Unijuí realiza homenagem em despedida do professor russo Oleg Khatchatourian - Unijuí

Unijuí realiza homenagem em despedida do professor russo Oleg Khatchatourian

No início dos anos 1990 a Unijuí estabeleceu convênio com o Instituto Técnico de Kazan, da Rússia. Com isso, quatro professores doutores vieram dar aulas aqui. Passados quase 30 anos, a Universidade se despediu, na tarde desta quarta-feira, 13 de junho, no auditório do DCEEng, de um dos professores: Oleg Khatchatourian. O professor encerrou suas atividades no Brasil e comunicou que voltará ao país natal.

A cerimônia de despedida contou com a leitura de uma carta, redigida pela professora Airam Sausen, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática da Unijuí, que foi aluna e depois colega de Oleg. Na sequência, o professor Maurício de Campos, chefe do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (DCEEng), fez uma saudação e lembrou da importante contribuição do professor para a Instituição. Por fim, a Reitora, Cátia Nehring, fez um discurso de despedida. “A vinda de vocês foi um marco para a Instituição. Temos orgulho do que aprendemos com o senhor”, observou.

Antes de finalizar a sua fala, a Reitora fez um convite ao professor, a partir de carta escrita pelo Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando González, para que Oleg Khatchatourian se torne representante honorário de relações internacionais da Unijuí na Europa, identificando possibilidades de convênios com instituições europeias.

As surpresas na despedida do professor ainda não haviam terminado e, das mãos do chefe do DCEEng, ele recebeu uma placa, marcando a sua história com a Unijuí. Uma reprodução dela foi afixada na entrada do auditório. Oleg agradeceu aos colegas professores do Departamento que estavam presentes na cerimônia, e aproveitou para relembrar alguns acontecimentos que marcaram sua história no Brasil. “Fico emocionado com este momento, pois, de um lado fico feliz de voltar ao meu país, porém, por outro, é triste deixar os colegas aqui. Foi um grande privilégio trabalhar com todos vocês”, falou.

Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática

Os professores que vieram pelo convênio foram muito importantes para a implantação, no ano de 1994, do Mestrado em Modelagem Matemática, posteriormente também com a criação de curso de doutorado na área. O professor Oleg, inclusive, foi o primeiro orientador de tese do Programa, defendida pela professora Vanessa Faoro, com o tema “Modelagem Matemática e otimização de fluxo de ar em armazéns graneleiros”, realizada no mês de maio de 2018.