
Estudantes do curso de Medicina Veterinária da Unijuí desenvolveram, ao longo do semestre, através do Projeto Integrador “Inspeção e Tecnologia de Produtos de Origem Animal”, ações com foco em desafios reais ligados à produção, qualidade e segurança dos alimentos. A iniciativa envolveu atividades práticas relacionadas à produção de ovo em pó, elaboração de protocolos de higienização e análises de leite provenientes de propriedades rurais da região. O PI foi orientado pelos professores Raul Vicenzi e Maria Andréia Inkelmann.
O projeto teve como demandantes o Aviário Copetti, do município de Ijuí, e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, representada pelo secretário Emerson Pereira. A proposta permitiu aos acadêmicos vivenciarem situações próximas às enfrentadas pelo médico veterinário no mercado de trabalho, integrando conhecimentos técnicos, normas legais e interação direta com produtores e empreendimentos do setor.
Dividida em seis grupos, a turma trabalhou diferentes desafios. Um dos grupos realizou análises físico-químicas do leite de duas propriedades rurais, avaliando a qualidade do produto, um procedimento essencial para o controle de qualidade na cadeia leiteira. Outro grupo desenvolveu uma avaliação de custo-benefício para a produção de ovo em pó, utilizando o sistema de desidratação por spray dryer. Também foi elaborada uma produção de ovo em pó em escala piloto, permitindo aos estudantes compreenderem todas as etapas do processo.
Além disso, os acadêmicos elaboraram um protocolo de higienização para uma granja comercial de produção de ovos, fundamental para a biossegurança e a qualidade do alimento. Outros dois grupos trabalharam com a elaboração e análise sensorial de um iogurte aromatizado com polpa de frutas e com a produção e análises físico-químicas de uma bebida láctea, ampliando o contato dos estudantes com diferentes produtos de origem animal.
De acordo com a professora Maria Andréia Inkelmann, uma das orientadoras do projeto, o principal objetivo do PI é oportunizar ao aluno uma vivência completa na área de inspeção e tecnologia de produtos de origem animal. “O objetivo principal desse PI é que o aluno da Medicina Veterinária possa conhecer e atuar na área de inspeção e tecnologia de produtos de origem animal, interagindo com o produtor, nas propriedades, e podendo ter a visão da indústria também e das normas exigidas pelo Ministério da Agricultura (MAPA), garantindo a segurança alimentar, sempre com foco na biossegurança e no bem-estar animal”, destaca.
A docente também avalia de forma positiva o envolvimento dos acadêmicos ao longo do semestre. “Vejo crescimento e grande aprendizado dos alunos. Eles levaram muito a sério desde o início esse Projeto Integrador. Aproveitaram a oportunidade de aprender e, ao mesmo tempo, criaram um senso crítico e uma visão profissional e ética dessa área de atuação. Demonstraram perceber a importância da integração entre graduação, comunidade, produtor, indústria, normas e qualidade”, ressalta.
O Projeto Integrador reforça o compromisso da Unijuí com uma formação prática, conectada às demandas do setor produtivo e às exigências legais, preparando futuros médicos-veterinários para atuar com responsabilidade, competência técnica e visão sistêmica da cadeia de produtos de origem animal.

.jpeg)
.jpeg)