GAIC da Unijuí adquire um dos simuladores em tempo real mais modernos do mundo - Unijuí

GAIC da Unijuí adquire um dos simuladores em tempo real mais modernos do mundo

Professores participam, nesta semana, de curso com engenheiro do Canadá, para aprender a manusear o equipamento

Engenheiro da OPAL no Canadá, Sergio Atayde capacita os professores para uso do equipamento

O Grupo de Automação e Controle (GAIC) da Unijuí acaba de adquirir, com recursos de pesquisa e desenvolvimento, um dos mais modernos simuladores em tempo real do mundo: o OPAL RT é um equipamento de teste de Hardware-in-the-Loop (HIL), que permite a Prototipagem de Controle Rápido (RCP) para projetar, testar e otimizar sistemas de controle e proteção usados em redes elétricas, eletrônica e acionamentos, incluindo sistemas smart grids - ou redes inteligentes.

Conforme explica o coordenador do GAIC, professor doutor Maurício de Campos, o equipamento custou cerca de R$ 1 milhão e é encontrado, hoje, em apenas três universidades do sul do Brasil - incluindo a Unijuí.

“Nós já temos resultados muito legais a partir dos trabalhos que são desenvolvidos na Universidade, mas tínhamos uma demora na prototipagem, na validação dos modelos matemáticos, dos resultados, de fato. E agora vamos ganhar tempo. Alguns testes que levariam meses, agora poderão ser obtidos em semanas. Teremos facilidade na validação e um padrão acima da média nas pesquisas, em trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses, desenvolvidos pelos estudantes”, explicou o professor, lembrando que, como o equipamento é reconhecido em âmbito mundial, será possível ampliar o número de publicações internacionais.

“Na prática: se eu quero desenvolver um circuito eletrônico novo para um carro, até alguns anos atrás, eu precisava de um carro inteiro para fazer os testes. Agora, através de modelos matemáticos, eu tenho o carro dentro do computador, sendo simulado em tempo real. Eu posso ter o hardware do lado de fora, operando como se tivesse conectado em um carro de verdade. O mesmo serve para um sistema elétrico, ao invés de ter que fazer os testes diretamente na rede elétrica, eu uso o modelo matemático da rede e só faço o que chamamos de Hardware-In-the-Loop (HIL), que é utilizar a parte física externa. Isso faz com que a prototipagem seja muito mais rápida e permite os testes mais próximos do real”, exemplifica.

De acordo com o professor Maurício, serão diretamente beneficiados os estudantes dos cursos de graduação em Engenharia Elétrica, Ciência da Computação e Engenharia de Software, e especialmente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática e Computacional.

Preparação

Sete professores da Unijuí participam desde a última terça-feira até hoje, sexta-feira, de um curso ministrado pelo engenheiro da OPAL no Canadá, Sergio Atayde, no Espaço + Inovação Unijuí. A ideia é que estes professores aprendam a manusear o equipamento e repliquem o que aprenderam aos estudantes, posteriormente. “Teremos, ainda, uma segunda rodada de capacitação online, para tirarmos dúvidas”, completa Maurício.