Do jogo à criação: TCC do curso de Design propõe sistema inédito e simplificado de RPG - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

O RPG de mesa, jogo em que os participantes interpretam personagens em um universo ficcional conduzido por um narrador — o mestre ou guardião, marcou profundamente a trajetória de Érica Micolino Cansi, egressa do curso de Design da Unijuí. Ao lado do irmão e amigos, ela vivenciou inúmeras aventuras no mundo do RPG, experiências que, além de inesquecíveis, influenciaram diretamente o seu desenvolvimento pessoal.

“O RPG me ajudou a superar a timidez, a estimular a criatividade e a aprimorar minha capacidade de raciocínio e resolução de problemas. Ao perceber que essas habilidades também são fundamentais no Design, escolhi esse tema para o meu Trabalho de Conclusão de Curso. Queria criar algo que refletisse minha identidade e, ao mesmo tempo, incentivasse a produção acadêmica sobre RPG de mesa,  um campo ainda pouco explorado e repleto de possibilidades”, explica Érica.

Orientada pela professora Bárbara Gündel Mendonça, ela desenvolveu o TCC intitulado “O Outro Lado: Design Editorial em um RPG de Terror Ambientado nos Anos 80”. O projeto teve como base entrevistas, pesquisas bibliográficas e uma ampla análise de materiais do universo RPG, como os livros Dungeons & Dragons e Call of Cthulhu 7e, além de artigos acadêmicos, TCCs, revistas, podcasts e conteúdos produzidos por criadores da área.

O caminho, no entanto, não foi simples. Inicialmente, Érica planejava desenvolver um livro completo, com narrativa, regras gráficas, projeto editorial e ilustrações. Mas a proposta precisou ser reformulada. “Durante a pesquisa, mais de 140 pessoas responderam à minha enquete, e os dados revelaram que minha ideia original não atendia às reais necessidades do público-alvo. Foi um momento decisivo, que também me fez pensar sobre minhas próprias dificuldades quando comecei a jogar”, relata.

Com base nesses novos insights, Érica redesenhou o projeto. Em vez de um livro baseado em sistemas já existentes, como Call of Cthulhu, surgiu um sistema original, com regras simplificadas e pensadas para acolher iniciantes. O formato físico também foi substituído pelo digital, considerando a dinâmica atual de muitos grupos, que jogam online. “Parafraseando o meu trabalho, o design nesse projeto vem de ‘dentro para fora’. Ele nasceu da escuta ativa dos jogadores e da minha própria vivência com o RPG”, destaca.

O resultado é um livro digital de RPG com projeto gráfico e editorial completos. E a jornada ainda está longe de terminar. Érica pretende revisar, expandir e ilustrar o material.. “Temos um canal no YouTube dedicado ao RPG, e esse conteúdo será amplamente explorado por lá. O projeto ainda está em estágio inicial, mas com muito potencial para crescer”, finaliza.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.