncionais e elaboração de plano de ação para melhoria dos resultados. Foram repassados conhecimentos sobre LEAN, TOC, TPM, 5Ss e Ferramentas da Qualidade.
“A Unijuí está cada vez mais comprometida com a aplicação prática do conhecimento, em todas as suas áreas de atuação. Para nós, o conhecimento precisa gerar resultados para a comunidade e temos vários exemplos desse comprometimento, tanto em sala de aula quanto em projetos específicos que estamos desenvolvendo nas empresas de Panambi”, ressalta o coordenador do campus Panambi, professor Paulo Cesar Mayer.

O Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) realizou, nesta quinta-feira, 26 de setembro, a apresentação de trabalhos do “Seminário História e Memória do Museu Antropológico Diretor Pestana”. A atividade integrou a programação do Salão do Conhecimento e reuniu pesquisadores, a comunidade acadêmica da Unijuí, além de estudantes do Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA), que puderam conhecer um pouco de cada trabalho apresentado.
O seminário teve o objetivo de reunir trabalhos, que envolviam a produção de pesquisa a partir do acervo do Madp, destacando, assim, o material que está à disposição no local para a comunidade e para pesquisadores. Uma das pesquisadoras, que apresentou o trabalho “Histórias, Memória, Esquecimento e Reflexões”, foi a estudante graduada pela Unijuí, Júlia Minetto. Segundo ela, a iniciativa foi inovadora, pois a oportunidade de trocar conhecimento e apresentar o que vem pesquisando foi ótima.
Além deste trabalho, também foi apresentado o artigo com título “Museus como agentes de Transformação Social: a Exposição”, organizado pelo designer e colaborador do Madp, Fabrício de Souza, e pelas psicólogas Andressa da Silva Dias e Márcia Baiocchi do Amaral.
“Temos que destacar a importância do primeiro seminário realizado pelo Museu, dentro do Salão do Conhecimento, que demonstra a relação entre todas as mantidas da Fidene para também valorizar a pesquisa. Esse seminário tem importância, também, para estimular o estudo em história, e valorizar o papel que o Museu tem de resgatar a história da região, das pessoas, instituições, e poder relacionar isso para a geração do conhecimento como um todo”, ressalta o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Knebel Baggio.
O vice-reitor também salienta que o acervo do Museu precisa ser valorizado. “É um espaço que é muito utilizado, não somente a nível regional, mas também de outras partes do Brasil e do mundo, uma vez que possibilita pesquisas on-line. Temos que parabenizar a todos pela organização e pela iniciativa de dar este destaque a este local tão importante”, completa.
Além do vice-reitor, também participaram do evento a diretora do Madp, Iselda Sausen Feil, a presidente da Associação de Amigos do Museu Antropológico Diretor Pestana (AAMADP), Vivian Stroschein, funcionários do Museu, e membros da comunidade.
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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