Professor da Costa Rica abre XIII Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Professor da Costa Rica abre XIII Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire

O evento sediado pela UNIJUÍ segue até este sábado, em Santa Rosa, com apresentações artísticas e debates sobre educação popular




A palestra de abertura do XIII Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, que ocorreu na noite desta quinta-feira, foi marcada pela discussão da contribuição de Paulo Freire na Educação Popular. O tema foi abordado pelo professor de Costa Rica, Oscar Jara. Na palestra, revelou ter conhecido Paulo Freire, e que seu encanto foi na forma pacienciosa em que o educador escutava as pessoas.

Paulo Freire é considerado o maior educador brasileiro, e teve sua obra divulgada pelo mundo todo. Foi um educador que sempre apreciou as diferentes formas de manifestação e, sobretudo respeitou a diversidade. A palestra de abertura do evento, que ocorreu na noite de quinta-feira, debateu as contribuições do educador na Educação Popular.

Jara disse aos professores e estudantes que o diálogo constrói, e que Freire ensinava que as práticas pedagógicas devem ser construídas junto das pessoas que integram o processo, uma educação libertadora, com capacidade de transformação: “o amor, a alegria e a poesia são pilares da educação popular”. O palestrante disse ainda que o professor deve se preparar para ensinar e aprender, e a se questionar sobre o que isto significa, tomar decisões e ter criatividade: “a educação deve ser uma aventura, com prazer, uma obra de arte”.

O evento segue nesta sexta-feira com apresentações artísticas em praças da cidade. A professora do curso de Pedagogia da UNIJUÍ, Hedi Luft, diz que a vinda do evento para a região é uma conquista e oportuniza à região um evento que fortalece e renova a esperança na educação.

As atividades são abertas e pretendem atender toda a comunidade. O grupo aposta no fórum como mais um espaço de diálogo, de difusão e discussão das práticas pedagógicas freirianas. O evento encerra neste sábado, com discussões acerca dos temas debatidos nas apresentações de trabalhos inscritos e com apresentações artísticas. Ocorrerá ainda avaliação do evento e encaminhamentos para a próxima edição.




Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.