Modelagem Matemática

Mestrado e Doutorado em Modelagem Matemática está com inscrições abertas para Estudante Eventual

             

Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática, curso de Mestrado e Doutorado da Unijuí, divulgou edital para admissão de Estudante Eventual para o segundo semestre de 2020. O edital com todas as informações está disponível na página do Programa, no Portal da Unijuí.   

As inscrições podem ser feitas até o dia 24 de julho de 2020 junto à Secretaria do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Modelagem Matemática, no Prédio do DCEEng, Campus Ijuí, em horário de expediente, das 8h às 11h30min (de segunda-feira à sexta-feira) e das 13h30min às 17 horas (segunda-feira e terça-feira), ou poderão ser enviadas até dia 24 de julho por SEDEX para o seguinte endereço:

UNIJUÍ - DCEEng/Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Modelagem Matemática, Rua Lulu Ilgenfritz, 480, Bairro São Geraldo, 98700-000 – Ijuí/RS 

A documentação para a inscrição compreende: 

Curriculum Vitae modelo lattes CNPq, com cópia dos comprovantes essenciais;

Requerimento de Inscrição (formulário disponível no site e na secretaria do Programa);

Cópia do diploma e histórico escolar da Graduação (autenticados) em áreas afins do Programa, para candidatos a vagas de disciplinas no Curso de Mestrado; ou Cópia do diploma e histórico da Graduação e do Mestrado (autenticados) em áreas afins do Programa, para candidatos a vagas de disciplinas no Curso de Doutorado.

Cópia do CPF, Identidade e Certidão de Nascimento/Casamento; 

A divulgação dos nomes dos candidatos selecionados para ingressarem no Programa, como Estudante Eventual, será feita no dia 29 de julho no site do PPGMM: www.unijui.edu.br/ppgmm 

A matrícula dos estudantes selecionados deverá ser feita no período de 03 e 04 de agosto, na Secretaria Acadêmica da UNIJUÍ, (Prédio da Biblioteca Mário Osório Marques), campus Ijuí, no horário de expediente (no turno da manhã e tarde). A não efetivação da matrícula pelo candidato selecionado, no prazo indicado, implicará na perda da vaga.

Outras informações podem ser obtidas na Secretaria do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática, pelo telefone: 55-3332-0205 ou pelo e-mail: ppgmm@unijui.edu.br ou no site: www.unijui.edu.br/ppgmm, no link formulários e editais.


Doutorado em Modelagem Matemática está com inscrições abertas

          

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática abre Edital de Fluxo Contínuo para o ingresso no Curso de Doutorado. Este Programa possui a seguinte área de concentração: Modelagem Matemática; está inserido na Área de Avaliação Interdisciplinar da Capes; e possui três Linhas de Pesquisa, que são: 1) Modelagem Matemática e Computacional, Otimização e Controle de Sistemas; 2) Modelagem Matemática Aplicada à Engenharia de Biossistemas e 3) Otimização e Integração de Grandes Volumes de Dados. 

São duas vagas para a Linha de Pesquisa 1; duas vagas para a Linha de Pesquisa 2 e três vagas para a Linha de Pesquisa 03. O público-alvo para o Curso de Doutorado em Modelagem Matemática são portadores de diploma de Mestrado em Modelagem Matemática, Matemática Aplicada, Matemática, Física, Engenharias, Ciências Agrárias, Economia, Ciências da Computação e/ou áreas correlatas à Matemática.

A documentação necessária e as etapas do processo seletivo estão disponíveis no Edital 05/2020, na página do ProgramaOutras informações podem ser obtidas pelo e-mail: ppgmm@unijui.edu.br  ou pelo telefone (55) 3332 0205 ou (55) 3332-0200 – Ramal 3408.


Doutoranda de Modelagem Matemática recebe dupla diplomação em defesa de tese

                 

A estudante de doutorado Daniela Lopes Freire, do Programa de Pós-graduação em Modelagem Matemática, é a primeira doutoranda da Unijuí a receber dupla diplomação, por meio do acordo de cotutela estabelecido entre a Unijuí e o Instituto Universitário de Lisboa – ISCTE-IUL, de Portugal. A doutoranda defendeu a tese intitulada “Task Scheduling for Application Integration: a strategy for large volumes of data”, a qual foi desenvolvida no Grupo de Pesquisa em Computação Aplicada (GCA) da Unijuí, sob orientação do Professor Dr. Rafael Zancan Frantz e coorientação da Professora Dra. Fabricia Carneiro Roos Frantz, e no Instituto Universitário de Lisboa orientada pelo Professor Dr. Vitor Manuel Basto Fernandes.

Além da tese ser escrita em língua inglesa, a doutoranda Daniela contou com uma banca de examinadores internacional, composta pelos orientadores e pelos seguintes professores: Dr. Carlos Molina Jiménez, da Universidade de Cambridge, Reino Unido; Dra. Lisandra Manzoni Fontoura, da Universidade Federal de Santa Maria, Brasil; Dr. Sancho Moura Oliveira, do Instituto Universitário de Lisboa, Portugal; Dra. Iryna Yevseyeva, da Universidade de Montfort, Reino Unido; Dr. Benjamim Zucolotto e Dr. Luiz Antônio Rasia, ambos da Unijuí. Além dos orientadores, o Escritório de Relações Internacionais da Unijuí acompanhou e auxiliou na trajetória da doutoranda desde o processo seletivo para o Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior, da Capes, pelo qual a estudante realizou um ano de estudos no ISCTE-IUL, em Portugal, até os trâmites legais para o acordo de cotutela entre as duas instituições, cooperando para o êxito desse processo.

Daniela Lopes Freire receberá o título de Doutora em Modelagem Matemática, pela Unijuí, e o título de Doutora em Ciência da Informação e Tecnologia, pelo Instituto Universitário de Lisboa. Segundo o professor Rafael “esta defesa é um marco importante dentro das relações internacionais estabelecidas e mantidas pelo grupo de pesquisa. Estamos consolidando nossa pesquisa com uma rede internacional de colaboradores de instituições renomadas no exterior buscando não somente oferecer oportunidades de experiências internacionais aos nossos alunos, mas também qualificar e divulgar as pesquisas do grupo. O professor Rafael ainda destaca que “o apoio do Escritório de Relações Internacionais foi fundamental durante todo esse período”. Segundo a doutoranda, o caminho foi bastante árduo, mas extremamente recompensador pois hoje une conhecimentos de duas áreas que estão em evidência: a computação e a matemática. A doutoranda seguirá desenvolvendo suas pesquisas em colaboração com o Grupo GCA, participando de projetos de pesquisa e contribuindo com orientações no grupo.


Mestrado e Doutorado em Modelagem Matemática: inscrições abertas para Estudante Eventual

 

 

As inscrições poderão ser feitas até 02 de março de 2020, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática

 

O Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática, curso de Mestrado e Doutorado da Unijuí, divulgou edital para admissão de Estudante Eventual para o primeiro semestre de 2020. O edital com todas as informações está disponível na página do Programa, no Portal da Unijuí.   

As inscrições poderão ser feitas até 02 de março junto à Secretaria do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Modelagem Matemática, no Prédio do DCEEng, Campus Ijuí, em horário de expediente, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17 horas, ou poderão ser enviadas até dia 02 de março, por SEDEX para o seguinte endereço:

UNIJUÍ - DCEEng/Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Modelagem Matemática, Rua Lulu Ilgenfritz, 480, Bairro São Geraldo, 98700-000 – Ijuí/RS

A documentação para a inscrição compreende:

 

  • Curriculum Vitae modelo lattes CNPq, com cópia dos comprovantes essenciais;
  • Requerimento de Inscrição (formulário disponível no site e na secretaria do Programa);
  • Cópia do diploma e histórico escolar da Graduação (autenticados) em áreas afins do Programa, para candidatos a vagas de disciplinas no Curso de Mestrado; ou Cópia do diploma e histórico da Graduação e do Mestrado (autenticados) em áreas afins do Programa, para candidatos a vagas de disciplinas no Curso de Doutorado.
  • Cópia do CPF, Identidade e Certidão de Nascimento/Casamento;
  • Uma (01) foto 3x4 recente.

 

A divulgação dos nomes dos candidatos selecionados para ingressarem no Programa, como Estudante Eventual, será feita no dia 04 de março, no site do PPGMM: www.unijui.edu.br/ppgmm

A matrícula dos estudantes selecionados deverá ser feita no período de 06 e 09 de março, na Secretaria Acadêmica da UNIJUÍ, (Prédio da Biblioteca Mário Osório Marques), campus Ijuí, no horário de expediente (no turno da manhã e tarde). A não efetivação da matrícula pelo candidato selecionado, no prazo indicado, implicará na perda da vaga.

Outras informações podem ser obtidas na Secretaria do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática, pelo telefone: 55-3332-0205 ou pelo e-mail: ppgmm@unijui.edu.br ou no site: www.unijui.edu.br/ppgmm, no link formulários e editais.

 


Mestrado e Doutorado em Modelagem Matemática estão com inscrições abertas

                

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática está com inscrições abertas para o Processo Seletivo complementar dos Cursos de Mestrado e Doutorado até o dia 29 de fevereiro de 2020. A documentação necessária e as etapas do processo seletivo estão disponíveis no Edital 01/2020, na página do Programa.

Este Programa possui a seguinte área de concentração: Modelagem Matemática; está inserido na Área de Avaliação Interdisciplinar da Capes; e possui três Linhas de Pesquisa, que são: 1) Modelagem Matemática e Computacional, Otimização e Controle de Sistemas2) Modelagem Matemática Aplicada à Engenharia de Biossistemas e 3) Otimização e Integração de Grandes Volumes de Dados. São 15 vagas para o Curso de Mestrado e 06 vagas para o Curso de Doutorado.

O público-alvo para o Curso de Mestrado em Modelagem Matemática deve apresentar diploma de Graduação em Matemática, Física, Engenharias, Ciências Agrárias, Economia, Ciências da Computação e/ou áreas correlatas à matemática. Para o Curso de Doutorado em Modelagem Matemática o público-alvo são portadores de diploma de Mestrado em Modelagem Matemática, Matemática Aplicada, Matemática, Física, Engenharias, Ciências Agrárias, Economia, Ciências da Computação e/ou áreas correlatas à Matemática.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail: ppgmm@unijui.edu.br  ou pelo telefone (55) 3332 0205 ou (55) 3332-0200 – Ramal 3408.


Internacionalização: doutoranda da Unijuí vai receber dupla titulação

             

A Unijuí possui um processo intenso e contínuo de internacionalização. Os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, em suas ofertas de Mestrado e Doutorado, são um dos principais agentes deste processo, estabelecendo ampla relação com instituições de diversas partes do mundo.

A doutoranda Daniela Lopes Freire, vai receber dupla titulação acadêmica: pela Unijuí, no Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática (DCEEng) e pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), de Portugal. O exame de qualificação para a banca ocorreu na tarde de 17 de dezembro, terça-feira, na Sala de videoconferência da Biblioteca Mario Osorio Marques, no Campus Ijuí, e foi composta por oito professores, sendo 1 professora da Universidade Federal de Santa Maria, 3 professores da UNIJUI, 1 professora da De Montfort University (Reino Unido), 1 pesquisador da University of Cambridge (Reino Unido) e 2 professores do ISCTE (Portugal), para atender os critérios de ambas as instituições. “A dupla titulação pela UNIJUÍ e o Instituto Universitário de Lisboa é uma oportunidade maravilhosa e um grande passo na minha carreira acadêmica”, salientou Daniela. A doutoranda integra o Grupo de Pesquisa em Computação Aplicada (GCA) da Unijuí e desenvolve aqui sua pesquisa sob orientação do professor Rafael Zancan Frantz. Em Portugal foi orientada pelo professor Vitor Manuel Basto Fernandes, que já esteve alguma vezes realizando missões de pesquisa junto ao PPGMM da UNIJUÍ.

Daniela também lembrou o percurso até chegar a este momento em sua carreira: “em Portugal eu tive o desafio de cursar disciplinas e apresentar seminários convivendo com colegas e professores dentro de uma cultura acadêmica diferente da brasileira. Lá os indicadores para as publicações são diferentes e a forma de avaliação leva mais em conta o perfil investigativo do que propriamente os resultados obtidos. Na banca da qualificação da pesquisa havia oito professores, quatro brasileiros, dois portugueses e dois do Reino Unido. Três idiomas foram falados: português, inglês e espanhol. A visão e a abordagem desses professores enriqueceram bastante a discussão e resultará em uma grande contribuição para a minha pesquisa”, complementou.

A pesquisa da Daniela centra-se na melhoria e proposição de um motor de execução mais eficiente para executar processos de integração em plataformas de integração de aplicações empresariais. Essa pesquisa forma parte de um projeto financiado pela FAPERGS no edital Pesquisador Gaúcho que vem sendo desenvolvido no grupo GCA com a colaboração de pesquisadores internos e externos. Alguns dos resultados parciais da pesquisa podem ser consultados no site do grupo, em: www.gca.unijui.edu.br.

             


Inscrições prorrogadas para o Mestrado e Doutorado em Modelagem Matemática da Unijuí

As inscrições para o processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática, Mestrado e Doutorado, foram prorrogadas até o dia 24 de novembro de 2019.

O Programa possui uma área de concentração em Modelagem Matemática e está inserido na Área de Avaliação Interdisciplinar da Capes, possui três Linhas de Pesquisa, que são: 1) Modelagem Matemática e Computacional, Otimização e Controle de Sistemas. 2) Modelagem Matemática Aplicada à Engenharia de Biossistemas. 3) Otimização e Integração de Grandes Volumes de Dados

São 25 vagas para o Curso de Mestrado e 10 vagas para o Curso de Doutorado. A documentação necessária e as etapas do processo seletivo estão disponíveis no Edital 07/2019, na página do Programa.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail: ppgmm@unijui.edu.br ou pelo telefone (55) 3332 0205 ou (55) 3332-0200 – Ramal 3408.


Pesquisador da Universidad Tecnológica de La Habana esteve em banca em Defesa de Tese

             

No dia 18 de outubro de 2019, no auditório do DCEEng/UNIJUÍ, foi realizada a defesa de Tese de Doutorado do estudante do Programa em Modelagem Matemática Renan Gabbi, com o título: “Simulação Computacional e uso de Métodos Analíticos para Posicionamento de Elementos Sensores Piezoresistivos de Grafite em Substrato Polimérico”, orientado pelo Prof. Dr. Luiz Antonio Rasia, líder do GPMaD - Research Group on Materials and Devices – UNIJUÍ.

A banca de defesa foi constituída pelos pesquisadores: Prof. Dr. Jorge Ramírez Beltrán, da Universidad Tecnológica de La Habana, “José Antonio Echeverría” – La Cujae (http://cujae.edu.cu/), Prof. Dr. Daniel Curvello de Mendonça Müller, da UFSM, Prof. Dr. José Antonio Gonzalez da Silva, do DEAg/UNIJUI e Prof. Dr. Manuel Martin Peres Reimbold, do DCEEng/UNIJUI.

Na oportunidade, o Lider do GPMaD, Prof. Dr, Rasia, reafirmou os contatos e parcerias com a Universidad Tecnológica de La Habana, visando desenvolver pesquisas interdisciplinares nas áreas de Bioengenharias, Novos Materiais, Dispositivos Sensores para IoT (Internet of Things) e Wearable Sensors.

                  


Diversidade de áreas e aplicações: saiba mais sobre os cursos de Mestrado e Doutorado em Modelagem Matemática

A modelagem matemática é uma área cientifica que usa a Matemática e a Computação Científica para a elaboração de modelos matemáticos, buscando soluções para problemas atuais nas mais diversas áreas do conhecimento. O Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática (PPGMM) - Mestrado e Doutorado - tem como objetivo principal utilizar a modelagem matemática como temática fundamental em suas dissertações e teses para a melhoria dos processos produtivos, em especial, no setor agroindustrial da região e do país, além da formação de profissionais nessa área para atuar no ensino superior e em empresas como docentes/pesquisadores e cientistas.

A pesquisadora Débora Bottega, mestranda em Modelagem Matemática, explica o motivo pelo qual escolheu o Programa: “Durante a graduação tive interesse pela academia, então eu escolhi o mestrado em modelagem matemática porque ele se aplica exatamente na minha área de formação”, justificou.

A modelagem matemática é utilizada em diversos problemas aplicados e diferentes temáticas são focos de pesquisa no PPGMM, tais como: identificação de sistemas, sistemas dinâmicos e controle de sistemas mecânicos nas engenharias, armazenamento e secagem de grãos, redes de sensores sem fio e planejamento de redes inteligentes (i.e., smart grids), robótica móvel, problemas que envolvem otimização, melhoramento vegetal, fisiologia de plantas cultivadas, produção de novos materiais para engenharia, controle e automação de sistemas, solução de integração em aplicações empresariais, microeletrônica, entre outros.

O programa está voltado para os profissionais com diploma de curso superior em Matemática, Física, Engenharias, Ciências Agrárias, Computação e/ou áreas afins com a Matemática. As inscrições para os cursos de Mestrado e Doutorado em Modelagem Matemática seguem abertas até o dia 17 de novembro. A documentação necessária e as etapas do processo seletivo estão disponíveis no Edital 06/2019, disponível na página do Programa.


Unijuí promove a 7ª Edição do Seminário de Formação Científica e Tecnológica

No dia 17 de outubro foi celebrada a 7ª Edição do Seminário de Formação Científica e Tecnológica (SFCT) promovido pelo Grupo de Pesquisa em Computação Aplicada (GCA), com o apoio do curso de Graduação em Ciências da Computação e do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática da UNIJUÍ.

Na edição deste ano o evento teve a palestra do pesquisador Dr. Carlos Molina Jiménez, da Universidade de Cambridge (Reino Unido), que falou sobre os rumos da descentralização, tecnologias descentralizadas, caminhos e desafios de pesquisa.

Carlos integra o Computer Laboratory da Universidade de Cambridge (Reino Unido) onde atua como pesquisador sênior. O evento contou ainda com a apresentação da doutoranda Patricia Mariotto Mozzaquatro Chicon e da mestranda Laize Dariele de Lima Trindade, que falaram sobre seus temas de pesquisa na pós-graduação. Participaram do evento estudantes da UNIJUÍ, de outras universidades da região, assim como alunos de escolas técnicas do município de Ijuí, totalizando 109 participantes.