
A pandemia de covid-19, que levou muitas pessoas a trabalharem em home office, inspirou produções na disciplina de Projeto Mobiliário e Ambiente, do curso de Design da Unijuí.
Tendo como plano de fundo este novo cenário, os acadêmicos foram desafiados a pensar em mobiliários para uso residencial, a partir do conceito ‘faça você mesmo’ - ou DIY (Do It Yourself, em inglês). “A ideia era que os alunos pudessem considerar possibilidades como a multifuncionalidade, a modularidade, o cuidado com a montagem e a desmontagem, além de ter a preocupação com a sustentabilidade”, explicou o professor José Paulo Medeiros da Silva.
O conceito de DIY, como explica o docente, surgiu em 1912, nos Estados Unidos, mais como um método de manutenção ou melhoria das residências, onde buscava-se utilizar materiais e ferramentas disponíveis aos moradores. “O conceito começou a se popularizar, principalmente, a partir da década de 1950, com o cenário punk, underground, e ainda na década de 1970, com a popularização dos ideais anticonsumismo e anticapitalismo. E esse conceito chegou aos anos 2000, com o crescimento da internet e com a disseminação de práticas relacionadas à redução de custos, produção manual e importância da sustentabilidade. Hoje, isso é utilizado como um diferencial competitivo, que agrega valor a produtos e marcas”, explicou o professor, lembrando que inúmeras empresas trabalham com essa temática e oferecem produtos a partir destes referenciais. “Há comunidades online que compartilham estes conhecimentos e incentivam que as pessoas desenvolvam estas propostas a partir daquilo que possuem em suas casas.”
Projetos e maquetes foram produzidos pelos estudantes e avaliados pelo designer de produto Wagner Barcelos Moreira, pós-graduado em Gestão de Design e com atuação, há 17 anos, na elaboração de projetos, produção e montagem final de móveis sob medida na cidade de Santa Maria.

A disciplina de Projetos de Embalagem do curso de Design da Unijuí propôs aos seus acadêmicos a realização de uma prototipagem de embalagens de papel. Para a atividade, foi convidada a egressa do curso, Jéssica Cavallini, que auxiliou na produção e avaliação do produto final.
O trabalho teve um cliente fictício, a marca “Bomb” de suplementos alimentares. O conceito buscava demonstrar a procedência 100% natural, enfatizar o ganho físico, demonstrar na embalagem os conceitos da marca e produto, ser identificável e legível para todos. Os acadêmicos se dividiram em grupos e apresentaram propostas de diferentes tipos de embalagens de papel, seguindo o briefing passado pela designer.
Segundo a coordenadora do curso, Diane Johann, a atividade é extremamente importante para a formação acadêmica dos estudantes. “Sempre trabalhamos com a produção de diferentes tipos de embalagens durante a disciplina. Nesta atividade, tivemos o auxílio de uma de nossas egressas, que passou o briefing para os acadêmicos a partir da demanda de um cliente fictício. É como se fosse um trabalho para um cliente real, pois os acadêmicos precisaram encontrar uma solução para o problema apresentado. Acreditamos muito nesse tipo de atividade prática em nossas aulas, pois isso os prepara para o mercado de trabalho”, finaliza.
Por Evelin Ramos da Rosa, bolsista de Popularização da Ciência da Unijuí.
Talles Mattos debateu ‘O processo criativo no desenho ilustrativo’

Pensando em um dos desafios do desenho ilustrativo, que é o processo de criação e amadurecimento dos conceitos empregados na proposta gráfica, o curso de Design da Unijuí promoveu, no último mês, uma palestra com o tema ‘O processo criativo no desenho ilustrativo’. Realizado de forma online, o evento foi organizado pelo professor Matheus Cargnelutti, responsável pela disciplina de Desenho Ilustrativo.
A palestra foi ministrada direto de Manaus – Amazonas, pelo arquiteto, urbanista, professor universitário e artista Talles Mattos, que tem ampla participação em palestras voltadas ao ensino de técnicas de desenho e processo criativo, compartilhando seu conhecimento sobre o uso da perspectiva em Arquitetura, Urbanismo e Design. Ele desenvolve trabalhos artísticos, como a produção de telas e murais de grandes proporções, expressando sua paixão e vivência na Amazônia, em uma busca constante pela valorização da cultura do lugar onde nasceu.
Atualmente, Talles também é professor de Arquitetura e Urbanismo em uma Instituição de Ensino Superior em Manaus e atua no mercado com projetos arquitetônicos e urbanísticos, com um olhar especial sobre o uso da arquitetura bioclimática e vernacular.
Além dos alunos da disciplina, o evento contou com outras turmas dos cursos de Design e de Arquitetura e Urbanismo, e também com admiradores do trabalho do palestrante.
No dia 21 de setembro, o curso de Design realizou a palestra “Design de Interiores na prática", pela plataforma Google Meet. A discussão com os alunos teve como convidadas a arquiteta Mônica Martins Marques e a designer Bruna Reckziegel. Os assuntos abordados pelas palestrantes foram, desde a iluminação de interiores de residências até a importância de realizar entrevistas com o cliente para definir necessidades funcionais técnicas.
Segundo o professor do curso, José Paulo Medeiros, a atividade foi muito importante para trazer um pouco da prática de projetos de interiores, demonstrando a importância da iluminação e do planejamento do processo para a proposição de soluções nessa área. “Na disciplina de Projeto de Mobiliário e Ambiente, por exemplo, os alunos estão desenvolvendo um apartamento de 50 m2 para uma família, tendo como principal delimitador a necessidade de acomodar diferentes tarefas e necessidades em um espaço reduzido”, avalia.
O Parque da Pedreira é um espaço de lazer muito aguardado pela comunidade ijuiense. Em volta do lago do local foram construídos quiosques e bancos, para que a população possa aproveitar a área verde após a pandemia. Ainda em 2019, com as obras em andamento, chegou até o estudante da Unijuí, do curso de Design, Ian Amaral, a proposta de criar a sinalização do espaço. Projeto que foi concretizado no mês de setembro de 2020 pela Prefeitura, com a instalação desta sinalização no Parque.
Segundo o estudante, “a demanda surgiu em 2019, quando eu estava fazendo a matéria de Projeto de Sinalização. Para a avaliação final do semestre nós deveríamos criar uma proposta de sinalização para algum local de livre escolha. A professora Fabiane Grossmann trouxe a sugestão do Parque da Pedreira, pois a prefeitura havia entrado em contato com a Universidade, comentando que havia a demanda da sinalização. Com isso, eu decidi criar minha proposta para o Parque, pois após fazer uma visita às obras, fiquei encantado com o local”, observou.
Durante a primeira visita ao Parque percebeu que o local passa um sentimento de simplicidade e aconchego, utilizando-se de materiais rústicos na sua construção, como pilares feitos de troncos de eucalipto e decks de tábuas de madeira. “Com isso, percebi que a sinalização do Parque deveria se destacar para que sua função de guiar o público visitante se cumprisse, porém ao mesmo tempo as placas deveriam estar em harmonia com o ambiente. A partir disso, optei por um visual rústico, semelhante às placas feitas a mão, constituídas de troncos de árvore com pranchas penduradas por correntes, por exemplo”, finaliza o estudante que está cursando o 10º semestre do curso de Design da Unijuí.




Confira o projeto completo aqui.
Confira um vídeo com o autor do projeto
Para aproximar os futuros designers do mercado profissional e das técnicas digitais de criação de ilustrações, foi realizado um evento on-line, no dia 25 de agosto, intitulado “Palestra e Oficina de Ilustração Digital”, organizado pelo professor Matheus Cargnelutti, responsável pela disciplina de Desenho Ilustrativo do curso de Design da Unijuí.
O evento contou com a presença do ilustrador, tatuador e empresário, Leonardo Brum, que realizou uma palestra sobre técnicas de ilustração digital e suas formas de aplicação, além de uma apresentação de seu acervo pessoal. Em um segundo momento, foi realizada uma oficina, em que cada participante foi desafiado a criar uma ilustração digital, trabalhando expressões faciais da figura humana e seguindo os passos do ilustrador. "Foi uma ótima experiência, os alunos superaram as expectativas, apresentando desenhos super criativos, com misturas de referências que eu nem imaginava. A interação foi muito boa, fazendo com que a oficina se tornasse uma conversa. Muito obrigado pela oportunidade, foi demais!", disse Leonardo.
A seguir, confira alguns dos belos trabalhos desenvolvidos pelos participantes do evento: 1) Eduarda Gabrieli Appelt; 2) Kelvin Wesley Penning; 3) Jorge Henrique da Silva Alcantara; 4) Vinicius Joel Scherer; 5) Maiqueli Fabiola do Amaral; 6) Victor Baú de Lima; 7) Joao Breno Barasuol; 8) Ana Paula Gonçalves dos Santos.
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