A disciplina de Design de Marcas, ofertada no curso de Design da Unijuí, proporcionou aos estudantes uma vivência prática que integrou teoria, criatividade e impacto social. A proposta consistia no desenvolvimento da nova identidade visual para o Conselho Municipal de Energia e Meio Ambiente - CONSEMA de Ijuí. O lançamento oficial da marca aconteceu na última terça-feira, 3 de junho.
A atividade foi conduzida pela professora Bárbara Gündel e contou com diversas etapas, seguidas pelo autor da proposta selecionada, o estudante Dionatan Tamiozzo. Na fase inicial, foi formado um grupo de alunos encarregado de construir um briefing com base em entrevista realizada com representantes do CONSEMA. A coleta de informações permitiu compreender melhor a atuação da entidade e sua relação com a comunidade, servindo de ponto de partida para o desenvolvimento das soluções visuais.
Cada estudante desenvolve individualmente uma marca, a partir das informações do briefing e das metodologias abordadas em aula. O processo contou com estudos de arquétipos e pesquisas sobre a história do CONSEMA, sua missão socioambiental e a relevância da entidade para o município. Com o projeto finalizado, o manual de identidade visual foi apresentado aos membros do conselho, que realizaram uma breve avaliação das propostas.
Para o estudante, autor da proposta escolhida, a experiência vai além da sala de aula. “Acredito ser muito importante ter essas atividades, justamente por conta do contato que temos com demandas reais. Isso agrega algo que é obtido com a experiência do mercado de trabalho, a percepção de como os clientes enxergam o trabalho e de como ele percebe o que o designer entendeu da proposta. Nesse sentido, o designer aprende um pouco mais sobre como funciona o mundo dos negócios, de como ele pode ajudar o cliente ou até mesmo ajudar o cliente a entender o que ele realmente quer”. O estudante também destacou a importância de ter um espaço como esses, que são seguros para experimentar, errar e aprender.
Fotos: CONSEMA
Graduada recentemente no curso de Design da Unijuí, a egressa Luisa Greci Fahl, desenvolveu em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), uma nova mesa de inspeção de peças para a empresa Bruning Tecnometal. O trabalho teve o objetivo de buscar soluções de melhorias para o processo de inspeção de qualidade das peças na empresa. Ele recebeu o título de “Redesign de mesa de inspeção de peças: Bruning Tecnometal”.
Segundo Luisa, a escolha do tema foi feita por ser algo pertinente no setor onde ela estava trabalhando. “Além de contribuir com uma possível melhoria para a empresa, meu objetivo era difundir a importância do Design dentro da indústria, trazendo uma visibilidade maior para a área de Design de produtos, a qual no meu ponto de vista, é deixado de lado por haver outras áreas como a engenharia que podem exercer a mesma função”, destaca.
A egressa ressalta que os engenheiros possuem um olhar técnico e preciso para resolução de problemas e o designer, por outro lado, busca soluções fora do habitual. “Fazemos com que cada projeto se adapte da melhor forma a função e ao usuário. Ouso dizer que o ‘pensar fora da caixa’ nesse caso, seja o maior diferencial potencial entre o designer e o engenheiro.”
Para o desenvolvimento do trabalho, Luisa comenta que fez uso de livros de apoio, e como base metodológica o design industrial Bernard Löbach. Ela também realizou uma pesquisa entre o colaboradores da empresa, o que ajudou a entender os pontos positivos e negativos do processo, além da questão de desenvolvimento histórico das demais mesas que foram utilizadas no processo,
“O processo de produção do trabalho em si foi complexo por abranger conhecimento de outras áreas, as quais eu ainda não tinha conhecimento, porém, tendo acesso ao problema detalhado que deveria ser resolvido, facilitou o desenvolvimento de soluções para o projeto. O acesso a diversos materiais de apoio de qualidade também fizeram com que fosse possível realizar o trabalho de maneira assertiva”, relata a egressa.
De acordo com a designer, em âmbito geral, os resultados do projeto foram positivos. “Consegui chegar ao fim do projeto com soluções fáceis de serem aplicadas em todos os pontos levantados inicialmente. O desenvolvimento do projeto foi um porta aberta para a compreensão de teorias que eram desenvolvidas na sala de aula e que no TCC pude colocar em prática, revendo situações que faziam sentido para esse projeto, e outros que não eram cabíveis naquele momento”, complementa.
Agora, Luisa pretende fazer o curso de Engenharia de Produção, com o objetivo de desenvolver mais a parte técnica dos projetos. A longo prazo busca especializar-se em ergonomia, para fornecer consultoria para empresas que buscam melhorar a sua produção sem que o colaborador seja afetado negativamente pelo esforço excessivo do trabalho.
Na última sexta-feira, 13 de dezembro, o curso de Design da Unijuí realizou o 9º Design Fashion Day. O evento, que teve como sede o auditório do Espaço + Inovação, contou com palestras e com desfile de coleções.
“Neste desfile, apresentamos os projetos desenvolvidos pelos nossos acadêmicos na disciplina de Vestuário e Produção Têxtil. Também contamos com a presença de duas profissionais, que compartilharam suas experiências no mercado da moda e de vestuário”, explicou a professora Simone Lehnhart Vargas.
Uma das convidadas foi a jornalista e especialista em Marketing, Ana Louise Diel, que abordou o tema “Imagem, comunicação e moda”. Já a designer de produto e especialista em Estamparia, Renata Valandro Alves, abordou o tema “Design e Estamparia”.
O curso de Design da Unijuí promove na próxima sexta-feira, 13 de dezembro, às 19h30, a 9ª edição do Design Fashion Day. A atividade será realizada no auditório do Espaço + Inovação e contará com palestras e desfile.
A palestra “Imagem, comunicação e moda” ficará a cargo da jornalista e especialista em Marketing, Ana Louise Diel. Já a palestra “Design e estamparia” será realizada pela designer de produto e especialista em Estamparia, Renata Valandro Alves.
Também haverá desfile da disciplina “Vestuário e Produção Têxtil”.
O interesse em criar uma solução inovadora para os tutores de gatos, especialmente aqueles que vivem apartamentos, levou o estudante do curso de Design da Unijuí, João Breno Barasuol, a desenvolver seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) a partir do tema “Design modular para gatos: arranhador de papelão”.
“O principal objetivo foi criar uma solução que atendesse às necessidades dos tutores, especialmente daqueles que enfrentam desafios de espaço em suas residências, como eu, que moro em um apartamento pequeno. A oportunidade de explorar o design e a funcionalidade do arranhador em um contexto de modularidade e sustentabilidade foi um estímulo significativo para o desenvolvimento deste projeto. Além disso, minha paixão por gatos e a constatação de que ainda existem poucos projetos dedicados a eles reforçaram a escolha desse tema”, explicou o estudante.
Para o desenvolvimento do TCC, João realizou uma pesquisa de opinião envolvendo 62 tutores, abrangendo um total de 128 gatos. Além disso, foram realizadas pesquisas bibliográficas, explorando trabalhos de autores renomados no campo do design, como Munari e Lobach, e especialistas em comportamento felino, como Bradshaw. “O processo de produção do trabalho seguiu a metodologia proposta por Munari. No escopo do projeto, não foi necessário abranger todas as etapas definidas pelo autor, mas sim focar na definição do problema, na coleta e análise de dados, criatividade, seleção de materiais e tecnologias, experimentação, desenvolvimento de modelos, verificação, elaboração do projeto de construção e implementação da solução. Estas fases foram cruciais para o desenvolvimento do arranhador e proporcionaram uma abordagem sistemática, contribuindo para a concepção de uma solução eficaz”, destacou o acadêmico que, ao longo do projeto, elaborou diversos esboços em papel, modelos 3D e protótipos, visando alcançar um design mais idealizado.
De acordo com João, os principais resultados do projeto incluem o desenvolvimento de um arranhador modular para gatos que atende às necessidades comportamentais dos felinos, oferecendo um espaço seguro e enriquecedor. “A abordagem modular permite uma personalização flexível para os tutores, enquanto que o uso do papelão como material principal contribui para a sustentabilidade e atratividade para os gatos”. A aceitação positiva nos testes iniciais, segundo ele, e a aplicação de um questionário aos tutores forneceram insights valiosos sobre o comportamento felino e as preferências dos tutores. Além disso, a aplicação da metodologia de Munari foi importante para orientar o processo de design, desde a definição do problema até a implementação da solução. “A ênfase na modularidade e na sustentabilidade posiciona o arranhador como uma alternativa inovadora e acessível para os tutores de gatos, especialmente em espaços limitados”, completa.
Após a graduação, João pretende continuar se especializando, especialmente em Design Gráfico, área em que atua há alguns anos.
Estudante do curso de Design da Unijuí, Giovana dos Santos Picinini não esconde seu gosto por viagens e por conteúdos produzidos por pessoas que vivem na estrada, explorando novos lugares. E foi o que a motivou a desenvolver seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com foco no “Desenvolvimento de uma proposta de Design de Interiores para um motorhome”.
O diferencial do projeto de Giovana, orientado pela professora Diane Johann, foi a incorporação da tecnologia de Realidade Virtual para a apresentação, proporcionando uma experiência visual e sensorial única para os usuários. Durante a apresentação, a estudante destacou a importância dessa tecnologia e como ela pode transformar a maneira como os profissionais de design concebem e apresentam seus projetos.
"Acredito que a Realidade Virtual, por si só, é uma tecnologia que vai crescer muito dentro dos escritórios de Design, e trazê-la para o meu TCC foi muito positivo”, destaca a acadêmica, que aponta como um principais resultados do seu estudo o desenvolvimento de uma proposta em 3D e o uso da Realidade Virtual para apresentá-la.
“Além de proporcionar uma experiência visual e sensorial para quem utiliza o óculos, a Realidade Virtual soma muito na visualização do projeto, dando uma noção real de como é se portar naquele ambiente e como ficarão distribuídos os móveis, como foi no meu caso. Além de ser um momento divertido e descontraído”, afirma a acadêmica.
Com a formatura agendada para o mês de abril, Giovana quer seguir atuando na área de Design de Interiores e, quem sabe, no futuro, no setor de Design Automotivo.
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