Primeira tese em Modelagem Matemática teve como tema a otimização de fluxo de ar em armazéns graneleiros - Unijuí

Na tarde de quinta-feira, o Auditório do DCEEng, recebeu a defesa da primeira tese de doutoramento do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática da Unijuí. Vanessa Faoro, orientada pelo professor Dr. Oleg Khatchatourian, defendeu a tese intitulada “Modelagem Matemática e otimização de fluxo de ar em armazéns graneleiros”. Participaram da banca o Dr. Marat Rafikov, Dr. José Gonzales da Silva, Dr. Manuel Binelo (coorientador), e o Dr. Diego Golle (Unicruz).

Segundo a doutoranda, o momento é de muita alegria. “Agradeço ao Programa de Modelagem Matemática e à Universidade pelos anos de formação, graduação, mestrado e doutorado. Agradeço as oportunidades profissionais que a Unijuí me possibilitou, comecei como estagiária, depois fui monitora, intercambista, bolsista e agora docente”, observa.

Para a professora Dra. Airam Sausen, coordenadora do PPG em Modelagem Matemática, o momento é histórico ao Programa. “Sinto-me muito honrada por fazer parte desse grupo e dessa história, como egressa e como docente, e também por estar coordenando o PPGMM nesse momento de conquistas. Com a formação da primeira Doutora, iniciamos um novo ciclo, que coloca a nossa Universidade e a sua pós-graduação em um estágio mais maduro e consolidado para a produção de ciência e formação de recursos humanos de qualidade na região Noroeste do Estado”, avalia.

Saiba mais sobre a tese

Segundo a doutoranda Vanessa Faoro, com o avanço da área agrícola e safras de volumes significativos de grãos torna-se indispensável o investimento na armazenagem. A aeração é o principal processo empregado para esse fim, tendo a finalidade de preservar a massa de grãos com qualidade. A Tese tem como objetivo modelar matemática e computacionalmente, a distribuição do fluxo 3D de ar e a transferência de calor durante o processo de aeração em sistemas reais de armazenamento de grãos, confrontando modelos e dados observacionais obtidos e propor um perfil otimizado do fluxo de ar. Com os resultados, foi possível realizar uma análise da distribuição do fluxo de ar e da transferência de calor em todo o domínio da massa de grãos. Foi proposto um esquema otimizado de aeração, visando maior uniformidade da distribuição da vazão específica local, que resulta em um melhor desempenho do sistema, fazendo que a energia gasta na aeração traga um melhor benefício para a armazenagem. Os dados obtidos com os modelos foram validados com dados observacionais obtidos nos sistemas reais de armazenamento, mostrando boa concordância.

Sobre o Programa

A Modelagem Matemática é uma área científica que usa amplamente a Matemática e a Computação Científica e está orientada ao aproveitamento de métodos matemáticos e computacionais na elaboração de modelos matemáticos e na busca de soluções para problemas atuais nas mais diversas áreas do conhecimento.

Atualmente, a modelagem é utilizada em diversas áreas, como por exemplo: matemática, física, física da matéria condensada, identificação de sistemas, sistemas dinâmicos, controle de sistemas mecânicos, armazenamento e secagem de grãos, estratégias de controle no problema da golfada na produção de petróleo, redes de sensores sem fio, robótica móvel, modelagem matemática por meio de metaheurísticas; melhoramento vegetal, fisiologia de plantas cultivadas, medicina veterinária, produção de novos materiais para engenharia, controle e automação de sistemas, microeletrônica entre outros.