
O curso de Design da Unijuí realizou, na noite desta quarta-feira, às 20h, no Auditório do Espaço + Inovação, a 10ª edição do Design Fashion Day. A programação contou com duas palestras e com o desfile da disciplina “Vestuário e Produção Têxtil”, que apresentou criações desenvolvidas pelos estudantes ao longo do semestre.
A primeira palestra, “Stúdio MUS – Feitas para criar”, apresentou a trajetória da agência criativa MUS, especializada em branding e marketing de conteúdo. O público conheceu a história da empresa fundada por Júlia Kempf, graduanda em Design pela UFPel, e Maria Melo, graduanda em Design pela Unijuí.
Na sequência, a consultora de imagem Aline Newinski conduziu a palestra “Influência da imagem pessoal no âmbito profissional”, abordando temas como análise de estilo, colorimetria e visagismo. A profissional destacou como escolhas visuais podem fortalecer a comunicação pessoal e gerar maior segurança nas interações do cotidiano e no ambiente de trabalho.

O curso de Design da Unijuí promoverá, nesta quarta-feira, às 20h, no Auditório do Espaço + Inovação, a 10ª edição do Design Fashion Day. O evento contará com palestras e com o desfile da disciplina “Vestuário e Produção Têxtil”.
A palestra “Stúdio MUS – Feitas para criar” apresentará a história da agência criativa MUS, focada em branding e marketing de conteúdo. A empresa foi fundada por Júlia Kempf, graduanda em Design pela UFPel, e Maria Melo, graduanda em Design pela Unijuí.
Já a palestra “Influência da imagem pessoal no âmbito profissional” será conduzida por Aline Newinski, consultora de imagem especializada em análise de estilo, colorimetria e visagismo. A profissional auxilia pessoas a se comunicarem melhor por meio da imagem, com estratégias práticas e aplicáveis ao dia a dia.

Para a produção do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), o recém-graduado no curso de Design da Unijuí, Diego Mouser Pinto, decidiu unir as suas paixões — música, bateria e gestão da produção — aos desafios da profissão. Orientado pela professora Simone Lehnhart Vargas, ele desenvolveu o projeto intitulado “Desenvolvimento de uma linha de pad de estudos musicais”, no qual propôs uma solução inovadora para uma lacuna existente no mercado.
O pad de estudos é um acessório fundamental para bateristas de todos os níveis, sendo utilizado para aprimorar a técnica, ritmo e coordenação de forma silenciosa e eficiente, e foi justamente nesse segmento que Diego viu uma oportunidade de inovação.
Utilizando o Design Thinking como metodologia central, Diego aplicou diversas ferramentas ao longo do processo, como pesquisas (exploratória e desk), entrevistas com sensibilização e cocriação, além de mapas conceituais, mapas de empatia e construção de personas.
“O trabalho foi estruturado em três etapas: imersão, ideação e prototipação. Iniciei com ferramentas imersivas para compreender empaticamente o universo do público-alvo. Em seguida, elaborei ideias de produtos que respondessem a essas necessidades reais, ajustando-as tecnicamente para possibilitar sua produção em pequena ou grande escala. Por fim, desenvolvi os protótipos, desde moldes em papel até versões tridimensionais com composições finais”, explica o egresso.
Os resultados confirmaram a viabilidade e eficiência da linha de pads criada. Cada componente foi projetado com foco na funcionalidade, estética e otimização de recursos, resultando em produtos que, segundo Diego, atendem tanto às necessidades técnicas de músicos quanto às demandas do mercado musical.
Graduado, Diego já deu os primeiros passos para o lançamento da sua marca, voltada ao desenvolvimento e fabricação de produtos.

.jpeg)
O RPG de mesa, jogo em que os participantes interpretam personagens em um universo ficcional conduzido por um narrador — o mestre ou guardião, marcou profundamente a trajetória de Érica Micolino Cansi, egressa do curso de Design da Unijuí. Ao lado do irmão e amigos, ela vivenciou inúmeras aventuras no mundo do RPG, experiências que, além de inesquecíveis, influenciaram diretamente o seu desenvolvimento pessoal.
“O RPG me ajudou a superar a timidez, a estimular a criatividade e a aprimorar minha capacidade de raciocínio e resolução de problemas. Ao perceber que essas habilidades também são fundamentais no Design, escolhi esse tema para o meu Trabalho de Conclusão de Curso. Queria criar algo que refletisse minha identidade e, ao mesmo tempo, incentivasse a produção acadêmica sobre RPG de mesa, um campo ainda pouco explorado e repleto de possibilidades”, explica Érica.
Orientada pela professora Bárbara Gündel Mendonça, ela desenvolveu o TCC intitulado “O Outro Lado: Design Editorial em um RPG de Terror Ambientado nos Anos 80”. O projeto teve como base entrevistas, pesquisas bibliográficas e uma ampla análise de materiais do universo RPG, como os livros Dungeons & Dragons e Call of Cthulhu 7e, além de artigos acadêmicos, TCCs, revistas, podcasts e conteúdos produzidos por criadores da área.
O caminho, no entanto, não foi simples. Inicialmente, Érica planejava desenvolver um livro completo, com narrativa, regras gráficas, projeto editorial e ilustrações. Mas a proposta precisou ser reformulada. “Durante a pesquisa, mais de 140 pessoas responderam à minha enquete, e os dados revelaram que minha ideia original não atendia às reais necessidades do público-alvo. Foi um momento decisivo, que também me fez pensar sobre minhas próprias dificuldades quando comecei a jogar”, relata.
Com base nesses novos insights, Érica redesenhou o projeto. Em vez de um livro baseado em sistemas já existentes, como Call of Cthulhu, surgiu um sistema original, com regras simplificadas e pensadas para acolher iniciantes. O formato físico também foi substituído pelo digital, considerando a dinâmica atual de muitos grupos, que jogam online. “Parafraseando o meu trabalho, o design nesse projeto vem de ‘dentro para fora’. Ele nasceu da escuta ativa dos jogadores e da minha própria vivência com o RPG”, destaca.
O resultado é um livro digital de RPG com projeto gráfico e editorial completos. E a jornada ainda está longe de terminar. Érica pretende revisar, expandir e ilustrar o material.. “Temos um canal no YouTube dedicado ao RPG, e esse conteúdo será amplamente explorado por lá. O projeto ainda está em estágio inicial, mas com muito potencial para crescer”, finaliza.

.jpeg)
A egressa do curso de Design da Unijuí, Letícia Laís Braun Elias, desenvolveu em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), a produção editorial do livro “Vivências, Experiências e Práticas 2024”. O trabalho foi orientado pela professora Bárbara Gündel e recebeu o título “Produção Editorial do Livro ‘Vivências, Experiências e Práticas 2024.
O tema foi escolhido, conforme Letícia, pois a área editorial é a que mais gosta. “Desde a infância sempre estava lendo e com algum livro na mão, então poder experienciar a idealização e produção de um livro com cada detalhe e decisão foi muito especial”, destacou. Ela detalhou, ainda, que a temática do livro foi escolhida devido a uma necessidade do projeto de Extensão Energia Amiga, onde era bolsista, de reunir e publicar os resultados das ações realizadas com as escolas participantes das atividades.
No processo de produção, Letícia usou recursos como pesquisas bibliográficas, práticas e desenvolvimento de rascunhos e experimentos gráficos. “Foi um processo de extensas pesquisas sobre os aspectos técnicos que compõem um livro como tipografia, diagramação, cor, formas de acabamentos e impressões específicas desta área”, ressalta.
A egressa comenta que não existe uma metodologia própria para a área de design editorial, então foi um desafio comportar tudo, com adaptações e uso de ferramentas e métodos existentes como Design Thinking, em formato com inúmeras ferramentas de criação, em conjunto com uma metodologia com viés projetual chamada de Fases do Processo Criativo, que possui como objetivo o desenvolvimento de soluções criativas e inovadoras para produtos por meio de uma passo a passo que permite essa criatividade ser explorada em um ambiente livre e propício.
Como resultados, Leticia atingiu todos os objetivos propostos na elaboração do livro, que incluiu capa e contracapa, as variações de diagramação internas contendo páginas capitulares (início de capítulo), páginas que possuem apenas textos, apenas imagens ou que possuem ambas (texto e imagens), e seus aspectos técnicos e visuais (cor, tipografia, disposição dos elementos). Também foi produzido um mockup virtual do livro. Uma prévia da sua versão impressa está disponível para o acesso pelo link bit.ly/3D5rK2C.
Letícia destaca que o conteúdo do livro, que eram os resultados das ações do projeto de extensão com os alunos, não foi finalizado antes da entrega do projeto, sendo assim, os textos e figuras presentes são ilustrativos e quando o conteúdo estiver completo e disponível o livro será finalizado e impresso.
A egressa conta que, desde a formatura, vem atualizando o seu portfólio, realizando cursos específicos para cada área de design de interesse para complementar o currículo, e realiza trabalhos de modo freelancer. “Pretendo continuar evoluindo minhas técnicas e habilidades e me tornar referência com meu trabalho”, completa.


A disciplina de Design de Marcas, ofertada no curso de Design da Unijuí, proporcionou aos estudantes uma vivência prática que integrou teoria, criatividade e impacto social. A proposta consistia no desenvolvimento da nova identidade visual para o Conselho Municipal de Energia e Meio Ambiente - CONSEMA de Ijuí. O lançamento oficial da marca aconteceu na última terça-feira, 3 de junho.
A atividade foi conduzida pela professora Bárbara Gündel e contou com diversas etapas, seguidas pelo autor da proposta selecionada, o estudante Dionatan Tamiozzo. Na fase inicial, foi formado um grupo de alunos encarregado de construir um briefing com base em entrevista realizada com representantes do CONSEMA. A coleta de informações permitiu compreender melhor a atuação da entidade e sua relação com a comunidade, servindo de ponto de partida para o desenvolvimento das soluções visuais.
Cada estudante desenvolve individualmente uma marca, a partir das informações do briefing e das metodologias abordadas em aula. O processo contou com estudos de arquétipos e pesquisas sobre a história do CONSEMA, sua missão socioambiental e a relevância da entidade para o município. Com o projeto finalizado, o manual de identidade visual foi apresentado aos membros do conselho, que realizaram uma breve avaliação das propostas.
Para o estudante, autor da proposta escolhida, a experiência vai além da sala de aula. “Acredito ser muito importante ter essas atividades, justamente por conta do contato que temos com demandas reais. Isso agrega algo que é obtido com a experiência do mercado de trabalho, a percepção de como os clientes enxergam o trabalho e de como ele percebe o que o designer entendeu da proposta. Nesse sentido, o designer aprende um pouco mais sobre como funciona o mundo dos negócios, de como ele pode ajudar o cliente ou até mesmo ajudar o cliente a entender o que ele realmente quer”. O estudante também destacou a importância de ter um espaço como esses, que são seguros para experimentar, errar e aprender.
Fotos: CONSEMA
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.