.jpeg)
Na noite da última segunda-feira, 18 de agosto, o Curso de Direito da Unijuí campus Três Passos realizou a Aula Inaugural do segundo semestre de 2025. O evento aconteceu na sala 106, às 19h30, e reuniu estudantes, docentes e profissionais da área para uma discussão sobre um tema atual e fundamental para o mundo jurídico: "A Resolução CNJ Nº 492 e o protocolo para julgamento com perspectiva de gênero".
A palestra foi conduzida pelo Dr. Maiquel Ângelo Dezordi Wermuth, pós-doutorando em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Unijuí. Com reconhecida trajetória acadêmica, o professor convidado trouxe uma abordagem crítica e provocativa sobre os desafios da aplicação do protocolo do CNJ, destacando a importância da sensibilidade de gênero no exercício da atividade jurisdicional.
A coordenadora do curso de Direito do campus Três Passos, professora Fernanda Serrer, destacou a relevância da temática abordada. “Momentos como a aula de hoje são fundamentais. A oportunidade de ouvir e dialogar com pessoas de tamanho conhecimento, expandindo horizontes para além da sala de aula e participando de discussões acadêmicas, sem dúvida, enriquece profundamente a nossa formação. A temática trata-se de uma verdadeira mudança de paradigma no modo de pensar e aplicar o direito. O protocolo convida magistrados, promotores, defensores e todos os operadores do direito a irem além da simples letra da lei e a considerarem como as desigualdades históricas de gênero podem influenciar, de forma sutil ou explícita, os casos jurídicos.”
A Aula Inaugural reforça o compromisso da Unijuí com uma formação jurídica crítica, atualizada e comprometida com a transformação social. Eventos como este integram a proposta pedagógica do curso, ao proporcionar espaços de diálogo e aprofundamento acadêmico desde o início do semestre letivo.

