Egressa do curso de Design desenvolve nova mesa de inspeção de peças para utilização industrial em TCC - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Graduada recentemente no curso de Design da Unijuí, a egressa Luisa Greci Fahl, desenvolveu em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), uma nova mesa de inspeção de peças para a empresa Bruning Tecnometal. O trabalho teve o objetivo de buscar soluções de melhorias para o processo de inspeção de qualidade das peças na empresa. Ele recebeu o título de “Redesign de mesa de inspeção de peças: Bruning Tecnometal”. 

Segundo Luisa, a escolha do tema foi feita por ser algo pertinente no setor onde ela estava trabalhando. “Além de contribuir com uma possível melhoria para a empresa, meu objetivo era difundir a importância do Design dentro da indústria, trazendo uma visibilidade maior para a área de Design de produtos, a qual no meu ponto de vista, é deixado de lado por haver outras áreas como a engenharia que podem exercer a mesma função”, destaca. 

A egressa ressalta que os engenheiros possuem um olhar técnico e preciso para resolução de problemas e o designer, por outro lado, busca soluções fora do habitual. “Fazemos com que cada projeto se adapte da melhor forma a função e ao usuário. Ouso dizer que o ‘pensar fora da caixa’ nesse caso, seja o maior diferencial potencial entre o designer e o engenheiro.”

Para o desenvolvimento do trabalho, Luisa comenta que fez uso de livros de apoio, e como base metodológica o design industrial Bernard Löbach. Ela também realizou uma pesquisa entre o colaboradores da empresa, o que ajudou a entender os pontos positivos e negativos do processo, além da questão de desenvolvimento histórico das demais mesas que foram utilizadas no processo, 

“O processo de produção do trabalho em si foi complexo por abranger conhecimento de outras áreas, as quais eu ainda não tinha conhecimento, porém, tendo acesso ao problema detalhado que deveria ser resolvido, facilitou o desenvolvimento de soluções para o projeto. O acesso a diversos materiais de apoio de qualidade também fizeram com que fosse possível realizar o trabalho de maneira assertiva”, relata a egressa. 

De acordo com a designer, em âmbito geral, os resultados do projeto foram positivos. “Consegui chegar ao fim do projeto com soluções fáceis de serem aplicadas em todos os pontos levantados inicialmente. O desenvolvimento do projeto foi um porta aberta para a compreensão de teorias que eram desenvolvidas na sala de aula e que no TCC pude colocar em prática, revendo situações que faziam sentido para esse projeto, e outros que não eram cabíveis naquele momento”, complementa.  

Agora, Luisa pretende fazer o curso de Engenharia de Produção, com o objetivo de  desenvolver mais a parte técnica dos projetos. A longo prazo busca especializar-se em ergonomia, para fornecer consultoria para empresas que buscam melhorar a sua produção sem que o colaborador seja afetado negativamente pelo esforço excessivo do trabalho.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.