
Para a produção do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), o recém-graduado no curso de Design da Unijuí, Diego Mouser Pinto, decidiu unir as suas paixões — música, bateria e gestão da produção — aos desafios da profissão. Orientado pela professora Simone Lehnhart Vargas, ele desenvolveu o projeto intitulado “Desenvolvimento de uma linha de pad de estudos musicais”, no qual propôs uma solução inovadora para uma lacuna existente no mercado.
O pad de estudos é um acessório fundamental para bateristas de todos os níveis, sendo utilizado para aprimorar a técnica, ritmo e coordenação de forma silenciosa e eficiente, e foi justamente nesse segmento que Diego viu uma oportunidade de inovação.
Utilizando o Design Thinking como metodologia central, Diego aplicou diversas ferramentas ao longo do processo, como pesquisas (exploratória e desk), entrevistas com sensibilização e cocriação, além de mapas conceituais, mapas de empatia e construção de personas.
“O trabalho foi estruturado em três etapas: imersão, ideação e prototipação. Iniciei com ferramentas imersivas para compreender empaticamente o universo do público-alvo. Em seguida, elaborei ideias de produtos que respondessem a essas necessidades reais, ajustando-as tecnicamente para possibilitar sua produção em pequena ou grande escala. Por fim, desenvolvi os protótipos, desde moldes em papel até versões tridimensionais com composições finais”, explica o egresso.
Os resultados confirmaram a viabilidade e eficiência da linha de pads criada. Cada componente foi projetado com foco na funcionalidade, estética e otimização de recursos, resultando em produtos que, segundo Diego, atendem tanto às necessidades técnicas de músicos quanto às demandas do mercado musical.
Graduado, Diego já deu os primeiros passos para o lançamento da sua marca, voltada ao desenvolvimento e fabricação de produtos.

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O RPG de mesa, jogo em que os participantes interpretam personagens em um universo ficcional conduzido por um narrador — o mestre ou guardião, marcou profundamente a trajetória de Érica Micolino Cansi, egressa do curso de Design da Unijuí. Ao lado do irmão e amigos, ela vivenciou inúmeras aventuras no mundo do RPG, experiências que, além de inesquecíveis, influenciaram diretamente o seu desenvolvimento pessoal.
“O RPG me ajudou a superar a timidez, a estimular a criatividade e a aprimorar minha capacidade de raciocínio e resolução de problemas. Ao perceber que essas habilidades também são fundamentais no Design, escolhi esse tema para o meu Trabalho de Conclusão de Curso. Queria criar algo que refletisse minha identidade e, ao mesmo tempo, incentivasse a produção acadêmica sobre RPG de mesa, um campo ainda pouco explorado e repleto de possibilidades”, explica Érica.
Orientada pela professora Bárbara Gündel Mendonça, ela desenvolveu o TCC intitulado “O Outro Lado: Design Editorial em um RPG de Terror Ambientado nos Anos 80”. O projeto teve como base entrevistas, pesquisas bibliográficas e uma ampla análise de materiais do universo RPG, como os livros Dungeons & Dragons e Call of Cthulhu 7e, além de artigos acadêmicos, TCCs, revistas, podcasts e conteúdos produzidos por criadores da área.
O caminho, no entanto, não foi simples. Inicialmente, Érica planejava desenvolver um livro completo, com narrativa, regras gráficas, projeto editorial e ilustrações. Mas a proposta precisou ser reformulada. “Durante a pesquisa, mais de 140 pessoas responderam à minha enquete, e os dados revelaram que minha ideia original não atendia às reais necessidades do público-alvo. Foi um momento decisivo, que também me fez pensar sobre minhas próprias dificuldades quando comecei a jogar”, relata.
Com base nesses novos insights, Érica redesenhou o projeto. Em vez de um livro baseado em sistemas já existentes, como Call of Cthulhu, surgiu um sistema original, com regras simplificadas e pensadas para acolher iniciantes. O formato físico também foi substituído pelo digital, considerando a dinâmica atual de muitos grupos, que jogam online. “Parafraseando o meu trabalho, o design nesse projeto vem de ‘dentro para fora’. Ele nasceu da escuta ativa dos jogadores e da minha própria vivência com o RPG”, destaca.
O resultado é um livro digital de RPG com projeto gráfico e editorial completos. E a jornada ainda está longe de terminar. Érica pretende revisar, expandir e ilustrar o material.. “Temos um canal no YouTube dedicado ao RPG, e esse conteúdo será amplamente explorado por lá. O projeto ainda está em estágio inicial, mas com muito potencial para crescer”, finaliza.

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A egressa do curso de Design da Unijuí, Letícia Laís Braun Elias, desenvolveu em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), a produção editorial do livro “Vivências, Experiências e Práticas 2024”. O trabalho foi orientado pela professora Bárbara Gündel e recebeu o título “Produção Editorial do Livro ‘Vivências, Experiências e Práticas 2024.
O tema foi escolhido, conforme Letícia, pois a área editorial é a que mais gosta. “Desde a infância sempre estava lendo e com algum livro na mão, então poder experienciar a idealização e produção de um livro com cada detalhe e decisão foi muito especial”, destacou. Ela detalhou, ainda, que a temática do livro foi escolhida devido a uma necessidade do projeto de Extensão Energia Amiga, onde era bolsista, de reunir e publicar os resultados das ações realizadas com as escolas participantes das atividades.
No processo de produção, Letícia usou recursos como pesquisas bibliográficas, práticas e desenvolvimento de rascunhos e experimentos gráficos. “Foi um processo de extensas pesquisas sobre os aspectos técnicos que compõem um livro como tipografia, diagramação, cor, formas de acabamentos e impressões específicas desta área”, ressalta.
A egressa comenta que não existe uma metodologia própria para a área de design editorial, então foi um desafio comportar tudo, com adaptações e uso de ferramentas e métodos existentes como Design Thinking, em formato com inúmeras ferramentas de criação, em conjunto com uma metodologia com viés projetual chamada de Fases do Processo Criativo, que possui como objetivo o desenvolvimento de soluções criativas e inovadoras para produtos por meio de uma passo a passo que permite essa criatividade ser explorada em um ambiente livre e propício.
Como resultados, Leticia atingiu todos os objetivos propostos na elaboração do livro, que incluiu capa e contracapa, as variações de diagramação internas contendo páginas capitulares (início de capítulo), páginas que possuem apenas textos, apenas imagens ou que possuem ambas (texto e imagens), e seus aspectos técnicos e visuais (cor, tipografia, disposição dos elementos). Também foi produzido um mockup virtual do livro. Uma prévia da sua versão impressa está disponível para o acesso pelo link bit.ly/3D5rK2C.
Letícia destaca que o conteúdo do livro, que eram os resultados das ações do projeto de extensão com os alunos, não foi finalizado antes da entrega do projeto, sendo assim, os textos e figuras presentes são ilustrativos e quando o conteúdo estiver completo e disponível o livro será finalizado e impresso.
A egressa conta que, desde a formatura, vem atualizando o seu portfólio, realizando cursos específicos para cada área de design de interesse para complementar o currículo, e realiza trabalhos de modo freelancer. “Pretendo continuar evoluindo minhas técnicas e habilidades e me tornar referência com meu trabalho”, completa.


A disciplina de Design de Marcas, ofertada no curso de Design da Unijuí, proporcionou aos estudantes uma vivência prática que integrou teoria, criatividade e impacto social. A proposta consistia no desenvolvimento da nova identidade visual para o Conselho Municipal de Energia e Meio Ambiente - CONSEMA de Ijuí. O lançamento oficial da marca aconteceu na última terça-feira, 3 de junho.
A atividade foi conduzida pela professora Bárbara Gündel e contou com diversas etapas, seguidas pelo autor da proposta selecionada, o estudante Dionatan Tamiozzo. Na fase inicial, foi formado um grupo de alunos encarregado de construir um briefing com base em entrevista realizada com representantes do CONSEMA. A coleta de informações permitiu compreender melhor a atuação da entidade e sua relação com a comunidade, servindo de ponto de partida para o desenvolvimento das soluções visuais.
Cada estudante desenvolve individualmente uma marca, a partir das informações do briefing e das metodologias abordadas em aula. O processo contou com estudos de arquétipos e pesquisas sobre a história do CONSEMA, sua missão socioambiental e a relevância da entidade para o município. Com o projeto finalizado, o manual de identidade visual foi apresentado aos membros do conselho, que realizaram uma breve avaliação das propostas.
Para o estudante, autor da proposta escolhida, a experiência vai além da sala de aula. “Acredito ser muito importante ter essas atividades, justamente por conta do contato que temos com demandas reais. Isso agrega algo que é obtido com a experiência do mercado de trabalho, a percepção de como os clientes enxergam o trabalho e de como ele percebe o que o designer entendeu da proposta. Nesse sentido, o designer aprende um pouco mais sobre como funciona o mundo dos negócios, de como ele pode ajudar o cliente ou até mesmo ajudar o cliente a entender o que ele realmente quer”. O estudante também destacou a importância de ter um espaço como esses, que são seguros para experimentar, errar e aprender.
Fotos: CONSEMA

Graduada recentemente no curso de Design da Unijuí, a egressa Luisa Greci Fahl, desenvolveu em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), uma nova mesa de inspeção de peças para a empresa Bruning Tecnometal. O trabalho teve o objetivo de buscar soluções de melhorias para o processo de inspeção de qualidade das peças na empresa. Ele recebeu o título de “Redesign de mesa de inspeção de peças: Bruning Tecnometal”.
Segundo Luisa, a escolha do tema foi feita por ser algo pertinente no setor onde ela estava trabalhando. “Além de contribuir com uma possível melhoria para a empresa, meu objetivo era difundir a importância do Design dentro da indústria, trazendo uma visibilidade maior para a área de Design de produtos, a qual no meu ponto de vista, é deixado de lado por haver outras áreas como a engenharia que podem exercer a mesma função”, destaca.
A egressa ressalta que os engenheiros possuem um olhar técnico e preciso para resolução de problemas e o designer, por outro lado, busca soluções fora do habitual. “Fazemos com que cada projeto se adapte da melhor forma a função e ao usuário. Ouso dizer que o ‘pensar fora da caixa’ nesse caso, seja o maior diferencial potencial entre o designer e o engenheiro.”
Para o desenvolvimento do trabalho, Luisa comenta que fez uso de livros de apoio, e como base metodológica o design industrial Bernard Löbach. Ela também realizou uma pesquisa entre o colaboradores da empresa, o que ajudou a entender os pontos positivos e negativos do processo, além da questão de desenvolvimento histórico das demais mesas que foram utilizadas no processo,
“O processo de produção do trabalho em si foi complexo por abranger conhecimento de outras áreas, as quais eu ainda não tinha conhecimento, porém, tendo acesso ao problema detalhado que deveria ser resolvido, facilitou o desenvolvimento de soluções para o projeto. O acesso a diversos materiais de apoio de qualidade também fizeram com que fosse possível realizar o trabalho de maneira assertiva”, relata a egressa.
De acordo com a designer, em âmbito geral, os resultados do projeto foram positivos. “Consegui chegar ao fim do projeto com soluções fáceis de serem aplicadas em todos os pontos levantados inicialmente. O desenvolvimento do projeto foi um porta aberta para a compreensão de teorias que eram desenvolvidas na sala de aula e que no TCC pude colocar em prática, revendo situações que faziam sentido para esse projeto, e outros que não eram cabíveis naquele momento”, complementa.
Agora, Luisa pretende fazer o curso de Engenharia de Produção, com o objetivo de desenvolver mais a parte técnica dos projetos. A longo prazo busca especializar-se em ergonomia, para fornecer consultoria para empresas que buscam melhorar a sua produção sem que o colaborador seja afetado negativamente pelo esforço excessivo do trabalho.

Na última sexta-feira, 13 de dezembro, o curso de Design da Unijuí realizou o 9º Design Fashion Day. O evento, que teve como sede o auditório do Espaço + Inovação, contou com palestras e com desfile de coleções.
“Neste desfile, apresentamos os projetos desenvolvidos pelos nossos acadêmicos na disciplina de Vestuário e Produção Têxtil. Também contamos com a presença de duas profissionais, que compartilharam suas experiências no mercado da moda e de vestuário”, explicou a professora Simone Lehnhart Vargas.
Uma das convidadas foi a jornalista e especialista em Marketing, Ana Louise Diel, que abordou o tema “Imagem, comunicação e moda”. Já a designer de produto e especialista em Estamparia, Renata Valandro Alves, abordou o tema “Design e Estamparia”.
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