Modelagem Matemática

Modelagem Matemática realizou Seminário de apresentação de projetos de dissertação e de tese

                   

O Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática da UNIJUÍ promoveu o Seminário de Apresentação dos Projetos de Tese e dos Projetos de Dissertação, nos dias 20 e 21 maio de 2019, no Auditório do DCEEng, que contou com a participação de alunos e professores do Programa. 

O seminário tem por objetivo acompanhar o desenvolvimento das pesquisas dos alunos do Mestrado e Doutorado, com vistas a avaliar a capacidade de aplicação da metodologia adequada à pesquisa, avaliar a capacidade de problematização, formulação de hipóteses e de desenvolvimento do raciocínio lógico e evidenciar os primeiros resultados de pesquisa. 

Foram apresentados os seguintes Projetos de Tese: 

Título do Projeto: Modelagem Matemática e Computacional do Fluxo de Grãos e Ar em Secadores de Fluxo Misto

Estudante: Ricardo Klein Lorenzoni

Orientador: Prof. Dr. Manuel Osório Binelo

 

Título do Projeto: Modelagem Matemática e Simulação Numérica

Estudante: Daniel Petravicius

Orientador: Prof. Dr. Manuel Osório Binelo

 

Título do Projeto: Metodologia Híbrida para Seleção e Recomendação de Técnicas e Métodos de Mineração de Dados Adaptada a Variabilidade que Permeia o Contexto do Big Data

Estudante: Patricia Mariotto Mozzaquatro Chicon

Orientadora: Profa. Dra.Fabricia Roos Frantz

 

Título do Projeto: Modelagem Matemática na Proposta de um Zoneamento Higrotérmico voltado ao Controle Natural por Escape às Doenças Foliares da Aveia

Estudante: Vanessa Pansera

Orientador: Prof. Dr. José Gonzales da Silva

 

Título do Projeto: Modelagem Matemática para Simulação do Progresso de Doenças Foliares e Produtividade da Aveia com Otimização no Uso de Fungicida à Maior Segurança Alimentar

Estudante: Odenis Alessi

Orientador: Prof. Dr.José Gonzalez Da Silva 

Foram apresentados os seguintes Projetos de Dissertação: 

Título do Projeto: Modelagem Matemática da Dinâmica Longitudinal do Protótipo de um Microtrator

Estudante: Edson Baal

Orientador: Prof. Dr. Manuel Osório Binelo

 

Título do Projeto: Análise Comparativa de Modelos Matemáticos Híbridos para a Predição do Tempo de Vida de Baterias considerando Correntes Variáveis

Estudante: Carolina Bruski Gonçalves

Orientadora: Profa. Dra.Airam Teresa Zago Romcy Sausen

 

Título do Projeto: Modelagem Matemática do Motor de Execução da Plataforma de Integração Guaraná

Estudante: Alessandra Lucero Silva

Orientadora: Profa. Dra. Fabricia Roos Frantz

 

Título do Projeto: A Modelagem da Habilidade Competitiva da Aveia quanto ao Controle Natural de Invasoras e Melhoria na Produtividade e Qualidade de Grãos

Estudante: Karla Kolling

Orientador: Prof. Dr. José Gonzalez da Silva

 

Título do Projeto: Análise Comparativa Dos Modelos Khatchatourian E Darcy-Forscheimer do Fluxo de Ar em Armazéns Graneleiros

Estudante: Kael Barreto E Sousa

Orientador: Prof. Dr.  Manuel Osório Binelo

 

Título do Projeto: Modelagem Matemática e Computacional do Concreto com a Incorporação de Materiais Alternativos

Estudante: Guilherme Amaral De Moraes

Orientador: Prof. Dr. Manuel Osório Binelo

 

Título do Projeto: Modelagem Matemática dos Ciclos de Vida de Baterias Li-Po para Dispositivos Móveis

Estudante: Andressa Leseux

Orientadora: Profa. Dra. Airam Teresa Zago Romcy Sausen

 

Título do Projeto: Caracterização Eletromecânica de Sensores Piezoresistivos de Grafite

Estudante: Cristiane Sonego Rolim

Orientador: Prof. Dr. Luiz Antônio Rasia

 

Título do Projeto: Aplicação de Técnicas de Big Data Analytics às Smart Grids como forma de Descoberta de Padrões Relevantes

Estudante: Ivan Eduardo Metz Kühne

Orientador: Prof. Dr. Paulo Sérgio Susen

 

Título do Projeto: Modelos de Otimização no uso de Nitrogênio na Semeadura e Cobertura e a Época de Fornecimento com Simulação da Produtividade e Qualidade de Grãos de Aveia

Estudante: Dênis Sidinei Rossi

Orientador: Prof. Dr. José Gonzalez Da Silva

 

Título do Projeto: Modelagem Matemática de Cargas Residenciais com Identificação Não Intrusiva

Estudante: Wilian Henrrique Dambros

Orientador: Prof. Dr. Maurício de Campos 

 

Título do Projeto: Precificação de Recursos Computacionais em Nuvem Iaas Com Modelo Matemático Canônico

Estudante: Laize Dariele de Lima Trindade

Orientador: Prof. Dr.  Sandro Sawicki


Tese defendida no doutorado discute a qualidade industrial e nutricional da aveia

Na última sexta-feira, dia 10 de maio, no Auditório do DCEEng, a doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática Rubia Diana Mantai defendeu a Tese de Doutorado: Modelagem Matemática das relações biológicas e ambientais do uso do nitrogênio à produtividade e qualidade industrial e nutricional de grãos de aveia”.

Participaram da banca os Professores:Dr. José Antonio Gonzalez da Silva (Orientador/DEAg/UNIJUÍ), Dr. Manuel Osório Binelo (DCEEng/UNIJUÍ), Dr. Luiz Antônio Rasia (DCEEng/UNIJUÍ), Dra. Neusa Maria John Scheid (URI) e Dr. João Fernando Zamberlan (UNICRUZ).

Saiba mais sobre a Tese:

A produção de aveia branca na região Noroeste do estado do RS tem aumentado significativamente, sendo o N-fertilizante o elemento químico essencial para obtenção de alta produtividade, no entanto, evidencia grande complexidade de ação, elevando os custos de produção e gerando contaminação ambiental.

A Tese tem como objetivo desenvolver e aplicar modelos matemáticos que promovam compreender a dinâmica e a eficiência de uso de N-fertilizante sobre a produtividade e qualidade industrial e nutricional de grãos de aveia promovendo simulação e otimização que abrangem as relações biológicas e ambientais atuantes nos sistemas de cultivo.

Os resultados possibilitaram a otimização de uso do nutriente, indicando uma dose de adubação nitrogenada economicamente satisfatória e de menor impacto ambiental, com elevada produtividade e qualidade industrial e nutricional de grãos de aveia exigidos pelo agricultor, indústria e consumidor.

Além disso, possibilitam o planejamento de práticas agrícolas e agropecuárias, gerando informações de prognósticos e acompanhamento de produções de aveia eficientes com maior qualidade à alimentação humana. 

Esta pesquisa foi desenvolvida no Curso de Doutorado, do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática da UNIJUÍ alocado ao Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (DCEEng) envolvendo a participação do Departamento de Estudos Agrários(DEAg), assim como a colaboração de uma grande equipe de apoio, bolsistas, professores e funcionários, validando uma pesquisa de grande dimensão de informações e resultados com mais de 6 anos de bioexperimentação.    


Modelagem Matemática abre inscrições para Estudante Eventual

 As inscrições podem ser realizadas até o dia 08 de março de 2019, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática.

                      

O Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática – Curso de Mestrado e Doutorado da Unijuí divulgou edital para admissão de Estudante Eventual para o primeiro semestre de 2019. O edital com todas as informações está disponível no site do Programa.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 08/03/2019 junto à Secretaria do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Modelagem Matemática, no Prédio do DCEEng, Campus Ijuí, em horário de expediente, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17 horas, ou poderão ser enviadas por SEDEX para o seguinte endereço:

UNIJUÍ - DCEEng/Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Modelagem Matemática, Rua Lulu Ilgenfritz, 480, Bairro São Geraldo, 98700-000 – Ijuí/RS

A documentação para a inscrição compreende:

- Curriculum Vitae modelo lattes CNPq, com cópia dos comprovantes;

- Requerimento de Inscrição (formulário disponível no site e na secretaria do Programa);

- Cópia do diploma e histórico escolar da Graduação (autenticados) em áreas afins do Programa, para candidatos a vagas de disciplinas no Curso de Mestrado; ou Cópia do diploma e histórico da Graduação e do Mestrado (autenticados) em áreas afins do Programa, para candidatos a vagas de disciplinas no Curso de Doutorado.

- Cópia do CPF, Identidade e Certidão de Nascimento/Casamento;

- Uma (01) foto 3x4, recente.

A divulgação dos nomes dos candidatos selecionados para ingressarem no Programa, como Estudante Eventual, será feita no dia 13 de março, no site do PPGMM.

A matrícula dos alunos selecionados deverá ser feita no período de 18 e 19 de março de 2019, na Secretaria Acadêmica da UNIJUÍ, (Prédio da Biblioteca Mário Osório Marques), campus Ijuí, no horário de expediente (no turno da manhã e tarde). A não efetivação da matrícula pelo candidato selecionado, no prazo indicado, implicará na perda da vaga.

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática, pelo telefone: 55-3332-0205 ou pelo e-mail: ppgmm@unijui.edu.br ou no site, no link formulários e editais.


Mestrado e Doutorado em Modelagem Matemática está com inscrições abertas

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática está com inscrições abertas para o Processo Seletivo complementar para os Cursos de Mestrado e Doutorado, até o dia 03 de março.

Este Programa possui a seguinte área de concentração: Modelagem Matemática; está inserido na Área de Avalição Interdisciplinar da Capes; e possui duas Linhas de Pesquisa, que são: 1) Modelagem Computacional, Otimização e Controle de Sistemas; e 2) Modelagem Matemática Aplicada à Engenharia de Biossistemas. São 15 vagas para o Curso de Mestrado e 01 vaga para o Curso de Doutorado.

A documentação necessária e as etapas do processo seletivo estão disponíveis no Edital 01/2019, na página do Programa.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail: ppgmm@unijui.edu.br  ou pelo telefone (55) 3332 0205 ou (55) 3332-0200 – Ramal 3408.


Programa tem a primeira doutoranda a realizar estágio sanduíche em Portugal

              

O Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática vem desenvolvendo, em colaboração com o Instituto Universitário de Lisboa (Portugal), por meio do professor português Vitor Manuel Basto Fernandes, uma estreita relação de colaboração em pesquisa e mobilidade docente e discente. No âmbito dessa colaboração, o professor Vitor tem ministrado disciplinas junto ao PPGMM da Unijuí em conjunto com professores do Programa, participado de projetos de pesquisa e também co-orientado alunos de mestrado e doutorado.

O PPGMM implementa, neste ano, sua primeira bolsa de doutorado sanduíche com a missão da discente Daniela Lopes Freire, que deve permanecer por um período de um ano junto ao Instituto Universitário de Lisboa, desenvolvendo sua pesquisa. Daniela é integrante do Grupo de Pesquisa em Computação Aplicada (GCA) e orientada na UNIJUÍ pelo professor Rafael Zancan Frantz. Sua pesquisa está voltada ao desenvolvimento de motores de execução eficientes para plataformas de integração de aplicações empresarias que executam, no contexto da computação em nuvem, e devem lidar com um grande volume de dados. De acordo com a professora Airam Sausen, coordenadora do PPGMM, a internacionalização é uma das ações estratégicas do Programa, que permite a realização de experiências culturais e científicas no âmbito internacionais aos alunos e professores, e também contribuirá para a qualificação do Programa. 

 

 

Modelagem Matemática aprova projeto em parceria com a Universidade Federal da Paraíba

               

O Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática (PPGMM) da Unijuí, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) da UFPB teve a aprovação do projeto intitulado “Smart Grid no Contexto da Geração Distribuída, Armazenamento de Energia e Mobilidade Elétrica” no Edital Capes 14/2018 – Programa Escola de Altos Estudos (EAE).  O proponente deste projeto foi a Universidade Federal da Paraíba (UFPB – João Pessoa), a partir do grupo de pesquisa Smart Grid Group (SG2), coordenado pelo Prof. Dr. Fabiano Salvadori. Já a Unijuí participa do projeto a partir do Grupo de Automação Industrial e Controle (GAIC). Além das duas Universidades, existe ainda a participação do Programa Pós-Graduação em Energia Elétrica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

O programa Escola de Altos Estudos disponibiliza recursos financeiros para os Programas de Pós-Graduação brasileiros promoverem a realização de visitas de curta duração a Instituições de Ensino Superior (IES) e Institutos ou Centros de Pesquisa e Desenvolvimento públicos brasileiros, por professores e pesquisadores de reconhecido prestígio internacional, atuantes no exterior, em todas as áreas do conhecimento. 

Dentre os objetivos do edital estão: 

·      A complementação dos esforços de internacionalização das IES brasileiras por meio da oferta de cursos, conferências, seminários, tanto na instituição anfitriã quanto em outras;

·      Estímulo ao desenvolvimento de parcerias com pesquisadores brasileiros;

·      Fortalecimento e ampliação dos Programas de Pós-Graduação, envolvendo a participação articulada de diferentes programas de mestrado e doutorado; e,

·      Desenvolvimento de capacidades, consolidação e a ampliação do pensamento crítico em áreas estratégicas para o desenvolvimento do país. 

O valor a ser aplicado de R$ 125.000,00 (cento e vinte e cinco mil reais) por proposta, sendo até R$77.000,00 (setenta e sete mil reais) para gastos com manutenção do projeto (incluindo a aquisição de passagens aéreas) e duas cotas de bolsa na modalidade Professor Convidado do Exterior. Cada cota de bolsa na modalidade Professor Convidado do Exterior terá valor máximo de R$ 24.000,00 e duração máxima de 30 dias. 

Dentre outras atividades o projeto aprovado contempla, já para o segundo semestre de 2019, a visita de seis pesquisadores para ministrar cursos de curta duração, assim como realizar contatos com as equipes de pesquisadores das três Universidades envolvidas no projeto, visando estreitar parcerias em futuros projetos de pesquisa e cooperação internacional. Os seis pesquisadores, já confirmados, que irão visitar as IES brasileiras são os seguintes:

 

Prof. Dr. Vladimiro Miranda (INESC/TEC e Universidade do Porto - Portugal);

Prof. Dr. Ali Emadi (McMaster University, Ontário, Canadá);

Prof. Dr. Bala Ventakesh (Ryerson University, Toronto, Canadá);

Prof. Dr. Josep M. Guerrero (Aalborg University, Dinamarca);

Prof. Dr. Eduard Muljadi( Universidade do Estado da Califórnia, Golden,EUA)

Prof. Dr. Euzeli C. dos Santos (Indiana University/Purdue University - IUPUI, Indianápolis, EUA).


Inscrições prorrogadas para o Mestrado e Doutorado em Modelagem Matemática

As inscrições para o Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática, Mestrado e Doutorado, foram prorrogadas até o dia 19 de novembro de 2018.

O Programa possui uma área de concentração em Modelagem Matemática e está inserido na Área de Avalição Interdisciplinar da Capes, possui duas Linhas de Pesquisa, que são: 1) Modelagem Computacional, Otimização e Controle de Sistemas; e 2) Modelagem Matemática Aplicada à Engenharia de Biossistemas.

São 25 vagas para o Curso de Mestrado e 10 vagas para o Curso de Doutorado. A documentação necessária e as etapas do processo seletivo estão disponíveis no Edital 07/2018, na página do Programa.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail: ppgmm@unijui.edu.br ou pelo telefone (55) 3332 0205 ou (55) 3332-0200 – Ramal 3408.

 


Integrantes do Programa em Modelagem Matemática participaram de evento nacional de Matemática Aplicada e Computacional

               

O Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática da UNIJUÍ participou da 38ª edição do Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional – CNMAC, realizado no período de 17 a 21 de setembro de 2018, no Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) da UNICAMP, em Campinas/SP.

Neste ano a SBMAC comemorou 40 anos, celebrou a data durante o Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional (CNMAC 2018).

O evento é considerado o mais importante encontro em Matemática Aplicada e Computacional do País, no qual são discutidos trabalhos em andamento, são divulgados resultados de pesquisa, sendo também possível conhecer a produção científica em matemática e áreas afins das principais instituições nacionais.

O evento contou com expressiva participação de pesquisadores, professores, profissionais da indústria e estudantes das mais diversas áreas da Matemática Aplicada e Computacional. No CNMAC foram apresentados Minicursos, Minissimpósios, Conferências, Sessões Técnicas de Comunicações, Sessões Especiais dedicadas à Iniciação Científica e ao Ensino, Exposições e Mesas Redondas.

Os alunos da Unijuí apresentaram os seguintes trabalhos: 

1. Modelagem Matemática para a Simulação Computacional de uma Solução de Integração no Contexto da Administração Pública de Ijuí-RS.

Alexsandro Queiroz Lencina, Fabricia Roos Frantz, Rafael Zancan Frantz, Sandro Sawicki. 

2. Obtenção experimental dos coeficientes de empuxo e torque para modelagem matemática de quadrirrotores.

Graciela E. B. Bertoldo, Elisiane P. Paixão, Ivan P. Canal, Manuel M. P. Reimbold. 

3. Aplicação de Modelos de Regressão e de Adaptabilidade e Estabilidade na Identificação de Cultivares de Aveia Branca com Maior Resistência Genética a Doenças Foliares.

Odenis Alessi, Eldair Fabricio Dornelles, Ângela Teresinha Woschinski de Mamann, Adriana Roselia Kraisig, Luana Henrichsen, Anderson Marolli, Vanessa Pansera, José Antonio Gonzalez da Silva. 

4. Regressão por Superfície de Resposta pelo Uso Combinado de Nitrogênio e Hidrogel no Sistema Milho/Aveia.

Adriana Roselia Kraisig, Osmar Bruneslau Scremin, Rubia D. Mantai, Anderson Marolli, Ângela Teresinha Woschinski de Mamann, Ana Paula Brezolin, Odenis Alessi, José Antonio Gonzalez da Silva. 

5. Definição do ângulo de repouso da soja a partir do Método dos Elementos Discretos.

Maiara Mentges, Aline Tampke Dombrowski, Manuel Osório Binelo. 

6. Estudos referente ao escoamento de grãos em secador de fluxo misto através do Método dos Elementos Discretos.

Maiara Mentges, Ricardo Klein Lorenzoni, Manuel Osório Binelo. 

7. Verificação do ângulo de atrito da soja a partir do Método de Elementos Discretos.

Aline Tampke Dombrowski, Maiara Mentges, Manuel Osório Binelo. 

8. Modelagem Matemática da Relação Cinemática do Acionamento Pneumático de uma Bancada Robotizada para Reabilitação Física.

Roberta Goergen,Marcia Regina Maboni Hoppen Porsch,Antonio Carlos Valdiero,Luiz Antonio Rasia, Maurício Oberdörfer, Jocarly Patrocínio de Souza. 

9. Modelagem Matemática de um Robô Gantry para Aplicações Agrícolas em Estufas.

Marcia Regina Maboni Hoppen Porsch, Roberta Goergen, Paulo Flores, Felipe Oliveira Bueno, Luiz Antonio Rasia, Antonio Carlos Valdiero.


Inscrições abertas para o Mestrado e Doutorado em Modelagem Matemática

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática – Mestrado e Doutorado. Esse Programa possui uma área de concentração: Modelagem Matemática, está inserido na Área de Avalição Interdisciplinar da Capes e possui duas Linhas de Pesquisa, que são: 1) Modelagem Computacional, Otimização e Controle de Sistemas; e 2) Modelagem Matemática Aplicada à Engenharia de Biossistemas. 

As inscrições estão abertas até o dia 11 de novembro. São 25 vagas para o Curso de Mestrado e 10 vagas para o Curso de Doutorado. A documentação necessária e as etapas do processo seletivo estão disponíveis no Edital 06/2018, disponível na página do Programa.  Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail: ppgmm@unijui.edu.br ou pelo telefone (55) 3332 0205 ou (55) 3332-0200 – Ramal 3408.

 

 


Professor apresenta estudo em Conferência Latino Americana

O professor Dr. Luiz Antonio Rasia, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática e do Grupo de Pesquisa SIMMER - Sistemas Mecânicos, Mecatrônica e Robótica, participou do XVI International Multi-Conference for Engineering, Education and Technology of Latin America and the Caribbean - LACCEI2018. O evento foi realizado na cidade de Lima, no Peru, no mês de julho de 2018, com o tema: “Innovation in Education and Inclusion” http://wp.eng.fau.edu/laccei2018/ .

O trabalho apresentado “Characterization of Piezoresistive Sensors of Graphite on Paper Substrate” está relacionado a linha de pesquisa em Modelagem Matemática Aplicada à Engenharia de Biossistemas e tem coautoria do pesquisador Prof. Dr. Antonio Carlos Valdiero e da Doutoranda Patrícia Carolina Pedrali.

O LACCEI é uma organização sem fins lucrativos de instituições latino-americanas e caribenhas (LAC) que oferece programas acadêmicos em engenharia e tecnologia, facilita e promove colaborações globais no avanço e melhoria continua da educação, prática, pesquisa e inovação em engenharia e tecnologia, ligando a América Latina e o Caribe ao resto do mundo http://www.laccei.org/index.php/home/about-laccei.

    

Durante o evento foi estabelecido contato e entrega de material sobre a UNIJUÍ com a atual presidente do LACCEI, a Ph.D. Adriana Páez Pino, da Universidad Sergio Arboleda Colombia e com o Pró-Presidente, Ph.D. José Carlos Quadrado, da Universidade do Porto, de Portugal.

Na oportunidade, o professor Luiz Antonio Rasia visitou o  CETAMCentros de Tecnologia Avançadas de Manufatura, da PUC – Pontifícia Universidade Católica do Peru, a convite do professor e diretor do CETAM MSc., Francisco Fabián Cuellar Córdova. Nesta visita guiada o diretor apresentou os trabalhos de investigação e foram estabelecidas algumas parcerias para trabalhos futuros de pesquisa em conjunto com o SIMMER/UNIJUI.