EFA: da volta às aulas a construção do conhecimento - Unijuí

EFA: da volta às aulas a construção do conhecimento

Na EFA, os professores voltam à escola antes dos alunos, por uma razão muito forte: ser eterno estudante. A equipe de professores e auxiliares pedagógicos foi recebida no Ciclo de Estudos de Verão por representantes dos pais, com depoimentos, música e poesias que reforçaram o quanto a EFA respeita a individualidade de seus filhos, o quanto trabalha com as diferenças, com o tempo e com o modo de cada um, potencializando a aprendizagem, a busca pelo conhecimento, desenvolvendo a argumentação a partir de “O mundo está aberto para quem pensa”. Assim, o estudante resolve, assume, cria e interage com um ensino contextualizado e forte.

Pedro Darci de Oliveira e Cleuza Noal Brutti, pais do Ensino Fundamental e Educação Infantil, foram os pais convidados para compor parte do momento de estudo dos professores. A mãe Cleuza, em seu depoimento, destacou que dentre muitas escolas visitadas para a sua filha estudar, desde o momento que chegou em Ijuí e na EFA foi bem acolhida e se sentiu segura. O que mais chamou sua atenção foi o grande valor que a escola dá à arte, à música e ao meio ambiente, além de que, estudando na EFA, sua filha consegue somar os valores de família com os valores ensinados pela escola.

Pedro Darci começou referendando o livro Pedagogia dos Caracóis, de Rubem Alves, como uma ótima leitura para pais e, imprescindível para professores efetuarem em algum tempo de suas vidas. Reforçou que o professor, antes de ensinar saberes, tem de provocar o amor, e a escola deve ser um espaço em que os alunos aprendam o prazer de ler, escrever e contemplar a natureza. Mencionou, também, que a leitura lhe provocou compreender ainda mais que o professor precisa ter coragem para concretizar a missão de educar. Pedro Darci comparou os filhos como jóias raras e os professores da EFA como joalheiros, pela devida valorização que dão a cada estudante e suas singularidades no ato de aprender.

Durante o Ciclo, o grupo de professores otimizou a organização ao retorno letivo, projetando como recepcionar cada nível escolar. Os estudantes dos Anos Finais e Ensino Médio tiveram o início do ano letivo na quinta-feira, 24, e foram recepcionados no Auditório da Sede Acadêmica EFA/UNIJUÍ, com atividades e estudos diferenciados. Já as crianças dos Anos Iniciais e Educação Infantil terão o início do ano letivo na segunda-feira, 28, à tarde e os estudantes da Educação Profissional, nesta mesma data, à noite.

Pais das crianças que frequentam o turno da tarde poderão agendar entrevista com a professora, nos dias 24 e 25, inscrevendo-se nos horários disponibilizados.

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação / EFA