Pedalar pelo barro, água, trilhas no mato, pedregulhos, entre outros terrenos são os desafios que ciclistas enfrentam em provas de Mountain Bike. A equipe Pindorama Bicicletas/Unijuí, que agora também passa a ser apoiada pela Universidade, é composta por três jovens, sendo que um deles é aluno da EFA. Participam de competições regionais e estaduais em diversas categorias, feminino e masculino. Competir neste tipo de terreno é a especialidades dos atletas da equipe, que se desafiam para superar as dificuldades das provas e os outros competidores.
O trabalho da equipe vem crescendo e acompanhando o crescimento do próprio esporte no Estado, que nos últimos anos vem ganhando mais adeptos e expandindo o número e a qualidade das provas. Ijuí, inclusive, abriga etapas do circuito regional e também do campeonato estadual de Mountain Bike, que é realizada nos arredores do Parque de Exposições Wanderley Burmann, com organização da Secretaria Municipal de Cultura, Desporto e Turismo.
Segundo os integrantes da equipe, as provas podem variar entre circuitos fechados, onde os competidores realizam diversas voltas em um mesmo percurso, ou, ainda, um trajeto único, mas sempre passando por diversos tipos de terrenos, como barro, água, trilhas, pedregulhos, exigindo muito preparo e técnica para completar as provas. Para isto, também acabam exigindo muito treino e disciplina na alimentação e descanso, já que as provas têm percurso de, no mínimo, 50km. Claro que também é necessário equipamentos de segurança e uma bicicleta adequada. “A bike não define o ciclista, pois ele precisa saber usar bem o equipamento”, salienta Marcos Henkes Júnior, integrante da equipe. Além disso, as próprias provas precisam proporcionar segurança aos competidores, com ambulâncias, água, guias, entre outros aspectos.
Para além da competição em si, os praticantes observam que uma das questões mais interessantes é o encontro com pessoas que praticam o esporte, a participação das famílias, além da saúde proporcionada pela atividade física. “O esporte está crescendo, e tem espaço para crescer ainda mais, por isso apoios como o da Unijuí são muito importantes”, complementa o professor João Frantz, que dá apoio aos ciclistas do grupo.
A equipe é composta por Chaiane Almeida 19 anos, Marcos Henkes Júnior, 20 anos, Vitor Rott Frantz, 14 anos, e o professor João Frantz como apoio.























Mesmo com pouco tempo de estrada, a equipe já colheu grandes resultados. Vitor Rott Frantz, que é estudante da EFA, é o mais novo da equipe e, com 14 anos, um dos mais novos em todo o Estado. Ele vem se destacando nas competições e ocupa a terceira colocação geral do Campeonato Estadual em sua categoria, faltando apenas duas etapas – que serão realizadas no segundo semestre de 2019 – para acabar. E na Liga Noroeste, categoria sub-23, competindo só com outros ciclistas de cidades mais próximas, ele lidera, também restando poucas etapas para serem disputadas. Enquanto que o Marcos, o mais experiente do grupo, já tem conquistado em anos passados vários títulos regionais. Chai também é destaque na categoria feminina nas competições regionais.
Conheça um pouco mais do esporte no vídeo a seguir:
Nesta quarta-feira, 26, os estudantes do curso de Pedagogia, por meio da disciplina de Estágio em Gestão dos Processos Educativos, sob a orientação da professora Julieta Ida Dallepiane, realizaram Seminário Sistematizador sobre Gestão Escolar.
O evento surgiu como iniciativa dos acadêmicos que durante o semestre realizam Estágio de Gestão em escolas das redes estadual, municipal e privada da região. O Seminário teve o objetivo de discutir acerca dos desafios do cotidiano da gestão escolar e a implementação da Base Nacional Comum Curricular, do Referencial Gaúcho e do Novo Ensino Médio.
Estiveram presentes nos debates o diretor da Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa, Paulo Barcellos, a diretora do Instituto Estadual de Educação Guilherme Clemente Koëhler, Marli Neubauer, a coordenadora pedagógica do Instituto Estadual de Educação Guilherme Clemente Koëhler, Queila Pinheiro, e a preceptora do Programa Residência Pedagógica do Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil, Márcia Scherer.





Para facilitar o acesso ao ensino superior, a Unijuí oferece aos estudantes e futuros estudantes: bolsas, financiamentos e também descontos. O objetivo é garantir o acesso a quem deseja investir em uma formação universitária e também auxiliar o estudante durante sua permanência na Universidade.
A Síntese de Indicadores Sociais de 2018, divulgada pelo IBGE, reúne informações sobre a educação no País e, em um desses dados, mostra que no Brasil quem possui um diploma universitário ganha 2,5 vezes mais do que alguém com apenas o ensino médio. O dado demonstra que investir em educação é uma forma de garantir um futuro melhor.
A Unijuí que está com inscrições abertas para o Vestibular de Inverno até o dia 30 de junho e para o Vestibular de Medicina até 07 de julho, oferta diversas possibilidades para investir no ensino superior. Confira abaixo as condições ofertadas pela Unijuí:
Uma bolsa de estudo é um auxílio financeiro fornecido aos estudantes, destinado ao pagamento de mensalidades ou ainda para o incentivo à realização de pesquisas.
Programa universidade para todos (ProUni)
O que é?
O Programa Universidade para Todos (ProUni) é um programa do Ministério da Educação (MEC) que oferece bolsas de estudos em instituições de educação superior privadas - em cursos de graduação - a estudantes brasileiros que ainda não tenham o diploma de nível superior, sendo que é possível concorrer a bolsas de 100% ou 50%, de acordo com a renda familiar, e a oferta de bolsas em cada instituição de ensino.
Para quem é?
Ele é voltado aos alunos que cursaram o ensino médio na rede pública ou particular de ensino na condição de bolsistas integrais. Só poderá se candidatar ao processo seletivo do ProUni o estudante que tiver participado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) do ano anterior e obtido o mínimo de 450 pontos na média das cinco notas obtidas nas provas do exame. As bolsas são distribuídas conforme as notas dos estudantes no Enem.
Como participar?
O candidato pode pesquisar as instituições e cursos participantes do programa no site do ProUni. Ao efetuar a inscrição, o estudante escolhe a modalidade de bolsa e até duas instituições de ensino superior, cursos e turnos dentre as opções disponíveis, de acordo com o seu perfil.
Programa para incentivo ao esporte e à cultura
O que é?
São bolsas institucionais concedidas a alunos de cursos de graduação que participam de programas relacionados à cultura e esporte na Unijuí, como o Coral Unijuí e a Cia Cadagy Unijuí – Corpo em Movimento.
Para quem é?
Alunos interessados participar de atividades extracurriculares relacionadas a esporte e cultura, que gostam de se envolver em atividades de expressão artística, e com disponibilidade para ensaios e apresentações.
Como participar?
Novos integrantes para os grupos listados acima são selecionados anualmente via edital.
Conheça mais bolsas acessando: unijui.edu.br/bolsas.
São formas de auxílio financeiro em que a Unijuí oferece recursos para o pagamento das mensalidades. Esse auxílio deve ser pago posteriormente à Instituição, conforme regras estabelecidas em contrato.
Crédito Educativo Unijuí
O que é?
O Programa de Financiamento de Crédito Educativo UNIJUÍ - CREDIUNIJUÍ - tem como finalidade a concessão de financiamento parcial aos estudantes regularmente matriculados em um dos Cursos de Graduação presencial da UNIJUÍ. O financiamento estudantil instituído pelo Programa de Financiamento de Crédito Educativo UNIJUÍ - CREDIUNIJUÍ cobrirá até 50% do valor semestral de matrícula.
Como participar?
É necessário preencher formulário e participar de um processo seletivo. É necessário, também, matricular-se semestralmente, no mínimo, em 20 (vinte) créditos acadêmicos e possuir uma renda bruta do Grupo Familiar per capita de até 5 (cinco) salários mínimos.
PFP - Plano de Flexibilização de Pagamento
O que é?
É uma forma de pagamento que permite ao aluno se matricular no maior número possível de créditos pagando um valor fixo (reajustado anualmente conforme negociação de mensalidades aprovada pelo Consu) em parcelas mensais e sucessivas.
Para quem é?
Para alunos dos cursos da graduação presencial previamente definidos pelo Consu. Atualmente está disponível para os cursos de Administração, Agronomia, Biomedicina, Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Comunicação Social: Publicidade e Propaganda, Educação Física - Licenciatura e Bacharelado, Farmácia, Fisioterapia, História, Jornalismo, Letras Português e Inglês, Direito (Ijuí - Diurno, Santa Rosa e Três Passos), Matemática, Medicina Veterinária, Pedagogia, Tecnólogo em Estética e Cosmética e Tecnólogo em Jogos Digitais. Para a área das Engenharias no Campus Santa Rosa, está disponível para os cursos de Engenharia de Software, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção.
Como participar?
O estudante que desejar optar pelo PFP – Plano de Flexibilização de Pagamento deve assinar o contrato de financiamento estudantil junto à Central de Atendimento ao Aluno.
PFP Medicina - Plano de Flexibilização de Pagamento
O que é?
É uma forma de pagamento que permite que o aluno faça todo o curso de Medicina pagando um valor fixo (reajustado anualmente conforme negociação de mensalidades aprovada pelo Consu) em parcelas mensais e sucessivas, em um tempo maior que o padrão do curso, reduzindo desta forma o valor a ser pago mensalmente.
Para quem é?
Para aluno regularmente matriculado no curso de Medicina, que tenha uma renda per capita inferior à 20 salários mínimos.
Como participar?
O estudante que desejar optar pelo PFP Medicina deve participar de processo seletivo próprio. O PFP Medicina é incompatível com qualquer bolsa, abatimento, financiamento, excetuando-se, as bolsas institucionais para atividades extracurriculares, os descontos por adimplência e Grupo Familiar.
Conheça mais financiamentos acessando: unijui.edu.br/financiamentos.
Estudando na Unijuí você conta com descontos no custo do seu curso.
Desconto para o pagamento das mensalidades dos cursos de graduação presenciais
O que é?
É um desconto para quem pagar a mensalidade dos cursos de graduação no prazo ou para pagamento à vista do semestre. Mensalidades pagas até o dia 02 (dois) de cada mês têm desconto de 1% (um por cento). Para pagamento à vista do semestre o desconto é de 4% (quatro por cento).
Para quem é?
Alunos dos cursos de graduação presenciais da Unijuí.
Como participar?
Todos os alunos da graduação da Unijuí podem participar, considerando as regras citadas acima.
Desconto para grupo familiar
O que é?
É um programa que oferece desconto de 5% no valor líquido da mensalidade.
Para quem é?
Todos os integrantes de um mesmo grupo familiar que estejam matriculados simultaneamente em cursos de graduação da mesma modalidade (presencial ou EaD) na Unijuí.
Como participar?
Para saber como participar ou obter mais informações entre em contato com a central de atendimento ao aluno, pessoalmente ou pelo telefone 55 3332-0444.
Além das bolsas, descontos e financiamentos, a Unijuí disponibiliza os Programas de Formação para profissionais que queiram cursar áreas como gestão, educação e engenharias. Confira:
Programa Integrado de Formação de Educadores
Para a formação de profissionais na área da educação, a Universidade dispõe do Programa Integrado de Formação de Educadores, que é constituído de ofertas associadas aos cursos de História, Letras: Português e Inglês, Matemática, Pedagogia e Educação Física. Os cursos têm mais de 50% de carga horária integrada, a partir da oferta de disciplinas comuns, além de mensalidades a partir de R$ 400,00.
Programa Integrado de Formação de Engenheiros
Para a formação de profissionais na área das engenharias, a Universidade dispõe do Programa Integrado de Formação de Engenheiros, que é constituído de ofertas associadas aos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Engenharia de Software, especificamente para o Campus Santa Rosa. Os cursos têm mais de 50% de carga horária integrada, a partir da oferta de disciplinas comuns, além de mensalidades a partir de R$ 600,00.
Programa Integrado de Formação de Gestores
Para a formação de profissionais na área da gestão, a Unijuí dispõe do Programa Integrado de Formação de Gestores, que é constituído de ofertas associadas aos cursos de Administração e Ciências Contábeis. Os cursos têm mais de 50% de carga horária integradas, a partir da oferta de disciplinas comuns, além de mensalidades a partir de R$ 440,00.
A tecnologia sempre foi e é uma aliada do produtor em todas as etapas da produção de alimentos. E a tecnologia de informação, o uso de dados para a tomada de decisões são as novas fronteiras, otimizando processos e a rentabilidade, o que também recebe o nome de agricultura 4.0. Com o objetivo de garantir maior eficiência na agricultura, a AgexTec, empresa incubada na Criatec atua no mercado regional com tecnologia de ponta.
Segundo Cesar Augusto Fensterseifer, sócio-diretor da empresa, muitos produtores têm prejuízos pela dificuldade de acesso à tecnologia e falta informações das lavouras. “Em Ijuí, por exemplo, estimamos que só por uma falta de análise adequada de solos, muitos agricultores acabem cometendo erros que levam a perdas de produtividade. Muito dinheiro deixa de circular, por consequência, na economia local, sem falar na sustentabilidade da lavoura e renda do produtor”, observa.
Para atacar este problema, a AgexTec oferece ferramentas digitais capazes de aumentar a assertividade do planejamento agrícola. A partir de um software desenvolvido pela Next Season Systems (Nebraska, EUA), fruto de parte da pesquisa de Doutorado de Cesar, o sistema concentra os últimos avanços da pesquisa agrometeorológica, e, por meio de um aplicativo, avalia as características das lavouras e apresenta sugestões de manejo de fácil entendimento, revertendo os desperdícios em maior rentabilidade para os produtores.
A partir de coletas de solos (0-40cm), o aplicativo testa exaustivamente doses de corretivos, fertilizantes (N-P-K), elementos secundários (Ca, Mg e S), e micronutrientes (B, Zn, Cu, Mo, Mn, Fe), e ao final apresenta as combinações que obtiveram os maiores rendimentos. “Nosso software se aproveita do alto nível tecnológico, para, a partir de apenas uma amostra de solos, obter boa representatividade das condições das lavouras, reduzindo muito os custos do processo. A partir de um smartphone, conseguimos fornecer informações valiosas e democratizar tecnologias antes só disponíveis para grandes produtores rurais. Com essa ferramenta, garantimos menor desperdício na seleção de fertilizantes, mais segurança na tomada de decisões, e suporte para reduzir compras de insumos desnecessários, personalizando e otimizando cada lavoura da sua propriedade”, complementa.
A empresa busca viabilizar a atuação com pequenos produtores de Ijuí, no intuito de elevar a rentabilidade das lavouras locais, bem como a renda média do produtor e a injeção de dinheiro na economia da cidade. A tecnologia já foi apresentada para a Prefeitura de Ijuí em reunião com a participação do vice-prefeito e secretário de agricultura, senhor Valdir Zardin, juntamente com o secretário de desenvolvimento econômico de Ijuí, senhor Antônio Tâmbara, acompanhados de Ubiratan Erthal. Também já estão sendo programadas agendas com outras entidades com atuação na agricultura, como o Sicredi, em busca de viabilizar parcerias para ampliar a atuação.
Em estimativas para o projeto, em 22 propriedades (1 lavoura de 35 há/propriedade), quase R$ 1 milhão de reais pode estar sendo perdido por falta de informações da lavoura. “As tecnologias capazes de reduzir esses desperdícios são frutos de mais de 60 anos de pesquisa nos Estados Unidos, porém, sempre encontraram dificuldades para sair do experimento e chegar ao pequeno e médio agricultor de forma prática”, observa.
Professoras da Unijuí envolvidas no Projeto em Santa Rosa, Simoni Fernandes, Sônia da Costa Fengler e Lurdes Grossmann.
O Projeto de Extensão Cidadania para Todos desenvolvido por estudantes e professores dos cursos de Direito, Psicologia e Comunicação Social da Unijuí, realiza atividades ligadas a educação, a cidadania e aos direitos humanos, na Escola Municipal Paul Harris, em Santa Rosa, desde o mês de fevereiro.
O projeto tem como objetivo discutir temáticas relacionadas a família, a escola, a violência, o mercado de trabalho e a sociedade de consumo.
De acordo com a professora do curso de Direito, Lurdes Aparecida Grossmann, o trabalho realizado na escola Paul Harris será desenvolvido durante todo o ano. “Capacitamos os professores e alunos de uma determinada turma utilizando as práticas restaurativas, um instrumento que utilizamos em todas as nossas oficinas. E no ano posterior a esse trabalho, eles estão preparados para trabalharem como monitores instrumentalizando essas práticas, com autonomia de aplicá-las, ou seja, eles serão os protagonistas dessas atividades dentro da escola”, destaca.
As ações desenvolvidas pelo projeto buscam assegurar a interação da universidade com a comunidade, através do diálogo com diferentes realidades, principalmente nas escolas, promovendo a educação para a cidadania e os direitos humanos.
“Quando trabalhamos com práticas restaurativas nas escolas, desenvolvemos o trabalho com todos os envolvidos, estudantes, professores, pais e comunidade, buscando solucionar os problemas que surgem no ambiente escolar, para a partir disso transformar o espaço por meio do diálogo. Hoje, as práticas restaurativas são difundidas mundialmente e no ambiente escolar elas são importantes ferramentas para a construção da paz”, conclui Lurdes.
As atividades são realizadas através de oficinas temáticas e presenciais, com metodologias envolvendo círculos de diálogo, baseados em princípios restaurativos. Nesse processo, procura-se identificar os principais problemas enfrentados pelo público alvo, bem como verificar o grau de compreensão, de comprometimento e capacidade de enfrentamento das atividades vivenciadas.
O diploma da graduação é, além de um sonho para muitas pessoas, um diferencial para o mercado de trabalho. A Síntese de Indicadores Sociais de 2018, divulgada pelo IBGE, reúne informações sobre a educação no País e, em um desses dados, mostra que no Brasil quem possui um diploma universitário ganha 2,5 vezes mais do que alguém com apenas o ensino médio.
Na Região Noroeste do estado do Rio Grande do Sul, o egresso do curso de Engenharia Elétrica da Unijuí, Rafael Jacques de Oliveira, é proprietário das empresas Conecta e Seguros, de Panambi, e sempre busca por profissionais diplomados para atuarem em suas empresas. Segundo ele, isso é uma estratégia para a conquista de bons resultados dos empreendimentos. “Os profissionais diplomados são identificados pelas suas competências técnicas e pelo seu perfil de inovação e empreendedorismo”, destaca Rafael.
De acordo com o engenheiro e empresário, dentre os profissionais com diploma, os egressos da Unijuí possuem um diferencial. “Não é somente nas empresas, mas em muitos ambientes no município, os egressos da Unijuí são reconhecidos pelas suas competências técnicas”, comenta. Rafael ainda reforçou que o desempenho dos egressos tem muito a ver com o desenvolvimento permanente de cada profissional, ao buscar conhecimentos, ao imprimir estilo de liderança, ao conquistar resultados nas empresas e na sociedade.
A Unijuí possui, além de mais de 30 opções de cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, Programas de Pós-Graduação, Mestrados e Doutorados, Curso de Especialização e Qualificação Profissional, que atendem as necessidades da região. Isso faz com o que o egresso possa ter uma educação continuada na busca pela atualização e qualificação.
O Vestibular de Inverno da Unijuí é mais uma oportunidade para se encontrar no mercado de trabalho e transformar a sua realidade. Inscreva-se em www.unijui.edu.br/vestibular até o dia 30 de junho.
Na tarde de segunda-feira, dia 24, estudantes dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem, Nutrição e Farmácia, ligados ao Departamento de Ciências da Vida da Unijuí realizaram ações educativas em saúde no Bairro Glória de Ijuí. Um grupo de nove estudantes, acompanhados por uma das professoras da disciplina, Marinez Koller Pettenon, realizou ações no CRAS, na ESF, na casa lar do idoso e também em algumas residências.
As ações integram a disciplina do núcleo Comum da Saúde, chamada de Vivência Integradora em Saúde. São objetivos: oportunizar a vivência multiprofissional na atenção básica/atenção primária a saúde; propiciar a discussão acerca da atenção integral à saúde como princípio orientador do Sistema Único de Saúde; experimentar situações de aprendizagem que tenham por foco a atenção integral aos sujeitos, famílias e comunidade em perspectiva multidisciplinar.
A ação constituiu-se em orientações sobre a prevenção da dengue, utilizando a planta chamada de crotalária, que é uma planta tropical asiática da família das leguminosas, serve de atrativo para a libélula, um inseto predador do mosquito da dengue. Com o plantio da crotalária em jardins ou quintais, a libélula, que busca colocar ovos em água parada, assim como o mosquito Aedes Aegypti, vai depositar seus ovos. Quando larvas, se alimentam das larvas do mosquito transmissor da dengue, acabando com aquele foco. O mesmo acontece com a libélula adulta, que se alimenta de pequenos insetos, o que inclui o Aedes Aegypti, assim quebra-se a cadeia reprodutora do mosquito da dengue. Desta forma, a crotalária é uma planta importante para atrair a libélula predadora do mosquito e que contribuirá para a redução de larvas e focos de mosquitos.
Desta forma, os estudantes realizaram orientações na ESF para os ACS e demais profissionais da equipe de saúde e usuários, na casa lar para os idosos, em algumas residências e para a equipe de profissionais do CRAS. Fazendo a entrega na ESF e no CRAS de uma muda da referida planta e distribuindo pequenos pacotinhos de sementes de crotalária para todos os profissionais, usuários e pessoas da comunidade. As orientações foram demostradas por meio de um banner explicativo, por galhos verdes da planta com flor e galhos secos com sementes. “A planta despertou muitas curiosidades, pois não é muito conhecida na região. A atividade foi muito produtiva para os estudantes oportunizando a aproximação e realização de ações educativas em saúde na comunidade. Os estudantes e a professora com muito carinho, agradecem a boa e generosa acolhida da equipe do CRAS, da ESF, dos ACS, e demais locais onde realizaram a ação”, observa a professora Marinez Koller Pettenon.
















A Agencia de Inovação e Tecnologia (AGIT) realizou, nesta terça-feira, 25, o Encontro de Oportunidades Sebraetec 2019. O evento teve o objetivo de dar continuidade ao trabalho desenvolvido por meio do Escritório de Relações Universidade – Comunidade para a implantação de processos de inovação tecnológica em Micro e Pequenas Empresas.
A AGIT está com edital aberto para credenciamento de pessoas jurídicas e seus respectivos consultores para integrar o cadastro de prestadores de serviços de consultoria técnica e instrutória do Programa Sebraetec.
A Consultora da Regional Noroeste do Sebrae, Marilia Dorneles Rigodanzo, apresentou as diretrizes do Sebraetec, que tem o objetivo de aumentar a competitividade de micro e pequenas empresas por meio da inovação e tecnologia, visando a redução de desperdícios, o aumento da produtividade, a segurança dos empresários e a adequação de produtos para competir no mercado interno e externo.
O edital está disponível no Portal da Unijuí. Confira abaixo as áreas de atuação do Programa:
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CONSULTORIAS TECNOLÓGICAS |
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ÁREA |
SUBÁREA |
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Consultorias Tecnológicas em Design |
Especialização em Design de Comunicação |
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Especialização em Design de Ambientes |
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Especialização em Design de Produto |
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Consultorias Tecnológicas em Aperfeiçoamento de Processos e Produtos |
Especialização em Aperfeiçoamento de Processos |
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Especialização em Aperfeiçoamento de Produtos |
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Especialização em Implementação de Ferramentas da Qualidade |
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Consultorias Tecnológicas em Alimentos |
Especialização em ABPF - Avaliação de Boas Práticas de Fabricação |
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Especialização em Consultoria em BPF - Boas Práticas de Fabricação |
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Especialização em Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) |
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Especialização em Tabela Nutricional sem Análise Laboratorial |
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Especialização em Desenvolvimento de Produtos |
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Especialização em NBR 15635 - Serviços de alimentação - Requisitos de boas práticas higiênico-sanitárias e controles operacionais essenciais |
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Especialização: NBR ISO 22.000 - Sistema de gestão da segurança de alimentos - Requisitos para qualquer organização da cadeia produtiva de alimentos |
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Especialização em Implantação de Norma de Rastreabilidade |
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Especialização em Layout |
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Consultorias Tecnológicas em Meio Ambiente |
Especialização em Mapeamento da Propriedade Rural |
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Especialização em Aperfeiçoamento da gestão ambiental |
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Especialização em Auditoria Ambiental |
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Especialização em Gerenciamento de Efluentes |
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Especialização em Gerenciamento de Resíduos |
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Especialização em Licenciamento Ambiental |
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Especialização em Produção Mais Limpa |
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Consultorias Tecnológicas em Eficiência Energética |
Especialização em Análise de Contas e Fornecimento - Otimização Tarifária |
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Especialização em Gerenciamento da Eficiência Energética |
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Consultorias Tecnológicas em Agronegócios |
Especialidade em Nutrição Animal |
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Especialidade em Produção Pecuária |
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Especialidade em Reprodução |
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Especialidade em Sanidade |
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Especialidade em Fruticultura |
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Especialidade em Olericultura |
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Especialidade em Piscicultura |
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Especialidade em Sistemas Integrados De Produção (Integração Lavoura-pecuária) |
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Especialidade em Apicultura |
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Rubens Zanchet Zanatta é estudante da primeira turma do curso de Medicina da Unijuí e também protagonista da campanha de Vestibular de Inverno. Ele fala sobre os sonhos e responsabilidades de atuar na área da saúde.
No início de 2019 a Unijuí iniciou a primeira turma do curso de Medicina. Esta conquista da comunidade regional, alcançada após intensa luta e mobilização de instituições e lideranças locais, foi aguardada com grande expectativa, compartilhada pelos futuros médicos e seus familiares.
O que era apenas um sonho já se tornou realidade para muitos estudantes, integrantes desta primeira turma do Curso na Universidade. “Ser médico começou como um sonho quando eu era criança. É um sonho que eu venho perseguindo há alguns anos”, observa Rubens Zanchet Zanatta, estudante de Medicina na Unijuí. Para ele, é uma satisfação fazer parte dessa história. “Não esqueço das responsabilidades, de toda luta, e de toda a esperança que foi depositada na nossa turma para que esse objetivo fosse alcançado. Eu passei tanto tempo lutando para alcançar meu objetivo, foram alguns anos de sacrifício, de festas que deixei de ir, de noites que passei acordado estudando, porém, agora eu nem consigo descrever a felicidade que eu sinto”, complementa.
Com um projeto diferenciado, o curso tem superado as expectativas dos estudantes. “A instituição é muito bem estruturada, os professores são excelentes, recebemos todo o apoio necessário por parte da coordenação, é visível que todos estão se esforçando muito para que o projeto siga em frente”, observa.
Uma das marcas dos cursos da Universidade na área da saúde, trajetória iniciada na década de 1980, é a formação construída a partir das políticas públicas e orientações do Ministério da Saúde, constituindo profissionais comprometidos com a realidade epidemiológica e sociocultural local e regional, além dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde. Premissas que já fazem parte da rotina dos estudantes de Medicina: “nosso primeiro grande objetivo é devolver para toda a região as expectativas que foram depositadas em nós. Sabemos que existem áreas carentes de atendimento médico e algumas cidades que necessitam de mais profissionais para que consigam abranger toda população no sistema de saúde. Acho que desenvolver e complementar os sistemas de saúde de Ijuí e da região é o principal foco no momento”, salienta.
Vestibular Medicina
Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Medicina da Unijuí. Até o dia 07 de julho, os candidatos deverão se inscrever em www.unijui.edu.br/vestibularmedicina para concorrer às 20 vagas ofertadas para o segundo semestre de 2019.
Conforme o edital, para garantir uma das 20 vagas, os candidatos serão avaliados pela nota obtida na prova do Vestibular, aplicado pela Universidade, e pela nota global do Enem, do ano de 2016, 2017 ou 2018, ou seja, será realizada uma média dessas duas notas para determinar a classificação final. Além disso, candidatos que cursaram todo o ensino médio e o concluíram em escolas – públicas ou particulares – de cinco Coredes da região Noroeste (Noroeste Colonial, Fronteira Noroeste, Missões, Celeiro e Alto Jacuí) terão cinco pontos somados à média final do processo seletivo.
Nesta edição, a prova do Vestibular será realizada no dia 14 de julho, à tarde, das 13h às 17h.
Possibilitar que os estudantes do Curso de Direito, egressos e profissionais possam conhecer a pesquisa jurídica na Unijuí, a partir dos projetos de pesquisa e de extensão que são desenvolvidos na graduação, mestrado e doutorado em Direito, será pauta de workshop na próxima quinta-feira (27), na Unijuí em Santa Rosa.
O Workshop intitulado "A PESQUISA JURÍDICA NA UNIJUÍ: da iniciação científica ao doutorado", está sendo organizado pelo curso de Graduação em Direito, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito e Grupo de Pesquisa Biopolítica e Direitos Humanos.
A atividade contemplará diversos pesquisadores que estarão abordando questões relacionadas a pesquisa jurídica. O workshop é gratuito e aberto ao público em geral.
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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