
Na noite de quinta-feira, 26 de fevereiro, a Unijuí campus Santa Rosa foi palco da palestra “Do Consultório ao Campo: Como os Sistemas de Informação Transformam Profissões”. O evento reuniu estudantes dos cursos de Engenharia de Software e Ciência da Computação para refletir sobre o impacto da tecnologia em diferentes áreas de atuação.
A proposta da atividade foi demonstrar, a partir de experiências reais, como os sistemas de informação vêm revolucionando rotinas profissionais, qualificando processos e ampliando possibilidades tanto na área da saúde quanto no agronegócio.
Entre os convidados esteve o médico oftalmologista Maurício Carrion, que compartilhou como ferramentas digitais, prontuários eletrônicos, exames com alta tecnologia e sistemas integrados têm transformado o atendimento no consultório, tornando-o mais ágil, preciso e seguro para os pacientes.
Também participou da palestra a pecuarista de gado leiteiro Marjori Ghellar, que trouxe a perspectiva do campo e mostrou como softwares de gestão, monitoramento de produção e análise de dados são aliados estratégicos na tomada de decisões, aumentando produtividade e eficiência nas propriedades rurais.
Na abertura do evento, o professor Marcos Morgenstern destacou a importância de os estudantes compreenderem como a tecnologia se insere nas mais diversas áreas profissionais. Segundo ele, “entender como a tecnologia se integra às diferentes áreas é fundamental para que possamos desenvolver soluções realmente conectadas às demandas da sociedade e do mercado de trabalho”.

No último sábado, 12 de julho, aconteceu a 5ª edição da Maratona Unijuí de Programação no campus Santa Rosa, promovida pelos cursos de Engenharia de Software e Ciência da Computação. A atividade, que já se tornou tradicional durante o recesso de inverno, reuniu 18 estudantes em uma tarde de desafios intensos, raciocínio lógico e trabalho em equipe.
Durante a competição, os participantes se organizaram em equipes e cada grupo teve acesso a um único computador para resolver o maior número possível de problemas computacionais no menor tempo possível. A grande vencedora da edição foi a equipe “ponto[10]: index out of range”, que conseguiu resolver seis problemas. O time solucionou as questões em menos tempo e com menos tentativas em relação aos demais competidores. Como premiação, a equipe conquistou a isenção da taxa de inscrição para a Maratona SBC de Programação 2025, cuja sede regional deste ano será o campus Ijuí da Unijuí.
Segundo o professor Lori Machado Filho, responsável pela organização do evento, a maratona é uma excelente oportunidade de aprendizado prático, além de preparar os estudantes para competições de nível internacional, como a Maratona SBC de Programação, considerada a maior competição universitária de programação do mundo. O professor destacou a importância da participação dos estudantes: “Agradeço por terem aceitado o desafio e parabenizo-os por essa iniciativa de aprender cada vez mais e competir dentro do nosso evento, se preparando para a maratona oficial da SBC, evento mundial que vamos sediar no campus de Ijuí.”

Estão abertas as inscrições para a 5ª edição da Maratona Unijuí de Programação. O evento, que é promovido pelos cursos de Engenharia de Software e Ciência da Computação, vai ocorrer no dia 12 de julho, no campus Santa Rosa da Universidade, a partir das 14h. A Maratona ocorre anualmente durante o recesso de inverno e é aberto a estudantes de todas as universidades da região.
A atividade, conforme o responsável, professor Lori Machado Filho, é uma oportunidade de integração entre as instituições, aprendizado prático e preparação para competições de nível internacional, como a Maratona SBC de Programação - etapa brasileira classificatória para a ICPC (International Collegiate Programming Contest), considerada a maior competição universitária de programação do mundo.
“Se você gosta de programação, raciocínio lógico, ou quer viver uma experiência diferente e desafiadora, essa é a sua chance! Todos os cursos e níveis de experiência são bem-vindos”, destaca o professor.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 23 de junho, por meio do preenchimento de formulário disponível no link: forms.gle/PPrNZavEGrFPamTX6. Durante a maratona, os participantes se organizam em equipes de até três pessoas. Cada equipe compartilha um único computador e precisa resolver o maior número possível de problemas computacionais no menor tempo. Apenas materiais impressos são autorizados durante o evento.
Além disso, não é preciso ter uma equipe para participar, pois os times serão formados no momento da atividade para quem for ao evento sozinho ou com time incompleto. A equipe que tiver o melhor desempenho receberá isenção da taxa de inscrição para participar da Maratona SBC de Programação 2025, representando a sua instituição nesse evento de nível mundial, o qual terá como sede regional para 2025 o campus Ijuí da Unijuí.
Durante a maratona, haverá lanches e café. Mais informações podem ser obtidas com o professor Lori, por meio do contato de e-mail: lori.filho@unijui.edu.br.

Com 35 anos de consolidação, o curso de Ciência da Computação da Unijuí é a escolha perfeita para os estudantes que gostam de tecnologia, buscam uma área de alta mobilidade e que está em ascensão, com alta empregabilidade. A graduação está com inscrições abertas pelo Vestibular de Inverno da Unijuí, as quais podem ser feitas até o dia 29 de julho, pelo site unijui.edu.br/vestibular/.
O curso de Ciência da Computação, conforme explica o coordenador, professor Gerson Battisti, é um meio termo entre a aprendizagem voltada a hardware e software. “O cientista da computação tem a possibilidade de atuação ampla, que inclui, também softhouses, mas com foco um pouquinho diferenciado. Pode trabalhar também com manutenção de bases de dados, entre outras tantas funções”, destaca.
O professor salienta que a Unijuí prepara o estudante com excelência, uma vez que conta com uma das melhores infraestruturas possíveis em cursos da área da computação. “A gente está em constante atualização. Temos parcerias com o Google, com a Amazon, com NVIDIA, que são grandes players a nível internacional que nos fornecem acesso a esses equipamentos de forma remota para treinamento, para uso, para uso em aula. Então, isso complementa os nossos laboratórios locais”, salienta.
De acordo com o professor Gerson, o estudante recebe uma aprendizagem diferenciada, onde consegue se adequar ao que o mercado de trabalho pede, que é um profissional que consiga transitar entre as áreas. “Atualmente, mais de 90% dos nossos estudantes estão colocados no mercado de trabalho. Existe uma alta demanda e temos uma busca maior do que a gente consegue produzir de oferta para as empresas, que cada vez mais buscam profissionais qualificados”, complementa.
Outro destaque que o professor apresenta é o currículo do curso, que está atualizado e conta com professores que buscam se aperfeiçoar às mudanças e ás novas tecnologias. Tentamos levar isso sempre de primeira mão para os nossos acadêmicos. Acho que é um diferencial que, ao chegar no mercado de trabalho, o aluno consegue colocar isso na mesa e se sobressair perante uma vaga de trabalho”, finaliza.
Os cursos de Ciências da Computação e Engenharia de Software realizam, neste sábado, 6 de julho, a Maratona de Programação Unijuí. A atividade será promovida no Espaço + Inovação, a partir das 13h e reunirá acadêmicos dos dois cursos, e demais estudantes interessados em participar. O evento está na sua quarta edição e será um simulado, como preparação para a Maratona SBC de Programação, realizada pela Sociedade Brasileiro de Computação.
Conforme explica o coordenador da atividade, o professor Lori Machado Filho, a ideia será semelhante ao simulado realizado no ano passado, porém, neste ano, a melhor das equipes participantes, além de troféu, também receberá isenção na taxa de inscrição para participar do evento oficial. A maratona oficial terá sua fase regional disputada em Passo Fundo, no dia 31 de agosto, enquanto que a fase nacional será disputada entre os dias 8 a 10 de novembro, em João Pessoa-PB.
Neste ano, os times serão formados por três participantes, os quais terão quatro horas para resolverem problemas que envolvem matemática e lógica de programação. Cada equipe terá um computador para resolver os problemas, e quem resolver mais problemas no menor tempo vence a competição.
Os estudantes podem fazer suas inscrições preenchendo o formulário https://forms.gle/ziw7bQeh4z1zQTXJ6. A inscrição tem o custo de R$ 10,00, que será revertido para a alimentação e bebidas como café e energéticos. O pagamento pode ser feito até o dia do evento, mas há a organização pede para que os participantes confirmem participação antes desta data.
Outros detalhes e informações podem ser buscadas com o professor Lori, pelo contato (55) 9 9698 0112 e pelo e-mail lori.filho@unijui.edu.br, ou com o professor Marcos Morgenstern, pelo e-mail marcos.morgenstern@unijui.edu.br.

O curso de Ciências da Computação da Unijuí atua há mais de 30 anos na preparação de estudantes para serem profissionais completos, capazes de atuar em uma área que vem crescendo nos últimos tempos e que tem amplas oportunidades no mercado de trabalho, tanto regional e nacional, quanto internacional.
Com cinco anos de duração, a formação conta laboratórios completos para ofertar aos acadêmicos o conhecimento completo, que inclui laboratórios de Hardware; Sistemas Operacionais; Linguagem de Programação; Redes de Computadores; Simulação Digital I; Eletrônica Digital I; Eletrônica Digital II; Computação Pervasiva; e Laboratório de Robótica Aplicada.
Com a prática nos espaços ofertados pela Unijuí, o profissional egresso sai do curso com capacidade de atuar em diversos segmentos, em especial para solucionar problemas reais, aplicando a computação a partir do desenvolvimento de softwares, sistemas de informações, da automação e comunicação de dados em indústrias, em centros de pesquisa, e em órgãos e instituições públicas e privadas. Também pode atuar em áreas que envolvam a indústria de software, sistemas de informações, automação e comunicação de dados, entre outros.
O coordenador do curso, professor Gerson Battisti, destaca que a graduação tem diversos diferenciais como a alta qualificação dos docentes, que estão, em sua maioria, envolvidos com pesquisas nacionais e internacionais. Outro diferencial é a parceria do curso com grandes empresas da área. “Essa qualidade nos proporciona inserir o estudante, desde o início do curso, em grandes projetos de pesquisa e no mercado. Temos parceria com empresas como a NVidia, Intel, o Google e a Amazon, que proporcionam experiências reais desde o início da formação e acesso a cursos e equipamentos para qualificação profissional”, comenta.
O professor lembra que a metodologia do curso é focada no desenvolvimento de projetos. O estudante, por exemplo, vai encontrar problemas reais para poder aplicar em seus conhecimentos. “Nosso curso conta com bagagem muito importante que coloca, desde cedo, o acadêmico em interação com grandes empresas. Ao final do curso, também é possível ir de encontro ao empreendedorismo, que permite que os estudantes escolham trilhem o próprio caminho sendo empreendedores”, ressalta.
O curso é ofertado nos campi de Ijuí e Santa Rosa, no turno da noite, e está com inscrições abertas no Vestibular Contínuo até o dia 19 de fevereiro. Elas podem ser feitas no site unijui.edu.br/vestibular.
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.