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Serviços Informática

Telefonia

Com a implantação de uma nova Central telefônica na Universidade, ocorreu uma série de mudanças em relação a lista de ramais e procedimentos de uso. A estrutura atual permite ligação via ramal interno para todos os Campi da Universidade, sem necessidade de efetuar ligações via rede pública, além de serviços de controle e tecnologias atualizadas.

Abaixo seguem os links para acesso a lista de contatos Institucional, onde podem ser buscados contatos através do Campus, ou por uma palavra chave a ser digitada no momento da pesquisa. Também está disponível neste link, uma lista dos telefones e ramais institucionais em Formato PDF. Para acesso a todos os contatos internos, o usuário deve estar logado no portal, caso não esteja somente serão buscados os telefones externos da Instituição.

Acesso a Lista de Contatos.

Como efetuar ligações via Senha:

  • Ligação local para Fixo, digite: 0 + número_telefone, após discar o número a central solicitará sua senha telefônica;
  • Ligação para Celulares região 55: 0 + número_celular, após discar o número a central solicitará sua senha telefônica;
  • Ligações DDD (Longa distância): 00 + código de área (ex.: 51- Porto Alegre) + Número_telefone/celular, após discar o número a central solicitará sua senha telefônica;
  • Ligações DDI (internacionais): 000 + código do pais + número de destino, após discar o número a central solicitará sua senha telefônica;

Seguem algumas funções para serviços nas ligações:

  • Transferir o ramal para outro em caso de não estar na sala: *1 + ramal
  • Cancelar a transferência de ramal: *10
  • Transferir chamada recebida para outro ramal: Tecla FLASH + ramal
  • Capturar um ramal que está chamando: *3 + ramal

Nos colocamos a disposição em caso de qualquer dúvida adicional através do ramal 2600, ou através do e-mail nsu@unijui.edu.br


Política de Segurança e Normas de Contas de acesso aos recursos de TI

Estudantes:

  • Cota de armazenamento => 20 GB
  • Alunos Formados permanecem com a conta ativa por 2 anos a contar da data de formatura;
  • Alunos Evadidos permanecem com a conta ativa por até 60 dias após a data de evasão;

Técnicos Administrativos e de Apoio:

  • Cota de Armazenamento => 50 GB
  • Os técnicos ficam com a conta ativa por até 30 dias a contar da data de desligamento, após este período a mesma fica bloqueada permanecendo assim por mais 30 dias. Após este prazo a conta é excluída permanentemente;

Professores:

  • Cota de Armazenamento => 300 GB
  • Os Professores ficam com a conta ativa por até 30 dias a contar da data de desligamento, após este período a mesma fica bloqueada permanecendo assim por mais 30 dias. Após este prazo a conta é excluída permanentemente;

Acesso aos Resoluções completas da Política:

  1. Política de Segurança da Informação da FIDENE;
  2. Normas de Criação, manutenção de contas, armazenamento e acesso aos recursos de Tecnologia da Informação da FIDENE


Etapa 2 - Troca da senha

INTRODUÇÃO: O aluno ingressante na Universidade precisa realizar o primeiro acesso ao portal da Universidade. Para isso, segue as orientações necessárias para realizar o primeiro acesso ao portal institucional.

1- Acesse o link www.unijui.edu.br/login

2- Insira no campo seu e-mail, login, CPF ou CNPJ e clique em “AVANÇAR”.

3- Como é o primeiro acesso do aluno será necessário criar a senha de acesso do estudante no portal. Para isso, clique no campo “Esqueci a senha”.

4- Selecione uma das opções disponíveis (e-mail ou celular) para receber o código de verificação e redefinir a senha, em seguida clique em “AVANÇAR”.

5- Após escolher a opção para receber o código de verificação, acesse o e-mail ou verifique o SMS do celular cadastrado e insira o código recebido no campo abaixo. Após, clique em “AVANÇAR”.

6- Em seguida, crie uma senha observando os requisitos apresentados, confirme a senha e clique em “AVANÇAR”.

7- Pronto, sua senha foi alterada com Sucesso. Agora, insira seu e-mail, login, CPF ou CNPJ e clique em "AVANÇAR”.

8- Insira sua senha cadastrada e clique em "AVANÇAR”.

9- Parabéns! Você já tem acesso ao seu portal de estudante!

OBSERVAÇÃO: Caso necessite de ajuda, entre em contato pelo número (55) 3332-0200 - opção 3 - 2


Etapa 1 - Identificação do Login

INTRODUÇÃO: Identificar o usuário institucional se faz necessário pois é utilizado para realizar o login do estudante no portal, e-mail e para realizar a conexão Wi-Fi nas redes de internet da instituição. Por isso, segue manual com as orientações necessárias para tal identificação.

1- Acesse o link www.unijui.edu.br/login

2- Insira o CPF do aluno e clique em “AVANÇAR”.

3- Agora, o seu usuário já pode ser identificado. Veja abaixo o local em que o usuário pode ser visualizado.

4- A partir da localização do usuário você pode acessar tanto o portal como o e-mail da Instituição, lembrando que o e-mail é composto por usuario@sou.unijui.edu.br.

OBSERVAÇÃO: Caso necessite de ajuda, entre em contato pelo número (55) 3332-0200 - opção 3 - 2


Como trocar contatos para recuperação de Senhas

Passo a passo atualizado de acesso ao portal do aluno e e-mail:

1 – Fazer login utilizando seu CPF ou login Unijuí no portal do aluno através do link:

https://virtual.unijui.edu.br/Portal/Modulos/login/

2 – Selecionar a opção “Esqueci a senha”. Seleciona uma opção para a recuperação de Senha e crie uma nova.

3 – Faça seu login no portal utilizando a nova senha.

4 – Já no portal, deve procurar seu nome, clicar nele e posteriormente clicar em “Conta Unijuí”:

5 – Posteriormente na página que abrir, você deve procurar por “Informações de contato”, que fica disposto na parte esquerda da tela (em caso de aplicativo móvel, é necessário clicar nas 3 setinhas na parte em azul):

6 – Na página que abrir você precisa cadastrar seu e-mail institucional clicando em “adicionar novo e-mail” e posteriormente favoritar ele na estrelinha ao lado, lembrando que seu e-mail é seu login + @sou.unijui.edu.br (ex: aluno.login@sou.unijui.edu.br).

*Seu login está no seu portal do aluno, na mesma opção onde está o seu nome, em cima de “Conta Unijuí”.

7 – Clicando novamente em “Conta Unijuí”, você deve procurar pela opção “Segurança”(em caso de aplicativo móvel, é necessário clicar nas 3 setinhas na parte em azul):

8 – Já na aba “segurança”, deve atualizar a senha seguindo todos os requisitos solicitados para a troca:

9 – Após a troca da senha, ainda logado, deve voltar à página principal do portal e procurar pela opção “Webmail”, que fica na parte superior da tela:

10 – Agora é só fazer o login no seu e-mail institucional, lembrando que seu e-mail é seu login + @sou.unijui.edu.br (ex: aluno.login@sou.unijui.edu.br).

*A Senha do portal será a mesma do e-mail institucional.

*Seu login está no seu portal do aluno, na mesma opção onde está o seu nome, em cima de “Conta Unijuí”.


Acesso ao e-mail UNIJUÍ

Acessar http://www.unijui.edu.br/webmail

Obs: Abrir em uma aba anônima do navegador.

Clicar em Iniciar sessão

Informe o login:

Obs: O termo “login” corresponde ao nome de usuário que o aluno ganhou ao ingressar na instituição. Pode ser consultado mediante a informação do seu CPF no portal da universidade. ( https://www.unijui.edu.br/login )

Cadastro de Senha:

O primeiro acesso, bem como o cadastro e troca de sua senha deve ter como fonte, o documento abaixo:

https://www.unijui.edu.br/servicos-de- informatica/primeiroacesso


Assinatura de E-mail

Outlook Web

  1. Na parte superior da página do Outlook Web App, clique em Opções > Consultar Todas as Opções > Configurações > Email.
  2. Na caixa Assinatura de Email, digite e formate sua assinatura.
  3. Para adicionar sua assinatura a todas as mensagens de saída, marque a caixa de seleção Incluir automaticamente minha assinatura em mensagens de saída.
  4. Clique em Salvar ou pressione CTRL+S.

Microsoft Office Outlook 2013

  1. Com o Microsoft Outlook aberto, click em Novo E-mail do lado esquerdo superior;
  2. Uma nova janela de E-mail se abrirá;
  3. Clique em Assinatura do lado esquerdo superior e em Assinaturas. Uma nova janela se abrirá. Aparecerá a guia Assinatura de E-mail, clique em Novo. Digite um nome para a assinatura e clique em OK;
  4. Na caixa Editar assinatura, digite o texto que deseja incluir na assinatura;
  5. À direita, selecione a assinatura criada para ser utilizar ao escrever Novas Mensagens e em Respostas/Encaminhamento. Dessa maneira, sua assinatura será incluída automaticamente em todos os e-mails enviados;
  6. Para concluir a criação da assinatura, clique em OK.

Microsoft Office Outlook 2010

  1. Em uma nova mensagem, clique em Assinatura e em Assinaturas novamente;
  2. Na guia Assinatura de Email, clique em Novo;
  3. Digite um nome para a assinatura e clique em OK;
  4. Na caixa Editar assinatura, digite o texto que deseja incluir na assinatura;
  5. Depois de concluir a criação da assinatura, clique em OK.

Microsoft Office Outlook 2007

  1. Em uma nova mensagem, na guia Mensagem, no grupo Incluir, clique em Assinatura e em Assinaturas.
  2. Na guia Assinatura de Email, clique em Novo.
  3. Digite um nome para a assinatura e clique em OK.
  4. Na caixa Editar assinatura, digite o texto que deseja incluir na assinatura.
  5. Depois de concluir a criação da assinatura, clique em OK.

Observação: A assinatura que você acabou de criar ou modificar não aparecerá na mensagem aberta no momento; ela terá que ser inserida na mensagem.

 


Nova Versão do Unijuí Virtual

Com o objetivo de oferecer serviços de maior qualidade a toda comunidade acadêmica foi desenvolvida uma nova versão do Unijuí Virtual.
Na nova versão além das mudanças visuais, foram realizadas também atualizações na plataforma usada para gerenciar o Unijuí Virtual, tendo como objetivo a atualização tecnológica.


Quais são as principais mudanças?


Visual com maior resolução


80% dos usuários que acessam o Portal usam resolução de tela de 1024x768 ou superior. Levando em conta essa pesquisa, foi ampliada a resolução do layout para 1024x768, a versão anterior do Unijuí virtual tinha a resolução 800x600, pois era a mais usada na época em que foi desenvolvido o Portal.


Menu Horizontal


O objetivo da alteração da posição do menu é possibilitar mais espaço para os conteúdos e também tornar as opções do menu mais visíveis e acessíveis para os usuários.


Menu de Acesso Rápido


Foi desenvolvido um menu de acesso rápido para os serviços disponíveis para cada usuário.


Página inicial personalizada


Cada usuário tem a seu dispor uma lista de conteúdos de acordo com o seu vínculo com a Instituição, podendo adicionar os conteúdos mais usados por ele na sua página inicial. Além de conteúdos para cada usuário é possível configurar conteúdos para grupos de usuários.

Veja aqui um vídeo explicando como configurar sua página inicial.

Como configurar sua página inicial


Webmail Unijuí

Atenção!
A UNIJUÍ não envia e-mails solicitando alteração de senha, recadastramento, confirmação de dados, etc. Caso receba esse tipo de e-mail apague, pois se trata de uma fraude.

Serviço para professores e funcionários da instituição:

Novo Webmail Administrativo Google

A Unijuí sugere aos seus alunos os seguintes serviços de e-mail:


Biblio Web

A biblioteca disponibiliza serviços on-line para facilitar o acesso aos seus públicos, dentre estes serviços estão:

  • Busca de Livros no Acervo;
  • Reserva de itens do acervo;
  • Renovação de itens retirados;

Para efetuar Reservas e Renovação você precisa se logar no site Biblio Web, o login e senha são os mesmos usados para logar no Unijuí Virtual.


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