
Os estudantes dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unijuí participaram, entre os dias 3 e 5 de julho, na cidade de Chapecó/SC, do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom. O evento é um dos maiores dentro da comunicação no país, reunindo apresentações de trabalhos científicos, painéis, rodas de conversa, seminários e realização de oficinas com nomes de personalidades relevantes para o cenário da comunicação, tanto em pesquisa quanto no mercado de trabalho.
Neste ano, 17 acadêmicos da Unijuí tiveram trabalhos indicados pela comissão dos cursos e foram aprovados para as apresentações. Os trabalhos foram divididos em eixos temáticos dentro das áreas do Jornalismo e de Publicidade e Propaganda. A estudante do curso de Jornalismo, Andressa do Amaral, já participou de quatro edições do Intercom. “O sentimento é o mesmo. O nervosismo e a empolgação são grandes, mas o orgulho de representar nosso curso e a Universidade em um evento regional é imenso”, destaca.
A acadêmica apresentou o resultado do trabalho produzido para a disciplina de Projeto Integrador, produzido com colegas do curso e de outras graduações como Ciências da Computação e Engenharia de Software. Eles criaram um modelo preditivo de doenças respiratórias funcional que pode ser aplicada em municípios e sistemas de saúde pública. “Me senti muito realizada em poder divulgar um trabalho com um papel social tão grande como esse”, completa.
A estudante de Publicidade e Propaganda, Amanda do Amaral, que também participou da sua quarta edição do Intercom, relata que, além da apresentação de trabalho, neste ano, fez uma oficina com a equipe de comunicação do time de futebol Chapecoense e pôde acompanhar os Grupos de Trabalho. “Essa interação tornou a experiência ainda mais completa”, comenta.
Amanda apresentou o trabalho produzido com seus colegas para a disciplina do Projeto Integrador, com o tema “Ciências de Dados e Analytics: um estudo sobre a dengue no município de Ijuí”, na categoria Produção Audiovisual para as Mídias Digitais. O trabalho teve a proposta de desenvolver uma campanha de informação e conscientização, por meio do cenário epidemiológico da dengue.
Sobre os desafios da produção do material, Amanda destaca os desafios de trabalhar com dados. “Acredito que o maior desafio foi transformar dados técnicos e estatísticos em uma linguagem acessível e interessante para o público”, ressalta, acrescentando que a comunicação é importante e possuí um papel fundamental na transformação social.
Eventos científicos e acadêmicos dentro das áreas de formação dos cursos são incentivados pela coordenação e seu quadro docente. Eles são compreendidos como ambientes capazes da promoção e construção de conhecimentos aos quais resultam em uma formação acadêmica ampla, diversificada capaz de qualificar e preparar os acadêmicos para a realidade do mercado de trabalho.

