Exposição “Nerêo Ceratti: por amor à cidade” abre hoje no Museu - Unijuí

Exposição “Nerêo Ceratti: por amor à cidade” abre hoje no Museu

Exposição divulga a produção artística do ijuiense Nerêo Ceratti

Será realizada hoje, às 19h, a abertura da exposição “Nerêo Ceratti: por amor à cidade”, que seria realizada ontem, no Museu Antropológico Diretor Pestana. A transferência se deu em função da falta de energia elétrica, na noite de ontem, na cidade de Ijuí. A exposição está organizada no Espaço Ijuí Hoje, do Museu, e permanecerá aberta à visitação até o dia 13 de maio.

A exposição integra o contexto das comemorações do cinqüentenário do Museu Antropológico Diretor Pestana, que transcorrerá em maio. A proposta é apresentar a coleção de quadros de Nerêo Francisco Ceratti, doados pelos professores Neyta e Dinarte Belato, da UNIJUÍ, curadores da mostra, fazendo uma alusão à representação artística de aspectos da arquitetura de Ijuí. “A exposição traz à discussão a questão dos casarios através das abordagens: para morar; para o serviço e para a indústria”, destaca a professora Neyta Belato.

Como objetivos da exposição estão tornar conhecida e publicizar, junto à comunidade, a produção e criação artística de Nerêo Ceratti, a partir da doação da coleção de quadros de Dinarte e Neyta Belato ao Museu Antropológico Diretor Pestana, bem como de quadros de coleções particulares; resgatar o olhar do artista sobre aspectos da arquitetura de Ijuí, tal como se apresentava nas décadas de 80 e 90 e como estas obras arquitetônicas marcaram o espaço urbano da cidade; e rememorar, através das obras, a ocupação do espaço urbano de Ijuí, contrastando-a com imagens fotográficas da atualidade.

“O objetivo central está em preservar e comunicar a arte de Nerêo Ceratti, cidadão Ijuiense que, ao longo de seus trabalhos, trouxe à observação a cidade de Ijuí, seja através de seus moradores, da natureza, dos casarios, dos meios de transporte ou de todas as demais manifestações humanas e sociais que o inspiravam”, salienta Neyta Belato.

A Curadora destaca ainda que a produção do artista pode ser classificada em três momentos, que seriam, em primeiro lugar. Da pintura em óleo sobre tela, que chama de realismo com foco na natureza; um segundo momento, marcado pela pintura em nanquim, lápis de cor e aquarela sobre papel, que identifica como realismo figurativo, e que é retratado com esta exposição; e um terceiro, da pintura com tintas e texturas diferenciadas sobre diversos tipos de tela, mostrando um estilo mais abstrato, onde o fundo mistura-se com linhas.

Nerêo Francisco Ceratti nasceu em Ijuí no dia 20 de outubro de 1951, sendo filho de Carlos Ceratti e de Armabile Deboni Ceratti. Fez sua formação inicial no Grupo Escolar Nossa Senhora da Penha; Escola Rui Barbosa; Colégio Sagrado Coração de Jesus e Colégio Evangélico Augusto Pestana. Dedica-se à arte desde a década de 70.

Obras: Casa Linda 555 1981; Casa das irmãs Pohl 1981; Estação ferroviária 1991